Pantagruel e Gargântua

Pantagruel e Gargântua François Rabelais

Resenhas - Pantagruel e Gargântua

Marcos606 22/03/2023

Entre gigantes e homens
Juntos constituem uma obra-prima cômica de primeira ordem, única na literatura ocidental. Pantagruel, é uma obra imensamente complexa, combinando características da literatura popular com aprendizado profundo, sátira tópica e entusiasmo pelos ideais do humanismo renascentista. Gargantua, a história do pai de Pantagruel, compartilha características (por exemplo, sua trajetória narrativa) com seu antecessor, mas é mais sofisticado, evitando pelo menos parte da palhaçada crua de Pantagruel em favor de uma elaborada sátira política e religiosa, um compromisso mais claro com um cristianismo tolerante do tipo erasmiano, e um reexame não inteiramente irônico do projeto humanista.

Ezequiel.Cesar 15/03/2023

?Gigantesco!?
Como tudo nesse livro é satírico, irônico, exagerado, e às vezes até grotesco, é o título mais-que-perfeito para essa resenha.

Obra-prima do francês François Rabelais, ex-monge franciscano e beneditino, onde narra as aventuras dos gigantes Gargântua e Pantagruel, pai e filho, e suas peripécias em Paris e outros locais.

Gostei muito do livro, apesar de ser uma obra do século XVI não apresenta nenhuma dificuldade de leitura. A tradução de Guilherme Gontijo Flores é impecável, as exegeses antes de cada capítulo ajuda muito no entendimento dos textos.

Recomendo muito a leitura a todos que apreciam obras clássicas .

Jonathas dos Santos Benvindo 29/07/2022

Um dos livros mais engraçados que já li. Lembra um pouco também o Decamerao mas é muito mais engraçado é a leitura flui mais rapidamente. E a tradução ficou perfeita!

SamuellVilarr 22/06/2022

Pantagruel e Gargântua, François Rabelais.
Antes de tudo, a organização da edição, tanto no trabalho de tradução e pesquisa acerca da história em seu contexto e em suas mínimas características feita pelo tradutor, quanto o trabalho da seleção das ilustrações e da apresentação da edição, foram coisas que realmente contribuíram e muito com o entendimento do conteúdo, o aproveitamento e a contemplação dessa grande história de Rabelais. Trata-se de uma narrativa em que dois personagens, Pantagruel (filho de Gargântua) e Gargântua (filho de Grangorja e pai de Pantagruel) retratam uma série de questões que concernem a condição religiosa e a igreja da renascença, a tradição do medievo, a literatura grega e as línguas latinas, tudo isso e muito mais com um primor estético e estilístico único e encantador, o autor, e não é por menos, é considerando um grande estilista, e aqui encontramos isso de maneira muito acentuada na história desses gigantes que travam batalhas, comem e bebem de maneira descontrolada, capturam torres, participam de discursos orais, nascem e são recebidos com um gado imenso para satisfazer-lhes o consumo do leite, lidam com mulheres esbeltas, em suma, demonstram e representam inúmeros aspectos daquilo que constitui uma narrativa extremamente ampla e também, tipicamente renascentista, com uma amplitude que para além de ser meramente estética, estilística ou literária, é também de uma amplidão erudita muito grande, o modo em que obras e conhecimentos de filosofia, línguas antigas, história, ciências rudimentares e artes são retratados aqui, são coisas que apesar de acrescentaram e muito na construção da narrativa e para a sua primazia estética, fornecem-lhe a estrutura única de composição literária, um universo cômico, satírico, que retrata uma cultura tradicional e popular na sua linguagem, algo que, em literatura, não se dispensa sob hipótese alguma, Rabelais é gênio.

Michelle França 07/05/2022

Surpreendente, sátiro, grotesco, sem noção, amei!!!!
Me lembrei na infância de ter lido um livro ilustrado sobre dois gigantes de nome Pantagruel e Gargântua, já na infância achei bem esquisito pois não se parecia em nada com um livro infantil porém lembro que ele ficava na sessão infantil da biblioteca da escola, alguém com certeza fez de sacanagem. Guardei na memória a história e quando vi que a 34 lançaria comprei na pré venda e esperei ansiosa. Surpresa minha pois me deparei com uma das melhores leituras da vida kkkkk, enrolei de propósito pra terminar pois queria ler e reler várias vezes um mesmo capítulo pois é daqueles livros que vc desacredita que leu certo trecho visto que foi escrito em meados de 1500 e bem Rabelais choca em sua escrita esta humilde leitora moderna kkkk, se fosse um autor dos tempos de hoje certamente estaria na lista de cancelados e seria figura polêmica.
Seus textos contém violência extrema, escatologias das mais criativas possíveis, misoginia, obscenidades, humor negro, humanismo (destoante claro), heresia, politicamente incorretos, entre outros pontos fortes que se chocam com a impressionante narrativa dos feitos de seus dois personagens pai e filho em suas proezas agigantadas e por muitas vezes exageradas ao extremo a ponto de chocar esta leitora aqui.
Conhecer a origem dos gigantes partindo de grandes nomes bíblicos até nomes como Fodenão, Paudegrão até chegar em Gargântua e Pantagruel. Do parto deste último, sua infância comendo bois inteiros, sua adolescência rebelde, sua influência e importância na sociedade pois seus conselhos eram seguidos e ouvidos a risca mesmo este fazendo piadas e não levando a sério o que dizia (ele nitidamente paz piadas sobre jargões jurídicos), mas ao mesmo tempo havia sabedoria e humanismo em suas decisões onde chegou a ser comparado a Rei Salomão.
Seus amigos figuras marginais, envolvidos nas mais mirabolantes histórias com desfechos inesperados, destaco meus favoritos Panurgo e o monge João do Picadinho kkkk .
Ricamente ilustrado cada imagem retrata fielmente o texto e choca muitas vezes principalmente os trechos de batalha ou luta onde há decapitação, perseguição por cães kkk, ou os personagens principais se alimentando muitas vezes de coisas nada comuns como seres humanos .Fico imaginando o choque de quem leu e viu essas ilustrações em 1540 e trá lá lá.
Destaco os textos introdutórios de cada capitulo que te permite entender o contexto narrativo perfeitamente mesmo para leigos, a introdução funciona bem e você consegue ler sem pausa a história e compreendê-la, a tradução também está perfeita, há muitas explicações sobre jargões, palavras e frases em qual conceito foi traduzido.
É uma leitura para reler e reler e reler e você com certeza vai achar mais alguma coisa de interessante, mais uma cutucada, mais uma alfinetada, uma polêmica nas palavras de Rabelais, é um ótimo livro sem dúvida vale cada centavo, o meu já está destruído, amassado, cheio de post it, anotações livro bom fica assim e tá tudo bem.
Se você quer ler algo de qualidade textual, com uma história rica, criativa, totalmente fora da casinha escrita em meados de 1540 por aí com 120 ilustrações de tirar o fôlego esse é seu livro. Leia lentamente, aprecie cada capitulo que são muitos e curtos, releia o quanto for preciso para entender e divirta-se.