Entre dentes

Kristen Arnett

Resenhas - With Teeth

behindsaura 25/12/2022

Chato..
Criei certa expectativas ao iniciar essa leitura a algum tempo, nos primeiros capítulos estava até fluido e ok, mas começou a se arrastar de uma maneira absurda.
Sabe aquilo de "resolve com terapia" aqui os personagens fazem terapia e nem isso resolve, vemos um drama familiar sem noção e que só seria resolvido com uma temporada de rehab, sério! A premissa é boa, mas a história em si é MUITO mal construída e não te faz querer ler, saber os detalhes. Cheguei até mesmo a abandonar, mas falando tão pouco resolvi ler o final e kkkkk era melhor ter ficado sem ler.

Andrea Lacombe 09/10/2022

Sendo sincera, Sammie Lucas tem medo do filho. Trabalhando de casa, ela vive constantemente de olho em Samson, um garoto introspectivo, enigmático e incontrolável que resiste qualquer tentativa da mãe de estabelecer uma conexão. Incerta sobre seus sentimentos com relação à maternidade, Sammie faz de tudo para não cometer erros e fica cada vez mais ressentida com Monika, sua esposa, que passa o dia no trabalho e esbanja confiança. Mas, quando Samson se torna um adolescente difícil e seu comportamento hostil se transforma em agressividade, Sammie precisará analisar seu papel na criação desse caos familiar ? e aceitar que a resposta talvez esteja fora do seu alcance.

SabrinaDanyele 15/04/2024

Entendi as pessoas darem 3 estrelas mas eu gostei
Gostaria de começar dizendo que ao todo, talvez, eu tenha me conectado mais com a história justamente por ser uma mulher lésbica. Por isso, teve alguns pontos que me indentifiquei e pude entender outros.

Começando pela parte negativa do livro: acho que a sinopse nos fez imaginar que a história iria para outro rumo, se tratando mais de uma relação problemática entre uma mãe lésbica e seu filho, do que só a mãe em si. Nessa parte eu esperava mais desenvolvimento. Ficou muito jogado no ar e não teve nenhuma mudança ou conclusão sobre.
O final também me pareceu muito jogado e confuso, mas ok, irei relevar por toda a história. Só esperava realmente mais desenvolvimento dela e do filho.

Mas ao decorrer do livro, entendi que se tratava mais sobre Sammie, sua vida e seus pensamentos.
Uma mãe extremamente frustrada com sua vida e que com isso deixou muito a desejar na criação do filho dela. Consigo indetificar os pontos que ela falhou, ela realmente errou muito como mãe e ela não é uma narradora confiável.
Mas ao mesmo tempo, consegui sentir empatia por ela. Por toda a resposabilidade que foi jogada nos ombros dela. Por toda insegurança que ela sentia, e ela claramente era depressiva. Mesmo ela sendo casada, era ela quem tinha que resolver tudo, era ela quem tinha que lidar com um filho visto como "problemático".
Vejo muito que é um livro sobre pessoas defeituosas e seus problemas, que elas são o que são, e que as circunstâncias da vida as tornam piores.

Sobre a relação de mãe e filho, pra mim, Sammie é essa frase: "ela amava o filho dela mas não gostava dele." Ela não sabia lidar, e nem buscava entender o filho que tinha, o jogou na terapia e tacou o fodase. Mas, o amava.

Sobre a relação dela com a esposa, Monika era simplesmente uma porta egoísta de maior autoridade na casa. Não fazia nada mas mandava em tudo por ser a que saia para trabalhar e ganhava mais.
A criação dos filhos dela ficou toda nas costas da Sammie. Toda a manutenção da casa, também nas costas da Sammie.
É aquela típica visão de que quem gerou o filho, que cuide de tudo.
Foi interessante ver sobre uma coisa tão presente em casais héteros, em um casal de lésbicas.

Para mim, foi uma boa leitura, leve e rápida que justamente se trata sobre isso, pessoas sendo pessoas, com suas frustrações, defeitos e vontades. Pessoas quebradas que não sabem lidar consigo mesmas e nem com os outros. Pessoas deixadas de lado sem serem ouvidas por quem deveria estar sempre presente. Pessoas egoístas e traidoras. E tudo isso junto formando uma bola de confusão e frustração.

Entendo que o livro não teve uma grande complexidade, mas como eu li sem esperar nada disso, fui surprendida positivamente.

letAcia550 21/09/2022

me interessei muito pela premissa desse livro porque me lembrou muito "precisamos falar sobre o kevin", um dos meus favoritos. a narrativa é intensa e desconfortável, já que a narradora é super infeliz e instável emocionalmente. não dá pra saber se o que ela tá descrevendo é verdade ou não ou se as impressões que ela tem das coisas tem fundamento, já que o pov dela não é muito confiável. o livro é muito bem escrito e me prendeu bastante, mas o final me deixou MUITO desanimada porque simplesmente acaba sem nenhuma explicação ou desenvolvimento, ele atinge o ápice e depois não tem mais nada!! talvez tenha sido a intenção da autora, mas acho que poderia ter sido melhor executado.
sbllmrn 21/09/2022minha estante
amiga vc acha que eu vou gostar??? estou na duvidaaa

letAcia550 22/09/2022minha estante
acho sim amiga é a sua cara!!!

sbllmrn 22/09/2022minha estante
coloquei na minha lista

Janaina 04/09/2022

O que eu poderia falar ...Apenas leiam.
É uma leitura boa e que flui super bem ,então pegue o café ou o chocolate quente e comecem.
Tenham uma ótima leitura

Natalia.psico.literatura 28/12/2022

Uma leitura um tanto diferente
Da sinopse e da capa, eu entrei esperando outro tipo de livro. O que consegui, no entanto, foi uma história que foi muito além do que eu imaginava.

Comecei profundamente solidária com Sammie, uma dona de casa mais por circunstância do que qualquer desejo de ser assim, uma mulher queer não subvertendo a família nuclear, mas se inclinando para ela da maneira mais heteronormativa das maneiras.

O filho de Sammie é um mistério para ela, agressivo e desafiador de uma forma que não se presta a um diagnóstico fácil.

O comportamento de Sammie passa de uma mãe relacionável, embora um pouco confusa, para algo mais insidioso à medida que o romance continua, embora na maior parte do livro eu a tenha entendido.

Profundamente entediada e inteligente demais para suas circunstâncias, ela descompensa de uma maneira que faz sentido para alguém sem rumo e ambivalente sobre sua vida familiar. À medida que seu relacionamento com Monika desmorona completamente, e Samson quando adolescente se torna ainda mais misterioso para ela, suas ações mudam de levemente autodestrutivas para uma espécie de suicídio passivo.

O livro termina com uma reviravolta realmente matadora que me tirou o fôlego e elucidou Sammie para nós, enquanto subvertia perfeitamente todo o enredo.

Este livro é excepcional tanto em sua capacidade de fisgar quanto como um estudo de personagem. Sammie está tão relutante em assumir algumas coisas, tão desesperada para parentificar sua parceira e abdicar de qualquer responsabilidade, que ela se torna a principal agente de sua própria queda.

Um livro surpreendente e cativante sobre as piores partes da maternidade, uma história simultaneamente hilária e aterrorizante de uma mulher à beira do abismo.

Dante 13/07/2023

Que livro difícil de engolir, queria ter lido em outro momento da minha vida
Mesmo assim eu gostei, consegui sentir empatia pela Sam e pelo Samson, as vezes as coisas são horríveis

ana flavia 29/06/2023

"Entre dentes" vai entrar com certeza para as melhores leituras desse ano. O tom meio macabro do início do livro logo me conquistou, ansiosa pra saber o que aconteceria depois. Ao longo da história o clima vai mudando e você começa a duvidar da narradora, o que é um recurso literário que eu gosto MUITO, por que te deixa atenta a tudo que está acontecendo e bem mais imersa na história.

O casal lésbico é muito bem explorado, um relacionamento nada romantizado mesmo no momento do seu auge. Em certos momentos elas vestem o mesmo papel de um relacionamento bem patriarcal, onde a mulher trabalha dentro de casa cuidando dos filhos e o homem trabalha fora e não se preocupa em fazer o jantar.

Fiquei bem pensativa sobre esse livro por vários dias, a narrativa sem muitas ações mas com pistas e ligações com outros momentos me deixou bem intrigada. Não dou 5 estrelas para esse livro por causa do final, não pelo que acontece, mas a forma que foi levada aos acontecimentos. A autora fez um trabalho fantástico em todo o livro em ir aumentando o suspense gradativamente, mas no final, acredito que intencionalmente, acelerou demais a narrativa, o que quebrou um pouco o climax para mim, e acho que ficou destoante até do que o epílogo se propõe.

Mari M. 18/06/2023

Meio "nhé..."
Legal a autora ter escolhido um casal queer sendo o mais normal possível na sociedade, passando pelos problemas inerentes a vida adulta, em vez de focar só na sexualidade e os """"problemas """"" que isso causa (bem entre aspas mesmo). Mas NADA me tira da cabeça que se todo mundo ali seguisse os conselhos, ao menos 30%, da terapeuta, o livro não existiria. Que bando de gente chata, que fica andando em círculos, desinteressantes e fazem cada vez mais o interesse nelas ser perdido. Ninguém presta atenção em nada, todo mundo meio narcisista e achando que o mundo funciona por telepatia, sem comunicação verbal. Dei 3 estrelas porque, depois de 85%, o final foi mais rapidinho e mais interessante de ler.

Olivia 17/01/2024

Eu adorei essa leitura, foi muito envolvente pra mim.
A personagem principal traz consigo dores não curadas que interfere diretamente nas suas relações interpessoais.A maneira como ela se enxerga é muito dura, e ela se castiga mantendo-se em ciclos de sofrimento, em relações abusivas e sendo abusiva também.
Ela é louca, insana me idenfiquei com muitas coisas ali.
As vezes ler esse livro é desconfortável, porque ele é cru e por vezes doloroso e irritante de ver essa mulher sempre cometer os mesmos erros.
Eu sei que não é uma leitura pra todo mundo, mas pra mim funcionou.

" Dar afeto no contexto de uma fé evangélica rigorosa significava reter constantemente a ternura se Sammie não tivesse um bom desempenho. Essa era a questão sobre os pais: eles te fodiam muito, mesmo quando tentavam dar o melhor deles. Muito depois de você ter idade suficiente para saber a verdade, você ainda se sentava e pensava neles, permitia que todas as diferentes maneiras como eles te machucaram continuassem a moldar o que você sentia por si mesmo."

"Era humilhante; ela se sentia um fracasso como lésbica. Não tinha conseguido ser heterossexual. Não conseguia ser lésbica direito. Não era uma boa mãe. Em que exatamente ela era boa?"

" Estranho ela se importar com uma coisa dessas, mas muitas vezes se via reagindo a certas coisas como se os pais ainda pudessem entrar e repreendê- la, embora fosse uma adulta crescida com sua própria família. É difícil abandonar hábitos antigos."

Joana 01/02/2024

Um sex* bom mas sem orgasmo
É assim que vejo esse livro, um sexo bom mas sem orgasmo. Me prendeu DEMAIS. A história é boa e envolvente de um jeito raro de achar em outros livros. Os personagens vão te irritar muito em muitos momentos (eu particularmente acho isso muito legal e dificil de se fazer), eles são bem construídos e complexos, e te deixam com vontade de ler mais sobre eles a todo momento.

Tudo ia MUITO BEM, livro 5 estrelas, até chegar o final...

O final me fez dar 3,5 estrelas p esse livro. Foi uma decepção, foi confuso, foi inconclusivo (o que não teria nenhum problema se fizesse algum sentido mas não faz). To triste demais em dar essa nota pra um livro com potencial gigantesco como esse. Mas, fazer o que né.

bia | @biatalendo 15/12/2023

Meus amoroes?
Galera? O livro tinha um puta potencial, e foi DEMAIS ver um casal sáfico com problemas que saem da homofobia, protagonizando uma tortura psicológica dessas. Mas com tanto potencial, eu cheguei na finaleira do livro e parece que só desperdiçaram.

joaog0 13/01/2024

? Seu merdinha.
Há muito potencial para uma história que você poderia considerar a melhor da vida. Possui boa estrutura de início e apresentação de personagens. No entanto, todos são insuportáveis e inconclusivos.

O motivo pra continuar lendo até o final foi a necessidade de descobrir algo do Samson, ele fazia terapia, mas nunca falava nada sobre evolução ou qualquer coisa. Que ele é da forma que é por conta da família, isso é fato, mas não acontecia nada com a terapia.

Logo, tenho a conclusão que uma série de situações foi acrescentada para preencher o livro é deixar a informação solta. Não senti necessidade em quase nenhuma delas.

Primeira vez que li algo sobre um casal lésbico e foi lindo ver a narrativa indo além da homofobia e tocando em assuntos de rotina mesmo.

O final foi jogado, muito rápido e nem mesmo se parece com um final. Não tem conclusão. Acaba se tornando um livro sem começo, meio e fim. Nem mesmo dá uma esperança de continuação (e se tiver não faz sentido algum).

Maria Santana 17/12/2023

A grama do vizinho sempre parece mais verde.
Achei esse livro por indicação da Helena Sanches e comprei baratinho na black friday. Ainda bem pq se fosse caro ia me arrepender.
O livro tem uma sinopse interessante e foi muito bom acompanhar uma família lgbt onde o problema não era homofobia e sim um tema que pode acontecer em qualquer família hétero.
Só que chega um momento pelo meio do livro que fica extremamente chato e repetitivo até. No final queria explicações e fiz até teorias mas acabou de maneira repentina me deixando várias perguntas sem respostas. Dei 2,5 e não sei se recomendo pois não gostei tanto e acho que várias coisas poderiam ser melhoradas. Vi que vai chegar outro livro da autora aqui no Brasil mas não sei se pretendo ler.
A seguir SPOILER SPOILER SPOILER

O samson não era problematico ???? A Sammie era maluca ????? A monika foi jogada da escada ou não ????? Eu preciso de respostas.