O livro dos anseios

Sue Monk Kidd

Resenhas - The Book of Longings

Salino 28/04/2022

Encantadoramente triste
Na história bem escrita sobre a ficcional esposa de Jesus, a narrativa é muito convincente em contar que o Messias teve de fato uma companheira. Apesar da grandiosidade da história, apresentando diversos fatos históricos, o problema se torna evidente ao reviver a questão da sombria opressão nesses tempos. O romance merece muito por sua capacidade de trazer tamanha reflexão, além de não nos esquecermos do passado trágico e (sob certos aspectos) ainda atual sobre o machismo e desrespeito.

Du Boffo 28/04/2022

Uma voz silenciada
E se Jesus realmente tivesse se casado? E se Ana fosse essa personalidade feminina escondida por detrás de toda a história bíblica?

Esse, com certeza, foi um livro que me fez refletir sobre as nossas origens e na força das mulheres. Há tantas histórias a serem contadas, tantas histórias silenciadas. Creio fielmente que se Jesus realmente tivesse se casado, viveríamos em um cenário de maior igualdade nos tempos atuais. Eu vejo tantas histórias bíblicas sendo contadas pelo ponto de vista masculino, como se apenas os homens fossem importantes e só a opinião deles prevalecesse. E as mulheres, onde estão nessas histórias? Os homens literalmente se procriaram sozinhos, é isso? ?

Eu amei que a autora quebrou esse tabu e mostrou que, sim, as mulheres foram e sempre serão fodas! Ana que o diga, as vezes eu ficava sem fôlego por tudo o que ela passava.

Gostei que a autora quis retratar Jesus em sua forma real e mais humana possível, tanto que nem relatou sobre a ressureição. Foi demais ter essa desconstrução de uma história que todos nós conhecemos desde pequenininhos. MAS, no fim das contas, a história de Jesus ficou em segundo plano. O ápice aqui foram os anseios de Ana, e de tantas histórias a serem registradas e contadas.

Mas preciso fazer uma ressalva aqui que não é qualquer um que pode ler esse livro. O leitor precisa estar com a cabeça no lugar, pra entender que todo esse universo que a autora criou não passa de uma ficção, com alguns enredos baseados nas histórias bíblicas.

Criadora de conteúdo 27/04/2022

"O livro dos Anseios" Impactante??
??RESENHA ??

? ? Tag Inéditos de Março ??

Livro: "O Livro dos Anseios" / Autora: @suemonkkidd / Editora: @taglivros / Edição comercial será lançada pela editora Editora Paralela @editoraparalela / Gênero : Ficção e romance Histórico / Pág. 446.

? A história dessa obra se passa na Galileia do séc.I, o principal objetivo da autora é relatar as crueldades, abusos contra as mulheres, onde suas vozes eram silenciada por uma sociedade extremamente machista e repugnante.
Sua principal personagem se chama Ana, uma menina forte, com ideologias e atitudes muito além de seu tempo. Que a fez ter uma vida repleta de sofrimento, aprendizado e conquistas.

Porém, a autora entra num assunto muito polêmico, criando um romance e relatando o casamento de Ana com ninguém mais ninguém menos que Jesus!!!!

? Para lermos este livro temos que libertar a mente perante paradigmas religiosos, não esquecendo de colocar de lado o olhar crítico de um religioso e aceitar as ideias construtivas e feministas que a autora nos transmite.

No final da obra, temos "Nota da autora" onde ela mesma explica com detalhes sobre este romance de Ana e Jesus, o porque ela demorou para publicar a obra, nos mostrando toda sua pesquisa sobre o assunto para que a ficcao e história real se encontrasse em uma linha do tempo totalmente favorável.

?? Eu amo histórias bíblicas, tenho minha própria opinião sobre alguns assuntos apesar de seguir uma linha religiosa católica. Como já li muito sobre apócrifos, histórias com pesquisa de campo que nos mostram documentos que nunca foram expostos e colocados como escrituras da Bíblia, meu senso crítico me permite a ler uma obra sensacional como essa.

Na minha opinião a autora não errou em nada, e separou muito bem a ficção da realidade, mostrando Jesus como humano e sua vocação para a Divindade.

?E daí entramos em um questionamento.
Se Jesus realmente tivesse se casado, quanto nossa história seria diferente? Será que haveria tanta desigualdade? Quanto de voz, nós mulheres teriamos hoje?

Sarinha 27/04/2022

O Pequeno Trovão
Ana nesta história foi uma mulher a frente de seu tempo. Aquela mulher que tem sede por expor sua voz, de gritar para o mundo os seus anseios, que tem ambição de crescer, disposta a colocar seus anjos sempre em guarda, mas que infelizmente havia nascido no tempo errado. Realmente ser mulher naquele tempo, era sinônimo de castigo. Simplesmente pelo fato, de você não ter direitos nenhum e ter inúmeros deveres como mulher para uma sociedade.
Excelente re-escrita de uma história já muito bem contada, te faz refletir sobre inúmeras questões de cunho social, traz diversas sensações, bem como, dor, felicidade, medo, dentre muitas outras.
Super recomendo.

SilnAria 26/04/2022

O livro dos anseios
Me surpreendeu, a narrativa sobre a Ana e seus anseios é incrível. Mostrar a realidade em como as mulheres eram tratadas, silenciadas e até mesmo sem poder opinar sobre a própria vida muda e muito a forma de olhar para o mundo.

Douglas 25/04/2022

Fantástico
Um livro riquíssimo em imaginação, que te faz pensar em quantas histórias podem estar perdidas apenas por serem histórias de mulheres, que historicamente sempre foram silenciadas e não tiveram espaço de fala.
Fazer essa problemática com o pano de fundo da história bíblica é uma ousadia enorme, mas que funcionou muitíssimo bem.
O livro passa por todos os principais eventos conhecidos e se desenrola de uma maneira muito natural, como se a história de Ana já fosse há muito conhecida e disseminada.
Independente da sua crença ou se conhece a história da Bíblia, vale muito a pena a leitura.

Dani 25/04/2022

Ana
Livro mto bem escrito, gostei mto dos personagens e da história, com muitos fatos históricos bem interessantes. Um livro mto legal, pra levar pra vida. O passado sendo tão atual.

@mari.mdeiros 24/04/2022

Não é um livro que eu compraria normalmente. No início fiquei um pouco relutante, mas o livro se desenrolou de forma tranquila, respeitosa e acabei me surpreendendo. Em alguns pontos a leitura fica um pouco arrastada, mas logo já engrena novamente.

Binca 24/04/2022

Ana
Ana teve a coragem de ser uma voz, após muitas silenciadas, foi a grandeza em meio ao medo e principalmente foi o pequeno trovão em todo seu esplendor!

Carolina.Teixeira 24/04/2022

A voz de Ana...
A leitura de "O livro dos anseios" foi um desafio para mim, porque não sou muito fã de romances históricos. E que surpresa incrível eu tive.

Eu devorei o livro, cada nova situação vivenciar por Ana me envolvia ainda mais na história. Acompanhar aquelas mulheres em uma época tão pouco favorável à elas foi especial e impactante.

Definitivamente, Jesus não é o protagonista da história. Mas, a essência de seus ensinamentos, estão presentes na obra e de uma forma bonita. Não de uma forma religiosa, mas humana, mostrando o quanto precisamos respeitar e amar o outro.

Foi um belíssimo trabalho feito pela autora. Ana me tocou de diversos modos e mostrou a força da sua voz. Relembrando que não importa a época e a cultura, as mulheres sempre estarão ali.