Honestamente: sinceramente?

Honestamente: sinceramente? Bruna Zielinski

Resenhas -

theoca 25/04/2024

Após uma briga, Leonardo e Benjamin se distanciam, ficando 7 meses brigados. Porém, na festa de aniversário de Leonardo, eles acabam de beijando e descobrindo que gostaram disso.
Então em um acordo de "só sexo" eles acabam percebendo que não contentam apenas com sexo.

É um livro muito fofo, engraçado e dolorido também, trata de questões como problemas familiares, traumas, medos, conflitos internos.

Um romance secreto que tinha tudo para dar errado, mas que deu muito certo!!

Beatriz3345 21/04/2024

Sinceramente? Eu amei isso aqui
Que livro meu amigos.
Que livro.

Eu amei o desenvolvimento dois personagens tanto como um casal,como pessoas também. A forma com que aos poucos eles foram entendendo a importância do diálogo em relacionamentos,tanto amorosos, amizades,familiares,etc...eu amei cada pedacinho desse livro. E saber que esse livro era inicialmente uma fic com EXO(meu grupo fav de kpop) me deixa tão feliz.

Eu não sei com quem eu me identifiquei mais,se foi com o Leo ou o Benjamim. Acho que no final de tudo eu me identifiquei com os dois,um pouco de cada.

É quimica que você querem?pois o Benjamim e o Leo tem de sobra.

Honestamente: sinceramente?eu amei esse livro.

Grussyo 21/04/2024

*SURTOS*
Honestamente: Não sei porque demorei tanto pra terminar de ler esse livro, enrolei por um mês e pouquinho, mas eu aproveitei cada palavra. Eu esperava um romance meia boca, só pra eu matar minha vontade de ler um romance LGBT, mas, sinceramente? Eu recebi um turbilhão de emoções a cada nova situação que os personagens se encontraram. Eu simplesmente ADOREI o jeito que eu chorei pateticamente em cada capítulo, o jeito que eu me identifiquei com Benjamin e o Leonardo (é impossível não se identificar). Esse livro me prendeu do começo ao fim, ele fala sobre dois garotos tentando lidar com o amor que sentem um pelo outro, enquanto não gostam nenhum pouco de si mesmo. Esse livro fala muito de problemas familiares e como isso afeta na formação de uma pessoa, que pode acabar machucando não só a si mesma, mas também aos outros ao seu redor, E MEU DEUS--- Eu literalmente tive que tirar meu foco de tudo, e refletir sobre situações da minha vida, e tentar ver elas por outros ângulos. Eu nunca esperei que um romance fosse me dar um tapa na cara tão grande quanto esse me deu. Enfim, desculpa pela bíblia, mas sério, leiam. É uma leitura tranquila que te deixa com surtos a cada frase. AJSHAISBIABSJAJ

Jessica 20/04/2024

Se prepare para uma cachoeira de lágrimas
Honestamente: Apesar de a escrita da autora ser muito fácil e fluida, não consegui me envolver com a história.

A trama e complexidade dos personagens é mais narrada do que demonstrada, dando a impressão de que não há, de fato, uma história acontecendo e os fatos não avançam.

Também há muita repetição de narrativa, situações e questões teoricamente já resolvidas e isso me fez pular várias partes e diálogos (por parecer que eu já os tinha lido algumas vezes.

Além disso, as menores e mais insignificantes coisinhas são motivo para cenas emotivas, banhadas a muitas e muitas lágrimas, ou brigas estrondosas.

Sinceramente? Não funcionou para mim. Mas se você curte um romance melodramático, essa leitura é perfeita para você.

Pehh_.s 19/04/2024

É um livro que mistura um romance "fofo", mas tem principalmente um hot e eu acho quê a autora conseguiu misturar bem isso

money0806 15/04/2024

Honestamente: sinceramente?incrível!!
Eu fui ler esperando nada e me entregou TUDO E MAIS UM POUCO!! eu não tava esperando que essa história fosse me prende TANTO!! eu não sabia com quem eu me indetifiquei mais na história,se era com o Benjamin ou com o Leonardo. Eu amo como a relação deles foi evoluindo e pqp eles tem mais química q o meu cabelo!!
comunicação é tudo dentro de qualquer relacionamento!! (espero conseguir por em prática mais vezes?

adorei que a relação deles os ajudou a evoluir em vários aspectos da vida de ambos pra melhor e também os fizeram a amadurecer como pessoa tbm. saber que essa história era inicialmente uma fic do EXO me deixa com o coração quentinho!!! facilmente a história daria pra ser um filme!

AMEIIIII

((lara)) 10/04/2024

Honestamente e sinceramente? eu preferia não ter lido
Eu não sou de dar nota baixa para livros, ainda mais nacional. Mas esse aqui não deu.
Eu não sei o que me irritou mais no livro, acredito que foi os personagens. Eles são TÃO rasos que é difícil separar os dois.
É impossível conviver com alguém parecido com algum deles. A falta de comunicação entre os dois era ridícula de tão ruim.
O começo do livro é tão rápido que o leitor não consegue digerir o que está acontecendo: num momento eles estão brigados e no outro se pegando, isso no mesmo capítulo.
Os problemas dos dois são fúteis, começam e acabam da mesma maneira, rápido.
Os personagens parecem crianças do maternal, apesar de serem adultos. Tem atitudes muitos infantis que são inconcebíveis para uma pessoa maior de 12 anos.
Os personagens secundários que só exiatem nos momentos que são necessários e não sabemos nada sobre eles pois são irrelevantes para 99% da história e não tem nenhum traço de personalidade.
O livro tinha tudo para ter uma história incrível, mas a autora jogou tudo fora com uma execução péssima.

rekizone 08/04/2024

Honestamente: a única coisa boa é a capa
Lembro que quando "Honestamente: sinceramente?" lançou, alguns anos atrás, eu estava morrendo de vontade de colocar minhas mãos no livro e iniciar a leitura. Não apenas a capa era linda, como também a sinopse parecia ser interessante e o livro (na época) havia recebido um grande destaque de influenciadores.

Trazendo a história de Benjamin Park e Leonardo Guimarães, a obra de Bruna Zielinski retrata o caso de dois (melhores) amigos que se conheceram na faculdade e, por causa de uma briga, começam a se odiar profundamente. O tal "ódio", é claro, não é ódio de maneira nenhuma, mas sim o fruto de um pouco de mágoa associada a uma atração sexual e romântica mal disfarçada. Ainda com sentimentos um pelo outro, é quando se reencontram na festa de aniversário de Leonardo que certos acontecimentos levam ambos os garotos a estabelecerem um acordo de "amizade colorida", e a partir daí o enredo vai se desenvolvendo.

Ou tenta se desenvolver, pelo menos.

O livro de Bruna Zielinski, ao meu ver, parece um típico caso de "ideia boa, execução deplorável". A autora tinha uma ideia clichê, porém boa, mas não conseguiu desenvolvê-la de maneira no mínimo aceitável. Sinceramente?, sinto que eu deveria ter ganhado um prêmio só de ter chegado ao final da leitura, pois minha vontade era de ter abandonado o livro desde que passei dos 15%.

Um dos principais motivos pelo qual eu queria tanto ler "Honestamente: sinceramente?" quando ele lançou foi porque a história de Leo e Ben me foi vendida como um clássico "melhores amigos que brigam e se afastam", mas depois de ler tudo eu percebi que... não era bem isso. Desde a primeira página somos forçados a ler o quanto Ben está magoado e enfurecido com Leo, mas, de maneira diametralmente oposta aos seus pensamentos, ele não perde tempo em agarrar o outro garoto na primeira oportunidade que encontra (e o mesmo pode ser dito sobre a parte contrária). Não há tempo para o leitor digerir a briga, para sofrer um pouquinho com a dor dos personagens e torcer para que fiquem juntos; no primeiro capítulo já pulamos da raiva para a frustração, da tristeza para o tesão. A sensação foi a de passar pelas 5 fases do luto de uma única vez.

No geral, a história é cheia de pontas soltas e de temas que mereciam um melhor destaque e detalhamento (família abusiva, vício, autoestima etc), mas que parecem ter sido apenas batidos em um liquidificador e jogados dentro da narrativa para gerar mais drama. Os desentendimentos dos personagens principais são constantes, fúteis ao ponto de serem dignos de uma turma da quarta série, e acabam sendo resolvidos tão facilmente quanto surgiram. Ademais, a falta de comunicação entre o Ben e o Leo é irritante. Ambos têm mais de vinte anos, mas se comportam como crianças do primário e agem de maneira extremamente caricata, jamais evoluindo no curso da narrativa. Eu não conseguia, em momento nenhum, enxergá-los como pessoas reais, como personagens vivos, e sim como seres unidimensionais que não conseguiam ter mais do que duas características marcantes para tentar manter a história fluindo. E se isso era o que eu pensava dos personagens principais, que deveriam sustentar todo o enredo, imaginem só o quanto detestava o elenco secundário, que serviam como meros figurantes sem qualquer voz ativa...

Por fim, deixo aqui a mesma crítica que tendo a tecer em livros modernos que tentam demais se aproximar do leitor: a prosa de Bruna Zielinski não é ruim, longe disso, mas torna a escrita mais pobre (e extremamente datada) o modo como ela insere memes da época em que o livro foi publicado na trama. Nada ativa a minha resposta de fuga ou ataque de maneira mais eficiente do que abrir um livro e ter coisas como "biscoiteira", "mas você tá brava?" etc no meio dos parágrafos. Por favor, parem de fazer isso. É um grito de socorro.

Honestamente: a melhor parte do livro foi ter acabado ele.

Vanyy0 29/03/2024

Honestamente
Essa história retrata um enemies to loves entre dois ex-amigos que tiverem uma desavença no passado o que ocasionou no fim da amizade. Ela nos mostra as inseguranças, defeitos e qualidades de Benjamin Park e Leonardo Guimarães. O livro é muito reflexivo e contêm muitos sentimentos para ser sentidos. Ao longo da narrativa Leo e Ben aprendem a respeitar um ao outro e também aprendem a importância do diálogo em um relacionamento, seja fraternal, familiar ou amoroso.
Honestamente: Sinceramente contêm muita honestidade e sinceridade, mas também possui as vulnerabilidades ocultas de pessoas inseguras tentando aprender a conviver da melhor forma possível em uma sociedade imperfeita.

mifssena 29/03/2024

'A primeira coisa que quero comentar é que esse livro prende muito. Você engole a história e só quer largar quando terminar, eu li em uma semana as 320 páginas. Os dois personagens principais são cativantes e a dinâmica entre eles é muito boa, parece realmente duas pessoas que se conhecem e tem uma amizade, é similar às relações da vida real.

A trama é muito direta, as coisas acontecem rápido, sem enrolação. O casal protagonista tem foco total, não muda para outros personagens. O livro é muito baseado em diálogos, então não tem muitas descrições de cenários, cenas e coisas do tipo, o que muitas vezes é bom. Histórias com demasiadas descrições de elementos na cena podem ser cansativas.

O Benjamin e o Leonardo tem muita química, isso fica óbvio nas páginas. O sentimentos de um pelo outro passa muita veracidade, as conversas e o que um fala para o outro é muito bonito e tocante. Mas o mais legal é a evolução dos dois durante o livro. Dá para perceber o amadurecimento deles, as mudanças de pensamento e características. Tudo é muito natural e convincente. Para mim é muito importante conseguir visualizar o crescimento de personagens. O mais interessante é que eles não são perfeitos, você não encontra príncipes encantados aqui. Eles erram e acertam, como qualquer ser humano."

Samy's 29/03/2024

Honestamente: Sinceramente
Pra quem se indentificou com os personagens conseguiu apreciar a obra de maneira mais emocional e no meu caso até mesmo consegui refletir sobre os meus próprios sentimentos, confusões internas mal resolvidas, entre outros. Não diria que é um livro pra quem tá lendo se sentir bem, porquê nele há diversos gatilhos em questão de relacionamentos e família. É um ótimo livro.

SeuEdu 27/03/2024

Sinceramente? deixa o tempo dizer
Honestamente: estou apaixonada por esse livro
Sinceramente? não consigo parar de chorar por terminar de ler e tenho certeza que sentirei saudades
uma leitura tão leve e fofa que ia me conquistando aos poucos
chegou em um ponto onde eu fazia tudo pensando nesse livro, quando ia ler ele, o que acontecia no final e em fazer uma lista sobre todos os motivos de eu ser apaixonada nesse livro!
recomendo para todas pessoas fãs de romance com implicância na medida certa, também indico para pessoas que são apaixonadas em músicas e pessoas apaixonadas em morenos cabeludos com energia golden retriever
meu coração está tão quentinho que preciso fazer um chá de hortelã para suprir a saudades que já estou sentindo de ler esse livro

Dudadinha 19/03/2024

Gays brigando por diva pop no twitter
É basicamente o mesmo nivel, a escrita da autora é muito boa, para quem é fan do exo e sabe da onde surgiu esse livro vale a pena ler para relembrar dos favs e do famoso chanbaek
Um livro pra quem nao quer pensar e nem ficar com um triplex na cabeça quando acaba

stypnexc 14/03/2024

Honestamente? Sinceramente?
Devo dizer, esse livro foi um achado e perdido no fim do mundo que o Senac é. Quem diria que eu encontraria um livro de kpop com origem em fanfic na biblioteca de um dos lugares que mais odeio? Fiquei muito surpreso e com isso coloquei muita expectativa.

Começando pelo princípio: Onde está a profundidade na construção dos personagens? É como se o livro simplesmente os apresentasse sem maiores elaborações. Houve exatas duas ou três páginas de transição de enemies to lovers, e no momento em que pisquei, já estavam juntos. Os conflitos entre eles não são desenvolvidas de forma adequada; parecem mais duas crianças brigando. Perdi a conta de quantas vezes revirei os olhos e pulei páginas. E, para um livro onde o foco inicial deveria (acho eu) ser o enemies to lovers, passou longe de ser isso.

E quanto aos demais personagens? Onde estão? O que fazem ou pensam? Simplesmente não há desenvolvimento; se apareceram mais do que três vezes, foi um milagre.

A premissa é interessante e o enredo é bom, porém sinto que a autora se perdeu em alguns momentos, tropeçando em sua própria narrativa. Houve momentos em que a infantilidade dos protagonistas tornou-se cansativa, e a gramatura das páginas não ajudou em nada.

Apesar dessas ressalvas, trata-se de uma leitura agradável para passar o tempo. É o tipo de livro ideal para ser lido quando se está entediado e sem muitas opções. Contém passagens bem escritas e pensamentos profundas.

Apesar de tudo, recomendo a leitura para aqueles que estejam curiosos.