O Problema da Dor

O Problema da Dor C.S. Lewis

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Camila.Moscatelli 24/07/2023

O livro é inquestionável polêmico. No sentido daquela visão de que a dor é sempre por causa de pecados. O lado positivo do Lewis é que ele aponta como o pecado mínimo comum da humanidade da queda, ou seja, a autossuficiência, a rebelião da criatura contra seu criador. Aliás, em 80% dos livros, a mensagem principal do Lewis é sempre chamar-nos à completa entrega ao Senhor (e particularmente isso sempre falou muito forte comigo) ou seja, não discordo do Lewis nesse sentido de ?Deus abrir mão da própria glória dele para chamar a atenção de suas criaturas através da dor e chamá-las à completa submissão e dependência somente a Ele?, mas ainda fica com um questionamento à história de Jó (que aliás o Lewis nem cita nesse livro). Jó era justo aos olhos do Senhor, tanto que Satanás não tem legalidade para agir contra ele e precisa da permissão de Deus para tal. (O que já foge da teoria do Lewis da base legal do pecado da autossuficiência) ao passo que se encaixa na teoria dele de que Deus só permite a prova não para Ele saber a resposta do homem, pq Ele já sabe, mas para o próprio homem saber. E nesse sentido então no final do capítulo de Jó fica claro que Deus coloca ele no seu devido lugar quando mostra sua infinita soberania como ?onde é que vc estava quando eu coloquei os alicerces da terra??

Enfim, falou comigo no sentido de literalmente diariamente fugir do pecado da autossuficiência, mas só achei que faltou esse desenvolver como no caso de Jó, mas ficou claro que mesmo assim ainda dá para enxergar que Deus permitiu aquilo também para salvar a Jó no mínimo da tentação de se ver como justo. Enfim, reflexões
Monica Carvalho 31/07/2023minha estante
Essa está na minha lista de próxima leitura. Estou lendo A última noite do mundo e meu Deus, que livro?. Lewis realmente consegue nos fazer pensar além de nossa capacidade, além de nossos limites, ou pelo menos, tenta com muita genialidade nos induzir a pensar além do óbvio. Virei fã :)

Camila.Moscatelli 10/08/2023minha estante
Nossa esse livro da última noite do mundo mudou minha vida hehe

Monica Carvalho 10/08/2023minha estante
Acabei de ler hoje. Que leitura!!!! Quero ler ele novamente daqui uns meses, quero sempre lembrar pq foi muita informação edificante de uma vez só?Queria armazenar cada palavra refletida pela Lewis.

Camila.Moscatelli 12/08/2023minha estante
Que legal!!! Parabéns ? eu te entendo, sinto absolutamente a mesma coisa com as coisas que ele escreve ? queria poder ter uma memória infalível hahaha

Gabrielle 07/10/2022

Neste livro Lewis se propõe a escrever sobre sua visão do porquê do sofrimento existir e de como lidamos com ele.

Achei curioso o capítulo sobre a dor animal, mas não tenho uma opinião formada sobre esse tema.

O último capítulo entitulado "Céu" nos faz lembrar que Deus nos criou para Ele e um dia estaremos todos com Ele, em um lugar feito para nós, e teremos um novo nome que só Deus e a própria pessoa saberá, como nos diz João em Apocalipse. Independente do porquê a dor existe e de como vamos enfrentá-la, a verdade é que ela vai passar.
almeidalewis 09/10/2022minha estante
Gostei Gabrielle da sua resenha ??????.
No livro Deus sabe que sofremos ? philipe iancey inicia a obra dizendo : dor um problema que nunca vai embora.

Gabrielle 09/10/2022minha estante
É verdade. Temos apenas momentos de alívio

Suzi 28/02/2022

É um livro muito complexo. É necessário ter um pensamento muito evoluído pra entender. Eu basicamente não compreendi nada!
Camila.Moscatelli 09/07/2023minha estante
Que pena! Mas por favor não desista das obras do Lewis! Eu já li 17 livros dele e a maioria deles foram divisores de águas na minha vida (para melhor). No começo é difícil mas depois que você pega a dinâmica de escrita dele as coisas melhoram, algumas dicas:

1) nunca interrompa a leitura do capitulo: ele tem o habitual costume de tecer as ideias de uma forma que você só entende o que ele escreveu por 10 folhas, no final do capítulo. Logo, picotar a leitura impacta diretamente na compreensão.

2) leia o capítulo sem limitação de tempo: para evitar as interrupções e dar tempo de digerir os trechos para seguir

3) Lewis usa e abusa de vírgulas, pelo menos nas traduções. Assim como parênteses, ele abre entre vírgulas algum comentário no meio da ideia. Releia o trecho ?colando? a ideia entre as vírgulas, ignorando o comentário adicional, para não perder o fio da meada

4) é obrigatório a consulta ao dicionário e o Google lendo o Lewis, ele faz muitas referências e hipercontextualidade com temas dos seus estudos (ele era o maior literário da sua época, ele vivia num mundo bem apartamento rs) isso ajudará a compreender algumas ideias
5) se você for cristã, nunca dispense uma rápida oração antes de iniciar a leitura pedindo pro Senhor te ajudar a entender haha

Enfim, parece trabalhoso, mas vale muito a pena !

Thiago 14/09/2021

Sempre uma boa reflexão
Lewis mantém as características que o consagraram e o fazem ser um escritor tão sensacional. Seus raciocínios e sua capacidade de argumentação são ímpares. Ao discutir sobre a dor humana e sua relação com os desígnios divinos, somos levados a pontos de vista surpreendentes e geniais. Toda a discussão sobre a compatibilidade de um Deus onipotente, onisciente, bom e amoroso nos faz refletir sobre esses conceitos e sobre como Deus os aplicaria. Um Deus onipotente pode descumprir suas próprias regras? Deve fazê-lo? Um Deus de bondade pode evitar toda e qualquer dor a suas criaturas? Isso faria com que elas fossem melhores ou piores? Qual o objetivo de uma existência sem dor? Como se daria o crescimento nesse caso?
Para finalizar, uma citação de seu livro "A Anatomia de um Luto" que tem a ver com esse assunto: "Deus não tem feito experiências com minha fé ou com meu amor a fim de descobrir a qualidade que possuem. Ele já a conhecia. O desconhecimento era meu".

Gleiciane.Leal 06/01/2022

O Problema da Dor
Esse livro fala sobre a grande pergunta da humanidade. Se Deus e bom, porque permite o sofrimento de seus filhos?
C.S.Lewis faz uma análise profunda sobre os diversos tipos de sofrimento que podem nos atingir, e aquilo que o sofrimento produz em nós.
O último capítulo me encantou, a saber que não importa o sofrimento que vivemos aqui, no céu todas nossas lágrimas serão enxugadas por Jesus.
Concerteza um dos melhores livros que li.
Esse livro irá falar profundamente principalmente com pessoas que estão passando momentos de intenso sofrimento.

Marcela.Correia 10/02/2022

Estudo sobre a dor
Amei o livro.
Eu sou paciente crônica de dor e ler sobre o assunto trouxe luz a muitos aspectos que não havia pensado.

Sandra452 12/02/2022

Gostei muito!!
Mais um de C. S. Lewis concluído e só posso dizer que gostei muito deste livro!
Em "O problema da dor", C. S. Lewis , com toda a sua genialidade, nos ajudará a refletir sobre a seguinte questão: "Se Deus é bom, por que sofremos?".
Quantas reflexões! Se não reconhecermos a Soberania de Deus sobre todas as coisas, jamais entenderemos esta questão! "O homem não é o centro. Deus não existe por causa do homem."
Ao invés de perguntarmos "Por que eu?", nossa pergunta deveria ser: "Por que não eu?". Isso é reconhecer a Soberania e a Misericórdia de Deus.

Ruan Souza 28/02/2022

Lewis detalha, de acordo com suas reflexões, um dos grandes assuntos tratados ao longo da existência humana. Vale a pena conhecer e refletir junto ao que esse grande autor teve a dizer.

Hleyna_iung 14/03/2022

O Problema da Dor - C.S. Lewis
"Se Deus é bom e Todo-poderoso, por que ele permite que suas criaturas sofram?"

Mais um livro maravilhoso do C.S. Lewis. Complexo, profundo e com muitas reflexões para se fazer...

Nesse livro Lewis aborda um pouco sobre o poder de Deus, sua bondade, a queda do homem, o porquê do início da dor humana e seus desdobramentos...
Não é uma leitura que nos dá todas as resposta, mas nos faz pensar bastante sobre como a existência da dor não pode ser usada por nós para rejeitar a crença de um Deus bom.

"O Filho de Deus [...] sofreu até a morte, não para que os homens não sofressem, mas para que os sofrimentos deles fossem iguais aos seus." ~George MacDonald

Não diria que eu consegui entender tudo o que foi escrito no livro, principalmente porque eu li ele muito rápido, mass mesmo assim gostei muito, as analogias e pensamentos do Lewis são sempre muito incríveis e sempre vale a pena o esforço dessa leitura.

Guilherme Dehon 31/03/2022

Mais uma "pedreira"
É mais uma obra intensa, densa...

Algumas passagens são muito interessantes, acertam em cheio em nosso íntimo, mas também não irei resenhar pois não me atrevo... Mais um para reler e sem pressa...

Segue link de uma resenha Top?

(Fui inventar de ler Árvore e Folha junto de O Problema da Dor e quase tenho um colapso mental)...

São duas obras magistrais...

E de agora em diante, Lewis e Tolkien... Um por vez.

Abração!

Hadassa115 07/06/2024

O problema da dor
Um livro magistral, encantador e fascinante.
É claro que todos os livros de C.S. Lewis tem suas partes complexas que queimam nossos neurônios rsrs porém o livro não deixa de ser expendido...
Nesse livro nós nos deparamos com uma pergunta que é feita com frequência por todos: "Se Deus é bom, porque ele permite que suas criaturas sofram?"
A partir daí vai se desenvolver respostas complexas e cheias de empatia, com reflexões singulares, acredito que todos deveriam ler esse livro, a leitura vai ser dividida em 10 capítulo, para mim o capítulo que mais me incomodou foi o capítulo 5 : "A queda do homem" pois deu um nó no meu celebro kkk fora isso todo o livro deu para acompanhar o raciocínio dele... O último capítulo, o capítulo 10: "Céu" me fez refletir tantas coisas e me emocionou particularmente, por fim eu recomendo muitíssimo!

Bruna Laessa 28/05/2022

Um livro curto, muito bem desevolvido, cada capítulo leva a curiosidade de ler o outro, um assunto conectado.
Por mais que não dei cinco estrelas, achei toda a argumentação do Lewis sobre a dor, aceitável.
Recomendo a leitura.

Vanderlete 07/06/2022

[...] "A alma é apenas um vazio que Deus preenche."
C.S.Lewis um mestre das palavras, como sempre !!
O problema da dor é um livro que aborda, um assunto delicado e difícil de se entender. O livros mos traz respostas cheias de empatia, esperança e sabedoria que nos ajudam a entender a natureza humana em relação à dor.

Fábio 12/06/2022

Ótimo livro
O livro é bom de se ler, apesar de ser uma leitura não muito difícil como outros livros do Lewis, para captar algumas ideias deve-se reler algumas partes.

O livro trás ótimas temáticas como como conciliar a onipotência e bondade de Deus com o sofrimento humano e até dos animais, a maldade humana e a queda do homem dois capítulos nos quais Lewis vai tratar diretamente sobre a dor humana, os melhores capítulos por sinal.

Ao ler esse livro observo que o sofrimento é necessário para o cristão para moldá-lo conforme aquilo que Deus quer que ele seja, que as pequenas felicidades que temos aqui são como brinquedos fáceis de quebrar, para nos lembrar de não por nosso coração aqui embaixo, mas lá em cima e que enquanto estivermos no deserto desse mundo teremos e sentiremos dor e sofrimentos em meio a pequenos refrigerios para alívio de nossa jornada.

1 | 2 | 3 | 4