A Megera Domada

A Megera Domada William Shakespeare

Resenhas - A Megera Domada

Tais.Hana 29/04/2024

Gostei muito da história, apesar de achar revoltante o casamento e os primeiros meses de casada de Catarina e ter ficado muitíssimo curiosa em saber como ela vai dobrar o marido porque eu sei que ela vai. Mas foi uma leitura rápida, leve e fluida.

Priscila.Teles 29/04/2024

Leve!
Já faz tempo que não dou umas boas risadas com livros rsrs
Bateu até aquele saudade em assistir a novela, o livro seria melhor se houvesse um desenvolvimento mais extenso. Confesso que em determinados momentos tive muita pena da Catarina.
Ademais muito me agradou o enredo.

#Recomendo!

Gamora.Maiuroeto 28/04/2024

Fã ou hater das mulheres, senhor Shakespeare?
Sempre achei que ler Shakespeare seria muito complicado e que não iria entender nada, mas Júlio Emílio Braz fez um bom trabalho de adaptação em prosa nesta edição e desmistificou essa crença que possuía. Meu único erro foi ler ?A Megera Domada? esperando o mesmo fim de ?O Cravo e A Rosa?, afinal o que esperar de um livro escrito no final de 1500? Tive que assistir a resenhas explicativas sobre esse livro para definir qual nota daria, pois o terminei revoltada e sem saber se era uma produção feminista a frente do tempo em que foi produzido ou uma reprodução machista e desdenhosa das mulheres. No fim, analisando o diálogo final de Catarina junto com a motivação de Petrucchio de se casar é possível perceber toda a ironia ali presente, mostrando a situação absurda a qual as mulheres eram obrigadas a passar naquela época.

Catarina é uma mulher forte, a frente de seu tempo e sem papas na língua, que sente repúdio de como as mulheres eram tratadas e como deveriam se portar. Apenas por ter opinião própria, não querer se casar e fugir dos padrões de delicadeza e subordinação exigidas dela, era tratada e dita como um demônio e sinceramente acho que ela deveria ter sido muito mais cruel e de fato megera para dar razão a esses boatos. Porém, novamente pensando sobre o contexto histórico, ser tratada de tal forma não era complicado, bastava apesar não querer ser vista como um objeto de troca ou mercadoria.

Fui em busca de um homem rústico, meio bronco, que no fundo seria um príncipe apaixonado por sua amada que no início o odiava, um enemies to lovers de época, e acabei recebendo Petrucchio, um verdadeiro ogro sacripanta. Mesmo que tenha se casado apenas por interesse, suas atitudes foram imperdoáveis. Através dele, Shakespeare faz uma sátira sobre a visão da sociedade que ditava que a mulher ideal para o casamento era a submissa que aceita todos os mandos do marido.

Estava amando o livro até a página 63, depois quase quis colocar fogo. Passei muitas raiva com tudo o que Petrucchio fez a Catarina. Foi um sacrilégio. Mas ao mesmo tempo, ri de muitas cenas e me diverti com a leitura, o que me surpreendeu. Gostaria de relê-lo em breve, agora sabendo mais sobre o contexto que ele retrata.
Aninha 28/04/2024minha estante
Também fiquei super revoltada com o livro. É uma relação abusiva desde do começo

Yasmim439 18/04/2024

"Fragilidade.
Não há força realmente quando se tem que a exibir constantemente."

-pag 124

Maiara.Lucas 11/04/2024

A megera domada
Conta a história de duas irmãs, Catarina e Bianca. Bianca era a irmã mais nova e só poderia se casar depois que a Catarina casasse. Mas ela espantava todos os pretendes com seu gênio forte. Adorei este livro e primeiro senti raiva de Catarina é depois pena.

Julia3920 08/04/2024

A megera domada
Eu sinceramente achei o livro mal colocado e a mensagem extremamente machista. Achei que a Catarina se submeteu a tal humilhação só porque Petrucchio falou para ela fazer. Enfim achei que foi um livro massante, não á nenhuma comédia romântica em maltratar sua esposa a tal nível. É tipo um é assim que acaba só que na versão muito ruim, machista e não manda a mensagem certa. Sério Shakespeare, eu esperava mais, você detinha ódio da sua mulher por acaso? Pois foi isso que você mostrou nessa história de jogo de poder masculino.

Yasmheln 05/04/2024

Não tem como não amar Shakespeare!!!
O livro conta a história de Catarina e Bianca , filhas de um rico mercador , e de dois jovens , o esperançoso licenciou e Petrucchio....
Lendo esse livro me lembrei do filme " 10 coisas que odeio em você ", até por que o filme é inspirado nessa história.
Muito bom ver como Petrucchio e Catarina se conhecendo ....
Nota 1000

Alice2325 04/04/2024

Misericórdia
Vamos começar que esse casal não é um enemys tô lovers...A 🤬 #$%!& DO CASAL É TÓXICO EM UM NÍVEL ABSURDO!
O VGBND DO PETRUCCHIO É UM HOMEM HORRÍVEL!
o FPD DEIXOU A CATARINA SEM COMIDA,ROUPA E BANHO!
Tudo bem...é um livro clássico bem antigo..
Isso explica do pq o machismo...MAS VEY(???)
Eu achei que era comédia, mas na realidade só mostra o tanto que homem não presta!
Eu não dei 0 estrelas só pq a leitura fluiu super bem.
Esse livro é basicamente que coisas que eu odeio em vc...só que sem final feliz.

v de vanisse 30/03/2024

AS ADAPTAÇÕES SÃO MELHORES
Vamo falar a verdade aqui entre a gente: O Cravo e a Rosa é mil vezes melhor. Pronto falei.

E não pensem que eu vou meter um ?agora falando sério?? porque eu estou falando seríssimo. ISSO PORQUE EU NEM MENCIONEI 10 COISAS QUE EU ODEIO EM VOCÊ?

Mariana Araujo 30/03/2024

3.5??
Primeiro de Shakespeare que eu li depois de Romeu e Julieta e esperava mais viu, tudo bem que não é nem de longe uma das maiores obras dele, mas esperava, tenho certeza q vou gostar mais das outras talvez

Priscila700 21/03/2024

Me senti na Novela o Cravo e a Rosa
Super divertida a narrativa, amei o raciocínio final para a história, o desenrolar é muito divertido, leve e interessante!

oieamare 11/03/2024

Uma comédia memorável!!!
Simplesmente um dos melhores livros que já li do autor!
embora a história comece com algumas divagações e outro foco, tudo isso saí de plano quando nos é apresentado a história da megera. Catarina é uma mulher com personalidade forte, gênio difícil e um pouco mimada, pois até o nascimento de Bianca, ela era a única rosa nesse jardim.
a partir da introdução desses novos personagens a história vai se desenvolvendo ao ponto alto que a sinopse nos faz ansiar: quem seria capaz de desposar Catarina para que Bianca enfim se visse com a possibilidade de casar?

a comédia é clara nessa obra. não só pelas falas características de época e de cada personagem, mas também as próprias ações de Catarina que, ao final, acaba casada com um brutamontes orgulhoso e com um temperamento pior do que o seu.
em paralelo com a novela, a história tem muitos pontos de divergências. Catarina que na novela é uma crítica feminista ferrenha, aqui é somente uma mulher mimada cujos caprichos são feitos na base do terror que ela mesma impõe a quem ousar lhe desobedecer. Bianca, que tem muita participação por ser alguém doce, aqui se mostra uma mulher que sabe usar sua feminilidade para atentar e acalmar os homens. e Petrucchio que na novela passa por um grande transformação, aqui é somente mais um tolo que foi cegado pelo alto dote de Catarina e o seu próprio orgulho incurável - e isso foi um ponto chave!
Petrucchio aqui se mostra alguém com comportamento repreensível e vil. Não consegui gostar de todas as suas graças e provocações. realmente me alegrou ver que Catarina estava tramando algo maior.

mas fora essa comparação entre personagens, a obra é clara em sua crítica ao poder. desde o início quando um nobre entediado resolve pregar uma peça em um bêbado até o final quando Petrucchio se infla de orgulho ao ter Catarina na palma de suas mãos.

"ah, o poder... quanta ilusão!" - ou assim ele pensava.

é uma comédia divertida, com temas pontuais e muitos interesses. a leveza nas palavras e a sutileza com que os fatos vão surgindo me fizeram esquecer completamente que se tratava de um clássico de renome.
recomendo!