O livro dos anseios

Sue Monk Kidd

Resenhas - The Book of Longings

Kimberly30 20/04/2022

Histórico
De início tive receio de ficar incomodada com essa releitura do Jesus histórico. Mas, após a leitura, posso dizer que muito me emocionou.

Ainda que alguns elementos não estejam de acordo com o que conhecemos como religião, a visão histórica é bastante acurada.

Obs.: Caso você seja cristã(o) e não tenha se aprofundado nos Evangelhos, deixo essa nota para que não confunda e como sugestão que releia-os antes. Como a própria autora implica em sua nota, ela tomou algumas liberdades para melhor proveito da ficção.

tábata 20/04/2022

Um evangelho segundo Ana
SE VOCÊ NÃO GOSTA DE HISTÓRIAS COM PERSONAGENS BÍBLICOS, ESSE LIVRO NÃO É PARA VOCÊ. Pronto, falei.
É simples assim, gente, se você acha errado ou não gosta ou sei lá qual o motivo, então não consumo o produto, ok!? Porque nesta história teremos sim um Jesus humano, extremamente humano. Um Jesus que tem uma esposa, Ana.
A história vai seguir a jornada da Ana, desde de sua adolescência até seus 50 e poucos anos. Jesus, Judas, Maria etc, são personagens coadjuvantes na história da Ana. E isso foi o que eu mais gostei do livro. A autora vai mostrar momentos conhecidos por todos nós pelo olhar de uma mulher, completamente humana, cheia de qualidades e defeitos.
Muito diferente de tudo que já li e foi muito interessante ver tudo isso pelos olhos da Ana.
Fica muito claro que a autora fez uma extensa pesquisa histórica para escrever esse livro, além da escrita dela ser bastante fluída e fácil de entender.
Gostei demais e com certeza vou ler outros livros da Sue Monk Kidd.

carlanagy 20/04/2022

Polêmico
É um livro polêmico e que causa um sentimento estranho durante a leitura, pois vai de encontro com um conhecimento religioso muito enraizado na nossa cultura.
Apesar de tudo é uma leitura sensível e fluida, trazendo reflexões interessantes ao leitor. A nota da autora no final do livro foi muito esclarecedora e melhora ainda mais a experiência da leitura.

Felipe.Anjos 20/04/2022

Incrível
O Livro dos Anseios - Sue Monk Kidd

Nota 5/5 ?

Uma perspectiva da vida de Ana, esposa de Jesus? Nunca saberemos se Ana de fato existiu ou quantas Anas existiram e foram caladas.
Uma escrita surpreendente e rica em detalhes, sem deixar a desejar em nenhum quesito.
Um livro longe de preconceitos religiosos ou de inversão de valores, apenas uma realidade que poderia sim ter acontecido. Forte. Surpreendente. Emocionante.

@taglivros foi cirúrgico em nos enviar este livro, obrigado ??

Lah 19/04/2022

A narrativa nos apresenta uma realidade abusiva das mulheres na época antiga, e nos leva a imaginar a maior história já contada de uma forma diferente, é um ótimo livro pra te tirar da zona de conforto que a sociedade impõe.

Victor Vale 19/04/2022

Anseio é uma palavra poderosa. Molda pessoas e cenário, a história e futuro. Esse desejo interno tão poderoso é amplificado com a negação a essa vontade, sendo Ana e sua tia Yalta lutadores ferozes e transformadoras potentes de seus entornos. O mesmo ocorre com Jesus, este um homem com menos proibições femininas, mas a ele é negado a dignidade por ser um proscrito, por ser pobre e por querer a liberdade do julgo romano/nobreza judaica. O pai de Ana desejava a riqueza, sua mãe um status não vindo de nascença. Judas queria o mesmo que Jesus, mas seu anseio era de violência. Todos os personagens foram moldados por seus sonhos e pagaram as consequências disso.

Alessandra.Lemes 19/04/2022

Esse livro é sobre Ana e as mulheres apagadas da história
Esse livro foi importante. Senti seu peso enquanto lia. Através de uma ficção historica, retratada a mais de 2000 anos, surgem as dúvidas, os questionamentos. O papel da mulher, seu condicionamento para que acredidite ser inferior, a ausência de voz social.. Tanto tempo passou desde que Ana, viveu, mas as perguntas continuam com a mesma insistência. Quero acreditar que muitas Anas existiram no decorrer da história. Também quero acreditar que tiveram vidas agradáveis, ou pelo menos a liberdade de escolher como viver. Mas no fim, sempre cabe lembrar que devemos nos tornar conscientes dos grilhões que nos prendem, pois só assim conseguiremos romper-los . Não só por nós, mas pelo futuro

ana !! 18/04/2022

#amoSofrer
perfeitooo, ai fico até sem palavras, a história foi ótima, me prendeu demais e olha eu achei que nem ia gostar tanto.
o jeito que a autora escreve... nunca tinha lido nada dela e não sei se foi efeito dos próprios personagens, da época ou do contexto do livro, ou se ela realmente escreve sempre assim, mas é impressionante como cada palavra, cada pensamento, cada pequena conversa por mais simples que fosse tinha tanta profundidade, foi uma leitura incrível demais, me identifiquei tanto que deu até uma dor no coração... em varias partes. com certeza virou um dos meus livros favoritos.

Patty 18/04/2022

Maravilhoso!
História linda!

Estou sem palavras. O livro é muito envolvente e profundo.

Pura emoção!

Leiam!

Gabriela.Mello 18/04/2022

A talvez mulher mais silenciada da história, ganha uma voz
Não sou católica e o pouco que conheço da história de Jesus é o que todo mundo sabe. Mas não vou mentir que ler ?Meu nome é Ana, fui esposa de Jesus? me deixou mutíssimo curiosa.
Não gostei muito do livro de início, achava Ana uma personagem não muito identificável, achava que o livro andava a passo de tartaruga. Mas à medida que avançava e pude ver a história de Ana se desenrolando, a leitura pegou ritmo.
O que mais gostei foi que deixa BEM claro tudo que nós mulheres passávamos, passamos e talvez ainda vamos passar por mais muitos anos - somos silenciadas, homens acham que nos controlam, chamadas de loucas, sofremos física e psicologicamente. Gostei muito do que a autora fala no final, tanto que foi o que coloquei no título: ?Se Jesus realmente teve uma esposa, com a história tendo se desenrolado exatamente como se desenrolou, então ela foi a mulher mais silenciada da história, a mulher mais necessitada de uma voz. Tentei lhe dar uma.?
Lágrimas vem aos meus olhos a lembrar de quantas conquistas da humanidade (ciência, filosofia, linguística, entre outras áreas) foram feitas por mulheres brilhantes, que foram esquecidas e ignoradas. E que até hoje temos que gritar para nós fazer ouvidas e lutar com unhas e dentes para entrar em lugares que ?não são de mulheres?
Queria muito que Ana tivesse existido para talvez mudar um pouco isso?

Brina 17/04/2022

"Tudo ficará bem, n quero dizer q a vida n trará tragédias"
Uma ficção sobre a esposa de Jesus foi o suficiente para gostar da narrativa. O livros tem pontos altos em que sentimos revolta e de certa forma uma tristeza, pois saber que ate hoje mulheres são tratadas assim, da um odio interno muito grande. 2 mil anos depois e as mulheres ainda são inferiorizadas pelos mesmos motivos. So me faz crer na luta feminista, e que pra derrubar essa estrutura patriarcal, narrativas sobre mulheres devem ser exaltadas.

Amanda 17/04/2022

Ana, a voz
"Quando eu for pó, cante estas palavras sobre meus ossos: ela foi uma voz"

Um livro lindo e potente sobre Ana, que representa as muitas mulheres silenciadas no decorrer da história.