Direito Constitucional Brasileiro

Direito Constitucional Brasileiro Virgílio Afonso da Silva

Resenhas - Direito Constitucional Brasileiro

Vinicius 09/12/2022

Um livro teórico e prático de Direito
Na apresentação do livro, Virgílio Afonso da Silva afirma que há uma crença equivocada dentro do Direito de que os manuais devem ser ou práticos ou teóricos. Não poderia existir um manual que servisse tanto para se conseguir uma aprovação em um concurso como para fomentar a reflexão do Direito Constitucional. O seu livro é o êxito na demonstração de que é possível escrever Direito de uma forma que fomente a reflexão (teoria) e prepare estudantes para um exame (prática).
O autor consegue expor a matéria de forma didática e sem se esquivar daquilo que seria importante para um concurso público, como a citação dos principais julgados e da legislação infraconstitucional existente. Além disso, sempre há a exposição das teorias mais relevantes e suas críticas brilhantíssimas ao estado atual do Direito Constitucional (seja aquele realizado dentro das academias ou criado pelos tribunais).
Certamente recomendo, para aqueles que como eu, estão estudando para concurso.