Gostaria que você estivesse aqui

Gostaria que você estivesse aqui Fernando Scheller

Resenhas - Gostaria que você estivesse aqui

Bolinhox3 09/01/2022

Gostaria que Você Estivesse Aqui
?Está no topo da montanha, o que vem agora? - Perguntou Inácio.
- Hora de traçar um bom plano - Disse Joel olhando para câmera.
(?) E por que é a hora de traçar um plano? - Continuou Inácio.
- Porque, uma vez que se está no topo, não existe nenhuma alternativa que não seja a queda.?

Este livro nos trás a narrativa de 5 personagens, onde vai nos mostrando a perspectiva de vida, e as dores de cada um.
A narrativa vai mudando entre os personagens juntamente com o ano, por causa disso acho que ficou um pouco confuso, e muito vago. Os personagens não foram tão bem desenvolvidos e não teve muito como se apegar ou sentir muita empatia pelos seus problemas, com excessão do César.
No meu ponto de vista todo o livro poderia ter sido desenvolvido no ponto de vista dele, porque sinceramente foi o personagem que mais teve a dizer e o que mais me encantou de fato.
Um ponto super positivo do livro foi que ele trouxe assuntos polêmicos da década de 80, como a AIDS e o Bum do rock no Brasil (não tão descrito). Isso me levou a fazer várias pesquisas sobre o assunto é encontrei várias coisas absurdas nas manchetes dos jornais. (É legal pesquisar, vale a pena)

Foi um livro ok de ler, não causa muitas expectativas (com excessão do César). Minha nota para o livro foi 3 estrelas, demorei demais pra ler.

Lu 08/01/2022

Gostaria que você estivesse aqui
Enrolei muito para ler esse livro, primeiro pelos julgamentos vistos antes sobre a obra, segundo por não conseguir me envolver com a trama.
Voltei a lê-lo no final do ano passado graças ao desafio da TAG e foi uma leitura muito boa, densa e até mesmo triste, mas valeu a pena.

Aline.Lima 08/01/2022

Rio, Anos 80
(Gatilho) Fiquei com vontade de andar no calçadão de Copacabana, ver o pôr do sol do Arpoador e ouvir Cazuza já nas primeiras páginas.

Sanchez 04/01/2022

Senti que poderia ser melhor...
Fiquei empolgada de início mas foi ficando mais morno. Me fez lembrar o filme Cazuza. E gostei das referências históricas. É bastante aberto pra reflexão e análise dos sentimentos dos personagens, muita coisa fica não dita, é deixada pro leitor tirar as próprias conclusões.

laary_m 03/01/2022

gostaria que você estivesse aqui
comecei a ler pensando que seria uma história leve sobre a vida de adolescentes no Rio nos anos 80, mas na verdade o livro traz reflexões importantes sobre amor, afeto, perda e sobre a busca de cada um pela própria liberdade. ao longo da história, a visão dos personagens se aprofunda à medida que amadurecem e evoluem ao longo dos dez anos da história. o livro tem uma leitura bemmm fluida e divertida, mas acho que poderia ter desenvolvido mais a investigação do Rosalvo e a vida da Baby.

Carolina 02/01/2022

Uma agradável surpresa
É a primeira vez que leio algo do autor e fiquei impressionada como a história me cativou logo nas primeiras páginas. É um ótimo livro.

Flávio 24/12/2021

Anos 80
A narrativa do livro, multifacetada com a perspectiva de cinco personagens principais, me encantou. Parece um novelão mas aborda temáticas super necessárias e atemporais. Foi uma das minhas melhores leituras do ano.

mateus 24/12/2021

Um estilo de narrativa que pra mim não funcionou
Quando eu vi a sinopse e vi que o livro se passava no Rio de Janeiro, na década de 80 e ainda abordava o surto da AIDS eu fiquei muito interessado em ler o livro o quanto antes, animação essa que não durou muito, porque assim que eu comecei a ler eu percebi que esse não seria o ótimo livro que eu pensei que seria. O livro não é ruim, longe disso, eu diria que tem potencial mas que pelo menos pra mim, não rolou.

A ideia de narrar a perspectiva de cinco personagens é interessante em teoria, mas isso junto com o fato de que cada capítulo é um ano diferente e a perspectiva vai mudando sem muito desenvolvimento e sem desenrolar muito a história torna a narrativa bem desinteressante e cansativa, o mesmo acontece com os personagens que apesar de ter potencial, são mal aproveitados pela escolha da narrativa corrida.

Acho que o livro teria funcionado melhor se tivesse sido narrado pela perspectiva de um só personagem, a troca constante de perspectiva e de ano mal deu tempo pra que eu pudesse me envolver na história, me apegar aos personagens, tudo foi muito corrido e mesmo assim teve várias partes super arrastadas e que não fizeram muita diferença na história. Já que grande parte do livro gira em torno do César, ele poderia ter sido o protagonista e os outros quatro poderiam ter sido personagens secundários com o livro pela perspectiva dele, até porque não seria tão difícil mostrar o desenvolvimento deles pela perspectiva do César, com exceção do Rosalvo talvez.

No geral, teve bons aspectos e vários que eu não gostei. Por exemplo, eu gostei muito na ambientação de um Rio de Janeiro dos anos 80, tem bons personagens e um conceito geral bom, mas a narrativa pra mim não funcionou, pode ter sido mais comigo, até porque eu vi bastante gente que gostou, até porque gosto é relativo, achei um livro relativamente bom mas com potencial desperdiçado.

Livia M. 24/12/2021

Ali, acolá, em qualquer lugar...
Sendo, fazendo e acontecendo.
Be here now!

Embalado pela trilha sonora dos anos 80
Entre referências e coincidências
O deleite!

Giselle 20/12/2021

“Se todos somos histórias interrompidas, relevantes apenas para algumas pessoas, a de César importava para ele”.

O romance de Fernando Scheller acompanha a jornada de cinco personagens durante a década de 1980, no Rio de Janeiro: Inácio, um adolescente de família tradicional de classe média passando por fases de autodescobrimento; César, produtor musical que se torna um dos responsáveis pelo estabelecimento do rock nacional; Selma, mãe de César, professora universitária em processo de separação; Baby, estudante de arquitetura da UFRJ que, não conformada com o papel imposto a ela pela mãe, busca sua independência e autenticidade; e Rosalvo, um senhor que abandona sua vida em Minas Gerais para ir até o Rio de Janeiro vingar o assassinato de sua filha trans na favela da Rocinha.

Todas as histórias acabam se cruzando conforme o desenrolar do romance, sendo Inácio o ponto em comum, e essa é a sua beleza: as relações formadas entre os personagens. A ligação mais distante é a de Rosalvo, afastado dos demais pela sua realidade socioeconômica, mas ainda assim há uma ligação. Em contrapartida, a conexão formada entre Inácio e César se destaca pela sua profundidade: enquanto César molda toda a personalidade de Inácio, Inácio se torna um pilar para César em seu momento de maior necessidade.

“Gostaria que você estivesse aqui” foi, para mim, um desses livros que eu já sabia que iria gostar antes mesmo de ler, e não me decepcionei. Seus cinco personagens e suas vidas cotidianas se encaixam como peças de quebra-cabeças em um panorama do Rio de Janeiro dos anos 80, com suas culturas e costumes, alguns de seus eventos de maior importância - como a abertura do Circo Voador e a primeira edição do Rock in Rio -, sua instabilidade política e econômica, a violência nas favelas e a epidemia de aids, e, como resultado, somos acolhidos em seus universos de nostalgias, afetos, contentamentos, dores e perdas.

Mais resenhas: Instagram.com/litclassica

Carolina.Teixeira 18/12/2021

O Rio é suas histórias...
Fernando me prendeu a atenção, de novo. Eu achando que só aconteceria em Amor Segundo Buenos Aires, mas não, aqui ele conseguiu de novo. Obrigada!
O autor continua escolhendo uma cidade como pano de fundo e, todas as relações acontecem com a cidade entrelaçando por eles. Novamente acompanhamos mais de um personagem,mas tudo faz sentido de uma forma quase poética.
Além disso, o autor consegue trazer assuntos importantes, que devem ser relembrados de um modo suave mas preciso. É envolvente na medida certa. Caramba,eu amo a escrita é histórias deste cara. Conheçam!

Suely Cristina 17/12/2021

Anos 80...
A leitura me surpreendeu e me prendeu demais. O enredo me faz retornar à década de 80, revivendo os principais fatos, mas não de uma maneira fria como acompanhei pela TV. Tendo como cenário a cidade do Rio de Janeiro, vivemos o início do rock brasileiro, o Rock'n Rio com "Love of my life", as Diretas Já e o drama dos primeiros infectados pelo vírus da AIDS.
lê :) 17/12/2021minha estante
MEU DEUS PRO, ACHO QUE VOU LER HEIM?! GOSTEI

Suely Cristina 20/12/2021minha estante
Eu empresto se vc quiser!