Doramar ou a odisseia (eBook)

Doramar ou a odisseia (eBook) Itamar Vieira Junior

Resenhas - Doramar ou a odisseia: Histórias

Tainá 01/06/2023

Livro incrivel! Aborda racismo, povos originarios, mulheres fortes, povos ribeirinhos, com uma poesia realista e bela, como só o autor é capaz! Amei

Sara 29/05/2023

É um livro que desperta altas expectativas nos leitores
Ao ler as páginas desse livro de contos, encontrei uma experiência mista, com alguns contos que me cativaram profundamente, como por exemplo (“Farol das Almas”, “Alma” e “A oração do Carrasco”) enquanto outros não conseguiram alcançar o mesmo impacto.

Apesar dessa oscilação, o que me prendeu em "Doramar ou a Odisséia" foi o contato com uma escrita belíssima, que transborda ancestralidade e força além de abordar questões sociais e culturais.

Minha recomendação é que todos leiam QUALQUER livro que o Itamar Vieira Jr publicar.

Gabriel1994 27/05/2023

A escrita de Itamar é ímpar, mas depois de um
livro como Torto Arado eu tinha expectativas de ficar mais maravilhado por esses contos.

Meu preferido foi Meu mar (fé), lindíssimo e envolvente. Os demais são bem escritos, mas senti falta de um desenvolvimento melhor.

skuser02844 27/05/2023

Uma boa leitura...
Diferentes temporalidades e formas de construção de narrativa são as marcas definidoras da personalidade dessa obra.

A periferia, o povo preto e a exploração do povo preto que hoje é enclausurado de forma diferente são o fio condutor das histórias abordadas, sempre com muita crítica social e reflexão sobre as humanidades que ocupam esse espaço.

Um livro razoável, com alguns excelentes contos... E outros nem tanto.

Meu favorito? "A oração do carrasco".

LAvia 13/05/2023

Perfeito
Itamar Vieira Junior consegue tratar de temas complexos com uma leveza absurda, tramando teias entre os contos que se completam. Escrevendo a partir de diferentes pontos de vista, as narrativas são belíssimas e deixam saudade, com um gostinho de ?quero mais?.

Gabi 09/05/2023

Apaixonante
Sendo um livro de contos, Doramar ou a Odisseia tem proposta diferente de Torto Arado, que também li e me apaixonei. Disto isto... que prazer é viver no mesmo tempo de Itamar Vieira Junior. Enquanto lia o livro me via de boca aberta, porque a escrita de Itamar me hipnotiza: é delicada, e ao mesmo tempo forte.
Em todo o livro é muito nítida a relação com a terra, que pelo que percebi está muito presente em suas obras até então, e essa relação é descrita de uma maneira muito bonita e sensível!

Itamar trata de temas que moldaram a história do país e que ainda são tão atuais (infelizmente) - sem dúvidas, é um dos meus escritores favoritos da atualidade. Em vários momentos me peguei com os olhos cheios de lágrimas, juro! Meus contos favoritos foram "Meu mar(fé)", "Inquieto rumor da paisagem" e "Doramar ou a odisseia".

Layla.Ribeiro 27/04/2023

O livro possui 12 contos que têm como personagens pessoas marginalizadas pela sociedade, que são compostas em sua maioria por mulheres, alguns contos passam no tempo atual, outros no passado, a natureza também é um personagem recorrente nos contos. O autor mantém a forma poética de narrar uma estória como ocorre em seu grande sucesso, Torto Arado, a narração intercala também entre narrador observador e personagem sem quebrar a coesão do texto. Os contos são muito bem escritos com enredos interessante, porém o escritor os estende, muitas vezes de forma desnecessária adornando ou divagando muito, por exemplo, o conto Alma, que para mim é o melhor do livro, tinha tudo para ser perfeito, mas ele estendeu de uma forma que ficou cansativo com partes acessórias que não fazia muito diferença na narrativa e esse problema senti em outros contos ao longo do livro, gostaria de falar também sobre expectativas, antes de iniciar minha leitura li muitas resenhas de leitores falando que não gostaram muito dos contos, apesar do que comentei acima ressalto que foram contos muito bons , mas percebi que muitas pessoas criaram altas expectativas com o livro por causa de Torto Arado e isso pode ter contribuído para uma percepção indiferente do livro.

Áquila 27/04/2023

Brasil profundo?
Itamar cria personagens muito específicos, em contextos profundos de um Brasil que muitas vezes é escondido, que nos ensinam a fingir que não existe. Ele dá textura a personagens que parecem existir apenas na ficção.

Mariana113 18/04/2023

Vou destacar 4 dos contos que achei perfeitos redondinhos
1° A oração do carrasco
2° Meu mar (fé)
3° Doramar ou a odisseia
4° Voltar

nsantos06 17/04/2023

Doramar

O livro é uma antologia de contos escrito por Itamar Viera Junior, e reúne cinco novos contos. Muitos deles tem como principais personagens, mulheres, que são amplamente construídas e aprofundadas precisamente. Um dos destaques do conto, é como elas são retratadas. Reconhecendo sua humanidade e posteriormente, suas emoções e afetos, podemos vislumbrar essas mulheres em nosso cotidiano.

As narrativas trazem consigo uma reflexão sobre a vida na perspectiva das personagens negras em diversos momentos históricos e que seus acontecimentos refletem atualmente. Sua subjetividade é explorada com maestria e restaura a humanidade do indivíduo negro, retirada, por exemplo, pela escravidão e suas mazelas. Reconhecendo suas emoções, seus afetos, seus medos e anseios.

É posto nos contos os vazios e as situações excludentes que as mulheres negras vivenciaram. Desde a exclusão forçada em relação aos estudos, até o trabalho no campo.

Para além do passado brasileiro relatado no campo e as relações que os senhores tinham com os escravizados, quase sempre abusivas e desumanas, o livro descreve lutas de movimentos sociais e sindicais norte-americanos e brasileiros do século XX e do século XXI, como maneira de reparação e resistência diante destes problemas geracionais impostos aos negros.

O autor expõe uma travessia nos mares e relata a vida das personagens após sua chegada nas terras brasileiras. Muitos dos estrangeiros que nos séculos passados chegaram, e de África e Haiti vieram – Como exemplificado no conto Meu Mar (fé) -, eram trazidos para cá a serem utilizados como mão de obra escrava.

É representado a vida nas favelas e o cotidiano que lá se vive. Apesar de não representar um ponto de vista geral de todas as favelas e comunidades brasileiras, o que foi descrito ali compactua indissociavelmente com a realidade, e é um fator social que ainda acomete seus moradores, sendo tantas vezes repetidas historicamente, que se naturalizou esse cenário no imaginário social.

É um livro que existem contos medianos e outros extraordinários. Infelizmente, os extraordinários são os que se assemelham a realidade.

carbononh 15/04/2023

O Brasil real
Ler Itamar, para mim, é recuperar o fôlego e entrar em contato, aos poucos, com a repentina e imensa vontade de viver. De tantos elementos já tão largamente explorados (na literatura e pelo capitalismo sanguinário), Itamar consegue retrabalhá-los e evocar metáforas para a água, chuva, o mar, faha, o fogo, a terra, as árvores, as matas, tudo. Itamar carrega na palma das mãos a magia de trabalhar as palavras e transformá-las em textos e poesias que relvam vida.

Em "Doramar ou a odisseia", Itamar nos presenteia com 13 contos que evocam o verdadeiro Brasil, o Brasil real, longe da herança literária amarrada à literatura europeia e às elites dominantes. Dessa vez, o Brasil real está sendo representado pelas perspectivas de tantos povos oprimidos que tiveram os destinos, as histórias e a vida engolidos pelas mãos gananciosas daqueles que só pensam em dinheiro. Neste livro, Itamar narra as histórias das mulheres pretas, das empregadas domésticas, dos povos indígenas - inclusive, em "O Espírito Aboni das coisas", nos presenteia com uma mescla entre o português e a língua indígena jarawara -, dos imigrantes ilegais e tantos outros que têm a vida espremida e descartada pelos homens brancos.

A ancestralidade é, na maioria dos textos, evocada, com uma força poética, que é ao mesmo tempo clara, bonita, dura e totalmente respeitosa. Na maioria dos contos, o autor amarra histórias distintas que se amarram e se atravessam pelas cordas invisíveis do tempo, dos espaços e das temáticas. Meu conto favorito foi "Meu mar (fé)", mas devo admitir que todos os contos são singulares, únicos e encantadores. A prosa poética de Itamar é uma coisa, para não dizer de outro modo, espetacular. Mais que recomendo a leitura. 4,5/5,0 ?

rufininha 15/04/2023

Leiam Itamar!

Com a mesma sensibilidade e cuidado que ele teve em Torto Arado, em Odamar ou a Odisséia, ele traz diversos contos apartados entre si, mas que te fazem vivenciar cada personagem, mulheres escravizadas, guerreiros indígenas, refugiadas, ribeirinhos? ler Itamar é entrar em contato com um Brasil profundo, denso, complexo e cheio de sentimentos e fé.

Icaro 05/04/2023

Lindo!
Livro de contos do Itamar lançado após o sucesso de ?Torto Arado?. Gostei bastante de vários contos, especialmente daqueles em que o autor se aventura por outros ambientes. Valeu muito a leitura!

Hannah.Guedes 03/04/2023

Todos os contos me deixaram com vontade de saber um pouco mais sobre a história e os personagens.
Amo esse autor e a capacidade dele construir personagens tão lindos.

Pedrosa 31/03/2023

Muito bom!
Acho que só não gostei muito de A floresta do adeus e Manto de apresentação. O resto é só conto perfeito, com destaque para O que queima e Alma.