O parque das irmãs magníficas (eBook)

O parque das irmãs magníficas (eBook) Camila Sosa Villada

Resenhas - O parque das irmãs magníficas

mavi.lucca 22/01/2024

Devastador. extremamente impactante, em muitos momentos mórbido e em muitos momentos divertido mas sem nunca perder a profundidade. muito bem escrito, o jeito que a autora consegue fazer uma história de ficção 100% baseada em sua própria vida não parecer demais uma biografia é impecável. eu diria que é uma leitura lgbtq+ essencial

Júlio César 22/01/2024

Um parque de diversões e horrores
O livro conta de maneira romanceada as alegrias e tristezas da vida de travestis na cidade de Córdoba, na Argentina.

Acompanhamos a jornada de Camila. Infância, adolescência e início da juventude quando vai a Córdoba para estudar.

Uma vez na cidade, ela decide ir ao Parque Sarmiento para ver as travestis. Lá, ela é acolhida e se sente, pela primeira vez na vida, ter encontrado seu lugar de pertencimento.

Um romance que mistura fatos à ilusão dos contos de fadas. A dura realidade de vida dessas pessoas é retratada como fúria e ternura.

Um dos melhores livros que li nos últimos meses. E fiquei curioso para ler outro de temática semelhante: "Eu, travesti", da Luísa Marilac.

Recomendo! 5 estrelas ? ? ? ? ?

ma 22/01/2024

Brutal, cruel e uma realidade doída demais
Como pode tanta dor caber em uma vida só? a morte cerca aqueles que não tem voz como uma sombra. leitura brutal, real e violenta. que o céu das travestis seja uma festa sem fim.

Edu 21/01/2024

Pesado, mas apressado.
O livro traz a história de uma comunidade de travestis que se prostituiam no parque Sarmiento em Córdoba, principalmente sob a óptica de uma delas: Camila.

O livro acerta ao trazer uma diversidade de personagens travestis com perfis muito diferentes e decisões que a separam e as unem ao decorrer da história.

A autora abre uma caixa de pandora com todas as mazelas que chagam as vidas das travestis até o destino inexorável: o apagamento da sociedade.

O livro só perde força por não nos aproximar mais das personagens que são mortas, atacadas ou que apenas se despedem. Algumas delas realmente não sinto a perda.

Jhoy - @sabedoriaentrelivros 21/01/2024

Uma leitura instigante, onde aborda a vida dos travestis, modo de trabalho, preconceito e violência sofridos decorrente da escolha sexual pela família e pela população, possui um vocabulário nu e cru, personagens bem construídos, detalha e aborda de vários ângulos a vida.

Gabriella440 20/01/2024

Cheguei nessa leitura num paraquedas. Não conhecia a autora, não sabia do que se tratava a história.
Assim que vi que falava sobre travestis, temi que caísse em algum enorme clichê. Porém fui arrebatada já nas primeiras páginas.
A narrativa é envolvente, contada de forma crua e sensível, que imputa empatia com cada personagem.
A cereja do bolo é um quê de realismo fantástico que tanto amo.

inasantos 20/01/2024

Como fazer de tudo para se encaixar num corpo que não é o seu biológico e, ainda assim não conseguir se encaixar na sociedade?
Um livro sobre amor, sobrevivência, afeto, preconceito... Leitura pesada e necessária!

Lilian 20/01/2024

Vivência
Camila Sosa Villada escreve lindamente sobre uma experiência duríssima e nos coloca dentro de sua vivência

Isasc.exe 19/01/2024

Precioso demais.
Pela capa e título eu não imaginava que o livro teria essa personalidade, e acho interessante essa escolha artística, por mais que talvez só seja sintoma e não opção.
A história dessas travestis é contada entre o real e o subjetivo, entre a violência e o afeto, entre cheiros e perfumes. A existência dessas mulheres é tão subversiva que acomete até uma nova forma de se construir narrativas.
Simplesmente único.

Thatiana 19/01/2024

Nesse livro vamos conhecer um pouco da história de Camila e o parque que ela frequenta juntamente com seu grupo de travestis.
São poucas páginas e um enorme impacto. A protagonista fala sobre crescer em um corpo que não se reconhece, os olhares de censura da sociedade, como em todo lugar que ela vá sempre será olhada de maneira diferente, os perigos que passa nas noites, o seu sofrimento diante injustiças e crueldade que ela e suas irmãs de luta sofrem. Uma escrita realmente surpreendente.
Essa foi uma leitura que dificilmente será esquecida.

Dea 19/01/2024

'busco a violência, a provoco, estou imersa nela como numa pia batismal. Sou uma prostituta que anda pelas ruas de noite, enquanto as mulheres da minha idade dormem nas suas camas.'

'Meu uso particular daquilo que só era permitido às mulheres. Chorar.'

Grazielle.Bonfim 19/01/2024

Livro bom, importante, forte...
Leitura rápida, ao mesmo tempo de leitura densa e divertida!
Como pode essas duas coisas serem evocadas na mesma leitura?
Ao mesmo tempo que algumas coisas são abordadas com certa leveza, não tem como não ter empatia pelas personagens e nos sentir tocados pela experiência delas.
Vale a pena a leitura.

tiadodudu 18/01/2024

Marginalização
Espécie de autobiografia com toques de realismo mágico relata com crueza e lirismo a vida da escritora travesti argentina.