As Musas

As Musas Alex Michaelides

Resenhas - As Musas

LadyDeMi 17/10/2023

Poderia ser melhor
As Musas é um suspense do mesmo autor de A Paciente silenciosa (um dos meus livros preferidos).

Alex Michaelides entrega um suspense bem narrado, nos envolvendo na história e nos sentimentos dos personagens.

O livro gira em torno de Mariana, uma terapeuta de grupo que há um ano perdeu seu marido em um acidente e ainda vive sua dor de forma intensa.

Zoe é sobrinha de Mariana e estuda em Cambridge, mesma universidade que Mariana se formou.

Quando acontece uma tragédia com a colega de quarto de Zoe, ela fica muito abalada e liga para Mariana, que prontamente viaja para dar apoio à jovem.

Em Cambridge, Mariana se interessa pelo caso e se envolve com a investigação do assassinato e com alguns personagens em torno de Zoe e Tara, a vítima.

Seu principal suspeito é o professor Edward Fosca e ela vai em busca de provas que sustentem sua desconfiança. Em meio a investigações, muitos fatos estranhos acontecem, personagens são desvendados e através de uma carta lida no decorrer dos capítulos, ficamos mais próximos das angústias do assassino.

Pra mim, o início foi um pouco lento, mas mesmo assim, nos envolve nos sentimentos melancólicos da protagonista, nos fazendo entender sua vida marcada por mortes de pessoas queridas.

Não espere uma história parecida com A Paciente Silenciosa. As Musas é bem diferente, tendo em ponto comum o final surpreendente, que desta vez, achei que não foi muito bom.

dtesrefuge 17/10/2023

Que livro do caralh#
"Normalmente, não se tem consciência daquilo que é continuação da própria infância."

Eu nunca esperava por aquele final.

lissa41 17/10/2023

O final me surpreendeu
Já estava a muito tempo querendo ler esse livro, pois A Paciente Silenciosa me ganhou demais. Porém, acredito que criei muita expectativa em cima da história.
Achei tudo muito arrastado, e uma narrativa bem melancólica, o que me desanimava bastante pra continuar a leitura.
É muito interessante que no meio das narrações de Mariana, existia narrações de um desconhecido (que acreditamos ser do assassino).
Mas o ponto que realmente me ganhou, foi o plotwist, QUE EU REALMENTE NÃO ESPERAVA E NEM PASSOU PELA MINHA CABEÇA!
Isso não podemos negar, Alex sabe fazer um plot, de deixar o leitor com um triplex na cabeça.

Leila.Vignotto 16/10/2023

Plot Twister+dois mortais de costa
Edward Fosca é o assassino???
Bem, quando a afirmação vem assim logo na primeira linha, eu desconfio.
Mas sério pensei em uma teoria de que Henry teria sido um apostolo do professor Tenynson e estava usando o Fosca como bode espiatorio, uma segunda teoria que me veio a cabeça parecia tao doida que descartei rapidamente e digamos que chegou bem mais perto daquilo que descobri no final!!!!
Surpreendente!

Isa 14/10/2023

Achei que sabia o que tava rolando mas eu não sabia era nada
Não é tão bom quanto a paciente silenciosa mas é bem legal
Queria saber o que rolou no final o que ela falou o que a zoe falou??????
A referência a paciente silenciosa ali genial

May 14/10/2023

Eu estava pronta para dar uma nota péssima pra esse livro, pra escrever uma resenha que resumisse o quanto ele tinha me encomodado. Só que aparentemente eu nunca estarei pronta para os finais desse escritor!

As personagens masculinas me encomodaram o livro todinho, só tinha babaca pra todo lado. A Mariana, por sua vez, me parecia uma psicoterapeuta pouquíssimo competente e eu odeio ler personagens femininas, com potencial, que são escritas de forma a parecerem patéticas. A forma como ela estava obcecada, como não era profissional em tantos aspectos.. ai como eu senti raiva!!!!!

Mas eu JURO que tudo valeu a pena pelo final! Ele é perturbador, e eu só recomendo pra quem gosta de se sentir idiota ?

Se alguém conseguiu prever o final antes dele ter sido esfregado na cara, eu tenho muito medo dessa pessoa!!!!!

Amanda 11/10/2023

Q livro bom MDS
eu fiquei 90% do livro achando uma coisa e nas últimas 10 páginas eu descobri a verdade
To chocada
Bom demais
???

Adriana854 11/10/2023

Otimo
Desde dé que li "A Paciente Silenciosa" estava mega ansiosa pelo livro seguinte de Alex Michaelides. Assim que vi que havia sido lançado no Brasil tratei de garantir logo o meu e não me decepcionei nadinha. Todas as qualificações que tornaram "A Paciente Silenciosa" em um Best Seller estão presentes em "A Musas" : escrita ótima, narrativa perfeita, trama que prende atenção do início ao fim, personagens interessantes... enfim, outro livro que você pega e não consegue mais largar. Não preciso nem dizer que já estou ansiosa pelo próximo, ne?

TÍTULO: As Musas

AUTOR: Alex Michaelides

TRADUÇÃO: Marta Chiarelli

EDITORA: Record

SINOPSE: Edward Fosca é um assassino. Disso Mariana tem certeza. Mas Fosca é intocável. Esse belo e carismático professor de tragédia grega na Universidade de Cambridge é adorado tanto pelos funcionários quanto pelos alunos da instituição ? principalmente pelas integrantes de uma sociedade secreta de alunas conhecida como ?As Musas?.Mariana Andros é uma brilhante terapeuta de grupo assombrada por tragédias pessoais. Ela fica obcecada pelas Musas quando uma de suas integrantes, Tara, é encontrada morta a facadas.Mariana, como ex-aluna de Cambridge, logo suspeita que, por trás da beleza do prédio medieval que abriga a instituição secular e suas antigas tradições, repousa algo sinistro. E acaba se convencendo de que, apesar de ter um álibi, Edward Fosca é o responsável pelo assassinato. Mas por que o professor teria como alvo uma de suas alunas? E por que ele continua retornando aos ritos de Perséfone e sua jornada ao Submundo?Quando outro cadáver é encontrado, a obsessão de Mariana em provar a culpa de Fosca sai do controle, ameaçando destruir sua credibilidade, além de seus relacionamentos mais próximos. Mesmo assim, ela está determinada a deter esse assassino, ainda que lhe custe tudo, inclusive a própria vida.

michelle 09/10/2023

Hm
Eu li paciente silenciosa antes desse e bem tenho que dizer que é outro nivel ne paciente silenciosa, achei esse com pontas muito soltas sla o plot muito ble sabe mas é bom mas nao chega a ser um suspense digno de notao acho q dei ate mais estrelas pelo o fato de ter algumas coisas relacionadas com o outro livro e gostei bastante disso mas enfim bom mas não tanto

Isabella.Gasso 09/10/2023

As musas - Alex Michaelides
Tive vontade de ler por ser do mesmo escritor de "A paciente silenciosa" que é um dos melhores livros que eu li esse ano. "As musas" foi surpreendente igual, não esperava a reviravolta e o final. Li o livro super rápido e gostei bastante. Não é tão bom quanto "A paciente silenciosa" mas vale a pena a leitura, vai surpreender. Recomendo

Alyster 09/10/2023

Bom, mas distante das expectativas
Decidi ler As Musas porque Alex Michaelides me entregou uma obra prima em A Paciente Silenciosa, assim como deve ser o caso da maioria dos leitores desse livro.

Gostei muito da ambientação, o vínculo com tragédias gregas e pequenas doses de conhecimento compartilhado sobre as mesmas. Entretanto, acho que o livro tem um potencial não explorado em seu máximo. O contexto de tragédias gregas, o grupo das musas e outros pontos são extremamente interessantes, mas perdem todo o sentido ao desenrolar do livro, especialmente mais próximo ao final.

E suspeitei cedo demais da resposta do mistério, que foi comprovado no final, isso também pode ter contribuído para diminuir meus ânimos conforme avançava no livro.

Nunca é fácil escrever um segundo livro, principalmente após um que tenha tido tanto sucesso quanto A Paciente Silenciosa, e o peso dessa responsabilidade fica bem claro com esse livro.

É um suspense bom, de qualquer forma. Mas não está no mesmo nível de seu romance de estréia.

yasm1m_ 08/10/2023

Sem palavras
Avassalador, nem mais nem menos. Conforme demonstrado em "A Paciente Silenciosa", o autor tem a capacidade inata de organizar a trama de uma forma complexa, na qual, ao mesmo tempo em que você tenta decifrar o final, há inúmeras possibilidades de respostas às suas perguntas. Ademais, a escrita de Alex Michaelides me envolveu de tal forma que, quando vi, já estava no final do livro. Recomendo demais.

Tatiane.Gatto 08/10/2023

Gostei mto. História que te prende a cada página, tanto que li em 2 dias. Tua mente fica paranoica tentando entender tudo que está acontecendo e quem poderia ser o assassino. A única coisa q não curti, foi no final que deixou muito em aberto. Não gostei pq odeio ficar na dúvida do que poderia ter acontecido.

kie 07/10/2023

Meu Deus

Que livro foi esse, socorro. Não gostei da escrita, muito menos do desenvolvimento ( dei minha vida pra conseguir ler isso ). O plot é nojento e sem cabimento.

Esperava muito mais, grande decepção

percyjgf 07/10/2023

?A infância revela o homem, como a manhã revela o dia.?
Esse livro tinha TANTO potencial, a ambientação perfeita, a escrita impecável, a mitologia pela perspectiva da psicologia, tinha tudo para ser 5 estrelas mas o desenvolvimento e o final foram péssimos.

Eu adivinhei parte do plot twist na metade do livro mas algumas coisas ainda me surpreenderam e eu fiquei esperando uma explicação melhor de toda a motivação e execução dos assassinatos mas foi tudo tão raso que eu fiquei sem entender.
Também teria sido ótimo se a parte da mitologia tivesse sido mais desenvolvida e incluída na história.

Não odiei a história por completo mas não é um livro que eu recomendaria para alguém.
madu 22/10/2023minha estante
como vc adivinhou parte do plot antes de acabar o livro? pf dúvida genuina

percyjgf 22/10/2023minha estante
eu desconfiava da sobrinha da mariana no comecinho do livro já, a parte que me surpreendeu foi o envolvimento do marido dela (que pra mim ficou bem mau explicada)