Criogenia de D.

Criogenia de D. Leonardo Valente

Resenhas - Criogenia de D. ou manifesto pelos prazeres perdidos

Patricia Milani 24/07/2022

Um livro diferentão, narrado através do fluxo de pensamentos do personagem principal que se identifica apenas como D. que em nenhum momento deixa claro seu gênero, aliás o personagem em si é uma contradição. A forma como o livro foi diagramado é parte fundamental na narrativa, os espaços em branco as letras maiúsculas e minúsculas conduzem a forma como quer ser lido/a.

Filipe 06/07/2022

Uma obra que só pode ser apreciada por quem sentir algum desconforto ao ler um dos relatos nela presentes.

O/A personagem principal, D., me lembrou em alguns momentos José Costa, personagem-autor de Budapeste, escrito por Chico Buarque. É o tipo de pessoa que, por suas ações e convicções, poderia ser socialmente marginalizada como moralmente inferior, mas que consegue fazer o leitor se apaixonar de uma forma que eu não saberia explicar. Flamboyant, mentiroso, impostora.

No mais, é um privilégio ter sido aluno de Leonardo Valente, autor de um dos melhores livros que li nos últimos tempos.

Cristiane 05/07/2022

Criogenia de D. Ou manifesto pelos prazeres perdidos
D narra a sua história a partir dos relacionamentos amorosos que teve e o fim de cada um deles. Busca uma originalidade em sua vida mas não encontra: desde de suas receitas culinárias até sua forma de ser e estar no mundo.
O autor utiliza recursos muito interessantes em sua narrativa: não identifica o gênero do narrador, a forma que utiliza a pontuação, a organização dos parágrafos entre outros recursos.
O final é surpreendente (apesar de ter uma pitada de Tolstói.
DANILÃO1505 06/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Marcos Santos 29/06/2022

Uma leitura peculiar
Uma narrativa introspectiva cheia de pensamentos e emoções contraditórios do personagem. Onde o personagem principal contar os seus vários casos amorosos e suas angústia perante essas separações. É uma história diferente mas que te envolve e te levar para interior mais profundo da alma do narrador.

Anita M. 25/05/2022

Provocador, inovador e inesquecível
Não gosto muito de comentar por aqui, nem sei escrever resenhas, mas esse livro mereceu minha vinda até aqui para dizer que foi uma das melhores leituras que já tive. O romance mais diferente e provocador que li. Leiam! Não vão se arrepender.

Elias Jabor 24/05/2022

Surpreso e seduzido por esse livro
Confesso que comecei a ler sem grandes expectativas, mas já nas primeiras páginas fui pego de assalto. Uma das melhores leituras do ano. Pretendo recomendar para muita gente.

ANDREA Sadah 23/05/2022

Impactante e inesquecível
Ainda estou sob efeito dessa leitura. Um dos livros mais impactantes que já li. Uma história que parece a história de todo mundo. Leonardo Valente criou D. para tirar sentimentos e desejos que temos escondidos nas profundezas. Já sei que foi adaptado para o teatro e que estreia em breve. Mal posso esperar! Leiam, é maravilhoso!

Augusta Dias 23/05/2022

Literatura de alta estatura
Um dos livros mais marcantes da literatura brasileira contemporânea. Inovador em vários aspectos, mas muito mais que isso. Um romance que implode fórmulas e ao mesmo tempo consegue manter a coesão narrativa e seduzir o leitor. criogenia de D. toca em temas de nossos dias com a profundidade que poucos livros tocam, mas sem deixar claro todo o tempo que é ficção, e que ficção! A relação entre texto e página, aas referências ao modernismo e à clássicos importantes são deliciosos tira-gostos de uma obra que precisa ser lida e relida por todos que amam uma boa literatura. Recomendo com ênfase e senso de urgência!

Cleyton 23/05/2022

Impressionadíssimo com esse livro potente
Uma das leituras mais impressionantes dos últimos tempos. D. é personagem que entrou para minha lista de favoritos. Um romance que mexeu com meus sentimentos mais profundos, que me desnorteou, mas não pensem que é um livro piegas que pega a gente pela emoção. Muito pelo contrário, esse livro é um oceano de temas a serem refletidos e sentidos, mas com sofisticação. Maria Valéria Rezende tem razão: uma obra genial!

Cleziana 23/05/2022

Leitura obrigatória para quem estuda ou gosta de literatura
Sou muito criteriosa na hora de classificar livros, mas criogenia de D. merece cinco estrelas com louvor. É um romance inovador, denso porém não inacessível. Uma das narrativas mais bem construídas dos últimos tempos e uma das personagens mais representativas de nosso tempo. Entrou para o grupo do que temos de melhor em nossa literatura, tenho certeza de é uma obra que resistirá ao tempo e será referência. Leiam para ontem!

leiturasdabiaprado 29/12/2021

criogenia de D. ou manifesto pelos prazeres perdidos é um livro que vai te tirar da zona de conforto.
O incômodo começa logo pelo gênero da personagem, hora ela se identifica no feminino hora no masculino... e muitas vezes dentro da mesma frase!
O primeiro ponto que fica é: ela tem um gênero fluido, está em processo de transgenerização ou é apenas uma escolha para não termos pré-conceitos por conta do gênero?
O livro se passa todo em primeira pessoa, ela vai desnudando seu íntimo, relatando o inconfessável, até uma golden shower aparece, mas também temos confissões de farsas gastronômicas...
D. como ela se classifica também vai falar dos seus cinco ex-maridos e a busca/desejo pelo sexto e pelo sétimo (isso enquanto casada com o quinto ainda)... em relação aos maridos outras incógnitas aparecem, eles existem? São realmente cinco, seis ou apenas um, dois?!
A sensação de ler esse livro é a sensação de ler um diário escondido, como se aquelas revelações não nos fossem permitidas... e é justamente isso que instiga, que nos faz querer saber mais sobre D., sobre o outro (ou será a outra?)...
O livro nos prende do início ao fim... e o final é surpreendente e nos faz compreender o todo!
Um bom livro para ler, questionar e se surpreender!

Allan 02/11/2021

Eu me interessei por esse livro pela a proposta de um narrador gênero fluído que oscila entre o feminino e o masculino. O livro me surpreendeu pq é muito mais que isso. As resenhas do livro aqui na rede são ótimas e tem uns vídeos no YouTube explicando detalhamento as referências do texto.
Se você tá na dúvida, vai sem medo e se joga nessa leitura.

Elaine | @naneverso 02/11/2021

5 estrelas sem nem pestanejar
Quem me conhece, sabe: 5 estrelas é muito raro nas minhas avaliações. Por isso, gostaria de ressaltar aqui o quão incrível é esse livro, o quanto de sentimentos ele suscita, o quão real ele representa a cabeça de muitos criadores de arte, em especial a arte escrita. Na minha concepção, perfeito!
Cleziana 23/05/2022minha estante
Esse livro é simplesmente maravilhoso!

Dani Pontes 28/09/2021

Pra sair da zona de conforto
Um livro pra te fazer sair da zona de conforto... um/a protagonista sem gênero que quer ser imortalizado/a por seu texto, daí a criogenia.
5 casamentos fracassados, 5 maridos, 5 histórias (será?!) e um futuro incerto...
O final?!?! Surpreendente!!

Aliás, o livro todo foi uma grata surpresa!! A prova de que a literatura brasileira tem mto a oferecer na atualidade!!

Marcelo 28/08/2021

Resenha publicada no Booksgram @cellobooks
Criogenia de D ? O manifesto pelos prazeres perdidos foi um livro que me surpreendeu.

Sua linguagem peculiar, com misto de poética e teatralidade, tons psicanalíticos e dilemas & vivências de todos nós, apresenta um cenário onde D transita pela identidade de gênero (ou pela ausência de identidade), mas ao mesmo tempo vai se construindo como individuo por meio de sua escrita.

D. é uma pessoa que não consegue viver só (precisa do outro como afirmação de existência, sejam amigos ou um dos seus 5 maridos ? até mesmo a possibilidade do sexto ou sétimo). Por outro lado a protagonista afirma ser portadora de "portadora da síndrome da imunodeficiência afetiva", contraída de um de seus maridos. Além disso, a protagonista se mostra ao leitor de forma crua e nua, expondo seus sentimentos mais ocultos e suas mentiras criadas para sua sobrevivência.

O que mais me encantou neste livro é a simplicidade (no sentido vivencial do termo) dos temas abordados, mas que em sí carregam complexidades de relações e formações psicológicas.

Uma obra experimental e corajosa que tem recebido elogiosas críticas e recomendações de escritores como Maria Valéria Rezende, assim como introdução de Pilar del Río.

De fato, Leonardo Valente me surpreendeu com este seu novo livro.