Doramar ou a odisseia

Doramar ou a odisseia Itamar Vieira Junior

Resenhas - Doramar ou a odisseia: Histórias

Lari 20/05/2022

Um livro com contos lindos sobre gente, sobre a natureza humana, sobre coisas da vida. Gostei muito desse livro e, apesar de não ir pra minha listinha de favoritos, nele há um dos contos que mais me impactaram e mobilizaram na vida.

Indico muito a leitura.

Cris609 13/05/2022

Como se não fosse possível, DORAMAR OU A ODISSEIA consegue ser ainda mais perfeito que TORTO ARADO. Este, tão aclamado pelos leitores, conseguiu arrebanhar uma quantidade enorme de fãs. É um livro que trata de gente. Que mexe com as emoções, inclusive com as mais escusas, sobre as quais não temos nem coragem de falar e pensar.

Por isso, acreditava que seria uma missão inexequível superá-lo. Mas, olha, não foi. DORAMAR E A ODISSEIA veio com tudo. Exibindo cenários nossos, atuais, verdadeiros e reais, apesar de serem fictícios. Histórias perfeitas para um Brasil manifesto. Protagonizadas por mulheres, indígenas, escravos e carrascos. Protagonizadas por humanos e apenas isso.

A cada história um mar de arrepios e um banho de sensibilidade. É impossível ler sem se emocionar. Esse livro pertence ao povo, às raízes, ao nosso país e representa a busca pela nossa essência. Obrigada por isso, Itamar Vieira Júnior.

Kátia 10/05/2022

Doromar ou a Odisseia e o talento de Itamar Vieira.
Tem livros que, ao abrir suas páginas, te levam pra dentro dele, te prendem, e como num teste dos sentidos, te oferecem uma série de sensações. Isto é o que Itamar Vieira Jr faz com a gente em sua literatura. A sensibilidade em sua escrita é fascinante. Ele traz de tudo. Tudo aquilo que é Brasil na sua forma mais genuína e dolorosa. Pq a sua escrita e suas histórias são lindas, mas são sobretudo um dedo na ferida aberta que sangra por séculos nesse país de Marias, Mahins, Marielles, malês.

João Paulo 25/04/2022

Segundo livro que leio do Itamar que sou fã do talento que ele tem de criar personagens tão reais, fortes, sensíveis com turbilhões de sentimentos. E nesse livro não foi diferente. Ele trouxe vários contos memoráveis e poderosos. Sempre com uma escrita simples, poética, sensível e intensa.

Gabriela.Pereira 25/04/2022

Realidades do Brasil
Em cada um dos contos Itamar consegue retratar diferentes realidades do Brasil, do seu passado e presente, histórias impactantes que geram muito apego aos personagens. Excelente leitura, amei tanto esse livro quanto ?Torto Arado?.

Christiane.Sérgio 18/04/2022

Sinceramente...não é nenhum Torto Arado, mas aconselho a leitura.

Dá pra perceber que Itamar fez um trabalho de pesquisa primoroso e isto fica muito evidente no conto "O espírito aboni das coisas", onde usa palavras da língua jarawara, uma das etnias indígenas do nosso país.

O conto que robou meu coração foi Meu Mar(fé). Conta a trajetória de um casal que viaja escondido em um contêiner de um navio rumo ao Brasil, especificamente para a Bahia, mas que no meio do caminho se perdem no mar e a esperança de ficarem juntos é a única coisa que resta.

Um bom livro, uma boa leitura.

Rosangela Max 09/04/2022

Contos marcantes, mas que não me maravilhou.
Me impressiono com a capacidade do autor de retratar tão bem personagens femininas, com todas as suas tristezas, sofrimentos e desilusões. Mulheres que, apesar de fortes, pareceram se conformar com a dor.
Os contos são muito bons, mas eu prefiro histórias onde o autor tem a oportunidade de trabalhar melhor o desenvolvimento do enredo. Senti que faltou algo.
Meus contos preferidos foram ?A oração do carrasco? e o conto ?Doramar ou a Odisseia? que dá nome ao livro.
Recomendo a leitura.
Vitoria 10/04/2022minha estante
Também terminei a leitura com a sensação de que as histórias podiam ter se desenrolado mais...

Helder 24/10/2022minha estante
Senti o mesmo. Achei um livro sem liga. Contos muito aleatorios e que pouco me tocaram. Meu favorito foi Voltar, da feiticeira na Usina e Alma. Ali senti que davam livros, pois me deixaram com gosto de quero mais. De resto, só li e ja esqueci. Uma pena.

Mari 08/04/2022

simplesmente uma história mais linda e mais emocionante que a outra
sou apaixonada pela escrita do autor e assim como torto arado, esse livro entrou pra minha lista de favoritos

Licia Maria 30/03/2022

Spolier alert: o choro é livre
Li devagar, digerindo cada conto, no meu tempo. Cada história senti de um jeito e repeti mil vezes: Esse é o melhor de todos. Menti, não sei escolher o melhor. Acho que é impossível.

Voltar e Meu Mar terão pra sempre minhas lágrimas. Assim como vou guardar pra sempre o poderoso Oração do Carrasco.

Impossível ser imune ao Itamar.

cutecute 26/03/2022

Doramar ou a Odisseia é daqueles que surpreende a cada conto. O autor deixa uma marca especial em cada um deles e consegue com habilidade escrever suas histórias.

Fer Paimel 19/03/2022

A ?brasilidade? de um grande autor
É um prazer ler a escrita de Itamar, cheia de significado e representação. Ele aborda temas sensíveis com delicadeza e relevância, demonstrando seu enorme repertório como autor.
Confesso que tive dificuldade em interpretar algumas das histórias, motivo pelo qual não dei nota máxima, mas minha inabilidade, por vezes, de compreender a mensagem do autor não pode macular a experiência rica que tive lendo o livro? alguns contos me senti tão imersa naquela realidade que foi um choque acabar kkkk
Meus preferidos foram: meu mar (fé), doramar ou a odisseia e voltar.
Recomendo! A leitura é a celebração de um grande talento contemporâneo brasileiro, da sua visão decolonial e livre de preconceitos!

Talita | @gosteilogoindico 19/03/2022

Uau!
Que leitura incrível! Cheia de significados, história, crenças e de uma regionalidade indiscutível.
Tiveram histórias em que além de me emocionar, eu fiquei arrepiada.
Apenas leiam!

Csbarreto 18/03/2022

Bom, mas não é meu estilo
Em formato de contos, o livro é muito bem escrito, pena que não consegui me conectar o suficiente com as histórias, percebi que esse estilo lírico e um tanto abstrato não é muito para meu gosto. Para mim os melhores contos foram: Alma; Meu mar(fé) e Voltar.

xuxules 15/03/2022

Perfeito, como tudo do Itamar
Mais um livro que Itamar arrasa na escrita e cria varios contos com estilo e temática diferentes e todos muito bons. Eu sou muito fã dele!!

Vah 15/03/2022

Um testemunho
Minha experiência com "Doramar ou a odisseia" começa bem antes da leitura em si. Tentando a sorte pelas redes sociais, enviei uma mensagem ao autor perguntando sobre a possibilidade de adquirir o livro com dedicatória, diretamente com ele. Algum tempo depois, eis que o livro chega até mim e descubro que foi enviado como um presente pelo autor. (Caberia um emoji de coração aqui.) Houve um momento de euforia - e que se prolongaria até mergulhar nas histórias do livro; e depois.
Quando comecei a ler a primeira história, "A floresta do Adeus", percebo que estou lendo muito mais do que "com os olhos" (e todo aparato mental). Meu corpo inteiro é tomado pela escrita: tinha cheiro, tinha textura, tinha gosto. Eis que me passa pela cabeça: será que dá para sentir o cheiro dele? Lá onde ele fez a dedicatória? (Muitos risos - também de vergonha por admitir isso.) É claro que senti UM cheiro. Cheguei a escrever, novamente, para o autor - que, com muita elegância e carinho, acolheu minha loucura. (Não sem constrangimento, claro.)
Por que passar essa vergonha, contando essa experiência? Porque é a forma como eu li cada história: com o meu corpo inteiro. É isso que a escrita de Itamar me suscita (desde "Torto Arado", mas desta vez, de formas diferentes). E, em cada história, há uma estética diferente (uma poesia diferente), como se a cada personagem, o autor também criasse sua forma de contar a história, de se colocar e de denunciar. Denúncias que chegam a mim como formas de questionar minhas convicções, minhas lutas, meu trabalho, meus "deixa para lá"s.
Meu corpo na leitura também ficou sem fôlego, com lágrimas, com amor, com ódio, sem entender. Transportado para a seca, para o alto-mar, para o cárcere, para a floresta.
Quis deixar registrado nessa resenha (que nada tem de resenha) um testemunho - para além de descrever enredos ou resumos (ouço gritarem: resenha não é resumo!). E um convite para que deixem seus corpos serem tomados pela escrita de Itamar.