O livro dos anseios

Sue Monk Kidd
Sue Monk Kidd

Resenhas - The Book of Longings

Kaue Garcia 16/03/2022

Uma ficção histórica no mínimo original
Diferente de tudo o que já li, demorei para pensar na resenha dada a delicadeza do assunto tratado no livro. Mas um trecho da nota da autora no final do livro não sai da minha cabeça: ?Vi Ana não apenas como a esposa de Jesus, mas como uma mulher em sua própria busca - a de seguir seus anseios atrás da grandeza dentro de si. Eu também a vi como uma mulher capaz de se tornar não apenas esposa de Jesus, mas sua parceira.?

Albieri 20/04/2022

14°Livro do Ano
????????
O Livro dos Anseios - Sue Monk Kidd

No Livro dos anseios vemos Ana a protagonista da trama enfrentando grandes problemas e dificuldades por ser quem é, pois o Livro se passa em um tempo difícil para as mulheres que não tinham direito de escolhas. Ela enfrentou a todos para continuar e ser quem ela queria ser um escriba (escritora), levar suas palavras, ser uma voz, não só para ela, mas para outras mulheres. A autora foi incrível ao colocar uma personagem tão forte para ser esposa do Jesus humano (forma como ela retratou Jesus). Não como um ser divino. Não tirou nada desse Jesus, só o humanizou ainda mais.

Ana e Jesus foram felizes, e se amaram de maneira simples e especial. Até que o chamado dele o levou para seu ministério e ela por estar em perigo acabou em seu cativo. Junto com Yalta sua tia, Ana enfrentou mais de 2 anos distante de Jesus, e só o encontrou indo em direção ao seu calvário e sua morte.

Por fim ela colocou sua voz para ser ouvida, não só naquelas, mas assegurou que em próximas gerações também.

Livro lindo, bem escrito e elaborado, colocado de uma maneira a se pensar mesmo sendo ficção será que Jesus foi casado? Já que não há registro históricos da vida de Jesus dos 12 aos 30 anos como saber? A Bíblia não menciona se ele foi ou não casado. Mas em uma época em que as mulheres eram reprimidas será que relatariam isso?

#Olivrodosanseios #SueMonkKidd #book #Books #TheBookofLongings #Ficção #Editoraparalela #Tagineditos #TagexperienciasLiterarias #minha biblioteca #biblioteca #livraria #minha estantes #livros #instalados #instabooks #amoler #leitor #leitura

Salino 28/04/2022

Encantadoramente triste
Na história bem escrita sobre a ficcional esposa de Jesus, a narrativa é muito convincente em contar que o Messias teve de fato uma companheira. Apesar da grandiosidade da história, apresentando diversos fatos históricos, o problema se torna evidente ao reviver a questão da sombria opressão nesses tempos. O romance merece muito por sua capacidade de trazer tamanha reflexão, além de não nos esquecermos do passado trágico e (sob certos aspectos) ainda atual sobre o machismo e desrespeito.

KelenDZ 04/03/2022

Recomendo a leitura
Achei o livro muito muito bom...
A história de Ana é muito comovente e intensa...as páginas finais me fizeram chorar...
A história é forte, pois mostra como era a vida das mulheres na época de Jesus e a que eram submetidas.
Recebi este livro da TAG, e fico muito feliz por ter tido a experiência de ler, pois de outra maneira talvez não teria lido... erroneamente, as vezes escolho livros para ler de acordo com o título, e este é um que possivelmente não me atrairia.
Jussara 05/03/2022minha estante
É triste a história? Eu gosto de histórias emocionantes,confesso que achei bem diferente

KelenDZ 05/03/2022minha estante
Tem algumas coisas que acontecem no decorrer do livro que são tristes.... mas o livro como um todo não é triste, é sim muito emocionante...

Joice272 06/03/2022minha estante
Mulher... Tu leu em 1 dia? Kkkkk recebi dia 1o. Mas, tô lendo aos poucos pq estou lendo outros. A vontade é terminar logo essa leitura porque parece muito bom.

KelenDZ 06/03/2022minha estante
Não Joice ???
Li em 3 ou 4 dias se não me engano... Comecei a ler e não conseguia mais parar ?

Parabéns... Eu fiz metas

Porque estou lendo 5 livros. Senão já teria terminado também.

KelenDZ 06/03/2022minha estante
5 ao mesmo tempo? Eita...
Eu tenho vários que quero ler junto com os da TAG mas tá sendo 1 de cada vez ?

Joice272 06/03/2022minha estante
Não curto ler um só e ficar presa... Quando o livro é bom ok... Mas, quando

Gaby 11/05/2022

Jesus. Humano, marido, filho,...
Ê até estranho que um livro tenha Jesus como personagem secundário e uma mulher como protagonista ao mesmo tempo, gostei!!. A autora é corajosa e audaciosa ao levantar a possibilidade de Jesus ter sido casado com uma mulher a frente de seu tempo. Eu adorei a forma da autora ao retratá-lo como marido, filho, irmão .... Jesus na mais pura humanidade. Jesus, filho de Deus que veio mostrar para todos nós o que é o amor e a compaixão.

Ana foi calada tantas vezes durante a vida e mesmo assim nunca deixou as palavras se afastarem. É lindo.

A amizade dela com Tabita, com Lavi e com sua tia Yalta é de admirar.

Recomendo a leitura. E recomendo ir ser preconceitos.

Cicin 17/06/2023

O livro conta a história da Ana, esposa do Jesus, esse livro foi uma grande surpresa, se não tivesse vindo na caixinha da TAG, nunca teria lido!

Gigio 16/05/2022

Dispa-se de suas certezas
Curti demais essa leitura.
Essa é uma obra de ficção e deve ser lida como tal.
Retrata Jesus de uma forma totalmente humana e possível. Não entendo essa ideia de que se Jesus tivesse se casado seria menos "divino". A Bíblia é um documento importante e sagrado, mas não esqueçamos que foi escrita por homens e não está livre de suas ideias e preconceitos, além de ter sido editada. Algumas pessoas simplesmente escolheram quais textos entrariam na Bíblia e quais ficariam de fora.
Ana é uma personagem apaixonante. Aliás, as personagens femininas são muito carismáticas, com algumas excessões, claro. A vida das mulheres historicamente sempre foi muito difícil, tratadas como inferiores e submissas. Muitas que tiveram coragem foram apagadas da história, e algumas que chegaram a ser citadas não tiveram seu nome revelado.

ekundera 15/03/2022

?Evitar um medo só o encoraja?
Uma leitura provocativa que reconta a história sob a perspectiva feminina e que pode gerar certas insatisfações sobre eventos que a tradição religiosa prega. Apesar disso, não é nenhum pouco desrespeitosa com as crenças individuais e mantém toda a aura de pureza e bondade que cerca seus personagens. Independentemente da pessoa ter ou não ter certo nível de espiritualidade religiosa, a história contada é bastante interessante, o ritmo é muito bom e tudo se entrelaça de maneira a fazer bastante sentido, com uma narrativa que funciona muito bem.

Claudiapnm 10/04/2022

Amei o livro. Pra mim, parece totalmente possível no contexto, que ele realmente tenha se casado. Mas não é sobre isso, mas sobre a voz feminina.
A personagem Ana, assim como outras mulheres que a rodeiam, deixam saudade. Também adorei Maria, a mãe de Jesus.
O que me chamou a atenção também foram as pregações de Jesus. A gente consegue ver com clareza o tanto que foram revolucionárias pra época. E o quanto que ele fazia aquilo, naturalmente.
?Retrucar não faz nenhum bem. Quando pequeno, eu sempre voltava pra casa machucado e ensanguentado por causa de alguma briga. Pode me chamar de brando em comparação com outros homens, mas agora, quando me insultam, tento virar o rosto. Não faz nenhum bem ao mundo retribuir maldade com maldade. Em vez disso, agora procuro me voltar ao bem.? (P. 139)
Bruna.Portoghese 10/04/2022minha estante
Estou no início, no começo confesso que fiquei assustada pelo casamento de Jesus...mas nada me impediu de continuar a leitura e agora estou na parte em que se conhecem...

Tami Silveira 21/07/2023

Maravilhoso
Tinha muito receio de ler esse livro. Me incomoda a ideia de que Jesus tivesse uma esposa. Além do meu receio com os livros da tag, que não me agradam em sua grande maioria.
Mas para minha grande surpresa eu amei a história, amei a escrita da autora e todo o cenário político que ela criou.
Vemos a história através da perspectiva da Ana e acompanhamos toda a sua vida, que não se limita apenas a ser esposa de Jesus. Mas sim em querer ser uma voz numa época em que mulheres eram silenciadas.

Guilherme.Dabul 12/04/2022

O livro dos anseios
A história desse livro conta a saga da suposta mulher de Jesus.
Uma mulher forte muito além de seu tempo e que comunga com os ideais de seu marido.

Ruan 30/06/2023minha estante
Um dos livros mais lindos que já li!

Roselaine12 30/06/2023minha estante
Eu também achei, ainda não consigo falar dele sem chorar.

Dri 06/04/2022

Ah, Ana! Que prazer te conhecer
Chorei e não foi pouco. Conhecer a Ana, conhecer todas as mulheres que tiveram voz através da Ana, conhecer o Jesus humano e histórico pelos olhos da Ana (Sue) foi lindo.
Eu não sou muito religiosa, mas eu tenho um fraco por Jesus, eu sinto que deveria dar mais atenção a Ele porque Ele merece e a Ana me ajudou a entender isso.
A Ana é uma personagem fictícia, seu casamento com Jesus aconteceu apenas na mente da Sue, mas na época de Jesus era cultural homens se casarem e Ele poderia ter se casado, em minha cabeça jamais saberemos a verdade. Nessa época também era comum o silenciamento das mulheres.
Enfim, eu amei demais essa história, a Sue tem uma escrita primorosa, foram mais de 400 páginas e não queria que acabasse, só desejava mais, ansiava por mais.

Ivone Gonçalves 12/05/2022

Interessante...
O livro conta a história de Ana, a fictícia esposa de Jesus, que tem ideais feminista e anseia que as mulheres, que na época não tinham muita importância, tivessem uma voz. É a leitura interessante, apresentando relatos verídicos sobre o modo de vida e cultura dos judeus na época, inclusive menciona várias palavras ligadas a religião judaica. Porém, para aproveitar a leitura, aqueles que são cristãos devem ver o livro como ele é: uma ficção. O "Jesus" retratado nele é inteiramente humano, desprovido de "poderes", como realizar milagres, expulsar demônios, curar pessoas ou ressuscitar mortos, inclusive não sabe que é o Messias, porém seu modo de ver as coisas baseado no amor ao próximo e compaixão pelos menos favorecidos é mantido fielmente.
No fim, a autora traz uma nota explicando o porquê do livro e justificando algumas mudanças que fez na história para se adequarem ao que foi escrito no livro.