Oceano Sem Lei

Oceano Sem Lei Ian Urbina

Resenhas - Oceano Sem Lei

Waldilson.Cerqueir 23/03/2024

Livro muito bom, fala sobre muita coisa que acontece em alto mar e que a gente nem imagina. Crimes, escravidão, assassinatos, etc

Jessica Leite 29/02/2024

O relato dos crimes nos mares
O livro ?Oceano sem Lei?, escrito pelo jornalista norte-americano Ian Urbina, revela histórias perturbadoras e chocantes sobre o mundo marítimo. Durante cinco anos, Urbina investigou temas como pesca ilegal, tráfico humano, trabalho forçado, comércio ilícito de frutos do mar, pirataria e muito mais. O autor explora as entranhas das indústrias da pesca, do petróleo e da navegação, revelando práticas obscuras e impactos devastadores. O alto-mar é retratado como um lugar onde qualquer um pode fazer qualquer coisa, pois ninguém está vigiando. O livro oferece uma visão global dessas questões e expõe a realidade sombria que muitas vezes permanece oculta. Vale a pena explorar essa obra para entender os desafios enfrentados pelos oceanos e suas consequências para a humanidade.

Flavii0 30/11/2023minha estante
E essa conta é coletiva, então o que um grupo faz ecoa em toda a humanidade. Pesado!

Terremoto resplandecente 05/10/2023

O Sam é brabo
Assim as vezes é chato quando aprofunda dms. Mas é muito legal, o Sam é brabo e muita coisa inimaginável tem aí

JL Marcal 08/09/2023

Brutal
Relatos brutais sobre o que acontece em uma região do planeta que a maior parte da população humana jamais visitará: o alto-mar. É realmente difícil de imaginar tudo o que foi relatado, o que torna a leitura ainda mais impactante. Recomendo demais!!!

Rodrigo 15/08/2023

A última fronteira
Eis aqui um livro interessante e incomum, onde, a cada capítulo, o autor investiga um tipo de atividade criminosa cometida em alto mar, normalmente invisível aos clientes de restaurantes japoneses. Os relatos mais pesados giram em torno da rotina de bordo em barcos de pesca asiáticos, em situação análoga à escravidão, mas o livro também vai abordar o périplo de clandestinos nos porões de navios, pirataria na Somália, disputas no campo do direito marítimo e muitos outros temas.

Há um capítulo especialmente atual e relevante ao Brasil, apesar de relatar fatos ocorridos em 2016. O autor embarca num navio do Greenpeace em Macapá, a fim de estudar os impactos decorrentes da possível exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas. Até então, não havia lido nada a respeito sem algum viés ideológico, e foi curioso acompanhar as reações de autoridades, incluindo políticos e marinha, na iminência de um estudo aprofundado sobre a biodiversidade local, feito por ONG estrangeira e com poder de atrair a opinião pública e de levar o IBAMA a negar a licença, o que realmente aconteceu posteriormente.

Contudo, o livro possui 2 grandes poréns. O primeiro, por se tratar de um livro de nicho. Acho que 90% dos leitores que já o encararam são pessoas com profissões ligadas ao mar, e a minha impressão se basea por pensar que um leitor comum dificilmente se interessaria por temas tão específicos.

O segundo é que o autor, como profissional de imprensa, poderia ter economizado bem umas 100 páginas do livro, porque sempre se excedia em explicações que corriam paralelas ao tema. Junte-se a isso o fato de que o tamanho da fonte não favoreceu este leitor cegueta que vos escreve, e eis o porquê de tê-lo começado em 2022 e só estar acabando agora.

Fora isso, o autor abriu a minha mente para uma infinidade de circunstâncias terríveis no alto mar, último ambiente ainda não 100% estudado pela ciência. E sim, sou um dos que possuem ligação com temas marítimos, por isso me senti como se vivendo na pele cada situação, apesar de, ao mesmo tempo, sofrer com o excesso de páginas. O saldo foi positivo, só não acho que vai agradar a todos, ainda que torcendo pra estar errado.

Alexandre.Aranha 04/08/2023

Interessante, mas maçante
As histórias que o autor conta em cada capítulo são bem tensas e me fez pensar como o oceano é implacável e, muitas vezes, cruel! Ian é um baita jornalista e tem todo o mérito pelas conquistas e prêmios.

Meu ponto em relação a dinâmica do livro é que ficava maçante da metade para o final dos capítulos. Gostaria de ter tido uma experiência mais imersiva, por mais que ele desse bastante detalhe, no fundo, não me prendeu.

Mota 09/11/2022

O mar e os seus segredos
Numa imensidão de águas salgadas surge seus segredos, o desprezo pelo ser humano que trabalha em um barco pesqueiro cheio de pesca ilegal e matança desfreada, o mundo precisa parar esse tipo de atividade, temos que ter a consciência que precisamos da vida marítima para sobreviver, assim é o relato de livro!
Mota 11/11/2022minha estante
Para quem gosta de histórias sobre o mar, esse livro é perfeito para a leitura, uma dica para o mês!

Misa 24/04/2022

A realidade é mais cruel que a fatasia
Uma leitura dolorosa, é estarrecedora, muitas vezes se costuma romantizar a pirataria, o mar, as aventuras em navios, este livros desconstrói toda essa fantasia criada, e mostra que a realidade é bem mais cruel, quase inacreditável.
O jornalista denuncia o trabalho escravo dos pesqueiros, a pesca ilegal, o impacto ecológico que a negligência das autoridades, e a falta da conscientização social tem gerado aos oceanos.
As áreas oceânicas considerado internacionais, onde nenhum país é tem autoridade, mostra apenas que é mais uma desculpa para os países e autoridades marítimas fugir das responsabilidades.
Os crimes vão de pesca ilegal, escravidão a jogos políticos.
Eu indico esse livro a todos que tenham estômago para ter a realidade revelada para si.

b1ktwpas 20/12/2021

Imenso, mas finito.
Sobre que foi contado: Eu até imaginava que crimes poderiam ocorrer no alto-mar e sair impunes, afinal, se isso ocorre em terra, por que não aconteceria em água? Mas a leitura deste trabalho jornalístico me mostrou que o buraco é muito, muito mais fundo. É entristecedor ler sobre a exploração que os trabalhadores sofrem no mar, especialmente vietnamitas, cambojanos, indonésios, filipinos e tailandeses. A gama de crueldades praticadas contra essas homens e o quase total abandono por parte de seus países de origem é de dar um nó nas tripas. A forma como as vidas e as riquezas dos oceanos vêm sendo subtraídas de maneira inconsequente em prol do lucro de empresários milionários é angustiante. É um alívio, entretanto, saber que existem muitas pessoas lutando para ajudar esses trabalhadores sobre-explorados e defender os seres vivos que são pescados e caçados em um ritmo industrial. A bagunça que o ser humano causa na Terra deve ser consertada por outros seres humanos, aqueles mais conscientes desse mundo finito e efêmero em que vivemos. O estilo de vida atual da gente está nos levando a altas velocidades e de forma acelerada ao nosso fim.

Sobre o livro em si: Essa é a primeira vez que leio algo escrito pelo Ian Urbina e devo dizer que foi uma leitura fluida, às vezes pesada pelos relatos, mas na grande parte dos capítulos senti prazer em ler e quis seguir pelo resto da noite. É uma leitura que vale muito a pena adicionar à meta.

Rafael_Santiago 02/10/2021

Direto, informativo, envolvente e também contundente
A abordagem do livro é documental. Escrito por um ótimo jornalista que lançou mão de vastas fontes para discorrer sobre a terra de ninguém que os oceanos em inúmeras situações se tornam ou são de fato.

Embora seja um livro sobre os oceanos (ou sobre a imensa porção de água do planeta Terra, subdividido por linhas imaginárias), em muitos momentos você se sentirá lendo um texto que aborda nossos piores vícios enquanto sociedade. Momentos de vergonha (nada alheia) de nossa espécie são garantidos.

Ao terminar a leitura me encontrei às voltas e um pouco incomodado com uma citação do Oscar Wilde que vai muito de encontro com os absurdos narrados nesse livro:

"Chamamos de ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando chamamos de caráter"

Concluí que "Oceano sem caráter" é o livro dentro do livro e que o mau-caratismo talvez seja o poluente mais tóxico existente nos oceanos, mas aí você vai precisar ler para saber.

Embora estarrecedor em muitos momentos, a leitura flui muito bem e o livro vale muito a pena pela quantidade de informação reunida por um jornalista em campo.

Eduar 27/08/2021

Magnífico!
Leitura dura e seca, mas necessária. Denúncias e relatos inimagináveis de atrocidades e violações de direitos humanos que inacreditavelmente ainda acontecem nos tempos de hoje como se ainda estivéssemos no século XIX.

Vale a pena cada palavra.