O livro dos anseios

Sue Monk Kidd
Sue Monk Kidd

Resenhas - The Book of Longings

Rafa 09/07/2022

Eu não achei que daria 5* até terminar de ler!
Levei bastante tempo pra terminar de ler, pois todos os capítulos são basicamente CALHAMAÇOS de texto rs

A escrita é bem fluída, as descrições são muito bem feitas - sem exagerar - e o texto é bem interessante. Mas é basicamente TEXTO rs. Os diálogos são curtos, e a história toda se passa na narração (bem construída).

Eu sinceramente não achei que seria 5* porque empaquei várias vezes. Mas a viagem pela Galiléia, Nazaré e Alexandria do séculos I foram simplesmente sensacionais. E a parte dos terapeutas? Que filme isso seria!

Gostei demais do fato de que o Jesus aqui retratado era HUMANO, e não um semi deus. Nenhuma ressurreição surreal ou milagres: jesus foi, aqui, um homem que lutou pelos seus ideais - assim como Ana.

A história de amor que poderia ser a mais famosa do mundo rs

Não sou sequer religioso e mesmo assim me envolvi demais. Foi muito legal fazer essa viagem ao passado sabendo como a autora se preocupou com pesquisa e detalhes.

Vale demais a leitura!

Chris 23/09/2022

Ana, só Ana.
A escritora oferece uma obra de leitura fluida, o assunto mexe comigo de uma forma que ainda não sei explicar, sempre achei que tenha sido sim possível que Jesus tenha tido uma esposa. O livro me levou à lugares, antes inimagináveis... Se ela existiu, que dêem voz a ela...

Miria.Oliveira 13/03/2022

Mulheres
Mais do que contar a história da esposa de Jesus, o livro narra a história de mulheres, mulheres fortes que eram sub julgadas a todo momento só por serem mulheres.

É um livro bom, reflexivo e que me fez repensar sobre como nós evoluímos em relação a direitos e igualdades ao longo do tempo.

Karla 31/03/2022

Deem uma chance a este livro!!!
Para os mais religiosos a sinopse pode assustar, mas não julguem este livro antes de ler.
Também sou Cristã e digo com convicção que em momento algum a autora, durante a história, foi desrespeitosa com Jesus.
Sua intenção foi apenas chamar atenção para a invisibilidade da mulher na sociedade e de como nossas histórias são apagadas. O livro é lindo e transformador.

Léo 03/05/2022

O pior livro que já li até hoje.
Acho que é estranho fazer uma resenha negativa de um livro, mas esse livro merece. O livro dos anseios é um livro que recebi na Tag Inéditos de março de 2022 e foi um dos piores livros que já li. a Tag geralmente não decepciona com suas escolhas, mas esse livro? particularmente foi o pior que já recebi

Pra mim o livro já perde o conceito com sua premissa ?Meu nome é Ana e fui esposa de jesus?

Tentei ignorar e fazer a leitura normalmente, comecei e até que gostei bastante até a página 150, onde ainda a história era focada em Ana e sua vida na época do ano 15, ela era uma garota que tinha afeição pela escrita. não tinha necessidade alguma de envolver Jesus nessa história, ela era já era interessante. A história foi se desenvolvendo até o momento em que os dois se casaram e Ana foi morar em Nazaré, na casa da família de Jesus (na época era costume ao ocorrer um casamento a Esposa ir morar na casa da família do marido) a partir daí a começou a parte 2 do livro.

Em primeiro lugar, a parte 2 tem exatamente 120 páginas.120 páginas que poderiam ser reduzidas para 30 páginas, pq nessa parte 2 nada demais acontece, é sempre a mesma enrolação da vida de Ana na casa de Jesus fazendo as coisas de casa e etc. O que realmente importa nessa parte 2 para a continuação do livro foram colocadas em no máximo 30 páginas, além de que, foi nessa parte do livro que tudo desandou

Ana utiliza uma erva abortiva para não se tornar mãe.
O pior dessa situação, é que no livro ela conversa sobre o porque de ela não estar tendo filhos e fala que está usando essa erva para Jesus, e no livro ele diz que ?tudo bem? ?é uma decisão sua? MANO ONDE JESUS APROVARIA O ABORTO???????
A Autora afirmou na sua nota que fica após o livro que retratou Jesus como um humanista, cara? pelo amor de Deus, simplesmente não dá pra ignorar.

O livro já era suficientemente ruim pela má retratação de Jesus, mas a construção da história da Ana foi muito mal feita. (alerta de spoiler) De uma página para outra (literalmente) ela está grávida. DO NADA. em menos de 15 páginas ela fica grávida. ela conta pra jesus e tem uma cena HORRÍVEL de ele perguntando se ela realmente quer ter a filha (???????????????????????) e a filha nasce sem vida, tudo isso em 15 páginas, sendo que a parte 2 tem 120 páginas.

Outro fator que comprova o quão mal construída a vida de Ana é, é o simples fato de que o livro começa com ela tendo 15 anos e termina com ela tendo 58 anos e tendo os mesmos pensamentos e conceitos do início do livro. Ao se tornar mais velha, esperamos que uma pessoa naturalmente amadureça junto, mas não é isso que acontece com Ana, além do fato de que uma hora ela está com 15 anos, DO NADA ela aparece com 27.

A única coisa interessante do livro é a história de Ana com a escrita.

O Livro Dos Anseios falha em muitos aspectos. Ele poderia ser um livro incrível se não tivesse envolvido Jesus ? tão mal por sinal ? e desenvolvesse melhor a vida de Ana, focando em sua relação com a escrita.
Nathy215 06/05/2022minha estante
Nem achei que Jesus foi o problema, sem ele o livro ainda seria muito ruim.

Aline 02/06/2022

Silêncio das mulheres
Muitas vezes o silêncio das mulheres acontece não porquê elas não têm algo a dizer, e sim porque sempre há alguém para tentar silencia-las.

Tati Bertoldo 10/04/2022

O livro dos anseios
Na minha visão esse livro foi escrito com o intuito de chocar, ser um livro como foi código Da Vinci. Porém a autora não tem a genealidade de Dan Brown

Aninha 11/04/2022

Uma Mulher Em Sua Própria Busca
A autora cria uma estória narrada pela protagonista Ana com inserção da presença dela em acontecimentos bíblicos, o que pode gerar incômodo para alguns leitores. Como escreveu a autora, o livro (aspa) sai das caixinhas eclesiásticas tradicionais (aspa).

Ana é a esposa ficcional de Jesus. O Jesus deste livro é descrito como um humano comum que trabalha para sustentar a mãe e os irmãos após o falecimento do pai, ele não é como o ser glorificado descrito na Bíblia. O destaque do livro está na presença das mulheres que permeiam o livro. (aspa) E se o homem mais famoso do mundo tivesse se casado, como seria sua esposa? (aspa)

Desde muito cedo Ana aprendeu a ler e escrever graças ao consentimento do pai que contratou um tutor para ensiná-la. A mãe era contra, pois as mulheres que escreviam eram somente as pecadoras e as necromantes. Ana aprendeu a escrever em aramaico, grego, hebraico e latim.

Durante a juventude Ana conhece Jesus e se apaixona, ela proveniente de uma família rica vai morar com Jesus e sua família em uma casa simples. Quem acompanha a protagonista durante toda a trama é sua tia Yalta, uma mulher que sofreu injustiças e foi excluída da sociedade. Yalta trata Ana com grande amor e carinho, são praticamente como mãe e filha. E a tia, ao invés da mãe, compreende e incentiva todos os anseios da sobrinha.

Naquela época uma mulher era considerada boa se fosse silenciosa, obediência e subserviente ao marido. Ana não era dessas, sua personalidade forte, independente e inteligente chamou a atenção de Jesus desde o momento que a viu pela primeira vez. Jesus chama carinhosamente Ana de Pequeno Trovão, pois ela (aspa) segue seus anseios atrás da grandeza dentro de si. Uma mulher capaz de se tornar não apenas esposa de Jesus, mas sua parceira (aspa). Jesus ama Ana de tal maneira que compreende os seus anseios assim como respeita suas escrituras sem julgá-la, censura-la ou puni-la.

Ana é considerada uma transgressora de gênero, sempre questionadora ao que lhe parecia injusto ela quer dar voz as mulheres que foram silenciadas. Então nas folhas de papiros ela escreve as histórias de mulheres que foram injustiçadas, escravizadas, violentadas, mutiladas e silenciadas pelo seguimento religioso. Mostrando que nenhuma delas eram pecadoras e merecedoras da violência que sofreram.

A história de Ana é sensacional daquelas que dá um aperto no peito quando o livro termina. Acredito que muito da força da protagonista veio da sua tia Yalta, outra mulher de grande sabedoria e que mereceu ter a voz registrada no papiros de Ana. Se alguém me perguntar se gostei do livro, eu digo que amei o livro e não foi pouco não.

(aspa) Onde mais eu poderia viver de acordo com o que dizia meu coração? (...) Quando eu for pó, entoe estas palavras sobre meus ossos: ela foi uma voz. (aspa)

withluvgui 17/03/2022

Não é um livro, é uma experiência.
Quando coloquei as mãos nesse livro não só achei a proposta interessante como também que poderia ler rapidamente, devorando dezenas ou centenas de páginas por vez. Mas não foi o que aconteceu. ?O Livro dos Anseios? foi uma experiência, algo que pude apreciar e degustar pouco a pouco, me envolver genuinamente com os personagens. Entendi o motivo de suas ações, o porquê de suas ambições e compartilhei de seus sentimentos - ou partes deles.

Ana, Yaltha, Tabitha, Salomé, Maria, além das dezenas de mulheres a quais escreveu ao longo da vida. Elas serão lembradas, muito além da ficção; elas serão ouvidas, muito além das páginas. É uma realidade dura, cruel e totalmente diferente da que estamos acostumados, mas nos faz refletir e até mesmo com que exercemos a gratidão.

A história em si é muito bem elaborada, com uma escrita ao mesmo tempo suave e precisa. A autora conseguiu exercer tamanho respeito pela história e religião, assim como pelos sentimentos e vivências de cada um dos personagens. Vale lembrar que escrever uma ficção que envolva Jesus Cristo, Maria de Nazaré/Virgem Maria, Deus e o peso da religião não é algo fácil, mas Sue Monk Kidd fez um trabalho excepcional. Além de difícil, também é ousado, poucos são aqueles que ao menos tentariam. Na minha humilde opinião esse livro deveria ser lembrado ao longo das décadas e não se sustentar em um período momentâneo de sucesso.
brunaponce 17/03/2022minha estante
Que resenha bem escrita! Adorei!

Erica.Barone 22/03/2022

Adorei este romance que mistura ficção com fatos históricos, de forma surpreendente, envolvente e respeitosa. Os personagens são cativantes e as mulheres são retratadas com respeito e admiração.

Morgana65 03/04/2022

Interessante
Uma boa leitura. Você consegue se sentir imerso na história e torcer pela felicidade da Ana. Mas o enredo geral é meio fraco para um livro tão longo.
Este foi o livro da tag deste ano que me agradou menos.

Yasmin A. 22/03/2022

Resiliência e Amor
E se Jesus tivesse sido casado? É com essa premissa (polêmica, pra alguns) que a autora se propõe a construir sua história.

Confesso que, como cristã protestante, também fiquei meio receosa com o que encontraria pela frente, já que não existem afirmações categóricas de tal fato, mas a autora conseguiu criar uma atmosfera respeitosa, rica em informações, pesquisadas ao longo de 5 anos, para colocar seu ponto de vista.

Quando digo ponto de vista, não é tratando sobre religião propriamente, mas sobre o papel (mínimo) da mulher na época de Cristo, em que era silenciada, condenada por pouco, impedida de sonhar e sempre obrigada a ser aquela que deve ansiar por um bom casamento e uma prole de filhos.

Ana, a protagonista da trama, é uma menina gentil e rebelde, que não se conforma com esse tratamento e tudo que deseja é escrever (algo considerado até inapropriado para uma mulher). Junto com sua tia Yalta e seu fiel parceiro Levi, além de sua doce amiga Tabita, ela vai construindo sua vida apesar dos pesares.

A introdução do personagem Jesus é muito bonita também, pois aqui, Jesus é enxergado como o humano que Ele foi, com dores, necessidades, angústias, dúvidas. Foi bem legal a criatividade que a autora teve em imaginar os anos que não há relatos precisos da vida dEle (no caso, entre os 20 e 30 anos).

Se você tem dúvida ainda sobre ler ou não, dê uma chance ao livro pois é uma linda narrativa de resiliência e amor de Deus para com o próximo.

bru 23/09/2022

Parábola sobre a história de Jesus.

há altos e baixos e por mais que seja uma parábola de uma história, o centro dela não é sobre Jesus.
A autora quis explorar a vida de Ana, esposa de Jesus.
como uma mulher forte, resiliente e determinada.

não é uma leitura tão fluida, e achei alguns capítulos enrolados demais.

não leria de novo, mas valeu a experiencia.

tomperadinha 21/03/2022

eu sou uma voz.
esse livro se tornou, facilmente, uma das minhas melhores leituras da vida. me atraiu de um jeito inexplicável que pude entender conforme o engolia.
a ideia de que jesus, o cristo, pode ter tido uma esposa é polêmica. mas a nota da autora que diz "se jesus teve uma esposa, então ela foi a mulher mais silenciada que já existiu", é real. eu só consigo pensar no quanto essa personagem combina com toda a história de cristianismo que conhecemos hoje, em como, se jesus não teve mesmo uma esposa assim, então ele merecia ter tido. porque ana, a personagem, o amava como jesus ensinou a amar, como ele amava. e como, certamente, gostaria de ser amado.
a história é rica em detalhes, é fascinante, te faz visualizar os locais de forma exuberante. e, além de tudo, se torna ainda mais mágica diante de tamanha polêmica... porque a autora deve ter reunido muita coragem pra publicar um livro sobre uma esposa ficcional de jesus em um mundo ainda tão conservador. é ousada, diferente de tudo que já li até hoje. uma ficção histórica que te faz questionar sobre o real, que te desperta.

ana, você é uma voz. e eu também sou. e nós, mulheres, estamos lutando cada vez mais pelo nosso direito de ter e ser uma vez.
você revolucionou o meu coração.

yalta eu te amo!!!!!!
Gio 21/07/2022minha estante
tava no skoob e me deparei com essa resenha. amei sua colocação, me fez ter vontade de ler. mto bom!

tomperadinha 21/07/2022minha estante
engracadinha!!! leia memo q eh bao dms

Magnólia 04/04/2022

Razoável.
Não gostei do livro, sinceramente preferi muito mais a nota da autora do que a estória em si, achei muito arrastada e desinteressante. O ponto em que mais gostei foram as páginas finais, onde ela fala sobre sua vida com os terapeutas após a morte de Jesus.