A extinção das abelhas

A extinção das abelhas Natalia Borges Polesso

Resenhas - A extinção das abelhas

Pri de La Forge 16/04/2024

Fim do mundo seletivo
Narrativa inteligente e pouco linear, dá pra se perder um pouco, principalmente no começo, em que a autora só nos dá pequenas pinceladas dos personagens e do ambiente, onde um cataclisma mundial é pano de fundo para desfiar criticas sociais, homofobia, machismo em um universo fictício mas claramente possível, considerando a tragedia ambiental já anunciada e alguns movimentos políticos assustadores ganhando força a cada ano.

Fran Piva 26/02/2023

Uma distopia real
Regina, lésbica, solteira, 40 anos, mora sozinha com seu gato, na casa que foi de seus pais.
Ainda muito nova, sua mãe abandona a família para acompanhar um circo e o pai infeliz com o abandono, usa o álcool para esquecer. Acaba morrendo.
Sozinha, Regina acaba ficando desempregada e para sobreviver arrumar um trabalho da camgirl. Ao mesmo tempo que Regina não vê muito sentido na sua vida, o Brasil está em colapso. Infelizmente esse processo de colapso não fica muito nítido no livro e seria ótimo que autora pudesse ressaltar esses aspectos. Mas o pouco que pude apreender, me pareceu tão real...

Marina.Duarte 30/03/2023

O presente e o futuro
Usando elementos que vivemos na realidade brasileira a autora cria um futuro no qual mostra como os relacionamentos entre as pessoas é tão difícil mas tão importante para a vida

karol535 12/01/2024

As pessoas vão embora, e isso é uma realidade
Essa frase dá uma ideia do que o livro trata: fim. O fim de um relacionamento de mãe e filha, de namoradas, de amigas, de irmãs. Mas como Natália fala nos Agradecimentos, esse livro nos traz tanta coisa que não é possível responder brevemente sobre ele. Fiquei confusa no início em relação ao estilo narrativo e as trocas do narrador pelos capítulos, mas foi algo logo solucionado no início e não atrapalhou em nada a leitura. É muito doido pensar na construção desse mundo distopico que parece tao paupavel, tao real, é aterrorizante. Acho até que foi uma construção de universo muito interessante considerando a quantidade de páginas, a autora nao precisou destrinchar muito e já dava pra visualizar toda a configuração do espaço. Muitas passagens me renderam altas algumas reflexões sobre o nosso modo de vida individualista e consumista. É um livro que te faz pensar bastante. E que bom. Atenção roteiristas: acho que daria uma ótima minissérie. Já conhecia o estilo de Natália, então não poderia esperar menos dela. Na verdade acho ate que esse livro superou o romance anterior, então indico muito mesmo.

Biblioteca Álvaro Guerra 27/04/2023

Nele, conhecemos a história de Regina: depois de ser abandonada pela mãe, ela foi criada apenas pelo pai, que faleceu quando a garota começava a entrar na vida adulta. As vizinhas, Eugênia e Denise, cuidam dela como podem, oferecendo afeto, dinheiro e uma vida em família que lhe faz falta.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786559210640

Bruna 14/02/2022

Uma leitura maluca mas gostosa
O livro se passa um cenário meio apocalíptico após um colapso ambiental que extinguiu as abelhas. Conta a história de várias mulheres levando suas vidas e as relações entre elas. O livro é bom, as narrativas são bem fortes mas eu senti falta de mais detalhes cronológicos sobre o colapso em si! Mas é bom

Ana.Lomba 25/03/2022

Acho que nunca um distopia bateu tão perto de casa. A realidade exposta nesse livro, além de muito próxima do momento atual, atinge o leitor como uma facada precisa e pesada.
O texto é dividido em três partes, sendo a primeira e a última narrativas claras, mas a segunda uma série de poemas e contos curtos que completam o cenário da história.
Recomendo a leitura, mas aos poucos, para não sofrer demais com ansiedade climática e social

Mi 06/04/2022

A extinção das abelhas
Natalia Polesso tem um jeitin especial de falar do fim do mundo. Em termos de temas apocalípticos, gostei bem mais desse do que de corpo seco.
O jeito que ela fala sobre coisas comuns do cotidiano fez parecer que eu estava na cena junto com os personagens. Essa mesma tranquilidade do cotidiano assusta quando lembro que ela estava falando do fim do mundo, do apocalipse, da extinção das abelhas.
Algumas cenas me fizeram tirar a cara do livro e olhar pela janela, como se a cena fosse continuar ali na rua da minha casa.

Ale 15/06/2022

A Extinção das Abelhas
Leitura de abril devo dizer que é um verdadeiro soco no estomago. Não é aquele livro amorzinho, mas, um livro necessário.

"As pessoas vão embora, e isso é uma realidade"

Diria que uma dura realidade, somos egoístas demais para admitir e aceitar a partida de alguém que amamos e as vezes até aquelas pessoas que não nos importamos muito temos uma certa dose de masoquismo de querer aquela pessoa por perto.

Vamos conhecer Regina e suas perdas...Será abandonada pela mãe, criada pelo pai, mas, ficará órfã, Regina logo cedo terá que lidar com perdas...Perdas essas que no decorrer da história vão ser lembradas e marcantes durante toda a sua jornada...

Regina então terá apoio incondicional das suas vizinhas Eugenia e Denise que serão o mais próximo do que conhecerá como família.

O livro é bem atual, talvez por isso seja tão difícil e muitas vezes confuso, sendo necessário volta a leitura... Estamos vivendo em um mundo pós pandemia, um total colapso...Falta emprego, falta comida e segurança...

“A gente se constrói e se desconstrói e aprende a olhar com um pouco mais de entendimento para as outras pessoas.”

Sem perspectiva alguma, Regina começa a trabalhar como camgirl na internet...

Durante toda narrativa acompanhamos as reflexões da personagem, e também teremos partes narradas pela mãe de Regina...

O livro é divido em três partes. Na primeira parte é construída por Regina e outras personagens femininas

site: https://blogtalendo.blogspot.com

isnarbru 30/04/2024

A extinção das abelhas confesso que me decepcionou. Começei o livro pelo motivo de ter sido recomendado por uns leitores digitais e não gostei. Achei a leitura tediosa, insípida, não conseguiu me prender nem chamar minha atenção.

Ju Harue 18/09/2022

O agro é tech mas não deveria ser pop
Eu achei a premissa interessante, um fim dos tempos distópico - talvez nem tanto - que leva o Brasil a escassez e tudo que trás de degradação consequente, quando o uso de agrotóxicos exagerados acaba dizimando as abelhas e isso foi só o início do colapso. E acontece não somente no cenário nacional, há problemas do tipo em diversos países, medidos através do colapsômetro, mas achei bem interessante a história se passar em uma cidade brasileira pequena e interiorana. A personagem Regina, imersa em não-sentimentos, trazendo debates raciais, políticos, culturais e econômicos incomodamente próximos do cotidiano, reais demais, causou-me sentimentos que levei para o lado de não gostar da leitura, mas depois da oportunidade de ouvir a autora e outros participantes do projeto Piquenique Literário, eu entendi que foi intencional da autora e repetiu-se mesmo efeito em muitos outros leitores - objetivo atingido com sucesso rsrsrs. Esses sentimentos fazem parte de tudo que a história é e representa.
Com um estilo de escrita de experimentação, de muita intensidade e momentos fortes, Natalia trouxe histórias de mulheres diferentes e semelhantes ao mesmo tempo, cada uma com sua história e seu eixo de acontecimento, que se entrelaçam e separam-se conforme o desenvolvimento. A forma narrada é muito característica e acaba sendo uma leitura rápida apesar de ser indigesta em muitos momentos. As notícias que parecem ficção mas são reais foram outro soco no estômago e saber hoje, que ela escreveu antes da pandemia, torna ainda mais potente e significativo - ela revisou acrescentando falas pontuais sobre a pandemia, quando a obra não foi publicada originalmente na data prevista.

Thaís Inocêncio | @thais_inocencio 20/09/2022minha estante
Amei suas observações!

Ju Harue 20/09/2022minha estante
Obrigada Tha, e agradeço novamente por coordenar junto com o Bruno, um projeto tão especial e que proporcionou o encontro com a autora que agregou tanto. Vocês arrasam com o @piquenique.literario ??

Thaís Inocêncio | @thais_inocencio 21/09/2022minha estante
??????

LuAsa.vidor 24/01/2023

Muito bom!
Por meio da história de Regina, vemos seu mundo caindo em ruínas concomitantemente ao colapso que se aproxima do Brasil e do mundo, representado, principalmente, pela extinção das abelhas, mas também pelo descaso do governo e outras tragédias ambientais e sociais.

Uma leitura simples e bastante redonda que envolve quem está disposto a refletir sobre o fim do mundo e suas diversas formas e diferentes significados para cada indivíduo.

No início não tinha muitas expectativas, mas acabei gostando muito. Uma vez que engatei a leitura, terminei o livro super rápido. Recomendo para quem está habituado com a literatura contemporânea brasileira.

Luana.ferigato 29/05/2023

INIMAGINÁVEL
Quando peguei esss livro nem me dei ao trabalho de ler toda a sinopse, pq eu já senti que seria algo bom. MAS NUNCA NA VIDA EU TERIA IMAGINADO ISSO!
A escrita é incrível, te leva pra dentro cabeça das personagens, e vc entende e não entende assim como elas naquele momento. Tem 3 partes e na minha cabeça é uma analogia clara ao livro "Os sertões" de Euclides da Cunha, em que ele separa os capítulos por "A terra, O homem, A luta".
Além da história falar sobre o fim do mundo e como ele não existe de fato - pra todas as pessoas - ela conta sobre relacionamentos, sobre desencontro e encontro, sobre inicios e fins, o abandono e a solidão e tudo oq pode se quer imaginar.
Ótima leitura estou APAIXONADISSIMA, espero ler mais obras da Natalia Borges ??

18/10/2023

Extinção
Que livro bonito, apesar da crueza dos fatos narrados, da ficção tão realista e atual. Senti tristeza, desalento, mas com o alívio de ser ficção, ao contrário das guerras reais que estamos presenciando e do genocídio quotidiano de pretos, pobres, gays, indígenas....