Doramar ou a odisseia (eBook)

Doramar ou a odisseia (eBook) Itamar Vieira Junior

Resenhas - Doramar ou a odisseia: Histórias

@injoyce_ 15/08/2023

Doramar ou a Odisseia
Contos incríveis e necessários.
E o final? Mensagem linda.
Itamar sempre nos trazendo grandes conteúdos na sua escrita incrível.

Sira Borges 13/08/2023

Doramar ou a Odisséia
Demorei muito pra terminar esse livro. Não pq achei ruim, mas contos não é um gênero que rende muito a leitura...
Contos que mais gostei: na profundeza do lago, mar (fé) (apesar dos parênteses do título) e voltar. É isso!

Nanda Fernandes 11/08/2023

A coletânea é boa, mas não fenomenal; e está tudo bem... em antologias é normal alguns contos se destacarem mais do que outros.

Eu particularmente gostei mais dos contos a oração do carrasco, meu mar (fé), doramar ou a odisseia e voltar.

Eu acho interessante a estilística do Itamar. Nessa antologia ficou bem claro de observar: várias personagens contando, sob suas perspectivas, a mesma história; passado e presente entrelaçados; primeira e terceira pessoas sendo utilizadas na mesma narrativa.

Algumas vezes, esse estilo tornou a leitura confusa, mas foi algo superável.

Ana 07/08/2023

Brasil
Os livros do Itamar são dotados de brasilidades. Sempre me sinto conectada com a terra e com os saberes ancestrais lendo seus livros. Alguns contos presentes neste se destacam mais que outros, sobretudo os últimos quatro. Entretanto, são todos igualmente fortes!

Mabi 21/07/2023

Acho que fui com muita sede ao pote depois te ter lido "Torto Arado" e amado. Não foi ruim, mas também não achei excepcional. Os contos que valeram a pena pra mim são: "Farol das almas", "Alma", "Na profundeza do lago" "Meu mar (fé)", "Doramar ou a odisseia" e "Voltar".

Bárbara 17/07/2023

Itamar sempre retratando as pessoas invisíveis aos olhos da sociedade com maestria! Vale a leitura!!

Somente Leituras 15/07/2023

Nota geral 4
NOTA DE CADA CONTO:

A FLORESTA DO ADEUS - 4?
FAROL DAS ALMAS - 4?
O QUE QUEIMA - 3?
ALMA - 5?
A ORAÇÃO DO CARRASCO - 5?
O ESPÍRITO ABONI DAS COISAS - 5?
NA PROFUNDEZA DO LAGO - 5?
INQUIETO RUMOR DA PAISAGEM - 5?
MEU MAR - 3?
DORAMAR OU A ODISSEIA - 4?
VOLTAR - 5?
MANTO DA APRESENTAÇÃO - 0,5?

Rafa 12/07/2023

Para quem leu Torto Arado e ficou com gosto de quero mais, essa coletânea de contos do mesmo autor pode ser uma boa pedida. Algumas das histórias que mais me chamaram a atenção, além da que leva o nome do livro, foram "A Floresta do Adeus", "A Oração do Carrasco" e "O Espírito Aboni das Coisas". Nessa última, a forma como as palavras indígenas e suas respectivas traduções vão aparecendo se encaixam tão bem no conto que dá pra sentir que estamos lá, junto com Tokowisa, subindo o rio na canoa e sentindo a floresta ao entorno. Outros contos chocam ao mostrar algumas verdades que não queremos ver e tentamos ignorar por ser mais fácil viver assim, fechando os olhos para aquilo que nos incomoda. Em resumo, recomendo tanto para quem já tinha gostado do seu estilo como para quem ainda não teve a oportunidade de conhecê-lo.

Mari 12/07/2023

Beleza das narrativas
Eu amo tanto o jeito do Itamar de escrever, é prosa mas ao mesmo tempo é poesia! Os contos são ótimos e a gente se aprofunda nas culturas brasileiras

ivy 04/07/2023

Obra prima
Eu só li dois livros do Itamar e pude perceber a mente brilhante dele. O impacto que eu tive com essa série de contos nunca tinha me ocorrido antes, ele consegue equilibrar contos folclóricos e místicos, com a realidade suportada por escravizados no período colonial. Importantíssimo pra quem deseja sentir mais a fundo tudo

Manu 04/07/2023

Quem já leu Torto Arado, certamente ficou super na vontade de ler Doramar ou a Odisseia e agora, quer ler Salvar o Fogo, todos de Itamar Vieira. Esse é meu caso.
Ao contrário do primeiro, Doramar é um livro de contos e para quem gosta, com certeza perceberá a fluidez da escrita do autor e como algumas histórias se conectam em algum momento, mesmo não sendo dependentes uma das outras.
Ao primeiro contato, eu não consegui dar continuidade na leitura de forma assídua. Mas, quando retomei, não quis mais parar. Para além da história que dá nome ao livro, outra que muito me impactou foi a oração do carrasco. Antes de iniciar o conto, o autor faz uma espécie de "preâmbulo" e só me dei conta que ele estava falando sobre os diversos carrascos que tiraram a vida de personalidades importantes da nossa história no fim.
Os contos transitam entre histórias longas e curtas; denúncias e exaltação; resistência e vitalidade feminina; luta dos povos indígenas e população negra. Doramar ou a Odisseia é um livro rico de doze histórias inspiradoras que valem a pena serem lidas.

Alessandra 02/07/2023

Ler Doramar ou a Odisséia é como caminhar, de pés no chão, daqui até o entendimento de como formamos nossas raízes como povo brasileiro.
Cada conto é um ponto de encontro entre mulheres, com uma dor e uma história para contar sobre as consequências das atitudes dos homens. A natureza aqui não é plano de fundo; é personagem, é narrativa. E o invisível, a aparição, o aboni, são partes fundamentais para essas histórias.

Ao final desse trajeto de leitura, teremos revisitado a construção de cultura em decorrência da diáspora negra em seus diferentes acontecimentos. Assim como nós humanos precisamos de água para existir, essa narrativa precisa do nosso olhar gentilmente crítico para ser ponte e reconstruir esse imaginário de passado em nossa própria perspectiva.
É um livro pra despertar perguntas, que nos convida a contar sobre como estamos construindo nosso caminho enquanto as feridas coloniais não saram.

"Cada pergunta guarda a possibilidade do despertar. Cada pergunta pode conter a possibilidade da mudança. De pergunta em pergunta, as coisas fogem do controle." (p.65, do conto A oração do carrasco)

Jhenifer Beatriz 22/06/2023

Doramar ou a odisseia
Os livros do Itamar Vieira Júnior são incríveis, a leitura é tão cativante que em vários momentos parece que me transportei para o cenário da história. No entanto, confesso que não gosto muito de livros de contos, então acabei achando a leitura um pouco exaustiva. Mas recomendo esse livro, é muito emocionante.