Os Imortalistas Chloe Benjamin

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Fran Luchetti 15/10/2022

Morte e vida dos Gold.
Quando crianças, em 1969, os irmãos Gold (Varya, Daniel, Klara e Simon) vão em busca de uma vidente cigana que promete declarar a data de morte de qualquer pessoa. A partir desse momento, o livro é divido e partes para narrar a vida de cada Gold, bem como suas perspectivas e sentimentos em relação à família, ao trabalho.
Simon e Klara partem juntos para uma jornada de descobrimentos; Daniel conhece sua fúria e do que ela é capaz; Varya sente o peso de toda responsabilidade por seus atos.

A narrativa do livro é original e nos traz reflexões sobre a vida e o que fazemos dela, sobretudo como damos valor à ela. A história proporciona encarar sucessos e fracassos dos personagens na mesma medida em que, aos poucos, vemos o enfrentamento da única realidade que temos: a morte.

"Se você soubesse a data de sua morte, como viveria sua vida?"

Boa Leitura!

Thabata 02/10/2022

Na ânsia por sobreviver eles se afundaram no abismo da morte
Eu gostei muito dos personagens. Achei que não iria me apegar a eles, mas foi o contrário. Eles são retratados muito bem, como pessoas reais. Você torce e sente por cada coisa que acontece com eles e cada escolha errada ou acertada que eles fazem e a vida deles, cada uma bem diferente da outra, é muito bem ilustrada também.

Os quatro irmãos são bem diferentes entre si e cada um reage de uma forma logo após descobrirem a data de suas mortes, mas acabam agindo da mesma forma impulsiva quando suas mortes estão próximas.

Achei interessante as questões que o livro levanta: a vontade de viver a vida, a fé, as relações familiares... Mas achei que o livro pecou em alguns pontos. Quando pensamos que seria bom saber quando vamos morrer o pensamento comum é que teríamos a oportunidade de nos despedir das pessoas que amamos e pôr fim em qualquer desavença que temos. A ideia é poder partir em paz, sem arrependimentos e pontos em aberto, mas a autora escolheu fazer os personagens irem na direção oposta. Você sabe que tal dia é provavelmente a data da sua morte e mesmo assim você escolhe continuar afastado da família, prefere continuar com brigas, prefere deixar de falar o que deveria. Você pensa que tal dia pode ser o seu último e se entrega, e desiste, e vai correndo em direção ao abismo.

Achei bastante questionável também a forma fácil que a autora escolheu pra morte da Klara e do Daniel. Não me convenceu. Não combinava com o perfil que ela criou deles. Apenas a morte do Simon achei compatível com o perfil e a época que as coisas aconteceram. Gostei como a Vânia se desenvolveu, mesmo depois de já adulta, e madura, e foi conseguindo lutar contra as barreiras que o TOC criaram nela. Gostei que ela finalmente contou para a mãe sobre a vidente e da forma como a mãe reagiu. Fiquei pensando que se eles, anos antes, tivessem confiado na mãe e contado a estória, ela poderia ter dito a mesma coisa, feito um carinho em cada um e os colocado pra dormir, assim eles poderiam ter acordado no dia seguinte com essa estória esquecida e feito outras escolhas.

Enfim, foi um livro gostoso de ler, de escrita fluida, que me prendeu e me fez pensar em como eu agiria se passasse por determinadas situações. O que eu acreditaria? Como levaria minha vida a partir de uma informação assim? Será que a forma como estou vivendo está me levando pro fim previsto ou estou mudando minha estória? São coisas a se pensar.

Marcela 01/10/2022

Os imortalistas
Esse livro foi super diferente de todo tipo de livro que já li, ele abordou uma infinidade de temas de uma forma tão real, foi emocionante acompanhar toda a busca dos irmãos Gold de viver suas vidas da forma que eles queriam, de vencer a profecia de alguma forma, a vidente lhes deu uma data mas eles fizeram o que puderam pra permanecer vivos.
Aprendi muito lendo esse livro.
Pequenas coisas me incomodaram como a história da vidente ter sido pouco explicada, a morte do Daniel também não teve muito desfecho, a irmã que menos me encheu os olhos foi a Varya, achei que ela podia ter sido bem mais, porém o plot dela foi de explodir a cabeça no final ?

dudínea. 30/08/2022

Expectativas superadas com sucesso
Esse livro superou as minhas expectativas, tanto, que não tenho muito o que falar sobre.
Gostei muito dos personagens, de como a história é contada e principalmente das reflexões que a autora traz. Achei tudo muito lindo e emocionante, apesar de ter momentos devastadores, mas que são muito importantes.
É um ótimo livro e eu só esperava que o final fosse um pouco menos aberto. Mesmo assim, amei demais.

Carlinha 22/07/2022

Bonzinho
Mais um que eu esperava mais...
Uma história bacana, narrativa envolvente, enredo cativante.
Mas nada de extraordinário.
São quatro irmãos que, quando crianças, decidem encontrar uma vidente que os informa as datas de suas mortes.
Então acompanhamos as dores e as delicias de Simon (um fofo), Klara (uma sonhadora), Daniel (o homem da família) e Varya (leitora e cheia de dúvidas).
Gostei da leitura, foi um bom passa tempo.

Ana Gouvêa 24/04/2022

Eu gostei da história, da forma que foi contada e tal. Mas todas as menções ao povo cigano foram tão desrespeitosas que acabei pegando ranço.

lulis 30/11/2021

Os Imortalistas
?Mas neste momento quase sinto que a entendo, porque o suicídio não parece irracional. Irracional é continuar, dia após dia, como se seguir em frente fosse natural.?

Naclara 06/09/2021

Os imortalistas
O que você faria se soubesse o dia de sua morte?
Esse é basicamente o tema do livro. Tipo, são 4 irmãos que quando criança, vão em uma cartomante que fala para eles o dia que vão morrer, e cada um tem uma reação diferente. Por exemplo, a Varya, que trabalhou a vida para tentar aumentar a longevidade das pessoas. Ou o Simon, que foi atrás da sua liberdade é sonhos enquanto ainda era tempo.

Viver ou sobreviver? O livro apresenta muito isso na parte que fala sobre a Varya. Não sei nem explicar como ela se sente pelos irmãos terem escolhido viver ao invés de sobreviver. Ela simplesmente acha isso irracional, mas deseja ardentemente ter feito diferente. Acho que muitas pessoas deveriam saber a diferença entre isso também.

Enfim, adorei a história do livro, chorei e tudo kkk simplesmente incrível! Super recomendo a leitura. Além de viver ou sobreviver, fala muito sobre os problemas que cada um tem, e como eles passam por cima disso no final ou como eles vão se afundando cada vez mais até chegarem onde ficaram.

"[...] você tem medo. Tem medo de que nunca poderá fazer o que sua irmã fez: ficar no palco sozinho, noite após noite, e mostrar a [*****] da sua alma sem saber se vai ser aplaudido ou vaiado."

Mi Rubin 12/08/2021

Sobre viver realmente a vida ou apenas sobreviver.

A temática é bem interessante. O que faria após descobrir a data da sua morte? Viveria intensamente ou diminuira toda a sua vivência para evitar suas dores?

Dá aquela remexidas nas nossas reflexões e temores.

Mariana.Barbosa 04/07/2021

Foi um livro muito Interessante, com um tema diferente. Esse livro não me emocionou, não gostei muito da parte da varya e do Daniel

Eliete 05/06/2021

Tocante
Demorei muito para terminar esse livro pois o começo dá uma ideia diferente do que o livro se trata e é bem arrastado.
É engraçado como a história se desenrola de forma que personagens que eu comecei detestando acabaram me deixando tão apegada e torcendo tanto por eles.
Meu único problema foi tratar questões muito sérias de forma bem rápida e às vezes confusa.
Enfim, é uma leitura sensível, sem muitas reviravoltas mas ainda sim é impressionante.

Maria Júlia Comin 05/06/2021

Morte, destino e transformação.
Eu tinha muita expectativa pra essa leitura. Já tinha ouvido falar sobre esse livro e estava ansiosa pela história. E, com toda a certeza, valeu a pena a espera.
A história é linda e emocionante! Me fez refletir sobre família, destino, morte e transformação. Amei! ?

@eusoudanivieira 03/06/2021

Os Imortalistas
Se você soubesse a data de sua morte, como viveria sua vida?

Foi partindo dessa premissa ( e dessa capa linda! ) que eu adquiri Os Imortalistas da autora Chloe Benjamin.

Este livro traduz bem a metáfora que rege a nossa vida com toda sua fragilidade e finitude.
Me fez pensar bastante acerca do quanto o nosso passado (e nossas escolhas) influenciam nosso futuro, mesmo que incerto.

Ao ser conduzido pela história em Os Imortalistas, você encontrará um romance sobre vida familiar e tudo que de bom e ruim rodeia esse núcleo.
Vai sentir ódio e empatia por cada personagem em algum momento.
É um livro simples mas com uma mensagem impactante: que o que você leva dessa vida é a vida que você leva.

E, inevitavelmente, vai pensar na vida que você leva mas também naquela vida do ?E se...?.

Apesar de saber que a morte ( e os impostos!!! ) é a única certeza da nossa vida, me peguei refletindo algumas vezes durante a leitura se gostaria ou não de saber meu dia derradeiro.
Será que eu levaria uma vida diferente se eu não tivesse uma data de validade pairando sob meus olhos?

Simon, Klara, Daniel e Varya, os irmãos da família Goldman, ainda crianças serão movidos pela curiosidade de conhecer a vidente que promete dizer a data da sua morte.
Preciso dizer que saíram de lá devastados, cada um a seu modo? Creio que não...

Conhecimento, neste caso, realmente é poder?

Ver como Simon, Klara, Daniel e Varya conduziram suas vidas me deixou deveras triste.

Houve quem resolveu viver como se não houvesse amanhã; teve quem escolheu viver cético, teve quem ficou remoendo o passado e se corroendo em reflexões intensas até sua ruína; teve quem viveu indiferente e vazio....

Me perguntei diversas vezes como o mais longevo deles conseguiu não viver!?!

Mesmo a morte sendo a maior incógnita da humanidade não esperei que este livro me trouxesse respostas e, ainda bem, pois ele não as traz!

Tudo o que restou dessa leitura foi um profundo sentimento de reflexão, me fazendo concluir que realmente é uma benção não saber quando tudo chegará ao fim.

E você, gostaria de saber a data da sua morte?

1 | 2 | 3 | 4