Encaixotando minha biblioteca

Encaixotando minha biblioteca Alberto Manguel

Resenhas - Encaixotando minha biblioteca

Icaro 16/03/2024

Livro sobre livros é sempre uma leitura leve. Os insights que o autor lança, pode somar muito na nossa jornada como leitores.

uiliandalpiaz 03/02/2024

Encaixotar: guardar, preservar ou esquecer?!
"Sei que minha história completa e verdadeira está lá, em alguma parte das estantes, e só preciso mesmo de tempo e sorte para encontrá-la. Nunca consigo. Minha história permanece elusiva porque nunca é a definitiva". (p.17)

Porta de entrada para Manguel, esta foi uma leitura agradável. São pequenos ensaios/digressões a respeito do poder das bibliotecas, leituras, dicionários, registros, mudanças e a presença dos livros na história da humanidade.

É legal como o autor fala de suas leituras e insere reflexões em conjunto com outros autores, leitores que fazem parte de sua memória afetiva e digressões de como/para onde caminha o universo da leitura.

Particularmente, para quem gosta de leitura com certeza vai se identificar sobre o dilema de mudanças, e, nelas em como se lembrar dos livros e bibliotecas que se foram consigo para novos endereços e das memórias que vão ficando presentes conosco. Ao encaixotar e desencaixotar você se pega lembrando os momentos, circunstâncias e significados que aqueles títulos foram tendo com você. Foi um bonito exercício sobre preservação e memória.

Mimi 29/01/2024

Esse é o livro de Janeiro de 2024 para quem acompanha a Tati Feltrin.

Foi uma leitura muito boa.
Temos várias indicações de livros.

Recomendo a leitura para quem.gosta de livros.

Thalia58 29/01/2024

Escrito por alguém que ama ler para leitores que também são amantes da leitura
Imagine que você tenha uma biblioteca (com 35 mil livros) e precise encaixotar tudo porque vai se mudar para outro lugar. Imagine a quantidade de sentimentos e lembranças que traz essa experiência. É isso que você vai encontrar neste livro, a situação de fato acontece com o autor, Alberto Manguel que atualmente é o diretor da Biblioteca Nacional da Argentina em Buenos Aires. Então é um livro de não ficção escrito por alguém que ama ler para leitores que também são amantes da leitura.

O título já indica que são digressões, ou seja, divagações. Ele fala sobre a magia da leitura, das bibliotecas e da sua importância, citando muitos livros e autores com histórias e reflexões interessantes. Ele divaga sobre como as ideias do livro são concebidas, sobre o sofrimento e pobreza (e se elas são de fato as fontes para uma arte suprema). Fala da biblioteca como consolo ou refúgio, entre outros temas.

“Digo que, sem as bibliotecas públicas e sem conscientização do papel que desempenham, a sociedade baseada na palavra escrita está fadada ao desaparecimento”.

Um dos capítulos que mais gostei é quando ele fala sobre a criação da biblioteca em Buenos Aires logo no início da colonização aqui nas Américas e sobre uma exposição interativa da biblioteca inspirada em um dos seus livros, deu muita vontade de ter participado dessa exposição.

“É claro que a literatura pode não salvar ninguém da injustiça, das tentações da cobiça ou das desgraças do poder. Mas algo nela deve ser perigosamente eficaz, já que todo governo totalitário e too alto funcionário ameaçado tentam eliminá-la queimando livros, proibindo livros, censurando livros, aplicando impostos sobre livros, limitando-se a fazer de conta que respeitam a causa da alfabetização, insinuando que a leitura é uma atividade elitista.”

Recomendo muito essa leitura. Já fiz uma lista com os livros e autores citados, então se procura sugestões de leitura, este livro também é pra você. Inclusive quero fazer uma releitura depois de ter lido todas as referências.

Dâmares Liberato 28/01/2024

É um bom livro, em algumas partes achei um pouco cansativo, mas vale super a pena a leitura. Tem uma pequena parte biográfica do autor, e muitas reflexões interessantes sobre suas leituras ao longo da vida e desse mundo da literatura.
Com certeza é um livro que não escolheria por mim mesma para ler, mas valeu super a pena a recomendação a nível de conhecimento e sair da zona de conforto.

Raquel.Furchinetti 27/01/2024

Bom, mas decepcionante no final
Alberto Manguel com certeza tem uma cultura e conhecimento como poucas pessoas tem no mundo. Sua estória de desmontar uma imensa biblioteca caseira e remontá-la em outro país e apartamento com um espaço bem menor é super interessante, assim como seu amor pelos livros e suas digressões e análises sobre o mundo das letras e literatura. Agora o final com discursos socialistas de "justiça social" são além de ridículos (uma vez que ele morou em vários países e amealhou mais de 30 mil livros) e aí nos perguntamos porque não vendeu e doou as causas "sociais" ou viveu como um pobre coitado e não numa imensa e fabulosa casa em Paris. Mas também porque eu imaginei que com toda essa cultura ele tivesse mais personalidade e fosse mais inteligente para não cair nesses discursos vazios e populares da sociedade atual.

Marcia 25/01/2024

Que livro interessante! Não conhecia o escritor e gostei muito desse livro. A escrita dele é fluida e nos encanta com sua narrativa e seus pensamentos.
Nesse livro o escritor vai nos contar sobre uma fase da vida dele que precisou se mudar da França, onde morava em Loire, numa casa medieval para um apartamento em Nova York. Quando decidiu pela mudança a parte mais triste foi e encaixotar sua imensa e maravilhosa biblioteca com cerca de 35 mil livros. Ja imaginaram?
Se mudar para um apartamento onde nap caberia seus livros. Eu, como amante de livros, pude ter idéia da dificuldade.
Durante a leitura ele abordara outros pontos, claro que relacionado a livros. Um dos pontos abordados foi o processo do convite,o aceite e o trabalho de diretor da Biblioteca Nacional da Argentina, sua terra natal.
Ele também reflete sobre outros assuntos e faz paralelos com personagens da literatura como Dom Quixote, Hamlet entre outros.
Gostei muito e esse livro foi indicação da Tatiana Feltrin do canal TLT.
Valeu!!!

Shirley.Peixe 24/01/2024

Boa leitura
Acompanhamos os diversos sentimentos do Manguel, reflexões que ele nos compartilhou com relação ao seu envolvimento com os livros ao longo da sua vida. As bibliotecas tanto particulares, quantos históricas, o fato de ser escritor e de conviver com escritores, a importância e o impacto da literatura na vida das pessoas.
São tantas coisas.. é um livro belo, é uma jornada agradável e que vale a pena de ser traçada.

AdriLittig 21/01/2024

Encaixotando minha biblioteca
Uma declaração de amor aos livros ?, fiquei impressionada e mais animada para crescer como leitora, após ler este livro as indicações me valeram uma longa lista de próx leituras?
As digressões trazem reflexões incríveis, passam por lendas, sonhos, dicionários, cidades e fantasias.
Pra mim o que marcou é como ele indicaria a formação de novos leitores, isso vc só descobre no finalzinho, vale a pena conferir ???

Marialba 20/01/2024

Ode a leitura
Escrito pelo diretor da biblioteca nacional da Argentina, esse livro demonstra o poder da leitura e do conhecimento.

São 10 divagações pessoais que usam muito, mais muito arcabouço teórico. Diversas citações, referências e reflexões.

amichellemota21 18/01/2024

Uma ode à arte literária, e um bálsamo aos bibliófilos
"Na peça Ájax, de Sófocles, quando a deusa Atena diz alegremente a seu protegido Odisseu que após os sofrimentos horríveis o
inimigo Ájax foi vencido, o herói grego pronuncia algumas palavras que de repente o tornam muito mais nobre do que a sábia e sanguinária deusa: "O infeliz podia ser meu inimigo, mas sinto pena dele quando o vejo carregado de infelicidades. Na verdade, dirijo meus pensamentos mais a mim do que a ele, pois vejo claramente que todos nós que vivemos nesta terra nada mais somos que fantasmas ou sombras sem peso". Eu incluiria este parágrafo na primeira página da
Constituição de todas as sociedades."

O trecho acima foi retirado da décima e última digressão feita pelo autor - essas que são a melhor parte do livro, na minha opinião. Acredito e espero que ele seja o suficiente para inspirar a leitura desse livro incrível. Nunca vi nada igual!

Olgashion 17/01/2024

Manguel recebeu um convite para ser diretor da biblioteca de Buenos Aires, assim ele precisa encaixotar a sua própria biblioteca em Paris pra poder viver essa nova fase da vida.

Enquanto encaixota, tem diversos pensamentos sobre os livros e a literatura

fev 17/01/2024

Leitura leve e instigante. Fica claro o quanto Manguel fala com propriedade sobre livros e literatura. Além do vasto repertório sobre história e curiosidades. A minha única objeção é a forma inflacionada de tratar o livro como objeto único e inestimável, mas entendo que temos visões e vivências diferentes e que isso afeta a forma como lidamos com a leitura e literatura. Somos de épocas diferentes. Para além disso, foi uma leitura gostosa e interessante. Um ótimo passatempo para reflexão e um ótimo primeiro contato com a escrita do autor. Recomendo.

adjalina.menezes 14/01/2024

Um dos melhores livros sobre livros
Um livro curto, mas muito significativo sobre leituras e bibliotecas, o amor pela leitura e várias referências. Gostei demais. Espero que os outros livros do autor sejam tão bons quanto esse.

Janzinha- 12/01/2024

1° Manguel
Primeiro livro que leio do Manguel, gostei bastante! Até acho que ele viaja em alguns trechos mas, em cada capítulo, o principal é o amor pelos livros, pela leitura, pelas bibliotecas! ?