Risque esta palavra Ana Martins Marques

Resenhas - Risque esta palavra

1 | 2 | 3 | 4

Luci_books 29/10/2023

Sempre recorro a poemas e poesias quando tenho dificuldade em ler, seja por ressaca, humor ou situações da vida. A literatura sempre foi para mim uma fuga; nela esqueço meus problemas e vivo a história que estou lendo. Desta vez foi diferente, não conseguia ler, não tinha a concentração necessária. A mente vagava, mas felizmente, Ana Martins Marques me trouxe novamente esse prazer. Mesmo eu que não fumo, fiquei apaixonada pelos poemas que retratavam o ato de fumar e abandonar esse vício.

Um pequeno trecho que amei:

?Despeço-me
de um jeito meu
que eu tinha

interrompo uma tarefa
a que fui longo tempo fiel

era algo que eu fazia
relativamente bem

embora também nisso
eu houvesse empenhado
algum desajeito?
Franklin Moreno 02/11/2023minha estante
Vc só lê coisa cult né? Kkl eu queria ?

Luci_books 02/11/2023minha estante
Hahaha! Como assim? Acho nosso gosto literário tão parecido ?

Franklin Moreno 03/11/2023minha estante
Queriaaaa ??

Ana Clara 13/07/2021

sensacional, só não devorei de uma vez porque precisei descer do ônibus. coisa linda, então, foi ver o último poema se despedindo daqueles que se apegam aos livros nos transportes, mercados, diversos espaços. experiência ímpar ir trabalhar lendo poesia - ainda que estivesse em pé no 343 -, foi um aprendizado, agora quero sempre. amei como a ana enxerga beleza nas efemeridades, detalhes, instantes. curioso e maravilhoso o conjunto de poemas sobre fumar, parar de fumar, cigarros e fumantes. é lindo, cada fragmento

site: https://www.instagram.com/historiaguardada/
Fran Carvalho 14/07/2022minha estante
Adorei.

jean 06/07/2021

in love
ganhei com dedicatória da própria AMM estou felicíssimo. nem vou comentar sobre a obra. sem comentários.

Alanna Fernandes 10/07/2021

Ana Martins Marques me parece estar totalmente escancarada, aberta, mais sincera e madura sobre como se sente e como enxerga a vida. Ela se dispôs a enxergar tudo da vida, o cotidiano, os sentimentos, a finitude, a morte. Em seus livros prévios, ela me parecia acuada, tímida e reservada, mesmo com poemas incríveis e geniais. Ana em Risque Esta Palavra experimentou passear por referências e se inspirar em Wislawa Szymbroska, e.e. cummings, manoel de barros e outros o que torna seus novos poemas autênticos e com uma presença sem precedentes. Estou completamente apaixonada por sua entrega destemida neste livro. Eu retiraria apenas o último capítulo "Parar de Fumar" pois ele dá uma mudança abrupta na fluidez intensa e potente que o livro vinha trazendo até aí. Na verdade acho poemas sobre cigarro um grande clichê que necessita urgente ser superado na estética, nos versos e no status da poesia e dos poetas.

Tamires 02/08/2021

Risque esta palavra, de Ana Martins Marques
Por esses dias eu fiz uma aula de yoga no canal da Pri Leite com o nome de “areje o seu coração”. Sendo bem sincera, foi mais difícil do que imaginei que seria: senti um fogo arder no meu tronco, e suspeitei que o nome da aula talvez não estivesse correto. Mas, para sentir o ar fresco entrar, primeiro eu tive que abrir a janela. Depois, deixar o sol forte banhar o meu corpo. Por fim, veio a brisa.

A poesia funciona mais ou menos dessa forma. A janela mais recente que abri foi o livro “Risque esta palavra”, de Ana Martins Marques. Foi sol, brisa, detalhe, silêncio. Disse que “o poema não é mais que uma pedra que grita”, e essa foi uma das coisas mais verdadeiras que eu já li sobre poesia. Falou sobre Linguística! De cigaros, e eu gostei, apesar de nunca ter fumado. Evocou autores queridos também por mim, sugeriu próximos para ler. Teve poema de despedida, mas ao invés de fechar o livro, me deu vontade de ler tudo outra vez.

site: https://www.literaturablog.com/resenha-risque-esta-palavra-de-ana-martins-marques/

Rafael Mussolini 15/08/2021

Risque esta palavra
"Risque esta palavra" da Ana Martins Marques (Companhia das Letras, 2021) é um livro de poesias incrível. Ele é dividido em quatro partes: "A porta de saída", "Postais de parte alguma", "Noções de linguística", "Parar de fumar". Em toda a obra encontramos uma predominância do olhar sobre a palavra escrita, a palavra falada e diversos outros aspectos que acabam por se tornarem manifestação da nossa relação com as letras. A palavra aqui serve como suporte para o texto poético e também como uma forma de pensarmos sobre memória, afetos e tudo que nos rodeia. Ana Martins Marques transpõe para o papel seu olhar inquieto sobre tudo e o faz com a genialidade de uma das poetas mais celebradas da atualidade.

Risque esta palavra é um livro ideal para quem gosta de pensar a poesia enquanto forma e também para aqueles que gostam de refletir sobre a palavra, seus significados e a importância das mesmas para nomeação do mundo e como o interpretamos. É um trabalho primoroso sobre metáfora, representação e linguagem. "Toda fala nasce com a cicatriz do silêncio que foi quebrado." Com essa palavra que é onipotente e onipresente a autora vai construindo textos contemplativos que se debruçam sobre a razão de ser das palavras.

"[...] embora em torno das coisas/ sempre se ajuntem palavras/ como cracas no casco/ de uma embarcação antiga [...]"

Ana Martins Marques vai também explorando a força das palavras fazendo uma relação com a força do tempo e sua ação sobre as coisas. Então estamos diante de poemas que detêm muita atenção sobre coisas e objetos, como no texto que diz que "[...] um poema não é mais/ do que uma pedra que grita [...]" E além de direcionar atenção para os objetos, existe um olhar para diversos sentimentos e também para a memória e o esquecimento.

Embora haja essa predominância sobre a exaltação da palavra, o livro também recorre a outras temáticas. Não podemos nunca dizer que um livro poético é sobre uma coisa só, uma vez que assuntos se encadeiam e também estão suscetíveis a ir até onde a experiência de cada leitor levar.

Um exemplo dessa diversidade de temas do livro é a última parte "Parar de fumar", onde Ana Martins Marques faz uma espécie de ode ao cigarro. "[...] o que fazer agora/ com as mãos/ cegas?/ o cigarro é parente/ do lápis [...]." Aparentemente Ana foi fumante e nessa parte do livro ela parece ainda se despedir do cigarro, explorando parte do que o ato de fumar pode significar para um fumante. Sabemos bem os males que o fumo acarreta para a saúde, mas o que a autora faz aqui é uma exploração do cigarro enquanto âncora para manifestações íntimas que precisam encontrar razão de ser e de estar onde estão. Ela escreve sobre um cigarro que "era então sobretudo um modo de ocupar/ as mãos/ e elas/ poderiam/ - ah, sim/ como poderiam-/ fazer coisas ainda/ piores."

A gente termina a leitura de "Risque esta palavra" já querendo reler, pois são vários os poemas que pedem revisitação e leitura em voz alta, além da necessidade de conversar com outros leitores sobre a obra. O texto de Ana Martins Marques é sensível, acessível e de imensa qualidade. Uma ótima pedida para quem gosta de poesias e para todos que ainda não descobriram que gostam.

site: https://rafamussolini.blogspot.com/2021/08/risque-esta-palavra-da-ana-martins.html

regifreitas 01/09/2021

RISQUE ESTA PALAVRA (2021), de Ana Martins Marques.

Ana Martins Marques é um dos principais nomes da poesia contemporânea brasileira, e um dos que mais tenho gostado de acompanhar a produção nos últimos tempos. O estilo dela, a forma como, por exemplo, ela reflete sobre a linguagem em muitos dos seus poemas, me agradam bastante. Em muitos momentos, eu enxergo semelhanças entre a poesia dela e a da polonesa Szymborska, outra das minhas favoritas. O cotidiano, as pequenas coisas e objetos que se transformam e se desnudam através da reflexão poética… Ana tem uma visão singular das coisas, que vale muito a pena conhecer!

licitayak 16/09/2021

Poesia acessível
Acredito que meu maior preconceito com poesias desde que me conheço por gente é foi por conta de imaturidade. Eu lia e relia e? bom, as palavras pareciam ter sido sorteadas, colocadas às cegas, como no dadaísmo. Entretanto, após 3 anos sem pegar em um livro de poesias, com muito receio tirei este livro da estante, a fim de me aventurar.

Vejo que talvez eu apenas não tivesse maturidade para entender, porque lendo agora, me encontro extasiada. Esse livro tocou partes de mim que encontravam-se adormecidas há tempos, ele definiu pensamentos indecifráveis e também me permitiu sentir o gosto de cigarro por meio das palavras.
Poesia realista e concreta.
Leiam. Apenas leiam.

Mariana Dal Chico 11/10/2021

“Risque esta palavra” de Ana Martins Marques, foi publicado pela @companhiadasletras em junho/21, que me enviou um exemplar de cortesia

A autora foi umas das responsáveis pela minha recém-descoberta paixão pela poesia, por causa da leitura do seu livro “O Livro das Semelhanças” em 2018, surgiu aqui no perfil o projeto #cafécompoesia, onde me propus a ler ao menos uma poesia por dia enquanto tomo café da manhã, a fim de me aproximar mais desse gênero que eu achava não gostar tanto.

Desde então, estava ávida por um lançamento.

O livro é dividido em quatro seções: A porta de saída; Postais de alguma parte; Noções de linguística e Parar de fumar.

O que mais me encanta nas poesias de Ana Martins Marques, é a metalinguagem atrelada à imagens do quotidiano, frases simples, palavras comuns que colocadas lado a lado ganham significados diversos que depende de quem os lê.

“[…]
às vezes sim me ocorre encontrar uma palavra
enganchada numa lembrança
como uma lâmpada num bocal
[…]"
p. 12

Outro tema que me fascina na literatura é o tempo e sua ação sobre tudo o que toca, bem como memória e esquecimento, temas presentes em muitos poemas desse livro.

“[…]&
de minha parte matei uma criança:
uma menina morreu em mim
por onde vou carrego
seu cadáver
e a forma exata do seu corpo
repousa no meu corpo
como num vestido
largo demais.
“ p.21

Foi impossível chegar ao final da leitura e não fazer uma releitura imediata, dessa vez com mais calma e apreciando cada sílaba escolhida para estar presente naquele momento.

Compartilhei muitos momentos de leitura com vocês nos stories, espero que tenham gostado

Mais um livro de poesias que entra para a lista de favoritos da vida.

site: https://www.instagram.com/p/CTxkMBjrzOX/

Dandara 24/10/2021

Risque esta palavra
Esse é o segundo livro de poesia que leio da Ana Martins Marques, a "narração" dos poemas me proporcionou várias criações de novos mundos. Recomendo!

@monicadoceu_ 30/10/2021

Os outros gostei mais, mas sempre vale a pena
"Da arte das armadilhas" continua sendo meu favorito, mas os livros dela sempre valem a pena, pelos tesouros que vai encontrando pelo caminho.

Um livro mais melancólico que os anteriores (o que não é muito o meu astral), mas gostei desse contato com uma perspectiva mais cinza das coisas e sóbria do mundo

Eve 20/12/2021

atenção: isso não é uma resenha.
eu li
me perguntando em qual capítulo
em qual verso
em qual palavra
você decidiu ir.
em qual poema você riscou o meu nome
em qual página
em qual grifo teu
em qual verbo que tu leu
removeu o meu nome.

no entanto
nada foi dedicado a você,
nem mesmo a tinta
que faz nascer as palavras.

o ‘para não dizer adeus’
foi dito,
e desculpa-me lya luft
mas tive que dizer adeus
a quem riscou o meu nome.

Andrea 28/12/2021

Poesia no cotidiano
A autora mineira Ana Martins Marques divide suas palavras em quadro partes, usando itens, situações e vícios que estão presentes no nosso dia-a-dia, sendo muito fácil se identificar com alguns dos poemas.

Gostei deste contato com uma poesia que conta pequenas histórias, mistura lendas e dilemas, aflições e desejos, que tocam de forma sutil a alma e depois podem vir a ocupar o pensamento.

É o retrato do cotidiano, o questionamento da poesia ter tanto valor e ao mesmo tempo não ser valorizada, podendo os livros do gênero ficarem em um cantinho da estante próximo ao chão.

Ao mesmo tempo que desafia o leitor a encontrar poesia em tudo, pois ela está intimamente ligada as nossas ações, reações, frustações, júbilos, saudade e solidão.

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2021/12/risque-esta-palavra.html?m=0

Thammy 04/01/2022

Achei Ok.
Essa foi a minha primeira experiência com uma obra da autora e, no geral, posso dizer que gostei. São poemas contemporâneos, próximos das nossas vivências, que relatam um pouco de tudo: dores, observações do cotidiano, amenidades, vícios, amores. Ana Martins Marques expõe tudo de maneira muito clara, firme por vezes. Ela coloca no papel também seu relacionamento com as palavras e com o ato de escrever. É interessante ver como se dá essa relação, ora serena, ora agoniada, ora confusa. Em alguns momentos me desconectei da leitura porque a subjetividade dela não conversava com a minha. Mas gostei de alguns poemas específicos como "Silêncio" e "Prosa (II)". Não achei brilhante como muitos dizem, mas concordo que é uma leitura objetiva e profunda que vale a pena conhecer.

aline203 07/01/2022

lindo!
Conheci Ana Martins Marques através de uma amiga que me marcou num post em rede social, e foi amor a primeira vista.
Ana Marques é sem dúvida uma dos poetas de maior importância da atualidade, para mim a maioral. Este livro é lindo de cabo a rabo!

1 | 2 | 3 | 4