O livro dos anseios

Sue Monk Kidd

Resenhas - The Book of Longings

Paulinha 09/05/2022

Ana foi uma voz!
Que livro perfeito, envolvente, emocionante!

Primeiro trata de uma história conhecida por todos e que aborda Jesus exatamente como ele deveria ter sido: amor! Ele respeita e ama Ana, como ela é, entende e aceita as suas decisões, ambos se apoiam em seus anseios, eles são parceiros! Esse é o Jesus que os cristãos pregam, mas não aceitam!

Já Ana, Ana é incrivelmente forte, gente como a gente, sofre horrores, mas cria a sua família, sua comunidade e consegue atingir seus objetivos, e se ela existiu, foi silenciada e apagada.

Amei esse livro, muitas mulheres forte e unidas.
Super indico.

Amanda Ciarlo 04/05/2022

AMEI, AMEI! Se pudesse dar uma nota maior que 5, eu daria. Eu amo romances históricos que partem da perspectiva feminina, e esse livro entregou demais. Eu amei a Ana, não senti passar o tempo enquanto lia e também não queria que acabasse logo. Com certeza procurarei outros livros da autora para ler, pois essa experiência foi maravilhosa.
Ótimo livro para quem gosta de romances históricos com forte protagonismo feminino.

Léo 03/05/2022

O pior livro que já li até hoje.
Acho que é estranho fazer uma resenha negativa de um livro, mas esse livro merece. O livro dos anseios é um livro que recebi na Tag Inéditos de março de 2022 e foi um dos piores livros que já li. a Tag geralmente não decepciona com suas escolhas, mas esse livro? particularmente foi o pior que já recebi

Pra mim o livro já perde o conceito com sua premissa ?Meu nome é Ana e fui esposa de jesus?

Tentei ignorar e fazer a leitura normalmente, comecei e até que gostei bastante até a página 150, onde ainda a história era focada em Ana e sua vida na época do ano 15, ela era uma garota que tinha afeição pela escrita. não tinha necessidade alguma de envolver Jesus nessa história, ela era já era interessante. A história foi se desenvolvendo até o momento em que os dois se casaram e Ana foi morar em Nazaré, na casa da família de Jesus (na época era costume ao ocorrer um casamento a Esposa ir morar na casa da família do marido) a partir daí a começou a parte 2 do livro.

Em primeiro lugar, a parte 2 tem exatamente 120 páginas.120 páginas que poderiam ser reduzidas para 30 páginas, pq nessa parte 2 nada demais acontece, é sempre a mesma enrolação da vida de Ana na casa de Jesus fazendo as coisas de casa e etc. O que realmente importa nessa parte 2 para a continuação do livro foram colocadas em no máximo 30 páginas, além de que, foi nessa parte do livro que tudo desandou

Ana utiliza uma erva abortiva para não se tornar mãe.
O pior dessa situação, é que no livro ela conversa sobre o porque de ela não estar tendo filhos e fala que está usando essa erva para Jesus, e no livro ele diz que ?tudo bem? ?é uma decisão sua? MANO ONDE JESUS APROVARIA O ABORTO???????
A Autora afirmou na sua nota que fica após o livro que retratou Jesus como um humanista, cara? pelo amor de Deus, simplesmente não dá pra ignorar.

O livro já era suficientemente ruim pela má retratação de Jesus, mas a construção da história da Ana foi muito mal feita. (alerta de spoiler) De uma página para outra (literalmente) ela está grávida. DO NADA. em menos de 15 páginas ela fica grávida. ela conta pra jesus e tem uma cena HORRÍVEL de ele perguntando se ela realmente quer ter a filha (???????????????????????) e a filha nasce sem vida, tudo isso em 15 páginas, sendo que a parte 2 tem 120 páginas.

Outro fator que comprova o quão mal construída a vida de Ana é, é o simples fato de que o livro começa com ela tendo 15 anos e termina com ela tendo 58 anos e tendo os mesmos pensamentos e conceitos do início do livro. Ao se tornar mais velha, esperamos que uma pessoa naturalmente amadureça junto, mas não é isso que acontece com Ana, além do fato de que uma hora ela está com 15 anos, DO NADA ela aparece com 27.

A única coisa interessante do livro é a história de Ana com a escrita.

O Livro Dos Anseios falha em muitos aspectos. Ele poderia ser um livro incrível se não tivesse envolvido Jesus ? tão mal por sinal ? e desenvolvesse melhor a vida de Ana, focando em sua relação com a escrita.
Nathy215 06/05/2022minha estante
Nem achei que Jesus foi o problema, sem ele o livro ainda seria muito ruim.

Isis.Piasson 03/05/2022

Gostei muito de como o livro foi escrito, quando eu conseguia parar para a ler a escrita fluía. Digo para darem uma chance pra esse livro, ele me fez pensar em várias coisas sobre a história e refletir sobre os ensinamentos que Jesus ensinou?

Ladybug 02/05/2022

Um livro de ficção bem cativante que faz um paralelo com a vida de Jesus...porém o q se destaca é a figura feminina na versão de sua esposa Ana...

Anny 02/05/2022

? Ana é uma personagem destemida, com uma forte conexão com a escrita e que não aceita ser calada. Ela viveu na Galileia do século I, durante um período em que as mulheres não tinham voz. Após ver e vivenciar episódios de como a vida podia ser complicada para uma mulher nessa época, ela conheceu e se casou com Jesus, alguém que assim como ela tinha muitos anseios.

?? A autora misturou ficção com dados históricos ao escrever o livro. Depois de quase cinco anos de estudo, ela se utilizou de vários fatos reais e reinventou alguns persongens bíblicos.

?? Apesar de Ana ter se casado com uma figura importante e conhecida como Jesus (o que deixa a história ainda mais instigante), o foco do livro é na protagonista e no seu olhar sobre a sociedade em que Jesus viveu. O livro explora muito como é ser mulher naquela época.

?? O personagem Jesus criado pela autora é retratado como totalmente humano. Ela escreveu de uma perspectiva literária e não religiosa.

?O pontapé inicial para a autora escrever essa história foi imaginar: ?como o mundo seria diferente se Jesus tivesse uma esposa que fizesse parte da narrativa??. E ela ainda aponta no final do livro algumas coisas que poderiam ser diferentes hoje, sendo uma delas a possibilidade das mulheres e suas histórias terem tido maior inclusão e importância.

? Terminei essa leitura durante a Semana Santa, o que achei que coincidiu demais, já que no livro tem o episódio da crucificação. Aliás uma parte muito emocionante do livro, pois apesar de conhecermos e termos ouvido falar, no livro é tudo sob a perspectiva da esposa. Então fica uma indicação de leitura para esse período do ano.

Além de ter me emocionado, tiveram partes em que senti repulsa pelo modo como as personagens femininas eram tratadas, a brutalidade era inacreditável.

Eu recomendo muito a leitura desse livro para todos. Achei a ideia da autora fantástica! Entrei sem expectativas e terminei totalmente surpreendida!

lays.azevedo.94 02/05/2022

Achei o livro super interessante.
A autora conseguiu ser extremamente inovadora no seu ponto de vista sobre Jesus, mesmo sendo uma ficção. Ela conseguiu criar um ser humano que em nenhum momento foi incoerente com a bíblia, mas ao mesmo tempo totalmente real naquele tempo.
Eu achei genial.
Achei muito interessante também a visão da mulher daquela época, os costumes, as dificuldades, como eram silenciadas e rebaixadas.
Foi um livro muito bom de se ler.

Jana 30/04/2022

Li muitas críticas negativas sobre esse livro, apenas pelo tema dele, críticas de quem realmente não leu e entendeu que é um livro fictício.
Uma história muito bonita, da vida da Ana.
Porém não foi um livro que me prendeu, demorei para terminar.

@fannykytabooks 29/04/2022

Misto de emoções
Cara, que leitura pesada! Confesso que levei umas 5 semanas pra lê-lo, pq as 200 primeiras páginas não me diziam até onde a história poderia chegar, ou seja, arrastado. Mas foi proposital, porque depois dessas 200 páginas, devorei o resto dela com uma aflição por Ana, a protagonista, ao mesmo tempo que amei seus atos de coragem, sua imposição à voz própria e de outras mulheres. É um livro bastante sensível, reflexivo e tem mais a ver com Ana do que Jesus, e digo isso com toda certeza!

Thais 28/04/2022

A história da Ana é cativante. A personagem se mostrou uma mulher de muita garra e perseverança, além de ter a sorte de encontrar muitas pessoas boas e dispostas a ajuda-la durante seu caminho. Cada um de seus sofrimentos fez com que ela crescesse mais, se tornasse mais forte e mais determinada a realizar seus anseios. Mas o que faz desse livro um grande livro é na verdade sua carga histórica e cultural, exposta com cuidado e respeito. A participação de Jesus como um dos personagens foi linda, e seu final foi extremamente doloroso. As palavras de Yalta, de que tudo fica bem, não importa o que aconteça, geram uma grande paz interior. E foi lindo como no final, mesmo com todas as dores que Ana passou em sua vida, tudo ficou bem. Que falta faz uma Ana na história do mundo, e que pena tantas Anas terem sido caladas ao longo da existência da nossa humanidade.

Marta 28/04/2022

Uma narrativa de uma mulher que busca realizar seus sonhos
E se o homem mais famoso do mundo tivesse se casado, como seria sua esposa? É com essa ousada premissa que a autora Sue Monk Kidd escreveu o Livro dos Anseios, uma envolvente história que não é sobre Jesus, mas sobre Ana, sua personagem fictícia. A história nos leva para a Galileia de dois mil anos atrás. Baseada numa rica e respeitosa pesquisa histórica, a autora usa a imaginação para apresentar trajetórias alternativas para personagens bíblicos e, assim, dar voz a uma mulher transgressora que nos faz refletir sobre tantas outras mulheres silenciadas ao longo da história e nos dias atuais. Neste livro acompanhamos a protagonista Ana da adolescência à maturidade na Palestina do século I, uma personagem que teria sido casada com Jesus Cristo. A circunstância é certamente um elemento instigante e central do livro, mas o foco aqui não é Jesus, e sim o olhar de Ana sobre a sociedade em que Jesus viveu e morreu, sobre o contexto que constitui essa figura decisiva nos rumos da história ocidental. A autora propõe um deslocamento do nosso olhar, usualmente tão centrado nas grandes figuras masculinas da história. O livro além do contexto histórico é uma bela história de amor e superação. Eu particularmente passei a gostar mais dele mais para o final porque até então fui achando a leitura muito lenta, mas no final me apaixonei pelo livro e recomendo.

Bruna 28/04/2022

Livro dos anseios ou simplesmente ana
Que experiência maravilhosa! Que livro apaixonante e revigorante que paixão avassaladora!

Ana, a protagonista não somente do livro dos anseios como também protagonista da própria vida, foi uma sacada bem arriscada da TAG livro que trouxe pra nós um livro polêmico entre os cristãos.

Pequeno trovão é um ficção histórica daquela que foi esposa de Jesus, aonde relata a vida da revolucionária. Que se apaixona perdidamente pelo revolucionário jesus , aliás que romance ! O melhor que li em tempos! Posso afirmar que estou apaixonada pelo humanismo de jesus, que conexão entre eles, quase uma paixão divina !

Posso sentir as palavras de amor que tanto jesus pregava , me deu uma vontade imensa de conhecer melhor essa criatura que esteve entre nós, vou atrás desse jesus , esse cara parece alguém pra se espelhar .

Fica aí a indicação! Ótima por sinal devorei o livro e sigo apaixonada