A Megera Domada

A Megera Domada William Shakespeare

Resenhas - A Megera Domada

Paula.Lorandra 05/01/2022

Me decepcionei?
Li pelo filme "dez coisas que odeio em você " e até a metade do livro eu estava gostando mas depois foi só deceção e ficou confuso. Esse livro é literalmente o início de um sonho/ deu tudo errado.

EstAfani.Sandmann 23/02/2024

A megera domada
A Megera domada é um clássico da literatura que, inclusive já foi utilizado para uma novela no Brasil. É um livro interessante, repleto de personagens cheios de atitudes. Tem um final que poderia, ao ser lido através das lentes dos dias de hoje, ser muito mal interpretado. Um clássico é sempre um clássico.

abelha6 07/12/2023

10 coisas que eu odeio em vc??
Eu gosto das histórias de Shakespeare, mas essa me decepcionou um pouco em alguns pontos e me divertiu muito em outros.

Primeiramente a temática de serem duas irmãs, a mais velha com um gênio forte, a megera; e a mais nova, sendo meiga e disputada. Sendo que a mais nova só se casaria se algm conseguisse conquistar a mais velha para ela se casar.
Te lembrou algo? Me lembrou o maravilhoso filme clichê "10 coisas que odeio em você".

E as semelhanças param por aí. No geral, a história é boa e te faz rir em vários pontos. Como a discussão de Catarina com Petruchio, na qual ele começa a tentar conquistá-la e um monte de pretendente bobão que quer a Bianca.

Mas depois do casamento forçado entre Catarina e Petruchio, as coisas ficaram muito machista e violentas. Confesso que tinha esperança que eles fossem se apaixonar e assim ela seria domada, mas não.

Na verdade, ele a doma com um tratamento sobre agressivo e doentio, deixando-a sem ter suas próprias opiniões e vida. E foi aí que me surgiu outra esperança, a de ela matar ele, e ent a tragédia de Shakespeare fazer sentido.
O que não aconteceu nesse livro. ?

Enfim, é bom, mas foi meio "nhe" pra mim por causa disso. Já que Catarina realmente se torna uma megera domada, servindo o marido dela com a loucura dele. Dois loucos coléricos. Pelo menos Bianca fica feliz. :)

zbll 30/08/2021

Catarina, a megera não compreendida.
Eu estava bem ansiosa para ler este livro por causa da minha novela favorita "O Cravo e a Rosa" (já lembrei aqui do memorável "Catarina, meu favo de mel!" e a melhor e simples resposta "Não me chame de favo de mel, grosseirão!". Caiu uma lágrima aqui KKKK)

Bem, se você já teve a honra de poder ver as obras brasileiras (A Indomável, O Machão e O Cravo e a Rosa) inspiradas nessa obra de Shakespeare, provavelmente você vai sentir a referência, ainda mais, da obra mais recente "O Cravo e a Rosa".

Odiei várias atitudes de Petrucchio, várias vezes me deu vontade de socar ele; sério mesmo, se algum dia eu ver esse cara na minha frente, eu soco ele.

Catarina não merece o ódio que ela recebe, ela é uma das melhores personagens!

Uma outra coisa, tinha tanta gente golpista nesse livro, que eu até agora não entendi quem é quem e qual é o golpe.

Uma outra coisa, se você quiser ler esse livro porventura, não recomendo se você odiar machismo, pq esse livro infelizmente tem de sobra!

E no final do livro, quem domou, foi a própria Catarina, fingindo ser a domada da história!

anigonsalves 01/06/2023

Gostei do livro, foi o primeiro livro que li de Shakespeare. Já conhecia a história pela novela. Achei interessante, porque no final não consegui entender se a Catarina estava fazendo encenação para o Petrucchio ou não. Fica a dúvida.

Belly 03/01/2024

Me decepcionei
Não sei nem como começar viu! No começo estava engraçadinho, com uns diálogos bem feitos. Mas, a partir do casamento o livro ficou bem preocupante! Gente, aquele homem bruto ?doma? a ?megera??! Ele tortura a mulher deixando ela passar fome, sem tomar banho e com míseras peças de roupas imundas! Coitada dessa mulher!
Vi uma resenha falando que esse livro era para ser uma comédia de Shakespeare, para entretenimento! Que horror!
Linaaaaa 03/01/2024minha estante
Uma crueldade mesmo

Belly 04/01/2024minha estante
Eu do futuro: acabei de perceber o pleonasmo. Acho q estava tão eufórica que na hora da escrita deixei passar, sorry ??

LuAza 05/11/2023

??????
Eu já havia assistido a novela "O Cravo e a Rosa" e gostei bastante portanto achei muito interessante o fato do livro ser a inspiração para a novela, com Petrucchio, Catarina e Bianca. Os livros de Shakespeare fluem muito bem, é uma leitura bem leve em relação a escrita.
Até o casamento de Petrucchio e Catarina eu estava achando o livro engraçado e interessante mas a partir daí as ações de Petrucchio começaram a me encomodar, a forma como ele tratou a Catarina foi péssima. Tenho em vista que o livro foi escrito há muito tempo atrás e as ideias eram diferentes das nossas hoje em dia mas mesmo assim me senti um pouco chateada enquanto lia. No final da história Petrucchio acredita que "domou a megera" mas a Catarina considera aquele um meio para poder viver com mais harmonia, considerando que os dois possuem difíceis temperamentos, apesar de tudo, em algumas cenas parecia que Petrucchio realmente se importava com Catarina.
Os pretendentes de Bianca foram muito difíceis de entender quem era quem e no final não consegui captar muito bem a mensagem que deveria ser passada ?
Apesar de tudo, as referências históricas e a escrita fazem o livro um tanto quanto interessante, adorei Romeu e Julieta e pretendo ler mais livros do Shakespeare mas acho que esse realmente não foi muito meu estilo.
E a novela é muito boa ?

hanna â¡ 02/10/2021

sim, comecei a ler só por causa de 10 things I hate about you (aliás, agora posso dizer que é uma ótima adaptação moderna da obra). ao menos é engraçadinho de vez em quando e a linguagem não é tão difícil

Ana Terra 30/11/2021

Shakespeare, Shakespeare?
Meu primeiro contato com a escrita de Shakespeare e, simplesmente, amei.
Tive curiosidade de começar por esse livrou, pq ele baseou a novela O Cravo e a Rosa que eu amei.
A cada página que li, me deleitei com a construção narrativa.
Perfeito!
Tiago 04/12/2021minha estante
Kkkk eu tmb...Comecei a ler por que a novela vai voltar segunda-feira agora (06/12/2021) em novo horário na Globo,depois do Jornal Hoje.

Ana Terra 05/12/2021minha estante
Eu não sabia, Tiago. Obrigada pela informação

Chris108 20/07/2022

Briga & briga
Apesar de ter algumas palavras (principalmente xingamentos) que eu não fazia ideia do que significavam, não é uma leitura difícil. Tem momentos engraçados, pouco dramáticos mas com reflexões sobre o ego humano, ciúmes, raiva e a importância que damos ao que os outros pensam sobre nós. Discordo de algumas resenhas que falam de Catarina como sendo "uma mulher a frente de seu tempo" os traços mais fortes da sua personalidade foram causados por não saber lidar com um ciúme infantil muito comum entre irmãos, ela não tem atitudes coerentes nem louváveis. Muito menos o seu antagonista Petruchio, que é violento com todos a sua volta. Os dois são violentos de formas diferentes e por isso são colocados como adversários. A história não é focada só neles e essas tramas paralelas são bem interessantes.

giu 30/12/2021

a megera domada
a história é boa, gostei bastante, por ser uma história de época é bem machista, mas relevei isso porque para a época que foi escrito era assim que funcionavam as coisas.
Foi meu primeiro livro do shakespeare e demorei um pouco pra ler, até que gostei bastante, demorei um pouco pra me acostumar com a escrita mas com o tempo fica mais fácil.
Foi o livro que inspirou o filme ?10 coisas que eu odeio em você? então se você gosta de filme pode gostar desse livro

Gabi 11/06/2022

"Ah, o poder... Quanta ilusão!"
É inegável a genialidade de Shakespeare. No entanto, "A megera domada" mostra-se à frente de seu tempo, tratando de assuntos como a guerra dos sexos e as relações matrimoniais.
Assim como a obra, Catarina revela-se uma personagem de comportamento moderno, sagaz e interessante. Contrastando fortemente com a personagens femininas da época e se tornando, sem dúvidas, memorável.

Carolina Del Puppo 28/08/2021

Bom?
"ah, o poder...
quanta ilusão"
Confesso que quis ler principalmente por gostar muito da novela o cravo e a rosa, entretanto não tenho certeza de que essa obra envelheceu bem. Mesmo assim as relações entre os personagens são incrivelmente interessantes.

th_demila 17/06/2021

Confusão e plot twist
Depois de ler esse livro ficou clara uma característica forte de Shakespeare: como ele gosta de colocar confusão no clímax de suas obras! Já estou esperando pela confusão nas próximas obras, como já vi em Hamlet, Otelo e O Mercador de Veneza.

Além disso, nessa obra específica, o plot twist final é sensacional. Quem é o(a) domado(a) na história? Leia para descobrir!