Doramar ou a odisseia

Doramar ou a odisseia Itamar Vieira Junior

Resenhas - Doramar ou a odisseia: Histórias

Lorena Sousa 13/03/2022

De 12 histórias me conectei apenas com 3
Depois de ler Torto Arado com voracidade, descobri Doramar ou a Odisseia e fiquei muito entusiasmada.

A primeira história "A floresta do Adeus", tem aparenta ter a mesma pegada de Torto Arado, fui me empolgando com a narrativa, ficando curiosa sobre aquele universo dividido por uma cerca, e de forma abrupta a história chegou ao fim. Eu fiquei com aquela sensação "mas já terminou? Era só isso?". Preciso confessar que foi decepcionante.

Como não sou de abandonar livros, continuei a leitura. A próxima história "Farol das Almas" não me despertou nada, não sei se foi a decepção causada pela primeira história, mas essa foi uma que eu apenas li.

A partir da terceira história, já entendendo melhor a dinâmica do livro, passou a ser uma questão de conexão com as histórias. Algumas continuaram a não me despertar nenhum sentimento, foram apenas histórias lidas. No entanto, com outras houve conexão, interesse, curiosidade e emoção.

As histórias em que eu consegui me conectar e sentir a mesma empolgação de quando li Torto Arado, foram apenas três: Alma; A oração do carrasco; Meu mar (fé).

ana 13/03/2022

nem sei o que comentar, fico mais e mais encantada com o poder da literatura do itamar. na minha opinião esse conseguiu ser melhor ainda do que torto arado

Joe 09/03/2022

alma, oração do carrasco e meu mar (fé) os contos que mais gostei. depois de torto arado o autor continua explorando a presença da mulher negra no brasil atual e outros assuntos de formas muito inteligentes e tocantes!

jess 02/03/2022

Fui com muitas expectativas depois de ler Torto arado e infelizmente não me surpreendi. Na verdade, achei a narrativa confusa muitas vezes. Mas o talento do escritor ainda está presente na obra, com suas frases poéticas e construções de personagens muito complexos.

Paula 01/03/2022

Itamar é genial!
Mais uma vez fui pega pela genialidade de Itamar Vieira Júnior. Nesse novo livro ele pública algumas histórias (algumas inéditas) e todas absolutamente incríveis. Li cada uma delas com espaço, com desejo de alguns dias entre elas para assentar. Foi mais direto ao ponto, em muitas delas. Algumas lágrimas e um sentimento revolto no peito. Essas histórias provocam! Destaque para ?Farol das Almas?, ?Alma?, ?A Oração do Carrasco? e o título que da nome a obra ?Doramar e a Odisseia?. Difícil não se afetar pela escrita de Itamar, histórias que contam de onde viemos, o passado mais escuro, que trancafiamos em calabouços mas que a chama queima em nosso peito até que seja reconhecida. Há muita dor, e precisamos (como sociedade brasileira) reconhecê-la para nos demandar, o que queremos daqui para frente que seja muito diferente do que já fizeram.

Leticia2513 25/02/2022

"Uma palavra somente é viva se ela transforma."
a escrita de itamar é lírica e muito simbólica, contém camadas delicadas e críticas muito bem construídas. "doramar ou a odisseia" é, na minha opinião, um pouco mais complexo do que "torto arado", já que cada conto segue seu próprio fluxo e às vezes não são tão explícitos. eu achei incrível, mas isso afetou meu ritmo de leitura. sem dúvidas é uma obra muito boa e o autor garantiu mais um espacinho no meu coração

Margô 20/02/2022

Adoreimar!
A primeira coisa que me falaram a respeito desse livro é que a diferença era grande em comparação à Torto Arado...rsss Eu já esperava.?

É aquela velha história, o romance em prosa além de ser muito bom tem a seu favor uma história que permite construir um enredo, com início, meio e fim. Com os contos, há uma mensagem mais enigmática.

Gostei. Como acho que vou gostar de tudo que o Itamar Vieira escrever... ele traz temas fortes em cada conto, eu diria até que INÉDITOS. Coisas como exilados, escravos na sociedade atual , ambiente, a arte da loucura em pauta, a repressão de forma simbólica, ( em o carrasco) o amor e desamor...
Enfim, quando terminei a fechei a última página pensei. O que foi isso? Tenho mais coisa pra se ruminada, pensada e repensada do que se possa imaginar.
Doramar é um conto doído, mas escrito como se fosse uma história triste de encantamento.

A Doramar então, é um ser encantado! O Carrasco, é de parar o coração... Sabe aquela música de Vandré? " Prepare o seu coração...pra coisas que eu vou contar"... É isso.

Depois tem a senhora que vai perder uma casa para uma represa. É muito instigante, um mistério que encobre o outro! Todos os contos são inteligentemente construídos.
Leia com os sentimentos.

Pois bem. Torto Arado não é pra ser comparada com Doramar ou Odisseia, não é mesmo. Por quê, é de muito mau gosto, comparar filhos do mesmo pai, e principalmente quando se tem virtudes diferentes.
Super recomendo!?

Luciana.Petrili 13/02/2022

Intertextualidades
Capa bonita - perdi. Li eletrônico...
Contos contendo o Brasil, muitos Brasis, religiosidade, religiosidades, línguas, o urbano, o rural, a floresta.
Muitas vozes narrativas, vários tipos de contos. Interessante.
Me fez lembrar de temas de Olhos d?Água, da humanização característica da Toni Morrison, de trechos diferentes de Um defeito de cor?

Matheusvarraes 09/02/2022

O "peso" de ter escrito "Torto Arado" (Canal - Ler Antes de Morrer)
De longe, o livro que tive maior dificuldade em avaliar; não só pela forma (contos); mas, também, pela complexidade envolvidas na análise.

O "peso" a que me refiro é a inegável expectativa de que encontremos algo próximo a Torto Arado, de inegável sucesso nos últimos anos, apostado como novo clássico da contemporaneidade. Pois é, a fustração veio quando "Doramar ou a Odisseia" não se aproximou das expectativas.

Tive muita dificuldade de acompanhar e imaginar as histórias retratadas nos contos pela forma com a qual a escrita foi posta (a qual já havíamos visto em Torto Arado). Neste livro em especial, há páginas e mais páginas de um único parárafo, com inserção de diálogos, alteração do espaço/tempo, mudança de narrativa e de personagens.

Questiono-me ao avaliar o livro, isso é necessariamente algo ruim ou é apenas o estilo da escrita?

Para mim, tornou-se prejudicial porque comprometeu a imersão nas história, não tive a paciência necessária de ler frase a frase, linha a linha, palavra a palavra; tampouco visualizei a magnitude de todas as alegorias e referências inseridas nesses textos, minimizando minha vontade de mergulhar nas histórias ou de até mesmo continuar a ler.

Quero muito voltar a ler esse livro quando estiver com a mente mais "tranquila" e me sentir capaz de me prender a cada palavra como se fosse a última do conto, a fim de que possa mergulhar como o fiz em Torto Arado.

De modo mais específico, os contos de que mais gostei foram:
- ALMA (pelo que vi nas resenhas, é o favorito da maioria);
- NA PROFUNDEZA DO LAGO
- VOLTAR (o melhor de todos para mim)

Ps. O título da resenha foi extraído do canal "Ler Antes de Morrer", que trouxe comentários críticos da obra dos quais concordo muito.

Cinara.Tatiana 07/02/2022

Doramar ou a Odisseia
Esperava mais do livro, devido à expectativa criada por ser um livro do mesmo autor do premiado romance Torto Arado, do baiano Itamar Vieira Junior. Isso não quer dizer que o livro seja ruim, mas que a obra prima do autor é melhor.

Rafael.Ricciardi 07/02/2022

Não é um "Torto Arado 2", é uma variação linda de Itamar
Para aqueles que esperavam um "Torto Arado 2", vão se frustrar. Mas está evidente na descrição do livro que é uma variação do romance outrora mostrado em seu clássico, trata-se de um conjunto de historinhas curtas. Agora, também não é possível dizer que quem leu Torto Arado verá um autor totalmente diferente aqui. Nas historinhas de Doramar ou a Odisseia, Itamar mantém seu olhar atento para pessoas que sofrem por suas posições sociais e raciais que segregam o Brasil. Afinal, a capacidade do autor de colocar em prosa a realidade mental e social de modo tão verossímel e tocante é o que o torna especial, para além de um estilo literário muito refinado.

Andreia.Kohut 03/02/2022

Livro de contos, que retrata a diversidade do povo brasileiro, mostrando como o passado interfere no que é feito de nós no presente. Muitas vezes me senti confusa, sem entender a cronologia de alguns fatos. Acho até que me faltou conhecimento para revender tudo o que acontece nesse livro. Me deixou incomodada.

Augusto Stürmer Caye 01/02/2022

Li em um momento errado
Infelizmente não gostei da obra. Porém, acredito que não estava no momento adequado para ler, pois estou em uma vibe mais pragmática atualmente. Os contos são agradáveis mas não prenderam minha atenção e achei fastidioso tentar ler cada um deles. Imagino que em outra época teria sido mais proveitoso

Michelle 30/01/2022

Doramar ou a Odisseia
Um livro com 12 contos do Itamar Vieira Junior... alguns contos são muito tocantes, com reviravoltas e cortes bons, despertando curiosidade.

Júlia Rocha 29/01/2022

Itamar é um mago da linguagem. Um livro de contos sensível e forte, impactante como sua obra anterior.