Doramar ou a odisseia

Doramar ou a odisseia Itamar Vieira Junior

Resenhas - Doramar ou a odisseia: Histórias

Claudia.M 29/01/2022

Várias Odisseias
Ler Itamar Vieira Junior é como ouvir as histórias que estão dentro de nosso peito, que foram contadas por nossas avós. Histórias de terras secas, de cidades à beira mar, de mães, mulheres, filhas, oarteiras, amantes, e santos do nosso convívio. Acolher o que há de ancestral e com afeto, muito afeto. Leio e releio incansavelmente.

Leo Neves 27/01/2022

Acho que fui com muita sede ao pote, depois de ler Toro Arado eu fiquei completamente apaixonado, fui na expectativa esperando a mesma vibe. O livro é bom, alguns contos me deixaram bem emocionado, uns bem fortes, mas não senti a mesma conexão que senti do outro livro.

juliapassos14 26/01/2022

Itamar Vieira Junior se mostrou com "Torto Arado" ser um importante nome da literatura brasileira atual, e "Doramar ou a odisseia" não ficou muito pra trás.

O livro conta 12 histórias de personagens essencialmente brasileiros, representando a força e cultura local. Personagens indígenas, ribeirinhos e escravos ganham voz no livro, de forma muito sensível.

Cada história é escrita de um jeito diferente, de forma que podem fluir mais ou menos para cada leitor. De maneira geral, recomendo muito o livro e acredito que Itamar ainda se tornará um escritor referência para a literatura brasileira.

dragaodegelo 23/01/2022

O autor do incrível "Torto Arado" reúne aqui contos lindamente escritos e poéticos, em sua maioria. O destaque para mim é "Alma", que retrata a jornada de uma mulher negra escravizada que consegue fugir enquanto traz lembranças dolorosas dos anos em que viveu sobre o domínio dos seus donos e ainda nos entrega um final surpreendente. Os contos "O espírito aboni das coisas", "Doramar ou a Odisseia" e "Voltar" são um show à parte. E ainda somos presenteados com referências a um conto muito lindo da Clarice Lispector! Por fim, Itamar sabe como nos tocar o coração.

Nara 23/01/2022

Não vou dizer que é um livro que você devora. Não. Tem que sentir o ritmo, tem que estar no ritmo. No conto Alma me perdi e tive que voltar ao início. Alguns trechos tive que reler.
Alma, A oração do carrasco, Meu mar (fé), Voltar e Manto da apresentação foram os que mais me marcaram.
A escrita é belíssima e todos os contos tem uma" escrita" diferente.
Recomendo a leitura, com certeza.

Fernanda 23/01/2022

Doramar ou a Odisseia
Histórias. Neste livro, há doze histórias. Gostei muito de umas, de outras, nem tanto, mas vale muito a leitura, pois a escrita de Itamar é de uma riqueza, ele consegue abordar temas tão cruéis, com tanta leveza e com tanta poesia, que nos toca e nos emociona a todo momento.

Alny 20/01/2022

Me demorei nesse livro, cada conto te faz pensar e ligar os fatos, ler nas entrelinhas para poder entender a mensagem que o autor quer passar com aquela história.
Algumas foram confusas e perdidas, a maioria foi forte e emocionante, algumas pesadas cheias de dor. Um livro maravilhoso que junta todas as faces do autor e trás em contos tão curtinhos queria muito mais. Ainda prefiro torto arado, mas essa com certeza foi uma ótima continuação de leitura.

Godoyla 16/01/2022

Doramar ou a odisseia, de Itamar Vieira Junior
Do mesmo autor de Torto Arado, o livro traz vários contos fortes, de diferentes raizes. São histórias encantadoras, doloridas, muito bem contadas. É definitivamente um autor para se acompanhar.

Jessika 13/01/2022

Itamar Vieira Jr. não decepciona
Depois de ler Torto Arado, decidi que leria tudo que Itamar Vieira Jr. publicasse. Ele é um daqueles autores que a gente faz questão de ler até uma lista de supermercado. Doramar ou a Odisseia é um livro curtinho, uma coletânea de contos, mas nem por isso é menos impactante. Uma das características da escrita do Itamar que me fazem gostar tanto de ler os livros dele é o cuidado e o respeito à ancestralidade. Sua literatura bate de frente com a narrativa colonialista que insiste em apagar quem já era história antes das caravelas e o faz com magnitude.

Amanda 12/01/2022

"Doramar: cabe um mar inteiro em seu nome"
Que livro incrível! São 12 contos repletos de uma escrita forte, pungente, que descreve dores, afetos, perdas, amores... Por diversos momentos eu tive que parar pra respirar: fiquei sem fôlego!
A quem tiver vontade de adentrar os mares de Itamar, só digo uma coisa, não adianta levar colete!

@leiolivros 12/01/2022

Doramar ou A Odisseia

Itamar Vieira Junior escreve com o coração na mão e peito aberto. Ler suas histórias, sempre tão ricas de luta e resistência, me dá vontade de gritar.

Tem algo de místico na sua narrativa, algo que me transporta pra valer. E de repente eu me vejo lá, em meio as páginas, meio eu, meio Doramar, ou Alma, ou Divina, ou qualquer personagem que evoca tanta coisa do passado e do presente e infelizmente também do futuro. Coisas que só vou viver dentro dessas páginas graças a todos os privilégios que sempre tive.

A questão é que muita gente vive, ou viveu, de verdade tudo o que cada conto nesse livro traz. Fome, dor, violação, perda, humilhação, dor e mais dor.

Mas a temática de Itamar é também de muita fé e espiritualidade, de laços e conexão com a terra. Eu acho isso muito bonito e acho que é onde mora o equilíbrio nas suas histórias. Sempre sobra um tantinho de esperança e é só isso que eu preciso pra continuar avançando nesse mundo tão gentil com alguns e tão cruel com outros.

Recomendo essa coletânea aos que já se apaixonaram por Torto Arado, assim como aos que ainda não tiveram essa oportunidade. A sensação de ver um clássico nascendo segue presente e já me vejo ansiosa pelo que o autor pode trazer no futuro.

João 11/01/2022

Belos passeios
Itamar nos faz passear por histórias de profunda dor e profundo amor. Histórias que poderiam ser contadas por quase qualquer um: basta estarmos atentos para ouvir. Gostei bastante! :)

Victor Hugo 10/01/2022

No conto que dá nome ao livro, pensei « isso aqui tá a cara de Clarice Lispector », aí no final, batata: era inspirado nela.

Assim como os livros da autora, n gosto do estilo meio fabulesco e lírico, então o ritmo não funcionou pra mim. Mas o universo das histórias é essencial pra literatura brasileira, então vale a leitura (pra quem gosta desse jeito de narrar)

Artur 10/01/2022

Diferente do que esperava. Uma grata surpresa.
Como muitos (acho eu) fui ler esperando Torto Arado, mas me surpreendi com uma dinâmica diferente, com o estilo próprio do autor.
Cada conto provoca desde o início reflexões. Ora para contextualizar a narrativa, ora para entender a mensagem (e há muitas formas de ler esta mensagem). E sempre muito fácil vestir a pele dos seus personagens, sentir suas angústias, anseios, alegrias.
Que dom esse Itamar tem.

Cei 08/01/2022

Estando dentro de um barco, indo para Alcântara (MA) eu finalizei esse livro, essa obra-prima da literatura brasileira, me falta palavras para dizer o quanto essa obra é MAGNÍFICA, e o quando essa leitura transformou a minha vida.
Itamar sabe como tocar as pessoas, sua escrita de detalhes, que fere e rasga o peito, e que faz você ler beem devagaarrrrr, para não acabar, é realmemte INCRÍVEL.
Ele trata com verdade, sinceridade e respeito a nossa dor, a nossa gente, a nossa cultura e a nossa HISTÓRIA, mostra o Brasil de todas as pontas, o país que existe, mas todos fingem não ver.
Quando pensei q tivesse me surpreendido com Torto Arado, veio Doramar ou a Odisseia, com as suas histórias que me tocaram, emocionaram e surpreenderam.
Eu não estava preparada para a POTÊNCIA que é esse livro.
Me faltou ar, sobraram lágrima e eu peço por mais, mais e mais de Itamar, o Brasil precisa da sua escrita, precisa de você!!