Metanoia

Cora Menestrelli

Resenhas - Metanoia

Lívia 16/10/2023

Esperava mais
Já tinha ouvido falar muito desse livro e fui ler com altas expectativas.
O enredo e os personagens são bons e a leitura é fluída, beem slow burn e enemies to lovers, porém esperei mais de quando eles admitissem que se gostavam...

fran 12/10/2023

Sinceramente? queria ter gostado mais.
Esse livro tinha uma proposta muito boa, que era enemies to lovers com fake dating e slow burn, tinha realmente tudo pra dar certo, mas infelizmente não rolou (pelo menos pra mim)

A trama é muito enrolada, com nada que agregue de verdade, os diálogos são terríveis e com cenas extremamente superficiais, não odiei tudo, teve momentos em q dei risada e achei uma fofura, mas me incomodou muito os personagens serem adultos e agirem como adolescentes, principalmente a mariana q era muito chata e birrenta ( américa Singer é vc? ) e o daniel não fica atrás disso não, outro insuportável. O únicos que eu realmente achei mt carismáticos foram o paulo, Ivan e bruno ( uns queridos, realmente.) Enfim, não funcionou pra mim e não pretendo ler novamente.

Ps: Apesar de ter me decepcionado com essa história, n desisti da cora, ainda pretendo ler sinestesia, que pelos comentários parece ser mt bom.

Maria7735 08/10/2023

É um romance slow burn, misturado com enemies to loves e com fake dating, ou seja só foi ter o primeiro beijo depois de 15 milhões de anos ? agora eu tenho certeza que não presto pra slow burn.

A maioria dos personagens são adultos que agem como adolescentes, é um pouco cansativo e chato. Tem umas brigas que é tão desnecessário que dá vontade de entrar no livro e dar na cara de uns personagens.
A Mariana é o estereótipo perfeito de "mulher negra raivosa", o que me deu muita raiva em diversos momentos, mas algumas atitudes dela me fez deitar pra dela. O Daniel é um trouxa que quando ele estava certo ele soltava alguma merda que era gatilho para menina, mas ele continuava sendo um querido, juro, tinha vezes que eu achava que era impossível gostar dele novamente e quando eu via já estava babando nesse idiota. O Fernando é o personagem mais chato do livro e o Paulo é o meu preferido.

Quando você pega o ritmo do livro, nada te para, porque mesmo com os pontos que destaquei aqui, ainda tinha algo no livro que me fazia continuar lendo. Os personagens são extremamente fofos, não só os principais, é fofo e legal ver a interação de muitos personagens aleatórios que aparecia.
Não é muito indicavel...

mary_raiodeletras 07/10/2023

Fazia muito tempo que eu não lia um livro onde não me estressava com a personagem principal. A Mariana me cativou, assim como faz com os outros personagens. Sua personalidade, a capacidade de entender a dor do próximo e seus xingamentos tornam ela uma das personagens mais legais que conheci esse ano.
Daniel não fica atrás, o homem com os quatros pneus arriados pela mulher foi tudo para mim!
Na verdade, todos os personagens dessa história foram incríveis, os pais, os melhores amigos que desempenharam seus papéis lindamente.
E sempre que um livro abordar a importância da terapia, do cuidado com a saúde mental, eu vou exaltar ele sim!
Leiam Metanoia e se apaixonem por essa história que envolve futebol, namoro falso e tem até corrida de fórmula 1!

AnaSchuindt 05/10/2023

Surpreendente
São tantas camadas desse livro que te tocam das mais variadas maneiras. Você sente a raiva, o medo, e a felicidade dos personagens. É lindo e confuso no início até você entender a profundidade disso tudo. É fofo a ponto de deixar o coração quentinho. Onde eu acho um Daniel?!

giovanna seni 04/10/2023

Fui seca pra ler esse livro depois que vi que era sobre futebol e o enredo é realmente bom, mas só prende no meio qdo eles tão desenvolvendo o sentimento, o começo é vago e da metade pro fim dps da Jéssica fica extremamente confuso. uma coisa que me incomodou bastante é q tem muitos palavrões desnecessários, de um jeito q força, além de umas cenas com erro de continuação e uns diálogos confusos.

itsAgata 03/10/2023

Me prendeu quase que do inicio ao fim, achei o começo meio monótono então acabei enrolando um pouco mais para finalizar, mas a história em geral e de cada personagem me ganhou completamente. Esse livro me fez ficar minimamente interessada por futebol (não sou fã de praticamente nenhum esporte) e eu fiquei completamente apaixonada pela relação da Mariana com Daniel. Cada discussão deixa tudo mais natural e verdadeiroe o fato do livro ter mais de 600 e levar toda a história com calma o deixa mais próximo da realidade, amo isso. A história é boa, quando você lê nem percebe que já se passou 100 páginas desde que falou "Só mais 10", e o fato de ter um namoro falso em meio a um haters to lovers faz tudo ficar tão obvio e tão bom ao mesmo tempo que te faz desejar um filme de comédia romantica igual para poder ver sempre.

Carol 02/10/2023

O livro tem vários trechos desconexos que ela começa uma cena e volta pra outra depois esquecendo da primeira dando a impressão que ela desistiu daquele trecho mas esqueceu de apagar. Possui erros de continuação de cena: ela está na banheiro tomando banho e de repente está de blusa no quarto. Além dos vários erros que parecem não ter passado por revisão. Outra coisa que me incomodou demais foi o excesso de palavrões, não tem uma página sem ao menos dois. Não que eu não fale, mas achei extremamente desnecessário a quantidade e frequência. Não há construção de um relacionamento deles e é um slowburn que não me prendeu.
Mariana é uma criança aos 25 anos, acho que a autora errou as idades, uma criança mimada inclusive que joga ?verdades? na cara das pessoas com a desculpa que é a personalidade forte dela. Nem preciso citar a má construção sobre a sexualidade dos personagens. O fato de um jogador de futebol se declarar pan na realidade seria muito mais difícil que rumores e fotos dele com algumas pessoas. O torcedor de futebol é bem mais escroto que isso, daria pra trabalhar questões relacionadas ao tema como uma forma de demonstrar que ele mudou o cenário.
Os diálogos são rasos e mal construídos, não chegam nem ser adolescentes mas infantis mesmo quando temos 6 anos e nos apaixonamos pelo coleguinha mas não queremos admitir e brigamos com ele. A narradora não é parcial, muito menos a autora, ela tende para o lado de Mariana. Um revisor bom ou um leitor beta avisaria essas coisas aí de cima. Não é um livro que eu indicaria para ninguém.

Fer 02/10/2023

Uma leitura gostosa de fake dating!
Metanoia nos traz a história de Mariana, uma goleira de um time pequeno, e de Daniel, um ex jogador famoso de futebol. Após alguns acontecimentos, Daniel acaba se tornando treinador desse pequeno time e o falso namorado de Mariana para os tabloides.
A leitura é fácil e leve, apesar do livro ser grande (confesso que pra mim poderia ter sido menor...). O que mais me irritou foi a Mariana, que parecia sempre uma criança, e quando descobri que ela tinha 25 anos ficou ainda pior.
MAS é um romance gostosinho, um slow burn legal de acompanhar e algumas personagens são realmente muito queridas de imaginar!

TainA.Alexandra 01/10/2023

Amei!!!
Achei o livro muito fofo, admito que algumas vezes quis bater nos dois na Mariana e no Daniel, mais ainda no Fernando que às vezes era um chato! Mas adorei muito o desenrolar da história, ver ele se apaixonando por ela primeiro foi muito fofo, uma ou outra ponta solta, mas nada que estrague a leitura.

Maria12811 30/09/2023

Metanoia
Que romance fofo! É um dos melhores enemies tô lovers com slow burn que eu já li. Li ele em um dia e fiquei obcecada com eles. Tem uma representação LGBTQIAPN+ muito boa de se ler. Recomendo.
duda zanes 30/09/2023minha estante
meu deus eu amo

aelingwh 26/09/2023

Minhas considerações:
O Dan é um amor, não sei como se apaixonou pela Mariana, sinceramente, ela parece uma criança de 10 anos no corpo de uma de 25. Chata, insuportável, imatura, sem noção. Ela podia ofender até a 5 geração do Dan, mas AI dele se falasse um "A". Coitado? O enemies fica todo por conta da abençoada msm, não é uma implicância gostosa, ela paga pesado dms, apesar de ter uma justificativa porca.
Quanto a narrativa: se fosse em primeira pessoa melhoraria a leitura infinitamente, terceira fica muito impessoal, não curto tanto.
Para amantes de hot: não tem nada muito detalhado, existem cenas sim, mas é tudo bem rápido e generalizado.
Para amantes de conteúdo LGBT: esse livro é o próprio vale ?de hétero só o pai da Mariana kkkkkkkkk