O livro dos anseios

Sue Monk Kidd
Sue Monk Kidd

Resenhas - The Book of Longings

Sil 29/05/2022

A história pode acontecer dentro de nós.
Um romance com relatos bíblicos e históricos, onde a protagonista Ana é uma jovem destemida e letrada, casou-se com Jesus, escreveu histórias de mulheres e quis ser ouvida (e lida).

Manu.Mota 29/05/2022

Ela foi uma voz
Em um tempo em que as mulheres só eram sombras Ana queria ser uma voz. Ela queria que suas palavras fossem ouvidas e assim também dar voz à outras mulheres, contando suas histórias, fazendo com que suas existências perdurem. ?
Se Ana tivesse existido seria, de fato, a mulher mais silenciada da história. Aquela que daria lugar no mundo a tantas outras mas que apagariam sua própria história, simplesmente para dar lugar a voz do próprio marido.?
É um livro sobre propósitos, o que queremos de fato ser e deixar para o mundo? É um livro sobre anseios, o que faz nosso coração pulsar a ponto de entregar a vida inteira??
Em alguns momentos a narrativa se arrasta mas de uma forma geral é um livro que valeu demais a leitura.

Rodolfo 24/05/2022

Ana sempre teve o anseio de aprender e de ver ouvida, poder estudar e ter voz, mas isso numa época em que a mulher era trabalhada apenas como uma posse.
Prometida em casamento para um homem bem mais velho apenas pelos caprichos de seu pai, Ana vive dias de angústia, sendo consolada pela tia Yalta, por quem tem grande admiração pela sua história de vida.
Numa cartada do destino ela acaba se livrando do casamento arranjado e sendo salva pelo jovem Jesus, que lhe propõe o casamento com o objetivo de salvar a reputação de Ana.
Aqui é importante fazer uma ressalva que em nenhum momento a autora trata da imagem santa e imaculada de Jesus e sim do ser humano, tendo como objetivo transmitir seus valores e aprendizado para Ana, mas também sendo o grande incentivo para que ela se encontre.
Algumas partes do livro achei um pouco extensa demais, como exemplo a primeira parte que preceder o casamento arranjado de Ana.
Sendo uma personagem forte, guerreira e destemida Ana enfrenta todos os percalços que possam surgir no caminho para conseguir ter voz e mostrar toda a força que carrega.

Carla.Cristine 23/05/2022

Uma história tocante, maravilhosa!
Sem tretas bíblicas, mas mostrando uma possibilidade linda! Algo que é ficção, mas bem que poderia ser uma realidade...

Andreia.Kohut 23/05/2022

Um livro sobre uma jovem mulher que quer encontrar a sua voz e ser lembrada pelo que escreveu. E, que tambem foi esposa de Jesus. Gostei da delicadeza com que a história foi construída, sem desconstruir o que se acredita sobre Jesus, que aqui não é o protagonista.

Dear_poirot 21/05/2022

A voz da Ana
Livro: O livro dos anseios.
Autora: Sue Monk Kidd.
Nota: 5 de 5.
Leitura: 16 de 51 em 2022.

História:

O livro conta a história da inquieta e obstinada Ana a partir dos seus 14 anos na Galileia no século 1, ela foi a esposa de Jesus (sim, esse mesmo). Ela lê e escreve em quatro idiomas e se dedica a registrar história de mulheres fortes e esquecidas em seus papiros. Conhecemos seus anseios durante todo o livro e o principal deles: “ser uma voz”.

Uma das primeiras coisas que se tem no livro é um mapa fidedigno da Palestina e Egito no século 1 que é vital para o entendimento do livro e mostra a preparação da escritora (foram 5 anos de pesquisa para escrever este livro). Afinal, apesar de não ser o foco principal do livro, retratar o homem mais conhecido do mundo e que até hoje inspira multidões não é algo fácil. O que Sue Monk Kidd fez com maestria diga-se de passagem.

Mas o livro não é sobre Jesus, é sobre Ana, a jovem à frente de seu tempo, com a alma transgressora que você passa a amar no livro e torce para que ela tenha de fato existido. Uma leitura muito prazerosa com algumas pitadas bem espalhadas de sofrimento, mas ainda assim uma leitura leve.

A maior reflexão que fico após a leitura desse livro, é imaginar quantas Anas existiram no mundo e foram silenciadas? (a História até 1900 era basicamente contada por homens brancos) e por isso é muito importante valorizar quem só recentemente ganhou voz. Leiam mais livros escritos por mulheres, por pessoas pretas e LGBTQIA+.

Escritora:

Sue Monk Kidd é uma escritora estadunidense de 73 anos. Escreve desde 1988 e têm 7 livros publicados sendo seu maior sucesso o livro “A vida secreta das abelhas”.

Edição:

Li a edição da editora paralela junto com a TAG inéditos e como praticamente toda edição da TAG, é belíssima tanto na cor escolhida como na fonte e nos detalhes florais.

Leticia Souto 21/05/2022

A história fala sobre Ana, a esposa de Jesus - sim do Jesus que a gente conhece - e como ela era diferente das mulheres da sua época. Confesso que não esperava muito, mas senti o impacto dos anseios da Ana em vários momentos. Me reconheci na sua vontade de ficsr perto das palavras e da escrita. Ela é uma personagem cativante e cheia de força.

O livro se passa em um tempo e período que muita coisa, que hoje é considerada um absurdo, era aceitável. Então, foi complicado de ler algumas cenas e não revirar os olhos ou sentir nojo. Mas, esse é o incrível de se aventurar em livros de assuntos e fontes diferentes. No fim, temos uma história de uma garota que lutou por seus amores sem hesitar.

Ana 21/05/2022

Anseios
O livro traz a história de Ana e de Jesus em uma abordagem que fala dos anseios de cada um e como o relacionamento deles contribuiu para que seguissem aquilo que nasceram para ser. Gosto da demonstração de humanidade na vida de Jesus, os conflitos e angústias que viveu para cumprir os desígnios de Deus, essa perspectiva nos torna mais próximos dele. A história de Ana, assim como de tantas mulheres, fala da luta, paciência e perseverança para se fazer ouvir em um universo predominantemente masculino, é sobretudo uma história de coragem. Vale a leitura.

Lory 20/05/2022

Ironicamente, sem palavras ?
"Vi Ana não apenas como a esposa de Jesus, mas como UMA MULHER EM SUA PRÓPRIA BUSCA ? A DE SEGUIR SEUS ANSEIOS ATRÁS DA GRANDEZA DENTRO DE SI"

Esse trecho está na última página do livro, antes dos agradecimentos finais, e acho que resume com perfeição o que foi essa leitura.

Confesso que comecei o livro com um pouco de preconceito. Sou espírita kardecista, acredito em Deus, Jesus e, de certa forma, na Bíblia, dada a devida interpretação. Porém, a leitura religiosa não é algo que me atrai muito, nem mesmo dentro das minhas crenças.

No entanto, persisti na leitura, o que, por ser fluida desde o início, não foi nenhum sacrifício. A história, para minha surpresa não é sobre religião e nem mesmo sobre Jesus e, sim sobre Ana, e paralelamente sobre Yalta, Tabita, Diodora, Fasélia e tantas outras mulheres silenciadas, mesmo que ficticiamente, representando o progresso e a luta feminina, desde aquela época. E, por mais que seja um romance inventado, traz tanta verdade em seu percurso..

E que linda a imagem de Sofia, o espirito feminino de Deus ?? Sempre pensei nessa possibilidade. Deus sempre foi representado e referido como homem, "Ele", "dEle", mas por quê? Que "ofensa", que "heresia" seria imaginá-lo como uma figura feminina? Achei simplesmente sensacional essa ideia.

"Quando eu for pó, entoe essas palavras sobre meus ossos: ela foi uma voz" ? E QUE VOZ, ANA!

Isabel 17/05/2022

Esse livro é daqueles que sempre vamos comentar para alguém e essa pessoa sempre vai gerar algum interesse de ler. É uma leitura marcante, profunda, poética, delicada, corajosa. Incrível.

jess 17/05/2022

"Jesus ouvira o tremor que havia em meu interior e não tentara silencia-lo."
Esse livro me pegou pela sinopse. Nele, acompanharemos Ana, filha do braço direito do rei, irmã de Judas e esposa de Jesus. Filha, esposa, irmã. No entanto, toda a sua jornada é em busca de ser sua própria pessoa. Ana sofre de anseios. Ela é uma força da natureza e sabe disso. Pelos seus olhos, conhecemos o lado mais humano de personagens bíblicos, seus próprios anseios, seus erros e também seus acertos. Judas não é descrito como a personificação do mal e sim como um homem que fez escolhas e se arrependeu delas. Jesus é um homem atormentado, com suas dores e também seus temores, é retratado como profeta, marido e filho; não santo, mas justo até o fim. O relacionamento de amor e confiança mútua entre ele e Ana me tocou profundamente. Ana precisou se apequenar durante quase toda a sua vida, mas Jesus jamais negou a ela sua grandeza de direito, ao contrário, deu a ela confiança e inspiração para se tornar mais.
"Foi você quem os soltou?" -Jesus me perguntou. "Sim" "O que a possuiu?" "Você", expliquei."

"Abençoo sua grandeza, Ana", ele disse. "E eu abençoo a sua", eu disse.

Talvez a parte mais interessante seja poder acompanhar as histórias bíblicas que conhecemos desde sempre sob uma nova perspectiva, conhecer as mulheres que estiveram por trás de todos os ditos "grandes homens", mesmo que fictícias. É uma história sobre a força feminina que move montanhas, persevera e vence. Porque no fim tudo acaba, mas nossas palavras permanecem. Comecei com altas expectativas e posso dizer que todas elas foram atendidas, virou um favorito instantâneo!
"Sua bondade não será esquecida", eu disse a ele. "Nem um único ato de amor seu será desperdiçado. Você trouxe o reino de Deus, como esperava. Plantou-o em nossos corações"

Gigio 16/05/2022

Dispa-se de suas certezas
Curti demais essa leitura.
Essa é uma obra de ficção e deve ser lida como tal.
Retrata Jesus de uma forma totalmente humana e possível. Não entendo essa ideia de que se Jesus tivesse se casado seria menos "divino". A Bíblia é um documento importante e sagrado, mas não esqueçamos que foi escrita por homens e não está livre de suas ideias e preconceitos, além de ter sido editada. Algumas pessoas simplesmente escolheram quais textos entrariam na Bíblia e quais ficariam de fora.
Ana é uma personagem apaixonante. Aliás, as personagens femininas são muito carismáticas, com algumas excessões, claro. A vida das mulheres historicamente sempre foi muito difícil, tratadas como inferiores e submissas. Muitas que tiveram coragem foram apagadas da história, e algumas que chegaram a ser citadas não tiveram seu nome revelado.