A Megera Domada

A Megera Domada William Shakespeare

Resenhas - A Megera Domada

bruisreading 31/01/2023

Um pouco diferente do que eu imaginava ser.
Vou levar em consideração a época em que o livro foi escrito, mas em vista das adaptações inspiradas nele (como ?10 coisas que odeio em você?), eu esperava algo antiquado, mas, no mínimo, romântico.

Esse livro é o completo oposto disso e, contrariando todo o enredo do filme adaptado, é um completo machismo e agressividade de Petrúquio, e regressão de pensamento de Catarina.

Dei nota 1,5 pelo humor no início do livro, que me fez dar boas gargalhadas em algumas partes, pela escrita poética de Shakespeare, e por levar em conta o período em que a história foi escrita.

Marcia 14/11/2023

Minhas impressões sobre o livro
Uma comédia muito divertida, cheia de ações e com personagens interessantes.
A história é curta, ha 128 páginas e nos entretem do começo ao fim.
Lembro a quem for ler para se ambientar, não ler com os olhos de hoje e sim lembrando dos costumes da vida no sec XVI
Nesse livros teremos 2 histórias, uma dentro da outra mas a principal é sobre
" um rico mercador que tem 2 filhas. A mais velha, Catarina, é muito briguenta, geniosa, sempre arrumando confusões e importunando a todos que estão a sua volta. Ninguem conseguir ficar perto e com isso seus pretendentes não existem. Ja a caçula é dócil e conquista a todos está rodeada de pretendentes.
Seu pai resolve que a cacula só se casará depois da mais velha. Essa decisão causa uma confusão geral pois ninguem vai querer se casar com Catarina até que surge um homem com certo poder financeiro mas interessado em aumentar sua fortuna. Ele se propõe a se casar com ela e a confusão só aumenta. Alem de se casar ele tem que doma-la.
Uma divertida história que lemos rapidamente.
Deixo aqui minha sugestão de leitura.
Valeu!

Sarah 10/01/2023

Penúria.
Sinceramente, esse livro foi terrível. Não consegui achar graça em nenhum momento do livro.

Sei que esse livro vem de uma época que não é como hoje em dia, mas mesmo assim, foi horrível o que Petrucchio fez com Catarina.
Ele tratava ela como um lixo, batia nela e a deixava passando fome, e não era assim só com ela, mas com todos a sua volta. Quem deveria ser ?domado? era ele, não ela. O que me fez continuar lendo foi que a Catarina continuava forte, e todos reconheciam como ele era terrível. Entretanto, para minha infelicidade, no fim do livro ela de repente o ama e se torna super submissa a ele, o defendendo independentemente de suas ações.

Talvez tenha sido uma tentativa de crítica social, e se foi, ele não conseguiu.

Terminei o livro me sentindo mal, só não abandonei porque era um livro curto. Não recomendo, é um livro exageradamente misógino, e não foi engraçado, foi desconfortável.

Deysiane 28/10/2023

A Megera Domada
Não é uma das melhores peças que já li, mas é, sem dúvidas uma das mais engraçadas (chorei de rir, juro). Infelizmente é um pouco machista, mas vamos levar em consideração que essa história tem mais de 400 anos.

biancaa.bob 06/06/2023

Nao foi tão bom quanto esperava
Tive que ler esse livro por causa de uma prova. Sinceramente, eu esperava mais e estava ansiosa pra ler, mas a história é um pouco cansativa. Não recomendaria, mas não é de todo ruim
Faffys 06/06/2023minha estante
Também esperava mais.

Vanessa 02/07/2021

Surpresa
Apesar de conhecer a história por meio de filmes e novelas, foi diferente do que imaginei. Muitas vezes me vi confusa em relação aos nomes dos personagens e o final, principalmente, não foi do meu agrado.
Mas achei um livro engraçado que merece uma releitura daqui a um tempo

Manu5 17/06/2022

Gostei
Gostei nada que Will escreve é ruim, mais eu gostei muito do meio do livro, não gostei do fim da Catalina, achei que seria um fim muito melhor pra ela, fora isso é muito bom

Wilza.Alves 30/06/2022

Confesso que estava gostando bastante até a metade, depois fui perdendo o interesse nos personagens, mas é um leitura que vale a pena, Catarina é bem a frente do seu tempo, ainda hoje mulheres como ela causam estranhamento, sorte a nossa que vivemos em tempos mais modernos. De modo geral foi uma leitura não mais que boa.

Maru. 20/10/2022

foi uma boa leitura, rápida e fluída. a escrita é meio complicadinha, e os personagens um porre. mas até que é bacaninha, tirando o fato que é o puro suco do machismo.

Canteli Marcio 18/12/2023

O Cravo e a Rosa
Uma história divertida, ri alto muitas vezes.

Deve ser lida com cuidado, pois revela uma relação (graças à Deus já) ultrapassada de DOMINAÇÃO entre pai e filhas, e entre marido e mulher.

Muitos risos, com um final reflexivo.

Shakespeare é um gênio atemporal.

Priscila 11/01/2023

A megera domada
Comprei alguns livros para ter mais contato com o mundo shakespeareano

Gostei muito da história e achei engraçado

Óbvio que temos que levar em consideração todo o contexto, a época, a cultura, o local e etc, e não acho que é um livro que deva ser alvo de militância.

Li sem pausas e gostei muito!
Penelope 11/01/2023minha estante
Eu particularmente adorei esse livro akhakaha

Priscila 11/01/2023minha estante
Eu também, só não dei 5 porque deixo 5 estrelas p melhores da vida hahaha

Penelope 11/01/2023minha estante
Eu akahkagajag

Francisca 27/09/2022

Foi uma leitura rápida e fluída. Possui muitos diálogos e pouquíssimas descrições, tendo em vista que é uma peça. Pra mim, foi uma experiência interessante, mas confesso que fiquei 90% do tempo lembrando de o cravo e a rosa, pq tem várias referências na novela. Vale a pena conhecer.

M. Lima 13/11/2023

A megera domada
Peça comédia de Shakespeare, talvez uma das melhores.
A peça foi adaptada para diversas obras como a novela : o cravo e a rosa, e o filme : 10 coisas que odeio em você.
É uma peça muito engraçada, apesar do machismo escancarado da época, porém a protagonista a seu modo, consegue lidar com maestria.

M@g@ 09/09/2021

Engraçado e ás vezes revoltante
Grande parte do livro é muito engraçado, más chega um momento em que você vê um personagem sendo violento e abusivo de uma forma que incomoda, se você é sensível, simplesmente não leia.
Em suma, o livro tem toda uma moral em seu final, eu particularmente gostaria que o desfecho fosse mais "fechado", ao invés de dar a entender, que desse um fim pois o livro merece, más isto não reduz a sua qualidade, gostei bastante.

10/02/2022

Um tanto decepcionada.
Confesso que por já ter visto o Cravo e a Rosa e ser apaixonada por 10 coisas que eu odeio em você, ler a história original não me agradou muito. Entendo o contexto histórico, mas esse livro tem tanta coisa machista que me deu uma coisa ruim. Odiei o fato de Catarina passar por toda desgraça que passou. Ela não merecia, e a fala final dela me deixou enojada. Mesmo sabendo que não era o que o seu coração gostaria de dizer. Mas não aceito o tratamento que ela recebeu. Tô chateada. A leitura flui bem, mas o meu eu feminista não me fez gostar da história.

Adoro Shakespere, mas vou continuar só lendo sonetos msm kkkk.

Fora isso, dei umas gaitadas durante a leitura, eu indico...mas com a consciência pesada.