Doramar ou a odisseia

Doramar ou a odisseia Itamar Vieira Junior

Resenhas - Doramar ou a odisseia: Histórias

Kaprãn 06/01/2022

Metáfora
Nesse livro de contos, Itamar Vieira Junior usa e abusa do uso de metáforas, então é preciso muita atenção. Se em Torto Arado a terra era o principal elemento da narrativa, nesse livro é a água que está sempre presente.

Thais 02/01/2022

Itamar Vieira é um dos maiores escritores brasileiros atualmente, isso é fato. Mas quem busca algo parecido com "Torto Arado", pode acabar se decepcionando ao começar a ler "Doramar ou a Odisseia", visto que é um estilo bem diferente.

Os contos são curtos, mas riquíssimos em metáforas e reflexões. Talvez o lado mais poético das histórias possam fazer com que o leitor que procura um segundo "Torto Arado" se decepcione, mas aquele que quer mergulhar em reflexões sociais com certeza vai se apaixonar por cada história!

Elizabeth Cabanez 01/01/2022

Prosas poéticas
Trata-se de uma coletânea de contos, alguns inéditos, outros republicações.

É lógico que iniciei a leitura buscando o que li em Torto Arado e, inicialmente fiquei perdida, um pouco atordoada com uma escrita demasiadamente poética e metafórica.

Aos poucos fui me achando na essência do que li no romance de Itamar, diluída nos 12 contos, narrativas que escancaram todos os dramas sociais. Estamos todos nós tratados e retratados nos contos, nossas aflições, os descasos, a exploração, as injustiças; eu, você, Cláudias, Amarildos, Marieles... Todas as nossas feridas estão lá, em carne viva, para que todos que tenham olhos leiam.

Natalia.Barros 01/01/2022

Fui com uma expectativa tão alta por conta do último livro (maravilhoso) do autor, Torto Arado, que acabei me frustando, e acho que o que mais pesou foi a linguagem, infelizmente pra mim em alguns contos era extremamente difícil entender inclusive o contexto.
Mas alguns contos são excepcionais e eu com certeza pretendo lê-los novamente.

Everton.Paulo 31/12/2021

Contos lindos e necessários
Ler @itamarvieirajr é um deleite. A capacidade desse homem em escrever com tamanha sensibilidade é algo que não vejo com facilidade. Nessa coletânea ele dá a visibilidade àquelas mulheres periféricas, coloridas, à margem, que passamos despercebidos. Sentimos suas dores, seus sofrimentos, suas angústias. É uma parte de nosso país que está lá, mas que muitos fecham seus olhos.
O escritor, majestoso em suas palavras, dá vida a personagens ricos, principalmente os femininos, para contar suas histórias e nos emocionar a cada página lida.

Iza Santos 23/12/2021

Itamar nos deixa sempre encantada com sua escrita
Os contos que falam da alma feminina me tocaram muito.
Que venham mais livros do Itamar

Danusa 23/12/2021

Último livro lido de 2021.
Interessada pela leitura já há algum tempo, o livro que veio como presente de aniversário de uma amiga irmã queridíssima, encerra minhas leituras do ano.

"Doramar ou a Odisseia" traz a história desse país escrita nas vidas dessas mulheres tão solitárias e tão sofridas.
Proporciona ainda, uma reflexão sobre essa nuvem tão pesada que arrasta-se sobre nossos dias, tornando a realidade do povo brasileiro tão cruel.

Um livro sensível, cortante, político e real.

Itamar Vieira Jr é um dos melhores escritores brasileiros da atualidade.

olivia.tomazela 20/12/2021

Mais um ponto pro Itamar ???
Depois de ler um primeiro livro foda de um(a) autor(a), gente sempre espera viver um pouco da experiência que tivemos com um próximo livro.

?Torto Arado? meu consumiu e eu reflito sobre ele até hoje. Aí veio ?Doramar ou a Odisseia? e pude sentir muitas emoções diferentes: dor, compaixão, medo, confusão. Sim, pois por ser um livro de contos, alguns são capazes de te tocar mais profundamente do que outros. Confesso que não compreendi um ou outro, mas deixo aqui meus preferidos:

Farol das Almas
Alma
Oração do Carrasco
Meu mar (fé)
Doramar ou a Odisséia

Meu primeiro livro de contos e foi uma experiência difícil mas prazerosa, no fim das contas! ?

Li em algum lugar que este livro dá voz, traz à luz as protagonistas da vida: mulheres esquecidas e muitas vezes caladas. E Itamar traz e amplifica essas vozes de maneira sensível e dolorosa muitas vezes. Ele é brilhante.

Leiam autores brasileiros, leiam sobre nossas dores e feridas, leiam nosso passado escondido. Leiam ??

Carla.Zuqueti 15/12/2021

Maravilhoso
?Que aos poucos suas expectativas de uma vida melhor foram sendo apagadas pela constatação de que existiam diferenças profundas entre pobres e ricos, e os pobres, aqui, diferente do Haiti ou do Senegal, tinham cor.?

Mais um livro maravilhoso do Itamar Vieira Junior, um dos melhores autores brasileiros dessa geração.

São contos sobre minorias - indígenas, mulheres e afrodescendentes - que embora sejam ficção, dão a exata dimensão sobre o sentimento de seres humanos que muitas vezes são considerados inferiores apenas por sua cor ou diferença cultural.

?Éramos muitos mas perecemos nas mãos dos carrascos da História.?

?Falamos de nossos túmulos para lembrar que não somos números, muito menos anos de nascimento e morte, nem epitáfios solenes e bem escritos para que não fôssemos esquecidos. Somos nossos nomes. Emanamos da memória da humanidade. Quiseram nos apagar como velas, mas conseguiram apenas nos transformar em mártires.?

Como pessoas tiveram que deixar suas famílias para trás, sua liberdade, sua terra, seus costumes, para viajar em condições subumanas em direção a um outro continente, a um oceano de distância, e ter que se resignar aos humores de homens brancos que os trataram como nada.

?Somos as mulheres que deixaram de ler bons livros, deixaram de aprender as letras, pois não havia tempo nem interesse que aprendêssemos algo que nos tornasse diferentes.

Apesar de tudo que passamos, somos mulheres que não lamentam sua sorte.?

A história que mais me marcou foi a do carrasco - quando começamos a cumprir ordens sem questionar sua coerência? Quando deixamos nossos valores de lado por um trabalho? Quando deixamos de ouvir nosso coração para virar autômatos, incapazes de ter uma consciência crítica?

O livro é de muita reflexão sobre como pessoas fazem coisas hediondas que lhe soam corretas para preservar o status quo.

Achei maravilhoso ??

Ansiosa pelo próximo.

Mariana113 11/12/2021

Depois que li Torto Arado fiquei apaixonada pela escrita do Itamar Vieira Junior! Todos os contos foram muito marcantes, mas oração do carrasco me deixou muito presa.

Yago 11/12/2021

"Alma" é maravilhoso
É uma coletânea de contos boa, mas não tem grandiosa quanto "Torta arado" (impossível não comparar).
"Alma" é meu preferido, mas amei "Oração do carrasco" e "Voltar" também. Enfim, recomendo para conhecer mais o autor.

Jan 11/12/2021

Livro de contos do renomado escritor Itamar Vieira Junior. Nos contos, percebi que Itamar deixa a metáfora e a linguagem de prosa poética mais livre, assim constrói com mais emotividade as cenas que quer representar. Suas temáticas enfocam desde ecologia até a cultura indígena e como não poderia deixar de ser, o racismo brasileiro.

alex 08/12/2021

Doramar ou a odisseia, de Itamar Vieira Junior (2021)
O livro é composto por 12 contos (alguns já publicados em 2018, mas que eu não conhecia) lindíssimos.

Um texto muito poético, marcado por temas que o Itamar trata tão bem. A figura constante da mulher e da ancestralidade se destacam, assim como um "q" de prece em muitas passagens.

É difícil descrever o autor. Ele tem um dor realmente diferenciado de te transportar à realidade e aos sentimentos que ele descreve.

Um dos grandes da atualidade (e olha que nem gosto muito de contos).

Breno 05/12/2021

Cru.
Selecionei entre diversas opções de uma lista de sugestão, influenciado pela fama do autor e de seu outro livro "Torto Arado", qual ainda não tive a chance de encontrar.

Foi de surpresa, no susto, me dei de presente e não me arrependo, pois cada conto me trouxe uma sensação diferente. Aterrando meus pés feito semente, criando um novo (antigo) imaginário sobre minhas (nossas) origens. É tão importante impulsionar narrativas que propagam o discurso (real ou fantástico) dos povos originários e dos povos trazidos da África.

É duro. Uma narrativa subjetiva, quase objetiva, direta. Cru. Dói, não te abraça, mas te conforta na forma, pois o conteúdo pode te causar repulsa e indignação pelo contexto que é apresentado e narrado.

Uma leitura boa, que merece ser indicada e discutida.

Aila Cristina 04/12/2021

Sobre memórias, ancestralidades e a diáspora negra
Doze contos, doze histórias-poesias e uma escrita que me agrada muito. Entre as memórias, a ancestralidade e os caminhos da diáspora negra, Doramar ou a Odisseia foi uma leitura intensa em partes, poéticas em outras. De todos os contos, destaco Alma. Essa história me cortou, como as árvores que cortavam a pele de Alma. Eu, Alma, sentir as dores da minha Alma-irmã na sua caminhada. Além desse conto também gostei muito de Foral das Almas, O que queima, Oração do Carrasco e Volta, todos me tocaram profundamente. Dois pontos que considero lindo na obra: as narrativas na perspectiva feminina e a vinculação com a terra/território, pontos presente na escrita do Itamar. Por isso, recomendo a leitura das histórias memoráveis de Doramar ou a Odisseia.