A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos George Orwell

Resenhas - A Revolução dos Bichos

Nysmaella | @literalmentenys 29/06/2021

A Revolução dos Bichos nos mostra uma fábula bastante didática, que conheceremos uma Fazenda que possui animais maltratados, explorados e sobrecarregados pelo seu patrão humano.

Em um momento de insatisfação de exaustão no trabalho, o grupo de animais inicia uma discussão com ideiais de justiça, progresso e igualdade; com o pensamento de trabalharem em conjunto, administrando o local por conta própria, mas com os mesmos direitos, deveres e obrigações.

Ao iniciarem a Revolução, os Porcos (os mais inteligentes do grupo) assumem o comando, começam a delegar e a criar regras de convivências nessa nova sociedade. Começam a cobrir o nome da antiga Fazenda Solar por Fazenda dos animais e criam os sete mandamentos, dando inicio ao novo sistema igualitário:

1) O que anda em duas pernas é inimigo
2) O que anda em quatro pernas, ou tem asas, é amigo
3) Nenhum animal deve usar roupa
4) Nenhum animal deve dormir em cama
5) Nenhum aninal deve beber álcool
6) Nenhum animal deve matar nenhum outro animal
7) Todos os animais são iguais

Mas, o que os animais "delegados" não perceberam, era que ao decorrer do tempo, as regras iam mudando e a igualdade não estava sendo tão igualitária assim, o que acaba transformando esse governo em um Sistema Totalitário e corrompido, tendo os porcos como seus novos "Patrões".

❝Se você tem seus bichos inferiores com quem lutar, nós temos as nossas classes baixas❞

Uau, que livro! Me surpreendi demais com a escrita de George Orwell, principalmente por ser um pensamento super futurista (o que já torna bastante atual), e por colocar a crítica de maneira sarcástica e entendível.

Achei a leitura fluida e super didática. É um livro pequeno, mas com grandes ideais e questionamentos. Impossível não associar com a situação atual do país. Super indico!

site: https://www.instagram.com/p/CQRstZyjUIV/

Alexsa 21/03/2022

A revolução
Será que você não compreende que liberdade vale mais do que laços de fita?
O livro narra uma história de corrupção e traição e recorre a figuras de animais para retratar as fraquezas humanas e demolir o
"paraíso comunista" quem puder ler recomendo !!

arrasou ???

muito bom???

li por sua causa #soufã

Ana :) 04/12/2022minha estante
concordo com tudo que vc disse ??

SabatiniR 25/11/2021

Todos deviam ler esse livro pelo menos uma vez na vida, tem uma metáfora muito fácil de entender e gera grande reflexão, e é bem curtinho.

wendygabrielle 18/11/2022

A revolução dos bichos
Que livro bom meu Deus, tem tanta coisa que se assemelha a vida real, Napoleon eu te odeio tanto, tanto. Leiam!!!

Gustavo Rafhael 21/03/2022

Que livro foda! Que livro atual! Que porcos safados!
Eu adorei a leitura, George Orwell consegue abordar um tema tão complexo como o totalitarismo de uma forma de tão fácil compreensão. Esse tipo de livro deveria ser leitura obrigatória nas escolas.
A leitura é muito rápida, o livro é pequeno, mas ainda assim consegue passar sua mensagem de forma efusiva.
Recomendo muito que quem tiver interesse leia também sobre a história do autor e sobre a utilização do livro como arma ideológica, inclusive no Brasil pré ditadura militar, onde deram ao livro o nome de A revolução dos bichos, título que acabou se popularizando por aqui. Recomendo a leitora da edição lançada pela Companhia das Letras.com o nome de A fazenda dos animais, que é basicamente a tradução literal do original. Nessa edição há um prefácio do escrito pelo próprio Orwell que foi publicado numa edição ucraniana em 1947, e um posfácio do professor Marcelo Pen onde ele explica bem essa questão da deturpação do verdadeiro propósito do livro.
Aline Oliveira 22/03/2022minha estante
Esse livro é sensacional, li há um tempo e sempre lembro da história, vendo relação dele com a atualidade. ??

Gustavo Rafhael 22/03/2022minha estante
Sim, tanto ele quanto 1984 são muito atuais, infelizmente.

VictAria.Kaestner 23/03/2022minha estante
Livro sensacional! Sempre releio. Me causa uma sensação angustiante quando chego na parte em que os porcos estão em pés andando como humanos...
Atual e brilhante!

Gabi 01/10/2021

Que final foi esse?
Não vou negar que achei o decorrer do livro um pouco cansativo e entendiante mas no final entendi o pq de ser assim. É um livro com um final surpreendente e cativante, quem estiver em busca de uma leitura gostosa para acabar em uma tarde esse é o livro certo.

Manuela192 08/07/2021

Esse livro é necessário!
Estava super ansiosa para ler esse livro porque ouvi muitas pessoas falando bem dele e acabou sendo muito bom mesmo! A leitura é super curta e fácil, um livro para se ler em um dia. É incrível como você pega um livro de 1945 e consegue remeter com tudo que está acontecendo atualmente. Simplesmente perfeito e necessário!

Carol206 26/08/2021

?Ser humano bom é ser humano morto!?
Esse livro tem muitas frases marcantes, assim como a que se encerra o livro:
?As criaturas do lado de fora olharam de porco para homem, de homem para porco e de porco para homem de novo, mas já era impossível saber qual era qual.?
Durante a leitura conseguimos perceber todo o sarcasmo envolvendo a história e trazer isso para nossa sociedade.
Foi um livro que me surpreendeu muito, mas que não é muito parecido com o meu gosto. Achei interessante, mas poderia ser um conto, mais curto e objetivo.

Isabela 23/07/2022

Um clássico atemporal ?
Esse livro traz tantas reflexões, é tão atual e necessário. George Orwell de uma forma brilhante nos faz pensar sobre o mundo em que vivemos, sobre a realidade em que estamos inseridos, sobre as relações de poder em especial.
Às vezes acreditamos naquilo que nos é colocado, naquilo que é dito e assim como os animais somos iludidos por pessoas perversas que pensam estava acima dos outros.
Acima de tudo esse livro traz uma provocação, para que a partir dessa alegoria possamos abrir os olhos para a realidade e pensar em qual mundo queremos no futuro.

marcadeods 10/08/2021

Mais um do Orwell que virou meu xodó
Uma das leituras mais curtas desse ano mas com tanto conteúdo que estou até agora pensando sobre o livro

A história vai contar a vida dos animais na Fazenda dos Animais sendo submetidos ao que os homens normalmente fazem com os "seres inferiores": usam de sua produção natural e sua mão de obra de maneira abusiva. Porém, um dia completamente cansados disso eles seguem em uma Revolução para expulsar os humanos dali, e viver apenas os animais de quatro patas em plena harmonia e igualdade ("quatro patas são bons, duas pernas são ruins"). E obviamente que as coisas falham, porém, devido tamanha alienação e situação de pouca evolução, os animais demoram a perceber a situação precária e exaustiva em que se encontram.

Mais um livro do Orwell escrito para criticar a direita e a usar cenários "absurdos" para explicar como o poder corrói e corrompe, fazendo com que o homem (ou os animais) seja um dia capaz de por em prática a igualdade plena se buscar incessantemente o melhor para si em cima do cansaço do outro. E o final do livro trás uma reflexão tão absurda em uma única frase que não irei contar pois preciso que você leia para ter a mesma emoção que eu senti, mas te garanto que no final você vai ficar "minha nossa A CRÍTICA MEU DEUS".

Favoritado para a vida !

Luana 31/01/2023

Crítica ao sistema falho
Acredito que vale muito a pena ler quando você quer entender melhor como era a ideia de proposta do comunismo, mas como realmente foi atuada pela sociedade. Usando metáfora de animais, fica fácil de ler, como uma historiazinha infantil, e assim você entende tudo perfeitamente. Boa escrita, bacana.

Raissa.Arruda 08/07/2021

Quatro perna bom, duas pernas ruim.
Cara, eu amei muito esse livro! O que eu mais gostei foi a semelhança dele com o ?Movimento oposicionista da revolução russa?.
Vale super a pena ler.

killemwithgrace 31/12/2022

Reflexivo
Um livro curto, mas com muitas reflexões, ainda atemporais. Não à toa é um clássico.

Acho que a principal lição que fica é: se você se cala, a tirania vence. Quando você não se manifesta e não exerce o seu papel político, a voz do opressor vence.

Isso vai sempre se repetir.