A Megera Domada William Shakespeare

Resenhas - A Megera Domada

Jessé 04/11/2023

Ri muito...
O livro é muito bom, dá pra rir muito ainda mais quando o Petrucchio e a Catarina se encontram.

Só tem dois pontos que quebraram a imersão:
1) a história paralela do prólogo não agrega em nada e mais está lá por estar que por necessidade. Achei desnecessária.

2) a quantidade de personagens e o fato de ficarem trocando de nomes quebrou a imersão um pouco. Às vezes, precisava parar pra lembrar quem era quem e quem estava falando. Isso por vezes me tirava da narrativa.

Mas exceto isso o livro é simplesmente fantástico.

Bianca Scofield 03/11/2023

A ilusão do poder
Confesso que acabei comprando esse livro e lendo sua história só pq uma das personagens tem meu nome, Bianca, irmã de Catarina KKKKKKK é a segunda obra de Shakespeare que leio, mas sinceramente? esperava um pouco mais.
A resenha da Tatiana Feltrin me ajudou a entender um pouco mais a história e a entender em qual contexto foi escrita, então se você pretende lê-lo, sugiro que veja esse vídeo.
Basicamente a técnica que o Petrucchio usou com a Catarina era uma tática bem comum na época usada com falcões, privando-os de comida e sono. E foi isso que ele fez para domar a megera, outrora de língua ácida e comportamento hostil.
No fim, Petrucchio acha que manda, e Catarina finge que obedece, então assim ela doma o comportamento machista do marido e ele doma a megera.
É uma leitura rápida, se você estiver com tempo acredito que consiga terminar até em um dia.

Lud 30/10/2023

A megera domada
?Frágil é o poder que precisa ser imposto e não é simplesmente aceito como tal, que se constitui a partir de sua aceitação por algo bem maior. Paz, tranquilidade, bem-estar.? Pg. 125.

Primeiro, esta edição é uma adaptação.
Em resumo, Catarina aprende a fingir e dissimular deixando Petrucchio satisfeito, ela entende como as coisas vão funcionar pra viver um pouco melhor. Apesar da inteligência e perspicácia dela em meio que virar o jogo, ela não deixa de ser submissa.
Uma rara exceção em que as adaptações para televisão são melhores que o livro.

Deysiane 28/10/2023

A Megera Domada
Não é uma das melhores peças que já li, mas é, sem dúvidas uma das mais engraçadas (chorei de rir, juro). Infelizmente é um pouco machista, mas vamos levar em consideração que essa história tem mais de 400 anos.

Lay 24/10/2023

Ah, o poder.... Quanta ilusão!
? Esse foi o meu primeiro contato com Shakespeare e no geral achei a escrita bem divertida, dei boas gargalhadas.

? Agora vamos aos pontos, já li sabendo que não ia ser um romance "enemies to lovers" então já esperava algo cruel, mas, nossa! Eu fiquei chocada em alguns momentos ( porém, isso não diminuiu a minha boa experiência na leitura) a maneira que Petrucchio tratou Catarina foi horrenda e eu sinto pena dela, apesar de algumas atitudes.

? Ri muito no primeiro diálogo de Petrucchio com Catarina, até criei esperança que fosse realmente um "enemies to lovers", e achei as partes da Bianca com seus pretendentes um pouco sem graça, mas, no geral Shakespeare me conquistou com seu humor ácido.

? Afinal.... Petrucchio domou ou não domou a megera? ?

Thiago352 16/10/2023

É um livro simples de ser lido e entendido.

Até aproximadamente a sua metade a história é simplesmente divertida e curiosa, e a partir daí começam a ocorrer algumas situações que nos tempos atuais seriam consideradas absurdas.

Considerando a época em que a história foi originalmente escrita e a diferença cultural, é um livro realmente bom.

Elen 15/10/2023

Lá pela metade achei que não iria gostar do livro porém o final me fez achar que a leitura valeu a pena mesmo com os personagens me fazendo sentir raiva em vários momentos

Thcylla 11/10/2023

Perfeito
?Minha língua dirá a raiva do meu coração? (A Megera Domada)

Shakespeare é perfeito,esse livro é perfeito

Viferoli 08/10/2023

É William Shakespeare né. Essa edição é adaptada não estando na escrita teatral, mas sim em prosa. Eu achei divertida a história, mas como uma mulher do século 21 o final me incomoda demais. Ele tenta mostrar o poder da mulher, mas não mostra nada, só mostra a humilhação e a subordinação. Mas quero ler o original pra ver a escrita do autor.

Thais.Sorrilha 27/09/2023

O livro começa com uma história sem muito sentido envolvendo um bêbado e um nobre rico, e que não é relevante para nada.

Então, inicia-se a peça sobre Catarina e Petruchio, Bianca e os vários pretendentes dela. O começo da história é bem engraçado e eu até me espanto, pois por ser um livro de vários e vários anos atrás, imaginei que poderia me deparar com atitudes que não são aceitas hoje em dia e comecei a leitura com a mente aberta para o que poderia vir.

Até o momento em que Petruchio não conhece Catarina, é realmente uma comédia e você de fato dá risadas. Consigo enxergar adaptações que foram feitas inspiradas nessa obra (10 Coisas Que Odeio Em Você, a novela Cravo e a Rosa). Mas quando Petruchio aparece para se casar com Catarina, aí vai ladeira a baixo.

Não quero julgar a história com base no século que vivemos e com todas as leis, e tudo o que sabemos sobre relacionamentos abusivos, violência doméstica e todas essas questões. Estou julgando baseado nos próprios personagens e suas reações quanto às atitudes de Petruchio.

Ele apareceu todo imundo para se casar, arrastando a Catarina até a igreja, o padre e o pai de Catarina abismados, os moradores abismados. O tratamento de Petruchio após o casamento, a violência desproporcional dele com seus empregados, priva a esposa de alimento, banho e vestes limpas, tudo acontecendo por puro medo. A Megera não foi Domada. Em momento algum. Só resolveu jogar o jogo dele em troca de alimento, e para evitar que os empregados sofressem mais.

Não entendo porque Lucêncio mentiu para o pai de Bianca, ele era rico e de boa família, para quê fingir? Fora a confusão que quase levou o pai dele a matar o empregado. Não entendo a necessidade disso.

E no final da história, o discurso da Catarina, foi difícil engolir. Até mesmo a Bianca e a viúva ficaram incrédulas. Os homens ao redor alimentam a vaidade de Petruchio mais por medo do jeito violento dele, e ele se achando o máximo. E o epílogo também, tão desnecessário quanto o começo da história, pensei que haveria alguma ligação, mas ficou por isso mesmo.

É o primeiro livro que leio do Willian Shakespeare e eu estou tão decepcionada, a falta de desenvolvimento na história, tudo acontecendo tão depressa e de forma desesperada como se quisesse acabar logo com a história, o que era para ser comédia, inicia-se em comédia e termina com os personagens tão incrédulos quanto eu.

Isis 25/09/2023

Eu tinha expectativas por ter gostado da tragédia Hamlet, e por gostar do filme que foi inspirado nesse livro - são bem diferentes.
Não enxerguei nenhum romance aqui, mas é comédia, né? Sobre a maioria das opiniões, sobre o livro ser machista, é real e me irritou muito o Pretuccio, beirou o absurdo. Fiquei complemente assustada com as ações dele.

yas!i 13/09/2023

Err....
Tava divertidissimo, no maior estilo sessão da tarde, até chegar no casamento.

não da pra colocar as problematicas de hj em dia numa peça de 1500, um relacionamento abusivo desses naquela época era literalmente só um casamento comum e nada mais. massss de uma forma ou de outra prejudicou minha experiência de leitura pq os absurdos do petrucchio me incomodaram bastante e é isso vidas vai essas 3 estrelas mesmo

Melry.Carla 07/09/2023

Uma comédia de fato! Haahaha
Petruchio e Catarina, dois seres de temperamento semelhantes. Bianca a doce irmã de Catarina, só pode casar se a irmã mais velha casar. E quem é que quer uma mulher com a língua tão afiada quanto a de Catarina?

Hahahah

Eu ri horrores...mas, tem muita coisa que atualmente ficaria com sangue nos olhos....