O Problema da Dor

O Problema da Dor C.S. Lewis

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

juliaboscolly 03/08/2022

Li do autor somente uma outra obra, mas, em comparação, é infinitamente melhor. O livro é lógico, bem argumentado e bom de ler. Gostei muito.

Arthur Peixoto 22/08/2023

A dor e o cristão...
O livro traz a abordagem que Lewis faz em relação a dor e o sofrimento do homem com o Cristianismo e seus preceitos. Como sempre, pelo seu perfil acadêmico, Lewis traz muitos conceitos técnicos e empíricos, deixando claro que não domina tudo, e que muito do apresentado é somente sua humilde opinião, sendo passível de questionamentos ou correções. Gostei do assunto abordado, entendi bem o que ele quis apresentar, porém como é de se esperar, teve momentos eu que fiquei bem perdido também. Recomendo a leitura, pois nos faz refletir um pouco como a dor pode nos ajudar a nos tornamos melhores cristãos também.

Vanderlete 07/06/2022

[...] "A alma é apenas um vazio que Deus preenche."
C.S.Lewis um mestre das palavras, como sempre !!
O problema da dor é um livro que aborda, um assunto delicado e difícil de se entender. O livros mos traz respostas cheias de empatia, esperança e sabedoria que nos ajudam a entender a natureza humana em relação à dor.

Wesley - @quemleganhamais 08/07/2023

Sobre Dor
Gosto de ler livros do C. S. Lewis, pois ele é bem claro falando que é leigo nos assuntos e mesmo assim ele aprofunda de uma maneira que me faz imaginar como seria se ele não fosse leigo. ?
Nesta obra Lewis discorre sobre dor e sofrimento e como são coisas difíceis para se falar, pois ninguém gosta de dor e de sofrer.
Alinhar essas discussões com um Deus todo-poderoso e amoroso pode dar nó na cabeça de muitos, mas Lewis ajuda a desatar esses nós.
Aprendi bastante e gostei da leitura.

Camilla296 14/05/2024

Olha, honestamente, o início derrete o cérebro, mas depois dá pra pegar o ritmo e o jeito. Como já disse durante as reações, é incrível como parece que Lewis está sentado ao seu lado te explicando as coisas, por isso, é sempre absurdamente didático lê-lo. É um livro excepcional e recomendo demais a leitura, de verdade. Tenho certeza que mudou minha forma de pensar em alguns pontos da vida.

Obs.: a parte sobre o céu me deixou em eterno estado de ???

Thiago 14/09/2021

Sempre uma boa reflexão
Lewis mantém as características que o consagraram e o fazem ser um escritor tão sensacional. Seus raciocínios e sua capacidade de argumentação são ímpares. Ao discutir sobre a dor humana e sua relação com os desígnios divinos, somos levados a pontos de vista surpreendentes e geniais. Toda a discussão sobre a compatibilidade de um Deus onipotente, onisciente, bom e amoroso nos faz refletir sobre esses conceitos e sobre como Deus os aplicaria. Um Deus onipotente pode descumprir suas próprias regras? Deve fazê-lo? Um Deus de bondade pode evitar toda e qualquer dor a suas criaturas? Isso faria com que elas fossem melhores ou piores? Qual o objetivo de uma existência sem dor? Como se daria o crescimento nesse caso?
Para finalizar, uma citação de seu livro "A Anatomia de um Luto" que tem a ver com esse assunto: "Deus não tem feito experiências com minha fé ou com meu amor a fim de descobrir a qualidade que possuem. Ele já a conhecia. O desconhecimento era meu".

Emanuelle 28/11/2022

O problema da dor (C.S. Lewis)
É um livro de fato muito bom para quem é cristão,a única coisa é que a escrita é bem difícil e talvez te faça demorar mais pra ler,que é o que aconteceu comigo,mas mesmo assim é um livro incrível quer me ensinou muito!!

Deeh 25/03/2023

É o Lewis.
Dias atrás li um comentário da Elisabeth Elliot no livro sobre disciplinas da vida cristã, onde ela falava sobre disciplina da mente. Em comum acordo com alguns amigos, ela disse: "Lewis pensava."

Impossível não concordar com ela, Lewis vai no cerne do assunto e cavaca até às raízes da questão, a gente acaba concordando com ele, ou no mínimo tentando fazer como ele e pensar um pouco.

Vale a pena ler e reler.

Hleyna_iung 14/03/2022

O Problema da Dor - C.S. Lewis
"Se Deus é bom e Todo-poderoso, por que ele permite que suas criaturas sofram?"

Mais um livro maravilhoso do C.S. Lewis. Complexo, profundo e com muitas reflexões para se fazer...

Nesse livro Lewis aborda um pouco sobre o poder de Deus, sua bondade, a queda do homem, o porquê do início da dor humana e seus desdobramentos...
Não é uma leitura que nos dá todas as resposta, mas nos faz pensar bastante sobre como a existência da dor não pode ser usada por nós para rejeitar a crença de um Deus bom.

"O Filho de Deus [...] sofreu até a morte, não para que os homens não sofressem, mas para que os sofrimentos deles fossem iguais aos seus." ~George MacDonald

Não diria que eu consegui entender tudo o que foi escrito no livro, principalmente porque eu li ele muito rápido, mass mesmo assim gostei muito, as analogias e pensamentos do Lewis são sempre muito incríveis e sempre vale a pena o esforço dessa leitura.

Fábio 12/06/2022

Ótimo livro
O livro é bom de se ler, apesar de ser uma leitura não muito difícil como outros livros do Lewis, para captar algumas ideias deve-se reler algumas partes.

O livro trás ótimas temáticas como como conciliar a onipotência e bondade de Deus com o sofrimento humano e até dos animais, a maldade humana e a queda do homem dois capítulos nos quais Lewis vai tratar diretamente sobre a dor humana, os melhores capítulos por sinal.

Ao ler esse livro observo que o sofrimento é necessário para o cristão para moldá-lo conforme aquilo que Deus quer que ele seja, que as pequenas felicidades que temos aqui são como brinquedos fáceis de quebrar, para nos lembrar de não por nosso coração aqui embaixo, mas lá em cima e que enquanto estivermos no deserto desse mundo teremos e sentiremos dor e sofrimentos em meio a pequenos refrigerios para alívio de nossa jornada.

Sandra452 12/02/2022

Gostei muito!!
Mais um de C. S. Lewis concluído e só posso dizer que gostei muito deste livro!
Em "O problema da dor", C. S. Lewis , com toda a sua genialidade, nos ajudará a refletir sobre a seguinte questão: "Se Deus é bom, por que sofremos?".
Quantas reflexões! Se não reconhecermos a Soberania de Deus sobre todas as coisas, jamais entenderemos esta questão! "O homem não é o centro. Deus não existe por causa do homem."
Ao invés de perguntarmos "Por que eu?", nossa pergunta deveria ser: "Por que não eu?". Isso é reconhecer a Soberania e a Misericórdia de Deus.

Vitoria 03/06/2023

O problema da dor
Neste livro C.S Lewis pretende responder algumas questões envolvendo a bondade de Deus em contradição com a maldade e crueldade do Mundo.
Abrange assuntos polêmicos como o sofrimento animal e inferno.
É um livro muito bom, escrito por um autor realista e sensato que possui opniões congruentes com sua época. Com ótimas referências, cada capítulo debate um aspecto sobre a dor e sofrimento.
Em geral, eu gostei bastante, é um livro curtinho mas com bastante conceitos.
Não é meu livro favorito dele mas é bom.
Recomendo :)

Gabrielle 07/10/2022

Neste livro Lewis se propõe a escrever sobre sua visão do porquê do sofrimento existir e de como lidamos com ele.

Achei curioso o capítulo sobre a dor animal, mas não tenho uma opinião formada sobre esse tema.

O último capítulo entitulado "Céu" nos faz lembrar que Deus nos criou para Ele e um dia estaremos todos com Ele, em um lugar feito para nós, e teremos um novo nome que só Deus e a própria pessoa saberá, como nos diz João em Apocalipse. Independente do porquê a dor existe e de como vamos enfrentá-la, a verdade é que ela vai passar.
almeidalewis 09/10/2022minha estante
Gostei Gabrielle da sua resenha ??????.
No livro Deus sabe que sofremos ? philipe iancey inicia a obra dizendo : dor um problema que nunca vai embora.

Gabrielle 09/10/2022minha estante
É verdade. Temos apenas momentos de alívio

Caio Vitor 17/10/2023

Magnífico, esplêndido, impressionante.
O livro ?O problema da dor?, de C. S. Lewis, é um livro essencial para a resposta de alguns questionamentos que, mesmo após muito tempo de caminhada cristã, são inerentes ao ser humano: ?Por que sofremos? Por que exista a dor??.
O autor trata desse tema com muita propriedade apontando, com muito embasamento, conceitos bíblicos sobre o assunto. Em alguns capítulos o autor foca em algumas teorias, como por exemplo no capítulo 9 cujo tema é a dor animal, sendo esses ainda de grande aprendizado.
Comecei a ler esse livro sem expectativas elevadas. Sabia que seria bom, pois foi C. S. Lewis que escreveu, mas durante a leitura me percebi envolvido de tal forma que li rapidamente e com uma absorção significativa do conteúdo.
Recomendo a todos aqueles que já tiveram e gostaram do contato com a escrita do autor.
Como sempre, C. S. Lewis arrasando e finalizando com aquele toque que só ele sabe.

Ju Nancy 11/09/2023

O problema da dor
"sua alma tem uma forma curiosa, pois é um buraco feito para se encaixar em uma determinada protuberância nos contornos infinitos da substância divina..."

1 | 2 | 3 | 4