O livro dos anseios

Sue Monk Kidd
Sue Monk Kidd

Resenhas - The Book of Longings

Marcella.Fileto 15/05/2022

Sobre os anseios de ser mulher
?Jesus ouvira o tremor que havia em meu interior e não tentará silencia-lo.?

Esse livro conta a história de Ana, uma mulher em sua própria busca - perseguindo seus anseios para despertar a grandeza que havia dentro de si. Ela também foi esposa de Jesus, além de mulher, foi sua parceira, seu pequeno trovão.

Esse romance demonstra como as mulheres foram silenciadas desde sempre, não podiam escrever, ler, ter vontades, apenas eram objetos de seus donos (pais, irmãos, maridos?).

Ana desafiou todo o sistema, nunca se permitiu ser calada, aprendeu a escrever no papiro e fazia suas preces a Deus, até que um dia quase morreu pelo ódio dos homens e se encontrou com Jesus, seu amado.

A maneira que a autora retrata Jesus é lindo, cheio de ternura, de humanidade e amor, muito amor. O seu relacionamento com Ana foi puro, profundo e eterno.

Ana é a personificação da força das mulheres, da grandeza que se é tentada minimizar deste sempre, da imensidão de ser mulher.

?Olhando para trás, vi que os poucos que continuavam a acompanhá-lo eram mulheres. Onde estavam seus discípulos? Os pescadores? Os homens? Éramos nós mulheres as únicas com um coração grande o bastante para suportar tamanha angústia??

O livro me ensinou que apesar de todos os anos que se passaram, da evolução da humanidade, eles ainda tentam nos calar, nos chamar de loucas e de nos desmerecer, mas se Deus é por nós, quem será contra nós ?

Luana.Rosario 14/05/2022

Comovente
Livro bonito, como personagem principal marcante e forte e uma nova perspectiva sobre a história de Jesus. No entanto, achei que a autora se estende demais, tornando o livro muito cansativo. O posfácio é bem legal, fazendo um paralelo com os fatos reais e obra ficcional.

Babis Schuina 14/05/2022

É bom mas não me cativou...
A história é muito boa, a premissa é interessante (não achei tão polêmico assim), a escrita é excelente e flui muito bem, mas não me cativou.
Entendam, eu não achei o livro ruim, na verdade, achei muito bom, mas não consegui sentir um forte apreço por ele, li, terminei, achei bom e pronto, vamos pro próximo. Provavelmente não vou me lembrar dele daqui algumas leituras.
Pra quem procurar um livro com uma pegada meio histórica, com uma protagonista forte, uma história boa eu super recomendo e espero que consigam ter uma experiência melhor que a minha!

@admiravel_leitura 13/05/2022

Polêmico? Sim. Mas, excepcional!
Falar desse livro é um grande desafio. Exaltar que essa é uma das histórias mais belas que já li, é complicado. Mas, deem uma chance a esse livro e conheça a trajetória de uma mulher que deseja apenas dar voz a todas as mulheres silenciadas ao longo de nossa história.

“O Livro dos Anseios” é aquele tipo de obra que tem uma escrita um pouco lenta, principalmente por se tratar de um romance de formação, já que na trama acompanhamos um período específico e importante da vida da protagonista, Ana. Sendo assim, em alguns momentos essa pode ser uma leitura um tanto enfadonha. Entretanto, garanto que esse ponto é apenas um mero detalhe presente na grandiosidade dessa narrativa.

Um dos pontos que mais sejam importantes de se destacar em relação a esse livro é o fato de que a autora, Sue Monk Kidd, imaginou uma esposa para Jesus. Sim, na livro, Ana é a esposa do filho de Deus, uma mulher, que se houvesse existido, teria sido silenciada pela nossa história mundial.

Polêmico, né?!

Embora, essa premissa choque um determinado publico em um primeiro momento, devo ressaltar que a autora é imensamente respeitosa ao longo de todo o livro, visto que aqui não temos críticas religiosas ou qualquer tipo de ataque. Nada que possa ser desrespeitoso.

Porque o que realmente prevalece nessa narrativa é a história de Ana e de como ela se torna a voz das muitas mulheres silenciadas e esquecidas em um tempo em que o sexo feminino não detinha qualquer direito ou liberdade de se expressar. Uma personagem forte e astuta, que usa das suas palavras como uma forma de protesto para evidenciar que as mulheres possuíam o direito de se expressar.

Nesse ínterim, vale lembrar, que a narrativa se insere em um contexto em que o machismo e sexismo reinava ao redor do mundo.

Ademais, um ponto que devo mencionar é toda a construção e humanização que a autora faz em Jesus, tornando-o um personagem humano, mas que se torna divino ao longo de sua trajetória. Outra questão que vale ser ressaltada é o quanto esse livro expressa o amor de Deus, já que ao longo da obra existem inúmeras passagens belíssimas que mostram que o amor do Criador por nós é incondicional.

eu.camilla 13/05/2022

Surpreendente
Me surpreendi muito com esse livro, pois ao mesmo tempo, ele trata de assuntos muito polêmicos e cita histórias da Bíblia mescladas com a ficção, deixando a leitura fluida e leve mesmo em capítulos que narram acontecimentos mais pesados.

A Ana é uma personagem extremamente forte e resiliente que aprende a lidar com as injustiças das leis de seu tempo se expressando através da escrita.

Recomendo muito a leitura.

Day 13/05/2022

"Por dois dias e duas noites, ponderei suas palavras, tão vastas e inescrutáveis. Para uma mulher, dar a luz algo que não fossem filhos e depois cuidar disso com o mesmo sendo de propósito, com a mesma atenção e com o mesmo carinho era espantoso, e eu não era exceção."

Sabrina 13/05/2022

Feminismo ?
Me sinto uma herege por ter lido esse livro! Nunca mais confio na TAG. Mas foi bom pra ver as faces do feminismos mais escancaradas.

Sinto muito, mas não consegui ler pensando em "contexto histórico" nem em "como as mulheres eram silenciadas" e nem nada do tipo. Foquei em Jesus!

Deus quis mandar seu filho único ao mundo por meio de uma mulher! MARIA! Eis a maior entre as mulheres! Não havia necessidade de Cristo vir ao mundo por meio de uma mulher e ser educada por uma. Mas Deus quis assim. E assim Maria o fez com esplendor e graça.

Pra Deus não existe distinção entre homem e mulher, somos todos iguais perante ele. O próprio homem quem criou está divisão/hierarquia. E porque culpam a Deus?

Espelho de mulher para mim é Maria. Mulher silenciosa, e submissa perante Deus. Um exemplo de serva.

A mulher que não entende seu papel no mundo, vive como a Ana, com um vazio imenso dentro de si que nada preenche. Ansiando por cargos que os homens tem, em ser ouvida como os homens são. Quando na verdade nada disso importa realmente. Ela própria cai diversas vezes em contradição com seu "feminismo" quando evita os filhos e quando os quer, não é agraciada com eles, e sofre o vazio do egoísmo. Em como seu anseio por escrever - quando Jesus já havia dito que teria o momento dela se dedicar aos escritos - a fez roubar o papiro e se encontrar fugitiva, ficando longe dele "quando ele mais precisava".

Esqueçam o feminismo, sejam apenas filhas de Deus! Usem de seus dons para se destacar no mundo. Você não precisa de nada além de Deus para alcançar a glória eterna.

Que Deus perdoe estes teus filhos por falar que Seu Filho Único foi casado com uma feminista nesta terra!

Ivone Gonçalves 12/05/2022

Interessante...
O livro conta a história de Ana, a fictícia esposa de Jesus, que tem ideais feminista e anseia que as mulheres, que na época não tinham muita importância, tivessem uma voz. É a leitura interessante, apresentando relatos verídicos sobre o modo de vida e cultura dos judeus na época, inclusive menciona várias palavras ligadas a religião judaica. Porém, para aproveitar a leitura, aqueles que são cristãos devem ver o livro como ele é: uma ficção. O "Jesus" retratado nele é inteiramente humano, desprovido de "poderes", como realizar milagres, expulsar demônios, curar pessoas ou ressuscitar mortos, inclusive não sabe que é o Messias, porém seu modo de ver as coisas baseado no amor ao próximo e compaixão pelos menos favorecidos é mantido fielmente.
No fim, a autora traz uma nota explicando o porquê do livro e justificando algumas mudanças que fez na história para se adequarem ao que foi escrito no livro.

Ana 12/05/2022

Ana vive em uma época, em que a cultura e o lugar, calam as mulheres. Mas ela, quer ser muito mais, ela quer ser uma voz, ela quer ser ouvida, ela quer ser notada séculos depois.

Danielle 11/05/2022

Cada vez mais queria conhecer a Ana
Quando comecei a ler não estava muito empolgada? no começo foi difícil não pensar no que conhecemos de Jesus, mesmo sabendo que é ficção, mas o livro e a Ana foram me conquistando, assim como a riqueza dos detalhes da narrativa?e cada vez mais eu queria saber da história da Ana, conhecer a Ana, torcer pela Ana. E o que falar da Yalta? Leitura sobre mulheres fortes em uma época em que não eram consideradas nada.

Paula 11/05/2022

Ousado e muito inteligente. A certa altura você passa a acreditar que Ana realmente foi uma mulher silenciada pela história.

Nayara 11/05/2022

A audácia e coragem da Sue Monk Kidd em falar sobre a possibilidade de Jesus ter sido casado, e que se a esposa dele realmente existiu ela foi silenciada, é de uma ousadia extremamente admirável. Gostei bastante da leitura e me vi encantada por Ana.

Gaby 11/05/2022

Jesus. Humano, marido, filho,...
Ê até estranho que um livro tenha Jesus como personagem secundário e uma mulher como protagonista ao mesmo tempo, gostei!!. A autora é corajosa e audaciosa ao levantar a possibilidade de Jesus ter sido casado com uma mulher a frente de seu tempo. Eu adorei a forma da autora ao retratá-lo como marido, filho, irmão .... Jesus na mais pura humanidade. Jesus, filho de Deus que veio mostrar para todos nós o que é o amor e a compaixão.

Ana foi calada tantas vezes durante a vida e mesmo assim nunca deixou as palavras se afastarem. É lindo.

A amizade dela com Tabita, com Lavi e com sua tia Yalta é de admirar.

Recomendo a leitura. E recomendo ir ser preconceitos.

Bibliotecadabrubs 09/05/2022

Incrível!
Esse livro é simplesmente incrível! Eu estou muito impactada e apaixonada por essa história. A autora é muito criativa. Parabéns pela coragem de escrever esse livro. ??