Flor de Gume

Flor de Gume Monique Malcher

Resenhas - Flor de Gume

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Izabella.BaldoAno 19/03/2024

Ler Flor de Gume é uma experiência cortante como uma faca ágil e bem afiada e, ao mesmo tempo, alcança as mais sutis delicadezas. as personagens dos contos compartilham conosco suas mais doloridas experiências de violência, mas também as mais reconfortantes marcas que o afeto lhes deixou.

há temáticas que se repetem e dão até a sensação de que, ao invés de contos, estamos lendo capítulos de uma história contínua, fragmentada mas assentada num chão seguro, demarcado por um rio que alimenta e guia. o rio, inclusive, é uma forte marca das histórias, que ao mesmo tempo parecem também instaladas num solo urbano - é a capacidade da narrativa de Monique de ser consistente e múltipla deixando suas marcas.

Su :) 28/02/2024

Como um soco no estômago e um carinho na alma ao mesmo tempo. não posso dizer que o livro me surpreendeu porque minhas expectativas já eram suficientemente altas, mas com certeza foi uma experiência incrível. trata de questões muito delicadas de forma crua, sem floreios e sem papas na língua. um dos meus favoritos de 2024 até agora.

Bárbara 31/01/2024

Texto complexo, livro incrível!
Tirei meia estrela somente porque o livro não me pegou num bom momento, eu estava precisando de uma leitura menos densa então tive dificuldade. Mas mesmo assim consigo enxergar que o livro é incrível, a autora se abre de uma forma muito intensa, quase dá pra sentir suas dores de tão bem colocado que o texto é. Recomendo a leitura, e em algum momento irei reler!

@eu_rafaprado 22/01/2024

Bela Flor !
Deixe ela, que ela é vencedora do Prêmio Jabuti! @moniquemalcher!

Nascida no Pará e residente em SP, Monique é escritora, jornalista, antropóloga e artista plástica.

?Flor de Gume? é um livro com 37 contos que ambientam não apenas o Pará, mas também nos apresentam a vida de três gerações de mulheres fortes.

Monique utiliza a caneta como um bisturi, cortando-nos para depois costurar.

Eu não costumo ler livros de contos de uma vez só; gosto de saborear um conto entre a leitura de algum romance, especialmente se forem densos. Por isso, ?Flor de Gume? é para mim um livro de cabeceira. Apesar de já ter lido tudo, ainda quero abri-lo de vez em quando para revisitar.

Leia autoras brasileiras, prestigie nossos talentos. O Brasil possui uma cultura e uma literatura maravilhosas!

ephemelis 21/01/2024

Esse é um livro que relata vivências de uma mulher cujo local de origem é o Norte do país, uma cidade do interior do Pará chamada Santarém. O norte do país sempre teve seu ritmo próprio e suas crenças próprias. As vivências representadas no livro são também permeadas de violências (explícitas e sutis), portanto não recomendo para quem tem menos de 16 anos. Brutal e cruel, ao mesmo tempo que delicada e suave, Monique Malcher preencheu minha cabeça com Flor de Gume. É poesia, é conto, é prosa lírica, é uma viagem de barco. É o curso do rio presente no crescer de uma mulher paraense. 5 estrelas e levo comigo pra vida.

@folhasecha 18/01/2024

Amei!
Uma leitura forte e esmagadora. Me encantei desde o início! Nem acredito que demorei tanto tempo pra ler.

Toni Nando 09/11/2023

Flor de Gume incrível
LIVRO: FLOR DE GUME
AUTORA: MONIQUE MALCHER
PUBLICAÇÃO: SÃO PAULO, 2022.
EDITORA: JANDAÍRA
ONDE SE PASSA: BRASIL
DATA: 09/06/23
NOTA: 10

Monique Malcher é escritora e colagista, nascida em Santarém, interior do Pará, mas viveu grande parte da vida em Belém (1988). É mestre em antropologia pela UFPA e doutoranda interdisciplinar em ciências humanas (UFSC). Flor de Gume é seu livro de estreia.

Monique é daquelas escritoras que escreve com a alma pulsando. Esse livro me fez pensar nele por dias. A cada capitulo os personagens vão se tornando grandes, fortes e dotados de muita garra.
Falando um pouco da geografia, uma experiencia visual sensacional do lado Norte do Brasil, onde as riquezas naturais estão em todos os detalhes nos fazendo conhecer as belezas do norte brasileiro.
Sobre as narradoras são mulheres espetacularmente fortes, onde suportam e superam violências na qual me pergunto como elas conseguem seguir adiante perante tantas barbaridades.
O ponto Chave da narrativa é o abuso infantil. O que se esperar de um ser que abusa e maltrata a quem ele tem a obrigação de cuidar. Que tipo de punição merece um ser desse? Após essa leitura nos perguntamos até onde vai a maldade do homem?
No ultimo capitulo Monique é muito assertiva quando prova que um monstro as vezes pode ser muito melhor do que alguns homens.
A parte que muito me emocionou é a relação da vó e a neta. O Refúgio encontrado na relação profunda e amorosa delas, fica claro que o amor é a cura. Mesmo essa avó não estando de corpo presente, sua mentoria estava sempre por perto, seu amor estava sempre abraçando e acolhendo, e esse amor salvou muitas vezes essa personagem que se despedaçava a cada violência vivida.
Recomendo essa obra sem medo de errar.

Alysson.Bezerra 25/10/2023

Arrebatador
Monique Malcher possui um dom único de escrever sobre temas bastante dolorosos com uma leveza poética que torna a leitura um processo arrebatador.
Flor de Gume tem uma prosa poética deliciosa, que nos faz avançar as páginas e refletir sobre temas pouco explorados na literatura. Um livro imperdível

Brubs 21/10/2023

Escrito com tinta de lágrimas e sangue
Não acho uma leitura fácil. Tem diversos gatilhos de violência, então acredito que precisa da avaliação de cada um pra ver se está em condições de ler. Eu gostei muito do livro, acho que são histórias que infelizmente são muito comuns ainda e que precisam ser contadas, mas isso não deixa a leitura fácil.

Gi Gutierrez 11/10/2023

Flor de gume
"Éramos juntos e funcionava, ao menos nas madrugadas daqueles dias, mas era o tesão que ainda firmava a gente, que tinha data de acabar. Era bom sonhar que estávamos no ritmo igual, mas você sempre estava correndo. De mim."

vick 19/09/2023

Muito bom, as histórias fortes como porradas. As dores de mulheres muito vivas. Monique malcher borda as histórias dessas mulheres com tensão e afinco, uma narradora de mão cheia.

Maíra Marques | @literamai 19/07/2023

? ?Eu era muda, um monte de folhas que não sabia como crescer, ainda não sei muito bem, mas me sinto árvore depois de tantos anos, pareço mais forte, mesmo que a força tenha vindo do sofrimento.?
?? Vencedor do @premiojabuti de melhor conto em 2021, "Flor de Gume" é uma publicação de Monique Malcher pela @editorajandaira. Acredito que seja a primeira vez que leio uma autora do Pará, e com histórias que se ambientam totalmente nessa região. Que incrível- ao mesmo tempo uma surpresa- foi conhecer a realidade de pessoas que, apesar de viverem no mesmo país que o meu, estão longe o suficiente para que nossas culturas sejam tão distintas.
Através de 37 contos, "Flor de Gume" irá narrar a trajetoria de mulheres: filhas, mães, avós, três gerações fortes que compartilham conosco as suas dores. O livro aborda assuntos que podem ser gatilho para algumas pessoas, como alienação parental e abus0 s3xual.
Junto com temas tão fortes, encontraremos algo positivo também: A força da natureza em cada linha. Isso criou uma atmosfera mística que conversam muito bem com os sentimentos de cada personagem. É uma leitura que mostra o quanto cada personagem cresceu diante dos desafios que encontrara na vida.
Optei por conhecer este livro através do aplicativo @tocalivros em formato de áudiolivro, e não teve escolha melhor! A narração foi de Carol Garcia e a produção mais uma vez ficou impecável.

RobsBia 28/05/2023

Regionalismo
Contos conduzidos de forma delicada, cheios de regionalismo, de alma. Monique conseguiu em todos os momentos dar alma aos personagens. Sempre achava que ela estava falando da história de alguém, além de um personagem.

Luciana.Barraviera 21/04/2023

Até onde pode ir às dores e os traumas de uma mulher? Esse livro tão poético, potente, vai serpenteando o sofrimento como um rio amazônico vai banhando a sua floresta. Denso e doloroso, as histórias dessas mulheres podem ser a sua, da sua mãe ou da sua vizinha.
O amor, a violência, a culpa e a vontade de renascer transbordam nesses contos e apesar de esmagarem o coração do leitor, você não vai querer parar de ler.

1 | 2 | 3 | 4 | 5