Morto Até o Anoitecer

Morto Até o Anoitecer Charlaine Harris

Resenhas - Morto Até o Anoitecer

Guto 25/08/2010

O livro tem vampiro, diversos personagens sobrenaturais, assassinatos, violência e mistério, e é um livro muito atraente para relaxar após o trabalho. O livro é puramente divertido, escrita em estilo contemporâneo, que é clara e incrível.

O romance se afasta da primeira temporada de True Blood em algumas maneiras significativas. Mais óbvia para mim é a completa falta de Tara no romance pois ela é uma das personagens que eu mais gosto na série!!

Mas é um livro muito bom!!
Adorei e recomendo!
Já não vejo a hora de ler o próximo da série!!
Bruno Aguiar 27/08/2010minha estante
A Tara é a melhor mesmo! ;D

Gabi C. 28/08/2010minha estante
Meldels, como assim?! Tu gosta da Tara-doida-varrida? Aquilo é uma neurótica complexada! KKKKKKK

Guto 31/08/2010minha estante
kkkkkkkkk mas é por isso q eu gosto dela dou muita risada com as loucuras dela!!

Andréa Bistafa 03/09/2010minha estante
Tb estranhei! rs Acabei de comprar o segundo livro, pra ver em torno de que vai girar, pois a segunda temporada da serie explora muito a Tara!

Lu 22/09/2010minha estante
A falta da Tara no livro é surreal. E, embora eu não seja fã da personagem, eu acho que falta uma amiga pra Sookie na história.

Lu 23/09/2010

Não há como escapar. Vampiros, bruxos, súcubos, caçadores das sombras... há criaturas sobrenaturais pra todos os tipos, gostos, modelos e cores.

De qualquer forma, não foram os vampiros, cuja abordagem está mais próxima da clássica, que me fisgou quando eu vi o piloto da série. E sim o fato de que o Bill era um vampiro, mas ele poderia ser negro, judeu, homossexual ou árabe. O tema da intolerância nunca sai de moda. Ponto pra Charlaine Harris.

O tom da narrativa é curiosamente ameno, quase de um chicklit. Apesar do horror dos assassinatos e dos próprios vampiros, a história é conduzida com leveza, mas não a ponto do leitor não sentir o medo da Sookie. Ela simplesmente abriu uma porta que não pode mais fechar e sabe disso. É uma das melhores características da protagonista.

O romance entre Sookie e Bill é bonito e maduro. Gostei do Bill, mas não virei sua fã. Uma parte teimosa continua a se voltar para o Eric.

Enfim, um ótimo livro, cheio de ação, mistério, romance e ótimos personagens. Muito melhor que a série da HBO.

Recomendo!

Nii. 23/09/2010minha estante
Bom saber, vou priorizá-lo na minha lista para ler.

Rose 06/01/2011minha estante
Há Lu, tb adorei este livro, li os três da serie, não vejo a hora de chegar o quarto no Brasil... eu tb concordo contigo, embora goste de Bill e acho ele mais certinho e carinhoso com Sookie, meus olhos só brilham quando leio o nome Eric, pois ele é daqueles personagens que prendem nossa atenção, que nos faz rir e no mesmo instante encanta, me lembro até agora da parte do segundo livro que ele está com uma calça de lycra colada... minha nossa fiquei imaginando a cena até depois de fechar o livro, hahahah... :)

Lorran 15/09/2010

Morto Até o Anoitecer
Acho que nem preciso dizer que só comprei Morto até o Anoitecer, da Charlaine Harris por causa de True Blood, não é mesmo? Por causa da promoção camarada do Submarino também, é claro.

Assisto(ia) a série desde o primeiro capítulo, antes mesmo de saber que era baseada numa série de livros. Quando descobri, fiquei ainda mais empolgado, louco para ler os livros. Mas a poeira baixou e acabei não comprando nenhum. Até que a Talita avisou no twitter que o primeiro livro da série - Morto até o Anoitecer - estava a R$ 9,90 no Submarino. Pensei... por que comprá-lo, por que não comprá-lo? Comprei-o. (acho que a galera mais nova não vai entender a piada) Não resisti.

Mas devia ter resistido, pois foi uma decepção tremenda. A série é MUITO melhor do que o livro. A adaptação de Alan Ball - criador da série - é excelente. Tapa todos os burados do livro. Ok, a série é ótima, não perfeita. Mas tem uma trama muito mais envolvente.

Bill só pensa em sexo; Sookie me pareceu mais tonta do que o normal; Tara não existe em Morto até o Anoitecer e, pelo que andei lendo, tem papel quase nulo nos outros livros; e Lafayette - pra mim um dos melhores personagens da série, junto com Eric - não tem participação efetiva.

Tara pode ser meio mala na série, mas a falta que ela faz no livro é tremenda. Em Morto até o Anoitecer, Sookie é ainda mais carente, ingênua e "coitadinha", justamente pelo fato de não ter a presença de Tara como amiga confidente.

Além disso, achei tudo muito romanceado. Nada acontece na história, só Sookie lendo mentes. Sou fã de romances policiais, gosto de tramas mais agitadas. E Morto até o Anoitecer tem muito pouco disso. Talvez, como me disse a Núbia, no twitter (1 - 2 - 3), as coisas melhorem nos próximos livros. Mas confesso que terei de ter muita força de vontade para ir além de Morto até o Anoitecer.
Selma 23/08/2016minha estante
Passei da página 100 e to com a mesma sensação. Amo a série e comecei a ler assim que - depois de anos, literalmente - percebi que a série era inspirada numa saga de livros. Com certeza é um dos poucos casos em que tenho que admitir que a adaptação está melhor que a história original. O roteirista fez um trabalho incrível. E mesmo a história tendo lá seus pontos altos, quem adaptou o enredo deu uma chance ao livro, que assim, só na leitura, nem me pareceria digno de uma produção da HBO.

Taryne 12/11/2010

Sookie Stackhouse é uma das poucas mocinhas que conquistam a simpatia de nós, mulheres, logo de cara. E isso se deve a um simples motivo: ela é independente. Pode até precisar de um pouquinho de sangue de vampiro aqui, pedir ajuda ao namorado vampirão ali, mas sempre quer se defender sozinha e lutar pelas coisas que acredita por si mesma, ela não quer depender de ninguém. E é em parte por causa dela que "Morto ao anoitecer" é um livro tão engraçado, simples e carismático.

Porque é através dessa protagonista corajosa que vislumbramos todos os personagens já conhecidos em True Blood - exceto Tara, graças a Deus, a odeio! - retratados ora de forma parecida, ora de forma diferente. Detalhes descritos antes no livro foram captados para série e se tornaram marca registrada como:o modo como Bill fala o nome de Sookie, os olhares penetrantes de Eric e os sorrisinhos de Sookie quando invade a mente de alguém. A primeira temporada da série é bastante fiel.

Sem dúvida, o que mais me atraiu na narrativa foi o humor. Não me contive com as tiradas, as expressões sulistas e, principalmente, a presença de Elvis Presley como vampiro. Demorei a sacar que era ele, mas quando finalmente me toquei fiquei rindo alto uns vinte minutos. Ótima sacada da autora! Às vezes são essas tiradas cômicas, uma escrita simples e uma história bem contada que fazem um livro nos ganhar completamente. Recomendo!
Lu 08/04/2011minha estante
Vc sabe que eu meio que senti falta da tara nos livros? A Sookie não parece ter uma amiga mais próxima. Concordo que ela é uma chata de galochas, mas pelo menos, era mais alguém pra ajudar a Sookie.
Mas se fosse dizer um personagem que eu senti falta no livro, com certeza foi o Lafayette.

Butakun 15/01/2017

Uma boa obra e uma baita maldição/decepção editorial tupiniquim...
E após uns bons tantos anos e uma baita maratona de True Blood, resolvi saciar uma vontade já há algum tempo percebida, que é ler os livros que originaram a série de TV (que não é uma das melhores já produzidas pela HBO, mas cabe). E daí veio logo o drama: que bagunça editorial maldita é essa?! Charlaine Harris se deu mal por aqui. Mal mesmo. Primeiro com uma rápida passagem pela Prestígio Editorial, do grupo Ediouro, sendo que por lá veio apenas o primeiro livro, sob o título "Morto Até o Anoitecer" ("Dead Until Dark", no original). E aqui cabe uma observação: achei lindo isso, pois utilizaram um estilo gráfico próximo da primeira edição norte-americana e a fidelidade ao título original. Okay, okay, a série de TV ainda engatinhava, sequer havia estreado, e não deu outra: baixas vendas e abandono. Depois disso, veio a Arx, do grupo Siciliano (Sr. Saraiva, o senhor por aqui?). Relançamento do primeiro livro sob o mesmo título e lançamento do segundo, como "Vampiros em Dallas" (que é aceitável, mas...), ainda com um projeto gráfico bem interessante. E aqui cabe um esclarecimento (só para não usar "outra observação"): "Vampiros em Dallas" como titulo desse segundo - originalmente chamado "Living Dead in Dallas", ou seja, "Mortos-Vivos em Dallas", numa tradução livre) foi uma escolha editorial aceitável mas começava aí a distorção das edições brasileiras com relação às originais norte-americanas. Isso porque lá, todos os livros da série contam com a palavra "Dead" no título, como, por exemplo, os dois já citados e outros tantos, tais como "Club Dead" ("Clube Morto" ou "Clube dos Mortos", em tradução livre), "Dead to the World ("Morto para o Mundo", trad. livre), "Dead as a Doornail" ("Morto como Pregos de Portas", ou simplesmente "Obviamente Morto", ou algo do tipo - ver goo.gl/UbWOJL), "Definetely Dead" ("Definitivamente Morto", trad. livre), e por aí vai. Tal jogo de palavras se perdeu nas edições daqui, e isso já a partir do segundo livro, o "Vampiros em Dallas". E depois a coisa só piorou. A Arx virou Benvirá e então os livros mudaram de novo. Flash! Novo projeto gráfico. Flash! Algo beeeem adolescente metido a ousado. Flash! Capas inspiradas na série de TV. Flash! Casais em posições... erhh, provocantes (?). Flash! Adoooro (mentira). E sobre os titulos, a Benvirá tentou manter o jogo de palavras dos originais, apenas usando a palavra "Vampiro", no plural ou singular, no lugar de "Morto", o que até se mostrou aceitável no caso de "Procura-se um Vampiro" (Livro 4). Mas a coisa toda se embaralhou de novo com títulos como o do livro 4, "Olhos de Pantera" (Pode isso, Laurinha?), e do livro 6, "Vampiros para Sempre". O caso é que tanto o projeto gráfico quanto os títulos ficaram tão meio "Saga Crepúsculo" que desanima. E o resultado da bagunça? Nada de mais livros da série por aqui, e isso no auge da adaptação televisiva. Admito que quando vi a LeYa publicando os livros da Harper Connoly até fiquei esperançoso quanto a uma possível retomada da série dos vampiros sulistas, mas deu errado de novo e até hoje esperamos o quarto e último livro da série, "Grave Secret" ("Segredo do Além", seguindo a lógica da tradução daqui), lançado nos EUA em 2009. Para quem ainda guarda alguma esperança de ver as aventuras (desventuras?) de Sookie Stackhouse por aqui, vale saber que a jovem editora Valentina lançou bem recentemente "Os Impostores", primeiro livro/HQ da trilogia "Cemetery Girl" ("A Garota do Cemitério"), uma parceria da Harris com o ilustrador Don Kramer (Marvel, DC) e o autor Christopher Golden (da série "Body of Evidence", inédita no Brasil), mas acho bem pouco provável que eles sigam além disso. Enfim, saindo desse bando de informações e concluída a leitura, devo dizer que a obra é simples e puro entretenimento. Nela você não vai encontrar uma grande profundidade ou complexidade, nem quanto aos dilemas vampíricos ou quanto ao caráter social da legalização da existência deles. É algo para se ler com o objetivo de se divertir e relaxar, com uma linguagem simples e direta, um ritmo de escrita rápido e sem qualquer enrolação. E cativa, acreditem. Tanto que pretendo ler os outros livros da série. E para aqueles que já assistiram ou pretendem assistir True Blood, digo que tudo - ou quase tudo - que está nesse primeiro livro se apresenta adequadamente na primeira temporada da versão televisiva. Depois me perguntam por que eu amo o Alan Ball... Leían sem medo, assistam (se for o caso) também sem medo. Não será tempo perdido.

Obs.: a série saiu na íntegra em Portugal pela editora Saída de Emergência - outra que minguou por aqui - como "A Saga do Sangue Fresco" (cês entenderam, né? True Blood -> Sangue Fresco... Ai, ai, esse meus amigos portugueses, rs), o que gerou títulos apoteóticos, tais como "Clube de Sangue" (oi?), "Sangue Furtivo" (ooi??), "Sangue Ardente" (oooi???), "Sangue Impetuoso"(...), e, creiam, "Sangue Final" (...desisto) para o último livro. Bom, pelo menos os portugueses puderam ler a obra em seu próprio idioma até o fim. Já para nós, humildes brasileiros, só resta recorrer a importação, seja da edição portuguesa ou da norte-americana. De um jeito ou de outro, todos os encargos são nossos. E sabemos: não são poucos.
Mateus 20/01/2017minha estante
As outras temporadas da série também são fiéis aos livros?

Mariana 12/12/2011

Bom, mas nem tanto
Antes de qualquer coisa, vale a pena deixar claro que não vou fazer comparações entre o livro e o seriado True Blood. Esta é uma crítica puramente de “Morto até o anoitecer”.

Numa realidade em que os vampiros passam a conviver com os humanos depois da criação de sangue sintético, Sookie Stackhouse, que possui poderes de telepatia, conhece o vampiro Bill, por quem se apaixona. Em meio a assassinatos misteriosos, Sookie começa a desvendar o mundo morto-vivo, que fascina e assusta nossa heroína.

Por ser narrado em primeira pessoa pela própria Sookie, o livro tem aquele “ar” de qualquer outro dos livros vampirescos que povoam as livrarias na atualidade. Chega a dar uma preguicinha quando ela descreve as roupas que vai usar (não acho que seja informação relevante). No entanto, a história ganha quanto ao foco. O romance fica em segundo plano, enquanto o principal é a relação sociedade humana x sociedade vampírica.

Pelo fato de (infelizmente) não ter frases elaboradas, a leitura é fácil e rápida. A história tem vários pontos originais, um humor legalzinho, mas não me impressionou. E não posso ignorar a parte em que uma certa celebridade entra na história. Creio que a ideia era fazer com que fosse engraçado, mas tudo em que eu conseguia pensar era: “WTF, Dona Charlaine???”

Enfim, o livro é bom, mas nenhuma obra-prima. Boa leitura para relaxar a cabeça.
Lane @juntodoslivros 14/08/2011minha estante
Eu comecei a ler e gostar de histórias de vampiros
a partir de "Morto até o anoitecer".
A história é fantástica e envolvente.
Gostaria de saber se tem sequência.

Lud 13/01/2010

O MELHOR DE TODOS
NUNCA PENSEI QUE FOSSE GOSTAR TANTO DE UM LIVRO ASSIM !!

MAS É MUITO BOM MESMO ... OS DIALOGOS , OS PERSONAGENS , A TRAMA - TUDO MUITOOO INTELIGENTE E SEXY ! COM AÇÃO, ROMANCE E TUDO MAIS !

ADORO A SOOKIE - ELA É MUITO INTELIGENTE E ATREVIDA, SEM MEDOS ! E AMO MAIS AINDA O TRIÂNGULO AMOROSO DELA COM DOIS VAMPIROS CHARMOSOS !

A AUTORA REALMENTE TEM MUITA CRIATIVIDADE , A CADA LIVRO SURGE UM PERSONAGEM NOVO - SEJA UM LOBISOMEN, UM HOMEM PANTERA , FADAS...

A LEITURA É MUITO VICIANTE ... RECOMENTO

É MEU LIVRO PREFERIDO !!!
mari 18/01/2010minha estante
Ela faz par com dois vampiros? Não lembro disso.

Fadas? Oo

julia 28/04/2012minha estante
bah....lud amiga..me perdoa pelo que vou dizer? pela primeira vez vamos descordar..não gostei do livro.eu não entendo essa autora.não gostei dos personangens.simplesmente não conseguiu me prender mesmo tendo vampiros na trama.essa autora esta totalmente fora de minha lista de leituras.ala me deprime e olha que isso é dificil comigo kkk bjs

Jeane 26/01/2009

Imperdível
É um livro que prende a atenção desde a primeira página, que vai logo aos finalmentes, com muita ação logo no começo! É um romance "vampiresco" de ação, suspense, humor e sexo, com cenas bem quentes! Sookie não é uma típica mocinha de romances, que precisa ser salva o tempo todo, ela é uma garota de atitude! E o Bill, então? Bom moço,encantador, bonitão e sexy! É uma história para adultos, com certeza. Imperdível!

Semelhanças com Crepúsculo.... não dá pra não comparar os dois, aliás, acho que Stephenie Meyer bebeu da fonte de Charlaine Harris, pois tem trechos que são bem parecidos, e Harris já está na estrada a mais tempo(três décadas)! Crepúsculo é uma versão mais comportada, indicada para todas as idades, especialmente o público teen.Já Morto Até o Anoitecer é indicado para o público adulto.

marieamuro 31/03/2024

I Suck You
"Meu irmão tava na cadeia, meu namorado em Nova Orleans, minha avó estava morta, e alguém havia assassinado o meu gato".

Esse livro é um Crepúsculo para jovens adultos, eu gostei bastante da construção de universo e todos os elementos que a autora vai colocando. Ela não é nenhuma Virgínia Woolf realmente, mas a escrita é gostosimha de acompanhar.
A edição que eu peguei infelizmente estava com vários erros de adaptação e tradução, então coisas que deveria ser mais "engraçadas" se perderam, e a narração acaba não tendo vida sabe? A Sookie, mesmo sendo uma telepata, ainda é bem basiquinha.
Assisti a série antes do livro, o veredito é que a série é melhor sim!!!! Mas eu ainda pretendo continuar a leitura dessa saga.

V. 16/04/2009

Leitura obrigatória =P
Comecei a ler o livro por conta do seriado "True Blood" (que é ótimo) e nossa! Se a série é boa, o livro é maravilhoso.

Charlaine Harris foi realmente inovadora ao criar uma história de vampiros descrita a partir do ponto de vista de uma garçonete de uma cidadezinha sulista do interior dos EUA. Sookie Stackhouse é uma figura cativante e os vampiros são personagens muito bem desenvolvidos na história.

Uma história sexy, empolgante, cheia de mistérios, audaciosa e ao mesmo tempo, inocente.

Definitivamente é a melhor série de vampiros que já li.

Comparando com "Twilight"... Bom, não tem o que comparar. Apesar de Stephenie Meyer ter "pego" coisas semelhantes ao escrever sua narrativa (Para quem não sabe, The Southern Vampire Mysteries, veio antes de "Twilight"), o enredo, o desenvolvimento dos personagens e a narrativa de Charlaine Harris são infinitamente melhores.

Carolina 28/06/2011

Muito Bom
História de uma humilde garçonete do Sul dos EUA que tem a 'inconveniente' habilidade de ler os pensamentos de outras pessoas. Habilidade essa que lhe trouxe dificuldades durante toda a vida e a transformou numa pária para a sociedade.

Como se essa sua 'estranheza' não fosse o suficiente, ela ainda se apaixona por um Vampiro.

Num universo em que esses seres assumiram sua existência para o mundo, 'saindo do caixão', inúmeros conflitos vão surgindo devido ao preconceito e medo das pessoas. E é nesse cenário q se desenvolve o romance entre a garçonete Sookie e o Vampiro Bill.

Enfim, o livro é muito bom, as personagens são cativantes e Sookie é um ótimo exemplo de mulher forte e independente, mas tenho certeza que teria amado e dado as 5 estrelas se tivesse lido antes de assistir a primeira temporada de True Blood. Não prendeu tanto a minha atenção porque eu já conhecia a história, e preciso dizer q a HBO foi fiel à aprox. 80% do livro.

Isso só reforça a idéia de que sempre se deve ler os livros antes de ver as adaptações cinematográficas/televisivas.

Particularmente, ainda prefiro a Saga Twilight. Mas Charlaine Harris tem todo o meu respeito por ter uma narrativa muito ágil e criatividade sem igual, criando um mundo sobre vampiros super original.

Recomendo à todos que leiam o livro e depois assistam a série q é muito legal.

Matheus.C 18/06/2009

Fui com muita sede ao pote!!!
Este livro me decepcionou muito. Esperava muito mais!
As vezes se tornar muito chata a leitura, muito cansativo. Tive que ter muita paciência para não abandonar!!
Acho que vou continar lendo a serie, agora que comecei, vou terminar pra ver se melhora.

P. 11/09/2009

Vampiros Moderninhos
Esqueça os vampiros que andam no Sol, tem iPod e são virgens, esses aqui são Vampiros de verdade!

A primeira vista, essa é uma história de vampiros como qualquer outra, um vampiro todo metido a herói se apaixona por uma garçonete telepata, mas o livro aborda mais que isso!Aborda sobre uma sociedade em que vampiros existem legalmente e que sofrem preconceito, a igreja os odeia, algumas pessoas torcem o nariz, e outras simplesmente são Vampirologos (ou alguém louco pra fazer sexo com um vampiro) e sexo é o que não falta no livro...

A história é justamente sobre esse preconceito, que fazem todos desconfiar que nosso pobre Bill (o vampiro) é o autor de vários assassinatos que vem ocorrendo na pequena cidade de Bon Temps

Na série do HBO temos a bela Anna Paquin (que ganhou um Oscar em algum filme do começo dos anos 90 chamado o Piano) um vampiro bonitão (graças a Deus sem nenhum apelo teen) e muito sexo, drogas e sangue (muito sangue)

Glauber † Binho 11/02/2010minha estante

amei esta parte huahuahuah

Lígia (Ly) 27/05/2010minha estante

FALOU TUDO!

debora_k 17/07/2009

Sem palavras! O livro é tao bom e eu fiquei tao euforica pra ler toda a serie, que li os livros que ainda nao estavam em portugues em espanhol! E olha que eu detesto ter que ler em espanhol e sem falar que as vezes nem entendo nada, mais ainda assim eu li!

Tielle | @raposaleitora 08/01/2010minha estante
Tbm to amando a saga!! Eric é tudoooo

Juliana Suman 11/08/2009

Comparando série com livro
Bill na série éh frio... parece não se importar tanto com a Sookie...
Bill no livro totalmente Hot... Parece gostar mais de ficar com a Sookie...
A Sookie da série não éh apenas ingênua, ela éh totalmente boba...
No Livro ela éh mais esperta, tem mais agilidade...
Amei o livro... Me apaixonei pelo Bill =)~
Eu tentei ler uma vez... mas acabei desistindo por causa da familiaridade com Twilight... mas acabei cedendo e voltei a ler por causa da série... Gostei éh um bom livro... e pra quem gosta de Vampiros... esse éh um prato com mto sangue =)~

P. 11/09/2009minha estante
E eu penso totalmente ao contrario, na série ele se importa muito mais com ela e ela é bem menos ingenoa (no livro o Bill não salva ela quando o vampiro ataca ela no Fangtasia por exemplo...)