Risque esta palavra

Resenhas - Risque esta palavra

1 | 2 | 3 | 4

Rafael Mussolini 15/08/2021

Risque esta palavra
"Risque esta palavra" da Ana Martins Marques (Companhia das Letras, 2021) é um livro de poesias incrível. Ele é dividido em quatro partes: "A porta de saída", "Postais de parte alguma", "Noções de linguística", "Parar de fumar". Em toda a obra encontramos uma predominância do olhar sobre a palavra escrita, a palavra falada e diversos outros aspectos que acabam por se tornarem manifestação da nossa relação com as letras. A palavra aqui serve como suporte para o texto poético e também como uma forma de pensarmos sobre memória, afetos e tudo que nos rodeia. Ana Martins Marques transpõe para o papel seu olhar inquieto sobre tudo e o faz com a genialidade de uma das poetas mais celebradas da atualidade.

Risque esta palavra é um livro ideal para quem gosta de pensar a poesia enquanto forma e também para aqueles que gostam de refletir sobre a palavra, seus significados e a importância das mesmas para nomeação do mundo e como o interpretamos. É um trabalho primoroso sobre metáfora, representação e linguagem. "Toda fala nasce com a cicatriz do silêncio que foi quebrado." Com essa palavra que é onipotente e onipresente a autora vai construindo textos contemplativos que se debruçam sobre a razão de ser das palavras.

"[...] embora em torno das coisas/ sempre se ajuntem palavras/ como cracas no casco/ de uma embarcação antiga [...]"

Ana Martins Marques vai também explorando a força das palavras fazendo uma relação com a força do tempo e sua ação sobre as coisas. Então estamos diante de poemas que detêm muita atenção sobre coisas e objetos, como no texto que diz que "[...] um poema não é mais/ do que uma pedra que grita [...]" E além de direcionar atenção para os objetos, existe um olhar para diversos sentimentos e também para a memória e o esquecimento.

Embora haja essa predominância sobre a exaltação da palavra, o livro também recorre a outras temáticas. Não podemos nunca dizer que um livro poético é sobre uma coisa só, uma vez que assuntos se encadeiam e também estão suscetíveis a ir até onde a experiência de cada leitor levar.

Um exemplo dessa diversidade de temas do livro é a última parte "Parar de fumar", onde Ana Martins Marques faz uma espécie de ode ao cigarro. "[...] o que fazer agora/ com as mãos/ cegas?/ o cigarro é parente/ do lápis [...]." Aparentemente Ana foi fumante e nessa parte do livro ela parece ainda se despedir do cigarro, explorando parte do que o ato de fumar pode significar para um fumante. Sabemos bem os males que o fumo acarreta para a saúde, mas o que a autora faz aqui é uma exploração do cigarro enquanto âncora para manifestações íntimas que precisam encontrar razão de ser e de estar onde estão. Ela escreve sobre um cigarro que "era então sobretudo um modo de ocupar/ as mãos/ e elas/ poderiam/ - ah, sim/ como poderiam-/ fazer coisas ainda/ piores."

A gente termina a leitura de "Risque esta palavra" já querendo reler, pois são vários os poemas que pedem revisitação e leitura em voz alta, além da necessidade de conversar com outros leitores sobre a obra. O texto de Ana Martins Marques é sensível, acessível e de imensa qualidade. Uma ótima pedida para quem gosta de poesias e para todos que ainda não descobriram que gostam.

site: https://rafamussolini.blogspot.com/2021/08/risque-esta-palavra-da-ana-martins.html

Tamires 02/08/2021

Risque esta palavra, de Ana Martins Marques
Por esses dias eu fiz uma aula de yoga no canal da Pri Leite com o nome de “areje o seu coração”. Sendo bem sincera, foi mais difícil do que imaginei que seria: senti um fogo arder no meu tronco, e suspeitei que o nome da aula talvez não estivesse correto. Mas, para sentir o ar fresco entrar, primeiro eu tive que abrir a janela. Depois, deixar o sol forte banhar o meu corpo. Por fim, veio a brisa.

A poesia funciona mais ou menos dessa forma. A janela mais recente que abri foi o livro “Risque esta palavra”, de Ana Martins Marques. Foi sol, brisa, detalhe, silêncio. Disse que “o poema não é mais que uma pedra que grita”, e essa foi uma das coisas mais verdadeiras que eu já li sobre poesia. Falou sobre Linguística! De cigaros, e eu gostei, apesar de nunca ter fumado. Evocou autores queridos também por mim, sugeriu próximos para ler. Teve poema de despedida, mas ao invés de fechar o livro, me deu vontade de ler tudo outra vez.

site: https://www.literaturablog.com/resenha-risque-esta-palavra-de-ana-martins-marques/

Ana Clara 13/07/2021

sensacional, só não devorei de uma vez porque precisei descer do ônibus. coisa linda, então, foi ver o último poema se despedindo daqueles que se apegam aos livros nos transportes, mercados, diversos espaços. experiência ímpar ir trabalhar lendo poesia - ainda que estivesse em pé no 343 -, foi um aprendizado, agora quero sempre. amei como a ana enxerga beleza nas efemeridades, detalhes, instantes. curioso e maravilhoso o conjunto de poemas sobre fumar, parar de fumar, cigarros e fumantes. é lindo, cada fragmento

site: https://www.instagram.com/historiaguardada/
Fran Carvalho 14/07/2022minha estante
Adorei.

Alanna Fernandes 10/07/2021

Ana Martins Marques me parece estar totalmente escancarada, aberta, mais sincera e madura sobre como se sente e como enxerga a vida. Ela se dispôs a enxergar tudo da vida, o cotidiano, os sentimentos, a finitude, a morte. Em seus livros prévios, ela me parecia acuada, tímida e reservada, mesmo com poemas incríveis e geniais. Ana em Risque Esta Palavra experimentou passear por referências e se inspirar em Wislawa Szymbroska, e.e. cummings, manoel de barros e outros o que torna seus novos poemas autênticos e com uma presença sem precedentes. Estou completamente apaixonada por sua entrega destemida neste livro. Eu retiraria apenas o último capítulo "Parar de Fumar" pois ele dá uma mudança abrupta na fluidez intensa e potente que o livro vinha trazendo até aí. Na verdade acho poemas sobre cigarro um grande clichê que necessita urgente ser superado na estética, nos versos e no status da poesia e dos poetas.

jean 06/07/2021

in love
ganhei com dedicatória da própria AMM estou felicíssimo. nem vou comentar sobre a obra. sem comentários.

1 | 2 | 3 | 4