A Revolução dos Bichos

22/07/2021

Ótima leitura
Livro sarcástico, politizado.
Muito interessante.
Livro curto e de leitura rápida.
Recomendo a leitura.

Duda 08/01/2023

E não se sabia mais diferenciar o porco do homem?
Esse livro faz uma excelente analogia ao stalinismo e é muito interessante observar a forma que o autor descreve os acontecimentos conhecidos da real URSS!
É um livro que mexe bastante com o leitor, muito possivelmente por ser tão realista, a raiva que vem dos porcos, principalmente pela manipulação com os outros animais, utilizando da esperança deles para, no fim, explora-los. Fica a recomendação de leitura!

Jam_santos 19/02/2022

Tempo e dinheiro são a peça chave para a LIBERDADE
Que leitura NECESSÁRIA!!!

Assim como diz na sinopse, é um livro para ser lido e toda é qualquer época. Incrível como conseguimos relacionar com o nosso mundo atual, será que nunca vamos mudar ?
_rodrido 19/02/2022minha estante
A canetada do Orwell nesse aqui

Dayana @leitorareal 15/07/2021

Uma fábula sobre poder
Não sabia o que as pessoas comentavam tanto dessa obra, o que a revolução dos bichos traz de tão interessante? Mas ao ler outro livro do autor percebi que vindo dele, grandes coisas a Revolução dos bichos iria trazer.

A revolução dos bichos mostra uma fazenda muito mal administrada por um Sr chamado Jones. Segundo o sonho do Major, um animal muito antigo, diz que a revolução dos bichos era sim possível. Depois de tanta frustração com os humanos, os animais da fazenda fazem a revolução e conseguem expulsar os humanos da fazenda. Sendo assim a fazenda passa a ser apenas dos animas, eles estavam livres, poderia fazer tudo que quisessem e não iria passar fome, mas aí que está a grande sacada da história. Para a fazenda continuar funcionando, eles precisam de um líder para organiza-los. E ai que tudo começa, um governo totalitário e injusto, chegando a ser pior do que o tratamento dos humanos. Napoleão, um animal ganancioso acabou com o sonho dos animais, e eles que depositaram nele a esperança de um futuro melhor, por não terem conhecimento, foram enganados pelos discursos distorcidos e acreditaram em falsas promessas.

Esse livro me fez pensar muito nas pessoas que estão no poder. Será que elas querem mesmo acabar com a pobreza? Será mesmo que elas querem o melhor para a população ou só pensam em si mesmo? E os discursos? Eu fiquei com os nervos exaltados com os discursos dados por Squealer, um animal que fazia o discurso para acalmar os outros animais e os discursos dele sempre pareciam convivente para aqueles que tem pouco conhecimento.

Quantas vezes já fomos os animais da fazenda que caem em discurso esperançosos de alguém no poder?

Esse livro me fez refletir muito. Questionem e busquem o conhecimento.

Conhecimento nunca é demais.

Nunca dizem "Napoleão sempre está certo" sem saber se ele realmente está certo.

Uma ótima fábula, uma leitura essencial.

Raissa.Arruda 08/07/2021

Quatro perna bom, duas pernas ruim.
Cara, eu amei muito esse livro! O que eu mais gostei foi a semelhança dele com o ?Movimento oposicionista da revolução russa?.
Vale super a pena ler.

killemwithgrace 31/12/2022

Reflexivo
Um livro curto, mas com muitas reflexões, ainda atemporais. Não à toa é um clássico.

Acho que a principal lição que fica é: se você se cala, a tirania vence. Quando você não se manifesta e não exerce o seu papel político, a voz do opressor vence.

Isso vai sempre se repetir.

anne marie 30/01/2022

Eu simplesmente adoro este livro.
Acho que o Orwell trouxe de forma muito bem trabalhada e alegoricamente a realidade do que é o ser humano. Ele trás o tópico de forma suave mas de forma que planta a sementinha na cabeça e te faz pensar, pensar e pensar. Acho que o poder político e social deste livro é muito grande e de grande importancia.
A leitura é de fácil compreensão, tem um ritmo bom e que prende o leitor. Recomendo muito.

pessoabiaah 16/01/2022

Essa obra é atemporal, é necessária!
Eu amo esse livro pq ele é (pra mim) que nem o pequeno príncipe: um livro pra todas as idades, e quanto mais relemos mas ele traz um significado. Esse livro traz tanto o passado e o presente por meio de bichos que nos faz pensar se somos de fato racionais! Amo que os animais tinham mandamentos e desaprendem a ler, por fim acabam aceitando o que é dito pois "quando uma mentira é contada várias vezes, se torna verdade". Na minha perspectiva, George Orwell mostra que qualquer governo é errado na prática, sabem? Uma pessoa no poder começa a se achar superior e molda o sistema pra se favorecer primeiro, não importa se é socialismo ou capitalismo. Leiam e releiam sempre, assim como eu faço!!

Suiane.Albuquerque 29/12/2021

é um livro bem curto que pensei que iria acabar rápido, mas demorei muito pela dinâmica da escrita, sendo um livro muito narrado.
esse livro me trouxe um sentimento de inquietação e indignação, sendo uma clara crítica a sociedade, e do meio pro fim ele fica muito mais interessante.

Vini 14/08/2021

Amei!!
Com metáforas incríveis e uma escrita tão simples e ao mesmo tão completa, não é atoa o livro ser um clássico!
Apesar de fazer um paralelo com a Rússia Stalinista e ser usado erroneamente por muitos como um símbolo e referência capitalista, muitas críticas perpassam também no sistema capitalista. Nessa livro e na vida real, a revolução é só um pretexto para mudar os exploradores em ascensão, mas não deve ser interpretado como um símbolo anti revoluções.
De qualquer forma, a interpretação equivocada de muitos, não diminui a genialidade do livro.

guilherme2292 05/01/2023

eu gostei, achei as referências e todas as metáforas muito bem feitas e inteligentes! porém, achei cansativo, o desenvolvimento apesar de tudo, não é bom. achei médio

Lorena.Souza 09/09/2022

ABRIR OS OLHOS
A Revolução dos animais é conquistada na Fanzenda Solar e ela passa a ser chamada de Fazenda dos Animais, afinal, os seres humanos que os exploravam não estão mais ali. Os animais têm pouca instrução, não sabem ler, então os porcos tomam para si a tarefa de governar, já que eles são tão mais intelectuais. Esses mesmos porcos passam a explorar de forma massiva todos os animais e há deturpação de todos os valores da revolução. Eles voltam às péssimas condições de trabalho, à fome e exploração, à proibição de liberdade de expressão e passam a ter medo. O pior é que eles são levados a acreditar que tudo continua bem e que está melhor do que quando os humanos comandavam, o que mostra como a falta de instrução de alguém o leva a ser facilmente manipulável. Eles passam fome, frio, medo e mesmo assim são levados a acreditar que as coisas estão melhores. É triste perceber que isso acontece e que nós estamos na mesma situação de acreditar que está tudo bem enquanto a exploração corre solta.