O livro dos anseios

Sue Monk Kidd
Sue Monk Kidd

Resenhas - The Book of Longings

akasaori 23/04/2022

Que essa temática me encanta eu já sabia, mas ler a versão de Cristo pelas palavras da Sue Monk Kidd foi mais incrível ainda. Mais do que isso, aqui acompanhamos a história da mulher que foi esposa de Jesus, o que nos possibilita ver um Jesus humano, que chora, ri e dança- um brinde em meio a um enredo que destaca o poder feminino. Ana, nossa protagonista, não compactua com a expectativa que a sociedade tem sobre ela, sobre o ser mulher, e com o auxílio de sua tia (outra mulher incrivel) enfrenta seus anseios e constrói sua própria jornada. Sem palavras para o que foi acompanhar essa narrativa.
P.S.: a autora em nenhum momento desrespeita qualquer crença cristã, apenas traz a perspectiva do Jesus histórico, narrando-o como uma pessoa sensacional. Inclusive é impossível sair desse livro sem adorá-lo de alguma forma.

Vivi 23/04/2022

Quando comecei a ler esse livro que posso por assim dizer " no escuro" ( isso mesmo) recebi a caixinha nem li do que se tratava e já mandei ver ( quase) . O quase é que depois de umas boas páginas tive que parar e só consegui a dar sequência por trata-lo como qq outra ficção. Questões íntimas mesmo em relação a religião. Conheço bemmmm superficial a bíblia então não posso julgar algo ser verdadeiro ou não. Nem tenho a necessidade de entrar em questões religiosa. Se for pensar coisas em gerais tudo é possível em se tratando de Ana. Agora uma coisa que realmente não se pode negar que desde que o mundo é mundo a mulher luta pelo seu lugar no mundo. Aqui ao meu ver não entra só essas questões mas vai mais além .
A escrita até que é cativante, muitas partes bem paradas e ao mesmo tempo profunda.
Eu gostei mas não amei. E qq nova experiência é sempre válida.

"MEU NOME É ANA. FUI ESPOSA DE JESUS.? Ana sempre soube que seu destino ultrapassava as fronteiras do limitado espaço destinado às mulheres na Galileia do século I. Nascida em uma rica família de Séforis, ela é re - belde e ambiciosa, dotada de um espírito ousado e uma voz que anseia por ser ouvida. Desafiando as regras da época, Ana estuda e escreve narrativas secretas sobre mulheres silenciadas ao longo da história. Quando conhece Jesus, encontra nele um raro estímulo para seu intelecto e também uma faísca capaz de despertar seu coração. Depois de casados, Ana passa a viver com a família dele em Nazaré, onde o cotidiano doméstico sufoca seus desejos e a truculenta resistência ao domínio romano ameaça a tranquilidade de sua vida conjugal. Pouco antes de Jesus começar sua vida pública, um ato de rebeldia força Ana a fugir para Alexandria, no Egito, e lá ela encontra refúgio e propósito ?? mas é apagada da história de seu grande amor. Amparado em meticulosa pesquisa histórica, O livro dos anseios é a narrativa de uma mulher que busca realizar seus sonhos mais profundos e atingir o potencial que tem dentro de si, enquanto vive em uma época, uma cultura e um lugar determinados a calá-la a qualquer custo.

Manda 22/04/2022

Ótimo livro de mulheres fortes
Já faz um mês (acho) que terminei, mas tava mal pra fazer resenha ent vou fazer agora.
Achei o livro bom e emocionante. Mesmo sendo uma história que se passa lá na época de Cristo, não achei parada nem nada assim, mas as vezes dava preguiça de ler, mas como os caps não eram tão longos, era mais fácil.
O final foi bem bonito, como tudo no geral, então é um bom livro, com mulheres fortes e sofridas.

soutatyrs 22/04/2022

É meio polêmico o assunto de que Jesus tenha tido uma esposa! No entanto, se levarmos em consideração os aspectos culturais da época faz todo sentido.

A personagem da Ana levanta bastante questões sobre o papel da mulher naquela sociedade e tbm na nossa, qtas mulheres foram silenciadas ao longo da história?

O livro demora a engatar, mas a história foi bem contada!!

Giany.Alves 22/04/2022

Um livro muito bem escrito, leitura fluida e sempre desperta a curiosidade de continuar lendo pra saber o que acontece. Porém, o alerta é com relação ao tema, apesar da personagem principal ser uma mulher e tentar demonstrar a força das mulheres em tentarem ter voz e serem ouvidas e respeitadas num tempo em que as mulheres eram menosprezadas, Ana apresenta-se como esposa de Jesus, e essa relação é um tema bem complexo e contraditório, é um livro para ser lido com calma, pq o envolvimento de Ana na história de Jesus e o relacionamento entre os dois pode gerar sentimentos conflitantes entre os leitores. Não é uma visão pejorativa, apenas uma visão diferente da autora. Confesso que foi uma leitura diferente e em alguns momentos me causou desconforto, acredito que o livro baseado apenas na estória da Ana, sem o envolvimento como esposa de Jesus teria tornado o livro mais grandioso.

Mada 21/04/2022

O livro é sensacional! A história é envolvente e sensível. As personagens são bem construídas e transmitem muita força e coragem.

Jéssica 21/04/2022

Gostei...
Eu gostei muito do livro, tem personagens femininas muito fortes. A Ana apesar de muitas vezes ter que viver sobre as circunstâncias da época, e enfrentar os problemas de se nascer mulher em uma época bem complicada, como o homem sendo sempre o centro de tudo, ela consegue passar uma idéia bem revolucionária, tentando dar voz as mulheres que foram silenciadas antes de ela nascer, e na sua vida também, mostrando ser essa voz, que elas tanto precisavam. Gostei dessa perspectiva mais humana de Jesus, um homem que assim como Ana, via os problemas que todos passavam, e com um coração enorme, sempre procurando ajudar a todos, com sua generosidade e seu carinho. Tentando lutar de um forma mais pacífica, o oposto de Judas, que tinha a mesma visão de lugar ideal, mas acabou indo até às últimas consequências para libertar os judeus, mesmo que para isso tivesse que cometer a pior das traições.

Claro que teve alguns momentos parados e mais lento, (principalmente depois do casamento de Ana e Jesus) mas já vi muitos livros bem mais devagar, e difícil de se concluir que esse, e também senti em alguns momentos que a autora "viajou" um pouco em algumas situações, mas não é algo que me atrapalhou gostar da história. Merece um 3,50 ou seja é um livro bom, não perfeito, mas bom.

claratamascia 21/04/2022

demorei, mas terminei!
o livro dos anseios faz tudo que uma releitura propõe e mais: gera o questionamento da obra original. mesmo assim, achei ousado por parte da tag um livro com esse tema

Marques60 21/04/2022

Simplesmente perfeito!
Adorei o livro! Que leitura fascinante! A história de Ana é incrível! A leitura é bem fluida e a leitura envolvente. Além de tudo isso, ainda trata do papel da mulher na época e mostra a força que nós temos. Que livro!

Albieri 20/04/2022

14°Livro do Ano
????????
O Livro dos Anseios - Sue Monk Kidd

No Livro dos anseios vemos Ana a protagonista da trama enfrentando grandes problemas e dificuldades por ser quem é, pois o Livro se passa em um tempo difícil para as mulheres que não tinham direito de escolhas. Ela enfrentou a todos para continuar e ser quem ela queria ser um escriba (escritora), levar suas palavras, ser uma voz, não só para ela, mas para outras mulheres. A autora foi incrível ao colocar uma personagem tão forte para ser esposa do Jesus humano (forma como ela retratou Jesus). Não como um ser divino. Não tirou nada desse Jesus, só o humanizou ainda mais.

Ana e Jesus foram felizes, e se amaram de maneira simples e especial. Até que o chamado dele o levou para seu ministério e ela por estar em perigo acabou em seu cativo. Junto com Yalta sua tia, Ana enfrentou mais de 2 anos distante de Jesus, e só o encontrou indo em direção ao seu calvário e sua morte.

Por fim ela colocou sua voz para ser ouvida, não só naquelas, mas assegurou que em próximas gerações também.

Livro lindo, bem escrito e elaborado, colocado de uma maneira a se pensar mesmo sendo ficção será que Jesus foi casado? Já que não há registro históricos da vida de Jesus dos 12 aos 30 anos como saber? A Bíblia não menciona se ele foi ou não casado. Mas em uma época em que as mulheres eram reprimidas será que relatariam isso?

#Olivrodosanseios #SueMonkKidd #book #Books #TheBookofLongings #Ficção #Editoraparalela #Tagineditos #TagexperienciasLiterarias #minha biblioteca #biblioteca #livraria #minha estantes #livros #instalados #instabooks #amoler #leitor #leitura

Ana 20/04/2022

Livro mais lindo que já li na minha vida!
Ainda em êxtase! Simplesmente maravilhoso. Recomendo a leitura a todos, principalmente as mulheres!