Mansfield Park

Mansfield Park Jane Austen

Resenhas -

Ely 04/03/2024

Ficarei com saudades
Amei ter lido todos os livros de Jane Austen. Amei ler um livro escrito a 200 anos atrás, em um lugar e época com costumes totalmente diferentes dos que vivo.
Sobre esse livro, não sou capaz de reclamar sobre nada. Sinto que a única coisa que faltou foi um romance de me fazer sorrir a toa e pular de alegria assim como Orgulho e Preconceito.
A personagem mais odiada do livro todo com toda certeza é a Tia Norris. Tem como existir mulher mais intrometida e insuportável que ela? Fanny é uma moça evoluida espiritualmente, só assim para conseguir aturar um parente com tal personalidade.
Henry e sua irmã, eu jamais confiei neles dois.

Sira Borges 19/03/2022

Mansfield Park
Foi uma leitura lenta e arrastada? Foi! Mas não foi nada enfadonha! Foi uma leitura bem tranquila e prazerosa...e aqui me despeço de Jane Austen! Foi um imenso prazer conviver com Lizzie, Emma, Anne, Catherine, Elinor e Fanny...

Lizandra.Mirelle 26/02/2022

O desenrolar da história de Fanny e Edmund
Apesar de achar que o livro poderia ter sido encurtado em muitas partes, não chega a ser tão ruim.
É lindo ver o desenrolar da história de Fanny e Edmund, que teve um base sólida com amizade entre os dois e passado por vários testes ao longo dos meses, pelos encantos que outros vizinhos tiveram influência sobre os sentimentos dos habitantes de Mansfield Park.
Como todo interior, sempre cheio das fofocas e de vários acontecimentos bem chocante acho que Jane conseguiu representar bem a sociedade inglesa daquela época.

@umaleituraenadamais 06/06/2022

Agridoce
Antes de começar a falar sobre Fanny quero deixar bem claro, amo, amo, amo e amo a escrita da Jane Austen. Meu favorito dela é "Persuasão". Mas o que aconteceu para dar apenas quanto estrelas nesse livro? Foi tanto coisa que não consigo relacionar. Porém a primeira é a monotonia da personagem principal Fanny Price. O próprio Edmund me decepcionou pra valer. E fora aquele boy lixo que é o Henry Cranford.

Alex690 11/09/2022

Edmund é igual a todo homem apaixonado...
Jane Austen mergulha o leitor bastante fundo nas impressões humanas dos personagens em Mansfield Park.
Fanny é discreta, inteligente, sensível e racional, é tímida e segura ao mesmo tempo. Entre todos é a que julga com mais imparcialidade o caráter dos seus amados e odiados. Jane construiu uma personagem feminina atual para a época, o que quer dizer que os modos dela não são de nenhuma forma revolucionários, no entanto distinguiu-a muito do caráter idolente e vaidoso da maior parte das personagens femininas do romance e da visão machista tanto do passado quanto do presente, mas ATENÇÃO, é preciso paciência para compreendê-la.
A estória assume um cenário familiar íntimo e rico de intrigas, a princípio tudo é superficial, os costumes muito rígidos, somente aos poucos no entanto, a atmosfera esquenta e o gelo é quebrado. Não vou alongar a resenha avaliando outros personagens, pois se você leu alguma outra obra dela, sabe que amará alguns e odiará muitos.
Jane se tornou uma figura digna de nota, sua escrita é gostosa, seus diálogos inteligentes e controversos, existe muita realidade em suas estórias, existe muito prazer em se perder em seus textos.

Grey.reads 13/09/2022

Definitivamente não é um dos melhores da Jane Austen
Narrativa lenta que na metade do livro quase desisti.
Fanny como personagem principal deixa muito a desejar. É extremamente tímida, mas não como Jane de Orgulho e Preconceito, é tímida ao ponto de irritar. Nunca diz o que pensa, só chora. Já para Edmund nem tenho palavras, faltou uma química forte nesse casal.

Jennifer 05/05/2022

Bom, mas nem tanto
Esse livro foi sem dúvidas a que eu mais demorei para ler da autora, tendo em vista que em outras publicações, tudo foi lido em menos de uma semana. Essa história, demorou duas semanas para ser concluída, e isso não se deu somente pelo volume do livro ser maior em relação aos outros. Por retratar a sociedade inglesa do seculo XIX., a história poderia ter sido mais explorada mas acabou sendo arrastada e um pouco monótona (o que para mim nem sempre é um problema, mas messe livro em especifico foi).
Um ponto positivo para mim é que os personagens são muito bem construídos, fazendo com que algumas interações sejam interessantes e até inesperadas. Sem dúvidas é o livro mais descritivo da autora, mas no geral é uma história agradável para quem procura algo calmo para ler.

amandabcca 19/01/2022

Bem razoável.
De todos os seis livros da Jane Austen que já li, esse foi o menos empolgante, mas obviamente, não deixa de ser ótimo! Janey nunca erra.

O casal é sem química, não combinam, e não sei se valem 500 páginas? (é slow burn, igual todos os livros da Jane, então não existem cenas românticas entre o casal, só umas que me passam uma vibe mais fraterna que romântica)

Recomendo pra quem realmente gosta da Jane, mas não acho que seria um bom primeiro contato com a escritora.

CCataldi 09/03/2022

Não é o meu preferido
Dos livros de Jane Austen que li, até o momento, esse foi de longe o que menos gostei. A heroína da narrativa é bem diferente das outras e o casal principal não tem muita química. Obviamente que vale a leitura, mas eu não começaria a ler Jane Austen por esse livro. Talvez, ele fosse lido entre outros melhores para evitar desistências precoces ou decepções futuras.

livroslunaticos 15/12/2022

Calma e tempo.
Para ler esse romance é preciso paciência. É longo ou melhor, demorado; assim mesmo é bem descrito e bom. Além disso, os personagens secundários são de forte peso para manter nossa atenção voltada para a história.

Giovanni 25/04/2022

O ritmo do livro é demasiadamente lento, principalmente no início, já que a autora é extremamente detalhista em todos os aspectos, inclusive no que diz respeito aos personagens secundários e menos importantes.
Fanny é uma protagonista que só ganha força e destaque depois que muito já foi contado. Por diversas vezes ela é passiva e omissa, mas seu bom senso e prudência percebidos posteriormente justificam sua falta de atitude anterior.

sanagalxy 31/10/2023

Uma coisa meio targaryen da era georgiana....
Como em todos os livros da mamãe Austen vim com sede ao pote a este aqui, mas infelizmente não é nem de longe a melhor das obras dela. Tem sim o sarcasmo que ela amava entregar, e as reflexões sobre a sociedade pomposa da época, mas em quesito de romance, infelizmente fiquei meio decepcionada. O Edmund era um querido, mas o desenvolvimento dele com a Fanny ficou meio descocado, como se fosse colocado de última hora só para nenhum dos dois ficar sozinho. Não senti que foi aquele romance slow burn friends to lovers, e sim um "não casei com quem queria então vai você mesmo".

tallitarezende 25/10/2022

Mansfield park
Até que gostei, apesar de não me prender muito.
Os personagens são bem legais embora alguns confussos.
Única coisa de negativa foi o final, achei bem corrido. A história passa num ritmo tão mais lento pro final ser tão corrido.

Amanda 13/02/2023

Infelizmente arrastado, quase não terminei. A história foi bem chatinha em comparação a outras que ela já escreveu. Vou tirar umas férias de Jane Austen ??