Vozes Trans

Vozes Trans Brenda Bernsau...

Resenhas - Vozes Trans

ragnaei 04/09/2021

bom demais++++
Vozes Trans é uma antologia protagonizada por vários escritores trans brasileiros (Brenda Bernsau, Jonas Maria, Koda Gabriel e Limão). São quatro histórias de ficção, cada uma bem diferente uma das outras.

EU admito que não sou tãão fã de antologia, principalmente quando as histórias são bem diferentes, mas Vozes Trans ENTREGOU MUITO. Não consigo fazer uma resenha formal não. E essa edição tá TÃO LINDA!!! As ilustrações do Lune são LINDAS DEMAAIS! Que orgulho de ter ajudado no financiamento dessa obra e ter essa coisa linda na minha estante!!

Tive a oportunidade de voltar a ler uma história do Koda que, sem mistério nenhum, é um dos escritores contemporâneos que eu mais gosto atualmente! Sério, o que Koda escreve, eu quero ler! Finalmente pude ler algo do Jonas Maria (currículo: escritor, youtuber e namorado de Nataly Neri) e o conto foi absolutamente a cara dele!! (Eu amei demais conseguir perceber um pouco da personalidade de cada autor na escrita!). Também pude finalmente ler algo da Brenda e fui tão surpreendida! A escrita dela é perfeita, talvez a que mais me surpreendeu e me conquistou. Ela escreve ficção especulativa, e eu fiquei muito, muito interessada em ler mais coisas dela. Por fim, o conto do Limão também me surpreendeu com uma história que, sinceramente, não sabia se ia gostar pois envolve um clichê que geralmente eu não curto, mas ele conseguiu me envolver e me fazer torcer demais pelas personagens. No fim, amei todos. E o posfácio de Amara Moira me fez chorar.

Agradecida demais de poder ter lido esse livro que, além de lindo, tem qualidade em todos os sentidos. Perfeito, leiam! >:0
ragnaei 04/09/2021minha estante
escrevi tudo errado, mas não vou editar não

Ricarda Caiafa 05/09/2021minha estante
Eu também amei esse livro!!! As histórias, a edição, as ilustrações, a capa, tudo.... Amei cada história, e como aprendi sobre o tema....

Eedeen 29/09/2021minha estante
Eu tava em dúvida entre lee ou não e vc me convenceu

Jey Canavezes 27/05/2021

Para aquecer o coração.
Há tanto sentimento nesse livro que não sei explicar. Os contos são excelentes e nos trazem para realidades simples, mas cheias de ensinamentos. Eu li do começo ao fim com um sorriso, mas também me emocionei e refleti. Tem de tudo aqui.

São 4 contos tão completos que a única coisa que deixa é a vontade de ler mais sobre cada uma dessas histórias.
Vitor 30/05/2021minha estante
Ahh meu, amei sua avaliação desse livro hahaha, tô doido pra começar a ler ele logo?

Jey Canavezes 30/05/2021minha estante
Tenho certeza de que vai gostar. As histórias são muito cativantes.

Omi 27/06/2021

Sai de coração quentinho e rosto molhado
Pela primeira vez, consegui realmente me ver em um livro.
Com o primeiro conto, já fiquei extremamente apaixonado com o livro e soube dali que ele ficaria nos meus favoritos e que eu provavelmente vou reler ele milhares de vezes.
Sendo um homem trans e quase nunca tendo minha voz ouvida pela sociedade, ler um livro feito por pessoas de minha comunidade, que são como eu, e em com contos tão tocantes e bem escritos, eu realmente me apaixonei.
Recomendo para todos, seja cis ou trans, esse livro é uma real experiencia de aprendizado, seja dos outros ou de si mesmo.
Isabel.Rainha 27/06/2021minha estante
O amor da minha vida você. ???

Iara 22/08/2021

Ecoar e Transformar
Livro simplesmente maravilhoso!!!

Sou uma menina trans, apaixonada pela leitura, mas que nunca me senti tão abraçada por um livro quanto esse.

É lindo ver os livros apropriadas pela população transvestigenere como armas contra um cistema tão opressor. Em um mundo violento e que faz de tudo pra nos reduzir a caixinhas, uma das formas mais libertadoras de expressar o nosso ser é a arte.

Os quatro contos bem diferentes entre si, únicos, retratando um pouco da diversidade que a gente compõe.

Holopets e Cosplays e Match Point foram aquele tipo de história bem y.a. que a gente tanto lê, mas com os nossos corpos e dilemas representados com leveza, mostrando a beleza da amizade e afetividade. Amor é coisa de travesti sim e esses contos foram de deixar o coração quentinho, de fazer perceber que a gente merece amor por mais que as vezes não pareça.

Já o conto do Jonas Maria foi curto e extremamente intenso e provocativo, uma ficção muito mais real do que deveria ser, analogia perfeita pra descrever a nossa sociedade. Passei a ver o mundo de outro jeito depois de ler ele, reforçando a visão de gênero enquanto construção social e performatividade.

Por fim, é difícil descrever Dançamos pelo Céu Depois de Toda a Chuva. Pra resumi-ló em uma palavra: TRANSFORMAÇÃO. Tive uma história diferente da das personagens, mas também me identifiquei com elas em muitos aspectos. Foi lindo o jeito como a relação eu-sociedade e da personagem com a mãe foi descrita. Pode parecer uma escrita fabulosa, mas ela só imprime um pouco dos sentimentos e subjetividade de nossas existências, acredito que ele consegue pegar o leitor pelo emocional e expressar de forma bem profunda um pouco do que a gente vive.

Como Amara Moira disse muito bem, Vozes Trans faz parte desse nosso movimento de fazer história. É escrever um mundo diferente do que nos foi imposto e mostrar que somos muito mais do que dizem que somos.

Ele nos faz ver que a violência contra pessoas trans é motivada por termos a coragem de sermos quem somos em uma sociedade tão rígida em suas regras, que marginaliza qualquer ser que não as segue, por mais que não façam o menor sentido.

Portanto, é uma leitura essencial pra qualquer um que tenha interesse em se humanizar e cultivar empatia, se permitindo se transformar de dentro pra fora.
Ricarda Caiafa 22/08/2021minha estante
Apaixonada com sua resenha!!!

Caah 10/09/2021

Acho que como a maioria das antologias, sempre vão ter contos que você gosta mais e alguns que não são para você.
Dito isso, dois contos brilharam para mim nessa antologia. Primeiro, "Dançamos Pelo Céu Depois de Toda a Chuva" que tem uma linguagem lírica apaixonante. Adorei a atmosfera de sonho/pesadelo que rodeia o texto e a aventura sombria construída. Segundo, "Erro no cistema" que tem uma alegoria tão inerrante sobre corpos que não se adequando ao que os outros esperam! Me deu um pouco de Black Mirror Vibes e eu amei!
No geral, o livro, mesmo em ebook, está maravilhoso e eu amei todas as ilustrações e seções! Super recomendo para conhecer o trabalho desses artistas, apoiar a produção nacional e diversificar as leituras :)
Rebeca.Beatris 10/09/2021minha estante
Tem tik tok? Se tiver pode me ajudar?? Meu & é: Becca_Andrade18 (comecei mostrando meus livros)

kiu_m 01/06/2021

Pra deixar o coração quentinho
Me surpreendi com a qualidade do livro, desde o aspecto físico (qualidade do papel, diagramação, design, ilustrações, tudo absurdamente lindo) quanto nas histórias. Foi muito gostoso ler personagens inseridos no nosso contexto social (até nos contos mais fantásticos), falando a nossa língua, com os nossos trejeitos. Os contos tem um tamanho bom, dá pra ler numa sentada, e você não quer mais largar. Autores maravilhoses, cada um com um estilo único que faz você se sentir em casa na voz daqueles personagens. Super recomendo.

Gabizoca 06/06/2021

Cada história é importante! Cada vivência carrega uma bagagem diferente e esse livro nos ajuda a transpor um pouco disso. Eu amei do início ao fim os desenvolvimentos e os personagens.

Juno 07/06/2021

É perfeito esse livro!! São 4 contos e é um mais perfeito que o outro. Os meus favoritos são os 3 primeiros mas todos são bons. Eu recomendo muito tem de tudo vida real a ficção, amei!

Vanessa Garcia 07/06/2021

Vozes Trans
Quero falar com calma ainda desse livro. Mas já posso adiantar que AMEI,
principalmente do conto de Koda. Queria um livro inteiro daquele conto. O de Jonas também foi genial! Leiam galera! Tá pelo Kindle Unlimited!

Ana 10/06/2021

Olhos marejados e coração quentinho.
Primeiramente gostaria de dizer que as ilustrações são incríveis. Sério!
Eu gostei muito dos 4 contos, alguns mais do que outros.
Todos carregam consigo metáforas, mensagens e vivências que mostram a realidade mesmo em contos onde coisas impossíveis acontecem.

Ri, dei uma choradinha, fiquei pensativa, me alegrei e terminei com aquela sensação de coração preenchido.

LEIAM Vozes trans. Está disponível no Kindle Unlimited.
Vale a pena demais.

É isso..

Emanoel 14/06/2021

Uma leitura extra e uma surpresa incrível ??
Adquiri a obra por meio do financiamento coletivo (se quiser procurar meu nome no livro, fique a vontade). Eu comecei um pouco com um pé atrás, pois não é o tipo de literatura que estou apegado. Mas fui surpreendido.

O contos são muito lindos. Alguns eu até diria que são MUITO FOFOS. Me pegou de tal forma que alguns dos quatro contos que compõe a obra, abraçaram meu coração e o deixaram quentinho.

Mesmo sendo uma pessoa hétero cisgênero, que não tem a vivência de uma pessoa trans/travesti em nosso país, compreender antes o tema todo me ajudou muito a ler os contos. Mas também, caso você não estivesse na Terra nos últimos anos, não terá nenhum problema em ler.

Vozes Trans foi uma surpresa que terá sim um lugar quentinho e especial na minha estante.

Luana 03/05/2024

Sensacional
É uma seleção de contos com pessoas trans muito bem feito, o histórias incríveis e instigantes.
Recomendo para todos e já estou ansiosa por mais

vane 18/07/2021

Empático.
Adorei ler os contos. Os quatro mexeram bastante comigo e trouxeram um ponto aquecido do meu coração. Vale muito a pena ler, conhecer e compreender cada um dos personagens descritos e das situações lidas.

Nic 05/08/2021

perfeitinho vontade de botar em um pote
eu amei TANTO os contos, mesclaram de forma linda a leveza, beleza, poder e luta de uma minoria política que sofre tanto. o epilogo entao ?? to apaixonada de verdade, foi um ótimo livro e recomendo pra todo mundoo!!