Metanoia

Cora Menestrelli

Resenhas - Metanoia

Alane.Sthefany 26/02/2022

Metanoia ? Cora Menestrelli
Daniel William Xavier era um jogador de futebol profissional, conseguindo alcançar o título de um dos melhores jogadores da modalidade esportiva. No entanto, devido a um trágico acidente, ele ver a sua carreira desmoronar; que por consequência, acaba se sentindo um fracassado e devido as fortes dores nas pernas e a sua total impossibilidade de retorno ao esporte que tanto amava, acaba encontrando nas bebidas, em uma vida solitária, uma forma de escape para a sua realidade atual.
Por outro lado, encontramos:
Mariana Dias, filha de Marcos, o antigo treinador de Daniel; que é uma excelente goleira de um time de futebol feminino, sem muitos recursos, comparado a outros clubes. E que por motivos ainda desconhecidos, possui um ódio genuíno pelo ex-jogador, ela não o suporta, mas as coisas ficam mais complicadas, quando se encontra em uma situação nada agradável, na qual o seu time, terá como treinador, nada mais, nada menos que Daniel William.

Sinceramente, quase abandonei essa leitura, e eu não sou de abandonar livro nenhum. Li quase 200 páginas na força do ódio ? Depois as coisas começaram a melhorar, os personagens são bastantes irritantes, muito infantis, brigam por tudo, literalmente. Se odeiam por nada, e os xingamentos, nossa, inúmeros, que é até difícil listá-los, fazendo com que a leitura se torne chata demais, parecia que estava lendo não sobre adultos que estão fazendo até faculdade, mas pré adolescentes ou até mesmo crianças, que brigam por doce (ou qualquer coisa do tipo). Essas leituras não me cativam, se a intenção foi fazer um anemies to lovers, para mim, falhou miseravelmente. Porém, depois dessas 200 pág, ficou até agradável a leitura, que li, sem percebê-las, mas o final desandou novamente, e não vi a hora de finalizar, a autora tem uma escrita que deixa a leitura fluida, e a parabenizo por isso, entretanto, em relação a história e o enredo em si, devido aos pontos já mencionados, que foram os que mais me incomodaram (e outros que prefiro não mencionar), não dei mais estrelas (e as que dei foi pelo Daniel e os personagens secundários que gostei, como o Bruno, Ivan, Fernando...), é um livro razoável, apenas isso.
Não entendi o hype ou empolgação para recomendá-lo, a história parece uma fanfic mal escrita, olha que eu já vi fanfics dignas de filmes (adaptação), que colocam muitos livros hypados no chinelo, mas isso aqui ???
Prefiro nem completar.

A Marina é simplesmente uma menina mimada (não uma mulher, mesmo tendo 25 anos nas costas), que acha que é dona da razão, que não aceita ninguém tratá-la como lixo, mas por ironia, se sente no direito de tratar os outros e permanecer como a certa da história.

Tenho certeza, que a grande maioria que não enxergaram isso, são as mesmas que se invertessem os papéis, achariam a atitude do protagonista problemática, machista, imperdoável, injustificável e blá blá blá ... Mas para a Mariana, que é mulher, simplesmente passam pano, e ignoram totalmente as atitudes infantis e ridículas dela (que chegou ao ponto de eu ficar com pena do Daniel). De qualquer forma, a Mariana tem no final, a grande cartada na manga:

"ele fez isso com o meu pai anos atrás e por isso, ele teve um momento difícil".

"Aahh, tudo bem, agora tudo faz mais sentido." ?

Sério isso ??? ?

Eu não suportaria uma pessoa assim, próxima de mim, nem por 30 min.

Quotes ????

Nada
novo sob a luz do sol.

Acho que você é a primeira pessoa que viu todos os meus lados e ainda ficou.

É quando um acontecimento aparece na sua vida e o faz despertar, provocando uma mudança interior. Sempre para o melhor. Metanoia.

? Cenas Engraçadas

? Gosto da sua sinceridade.
? Não gosto de nada em você.
[...]
Sabe o que
eu estava pensando?
? Não sei ler mentes ainda, agradeceria se me dissesse.
Vladi 27/02/2022minha estante
Ainda não consigo também abandonar um livro, mesmo quando a leitura não está fluindo. ?????

Alane.Sthefany 27/02/2022minha estante
Vladi,

As pessoas abandonam com tanta facilidade, eu tenho um sério problema com isso ?
Muitas vezes, na esperança de melhorar ou por curiosidade mesmo ?

victoria 01/03/2022minha estante
Eu também percebi isso, quase não consegui terminar o livro porque a Mariana é insuportável, não parece nem um pouco que tem 25 anos, ela praticamente humilha o Daniel o tempo inteiro e o livro trata como se ele merecesse.

Alane.Sthefany 01/03/2022minha estante
Victoria,

O pior de tudo, pela forma que ela odeia ele, achei que seria algo surpreendente, mas o cara só foi correr atrás do sonho dele, ou seja, pensou nele primeiro, nas suas prioridades sem olhar para ninguém em volta, só para si mesmo (que realmente não foi uma atitude legal, mas compreensível), até porque na vida, é nós, por nós mesmos.

Mas chegar o ponto de odiar a pessoa, ela odeia ele até mais que o próprio pai dela (que até gosta dele), e que foi o que mais saiu prejudicado nessa decisão egoísta do Daniel.

O pior nem é isso, mas o fato dela tratá-lo como lixo, e meio que a leitura tentar mostrar que ele precisava disso, para mudar e enxergar os próprios erros, chegando até a "agradecer" por essas atitudes dela.

Não gostei nada disso!
Um piso em falso dele, pronto, ela explode, sendo que ela mesmo a cada passo que dá, é praticamente em um terreno minado.

Se ele fosse retribuir da mesma forma (ou ao menos 50% do que ela faz), certeza que ninguém gostaria, mas para a Mariana, as pessoas passam pano, e fingem que nada aconteceu.

Mariana.Schmall 02/03/2022minha estante
Também não consigo abandonar livro, tem que ser muito chato. Esse aí tá na minha estante há um tempo, pelo jeito vai continuar ?

Alane.Sthefany 02/03/2022minha estante
Mariana,

Seu nome, é o mesmo da prota, kakakakaa...

O negócio que não desceu, foi ela.

Quando não gosto de uma protagonista, é difícil eu gostar do livro, é que ela trata muito mal o protagonista, sei lá.

Mas muita gente gostou do livro, quem sabe você goste (são pouquíssimas que não gostaram tanto assim).

Mariana.Schmall 02/03/2022minha estante
Parece que esse tipo de livro anda na moda aff. Enfim, quando eu criar coragem leio na força do ódio como diz você kkkkkkkk.

Ah, eu sou a Mariana boazinha! ??

Alane.Sthefany 02/03/2022minha estante
???
Sim, o início é só na força do ódio mesmo.

É que eu fui perceber quando estava escrevendo deu nome.

Boazinha ??? ??

Laissa 06/03/2022minha estante
tenho a mesma opinião que a sua sobre a mariana ela julgava o daniel por falar coisas q magoavam ela mas ela era sempre a primeira a dizer coisas q magoavam ele também (a enorme quantidade de palavrões tbm me incomodou e fico cansativo )

Laissa 06/03/2022minha estante
e concordo com o comentário da victoria ,ela diz muitas coisas q magoam o daniel e o livro trata como se ele realmente fosse esse babaca todo que merece isso e a mariana é a dona da razão

Alane.Sthefany 06/03/2022minha estante
Laissa,

Nossa, primeiramente fico feliz, por você ser Army, eu também sou ??

Para mim, essa quantidade de palavrões desnecessários, a todo momento, até mesmo, onde não cabia, somente para mostrar uma "raiva", poderia ser substituída por uma simples narração, do pensamento dos protagonistas, ou falar algo do tipo:

Blá blá blá (...) ? E gritei com raiva.

E não gostei nada do livro sempre colocar a Mariana como sendo sempre a certa da história (se teve diversos momentos que mostravam o contrário), quando o Daniel, estava hospitalizado, e ele tentou depois afastá-la da vida dele, porque não achava justo ela ter que ficar com ele, a Mariana disse tantas coisas desnecessárias e fortes (para quem já estava se sentindo um fracassado) que até eu fiquei horrorizada.

"Encha a cara o quanto quiser. Misture com a porra dos remédios. Da próxima vez, eu não vou estar aqui e te ajudar."

uma army?!!!
sim a mariana disse várias vezes coisas bem fortes pro Daniel mesmo depois dela saber sobre a vida dele e o livro trata a todo momento q ela está certa e q o daniel merece pq é babaca ???? oi?? kkkk juro todos os personagens sempre ficando do lado da mariana achei bem conviniente né parece q a autora quis fazer de tudo para o personagem masculino ser o babaca da história mas pra mim quem foi mais babaca na maioria das vezes foi a Mariana.

Alane.Sthefany 06/03/2022minha estante
A.R.M.Y ?
BTS vai dominar o mundo ??

Exatamente, eu gostei demais do Daniel, ele é muito fofo ??

Laissa 06/03/2022minha estante
amo achar armys nas redes kkk
exato ele é um fofo se a intenção da autora era mostrar q ele realmente era um babaca q no final mudou acho q não conseguiu pq não achei ele babaca desde o início kkkkk

Alane.Sthefany 07/03/2022minha estante
???
Eu tbm ?

Bárbara 07/03/2022minha estante
Finalmente alguém q n gosto da Mariana KKFKKXKKK eu li as resenhas e todo mundo falando bem dela eu fiquei ?????? Mimada e insuportável agia q nem uma criança de 12 anos

Alane.Sthefany 07/03/2022minha estante
Bárbara,

Eu vi as resenhas, tudo falando bem, umas chegavam a exaltar a Mariana, ou ignoravam as suas atitudes.

Se existisse essa versão Mariana na vida real, já estaria bem longe a muito tempo. ???????

terê 16/03/2022minha estante
abandonei agora msm não tá indo pra mim e tu descreveu tudoo

Alane.Sthefany 16/03/2022minha estante
Terê,
Vc iria chegar na parte boa do livro, já que é até a pág 200 e uns quebrados, passando raiva.

Mas só umas páginas tbm, porque no final desanda novamente ?

Por isso não vou pedir para continuar a leitura, certeza que você não iria gostar, só terminei porque como eu disse, não sou de abandonar livro e também já estava muito avançada na leitura, mas como você viu, dei 2 estrelas ??

ninhodeleitura 18/06/2021

resenha - metanoia
Metanoia, mais recente livro da Cora, é um acalento para aqueles que amam um romance, a energia vibrante de um bom enemies to lovers e toda uma ambientação aconchegante.
O livro que indico pra vocês é incrível, o conteúdo é bem produzido, flui como água (eu mesma li em seis dias) e tem toda uma energia que pode tirar qualquer um da mais brava ressaca literária.
Além de ser bem ambientado, o romance é slow, gostoso de ser lido, além de que te enrosca e você vai se apaixonando pelos personagens no ritmo de uma passada de folha. Os personagens são reais e muito bem trabalhados, além de uma incrível representação LGBTQIA+ que a gente ama, super natural e bem introduzida.
Por fim, gostaria de deixar aqui a minha mais genuína indicação. Esse é a terceira obra da autora que desfruto e posso afirmar que ela se supera a cada escrita, e com essa não poderia ser diferente, é absurdo de bom.

? ig: @ninhodeleitura
Maryana 26/06/2021minha estante
amg onde vc leu? não tô achando o livro

giuliavieiram 26/06/2021minha estante
moçaaa, eu tenho uma lista enorme de livros e vc me fez colocar esse livro em primeiro lugar ???? vou começar a ler hoje

ktzz 28/06/2021minha estante
É nacional?

ninhodeleitura 28/06/2021minha estante
Sim, é nacional!! Está disponível na Amazon (K. Unlimited pra quem tem)

Maluh 21/07/2021minha estante
que pena q n tem físico ?

Maluh 21/07/2021minha estante
amor qual é a classificação indicativa??

Ana 21/07/2021minha estante
Se não me engano é + 16 amg

Dani 18/09/2021minha estante
Ah pronto agora quero ler esse hahahahha

Moony_lobão 10/11/2021minha estante
Veii alguém sabe a classificação indicativa tô querendo muito ler já ouvir falar muito bem desse livro.

Ana 10/11/2021minha estante
É + 16. E agora a autora vai lançar o livro físico de forma independiente (a pré venda começa dia 26)

beatrizkevelly 25/05/2022minha estante
eu não consegui gostar. abandonei. ??

Maryana 25/05/2022minha estante
eu tb não curti não kkkkkkkk

Raíssa 10/01/2023minha estante
Já lançou o físico ?

Jenny 30/05/2023minha estante
Eu também senti o mesmo por esse livro, muito gostoso de ler

Lena 03/07/2021

Um mar instável ou em paz?
Na praia, o mar vai nos movendo sutilmente. Quando vamos reparar, já estamos longe da vertical de onde está nossa família. Isso não nos dá medo. É natural. Voltamos para a reta, para não nos perdemos. Continuamos apreciando o clima tropical, a água salgada em nosso corpo, a areia molhada em nossos pés, o sorriso alheio. Coisas ruins podem surgir - chuva, brigas ou uma queda simples depois de tropeçar. Mas na água, naquele momento, a vida é bela.

Metanoia é assim.

(fez sentido? Sla)

*sendo mais direta
- A Cora escreveu meus primeiros personagens LGBTQI+. E foi uma ótima forma de começar. Agr eu sinto falta dessa representatividade natural em todo livro que leio.
- Ri tanto nesse livro. A Cora sabe escrever diálogos cotidianos, mas muito engraçados.
- A revelação dos personagens, seus pensamentos e sentimentos são incrivelmente equilibrados e "jogados" na hora certa. É impossível cansar do livro.
- Além de algumas coisinhas com as quais não concordo (mas ninguém é perfeito, então é compreensível), há um ponto que eu queria mais aprofundamento: a amizade da Mari e do Fer, sinceramente a amizade dela com todo mundo. Eu entendo que o foco é no relacionamento dos protagonistas, mas eu não vejo como a relação da Mari com os outros é tão legal. Pelo que eu percebi, ela nunca tá presente para eles. Sla me incomodou. Como eu disse, ngm é perfeito.

ENFIM, LEIAM METANOIA s2 .
Nicki 03/07/2021minha estante
Quero muito ler esse livro, tô bem animada

Rhana 03/07/2021minha estante
Pra qual idade vc indica?

Lena 03/07/2021minha estante
Amg, tem gatilhos de homofobia e abuso de álcool. Assim como há descrições (eu diria que não explicitas) de sexo

Então 16, 18 por ai talvez

Lena 03/07/2021minha estante
Eu não esperava isso não. A Cora me surpreende toda vez

Lena 03/07/2021minha estante
Vou te seguir e te acompanhar quando for ler amg

Nicki 04/07/2021minha estante
Ah,poxa.Não é pra minha idade (só tenho 14 ;_;)

Lena 04/07/2021minha estante
Eu já li A culpa é das estrelas, lá na Amazon tá dizendo que é para 12 a 17 anos, eu recomendo!

É um romance tbm

Rhana 04/07/2021minha estante
Lena mt obrigada por responder, acho que vou esperar um pouco pra ler, aliás adorei sua resenha

Rhana 04/07/2021minha estante
Amo a culpa é das estrelas!!!

Lena 04/07/2021minha estante
Ah que bom que vc gostou, eu amo fazer resenhas (levemente caóticas)

Lena 04/07/2021minha estante
Tbm amo, foi um dos meus primeiros romances

Bruu 20/04/2022

?? Você é a minha correnteza, Mariana Dias.? ?????
>> ?Metanoia? é um enemies to lovers maravilhoso, slow burn e ainda nacional? acho que nem precisa de mais nada pra convencer alguém a ler, né?
Mas vamos lá:

? Eu amei a representatividade nesse livro. Temos protagonismo bi e pan, além de outros personagens secundários de outras sexualidades (eu amei isso!!).

? O desenvolvimento dos personagens é ótimo! Os protagonistas são top e os personagens secundários também me conquistaram.

? O único ponto que acabou sendo negativo (pelo menos pra mim) é que o livro é muito grande, então, apesar de não ter nenhum momento exatamente ?parado? ou no qual nada acontecia, tiveram partes que foram um pouco mais lentas. Eu lia, lia e parecia que não avançava na leitura. Talvez isso não seja nenhum problema pra algumas pessoas, mas, na minha opinião, as coisas poderiam ter acontecido um pouquinho mais rápido, com menos enrolação.

? Apesar disso, ?Metanoia? é um ótimo enemies to lovers. Os protagonistas se odeiam no início e ao longo do livro vão se aproximando, se tornam amigos e acabam se apaixonando (rola até um fake dating no meio disso tudo ??). É um ótimo clichê, daqueles que a gente ama.

? Enfim, amei muito esse livro, ansiosa para ler outros do coraverso!!
xelaoloc 21/04/2022minha estante
#convencidaaler #arrasandosemprene?

Obggg anatwo te amoo?

mwnuzitta 21/04/2022minha estante
essa resenha tá muito bruna

mwnuzitta 21/04/2022minha estante
(((entendeu? Bruna. Bruna= perfeita))

AAAAAAAAAAAAAAAA

Q RESENHA BOA

Mei

Amei

Aiii obrigada ana ?????

tylisa 11/09/2021

Eu demorei muito tempo para reunir a quantidade certa de paciência e estar no estado mental correto para escrever essa resenha. Finalmente chegou a hora de falar sobre este livro que foi literalmente uma das piores coisas que eu li na minha vida inteira. E não estou sendo exagerada quando digo que este livro me fez mal, me fez querer jogar meu kindle no chão e me deixou brava por dois dias inteiros (ok, eu fico muito passional às vezes, mas eu vou explicar tudo)

Tinha considerado em deixar para lá, esquecer que li, mas senti que precisava tirar essa resenha da cabeça, então vamos lá:

- escrita

é estranha, para dizer o mínimo. metanoia tem um ritmo travado e sem fluidez. considerando o quão grande este livro é, foi uma experiência terrível ter de aguentar tantas páginas com esta escrita bizarra. cheia de descrições estranhas dos personagens (uso excessivo de “morena” e “loiro” e "acastanhado", cora fez escolhas para descrever...). além de passagens estranhas, que pouco pareciam humanas.

* sobre o morena direcionado a mariana: eu entendo que é para se referir ao cabelo dela. mas a autora deveria saber melhor que, considerando as implicações raciais que este termo tem, não deveria ser usado com tanta frequência direcionado a mariana, que é negra e ficaria sim mal entendido.

- plot

o que dizer? ruim. e sem sentido, o motivo do namoro falso, o ódio excessivo… por deus, vocês são adultos, entendem? me pergunto por que seria benéfico para Mariana? ela ganhou nada desse acordo. e além disso, não consigo entender a razão que ele namorar uma anônima seria tão bom. por que a mídia ainda corre atrás do Daniel quando ele se tornou apenas uma figura pública que não faz muitas atividades além ficar em festas? me pareceu que a autora queria fazer parecer que a influência desse personagem era maior do que deixou na história. eu via ali a ideia e a intenção, mas a execução é ruim. há pequenos sub tramas que são porcamente desenvolvidas e mal feitas. o fato da abordagem sobre daniel ter problemas com álcool ser totalmente irresponsável e a doença do pai de mariana ser super jogado… cora queria fazer mais coisas com seu livro do que foi capaz. acho que 500 página é pouco para ela, o que é curioso considerando que nada é bem executado e sobra páginas sem enredo, mas ainda sem desenvolvimento.

- personagens

aqui é onde mora o maior problema de metanoia: Mariana Dias.

eu a odeio. com todas as minhas forças. não exagero dizendo isso. eu genuinamente abomino esta personagem. mariana é grossa, mal educada, rude, hipócrita, maldosa, arrogante… e a lista poderia seguir por 10 linhas. mariana parece uma criança de 5 anos que aprendeu um palavrão e o pronuncia sem parar para irritar as pessoas. todos amam mariana, mas por que? ela é uma pessoa horrível, de verdade. ela é do tipo que diz coisas escrotas e maldosas sob o disfarce de ser “brutalmente honesta e real”. não, você não é honesta, você é uma [*****] cruel. mariana estragou ainda mais esta história que já é de baixa qualidade. ela é motivo de eu ter desejado jogar meu kindle na parede. ela se comporta como uma criança mimada e ela é totalmente imatura e não aceita que nada seja diferente do que ela quer. todos aceitam o que ela fala e age, ela diz coisas horríveis, pesadas e maldosas e todos aplaudem… ela diz ser contra algo durante todo o livro todo, e no final ela faz exatamente a mesma coisa que confirmou ser contra. para ela, desejar ter sucesso é egoísmo. essa escrota quer que todos fiquem em sua cidade e jogue no time de sempre, sem querer mais. porque tudo tem que ser do jeito que ela quer. mimada. bem no finalzinho, ela é (outra vez) escrota com uma moça. ela lida super mal com uma situação que daniel não tinha controle sobre. e ela nunca pede desculpas, ninguém nunca a repreende por suas atitudes. ela sempre está certa.

daniel: uma porta. eu apenas sinto muito que ele tenha decidido se dedicar tanto a mariana, que é bruta e má, e mal agradecida. ele é um tonto, mas definitivamente não merecia lidar com essa mulher.

- romance

o romance é baseado em agressividade vindo da mariana. daniel não é nenhum santo, ele provoca ela como um moleque de 16 anos e é bem infantil também. mas a mariana é muito pior. e é tão estranho que daniel agradeça a mariana no final que ela tenha sido tão dura com ele (???). não entendo como um tratamento de choque desse seria efetivo com alguém que lida com alcoolismo (acho? cora não é clara sobre assunto) sei lá, daniel de uma maneira deturpada acha que merece esse tratamento vindo da mariana.
não consigo ver romance quando a protagonista diz coisas assim: Encha a cara o quanto quiser. Misture com a p**** dos remédios. Da próxima vez, eu não vou estar aqui e te ajudar.

esta autora diz fazer leitura sensível. e sim, vou abertamente questionar o trabalho dela quando algo como mostrei está escrito e com um romance tão questionável como este, onde a protagonista faz bullying com propósito de ajudar… enfim, romance, eu acho.
marialuiza1 11/09/2021minha estante
eu te amo eh isso

tylisa 11/09/2021minha estante
?? ?

lia 12/09/2021minha estante
MEU DEUS SIM! eu tô entre três estrelas e duas e meia mas eu achei que só eu tivesse achado esse monte de coisa

tylisa 12/09/2021minha estante
@lia, tem outras resenhas que falam coisas similares. ai esse livro tem um romance bem esquisito, não gostei não

lia 12/09/2021minha estante
fiz a minha hoje vai ver kkkkk

Fernanda 108 21/09/2021minha estante
kkkkk adorei a sinceridade da sua resenha

pedromaximo0 02/10/2021minha estante
literalmente tudo que eu penso

lyvi 01/07/2021

Sinceramente, não deu!
Percebi que é muito difícil avaliar um livro nacional, principalmente quando vi ele recebendo vários elogios. Me perguntei se o problema sou eu, me perguntei como eu iria avaliar esse livro. Talvez essa resenha fique longa, mas eu tenho algumas coisas para falar.

Infelizmente, pra mim, Metanoia é um emaranhado de assuntos rasos e mal resolvidos. Parece que várias pautas foram jogadas e nenhuma foi desenvolvida de fato. Futebol, doenças, discussões, nada foi finalizado.

Fiquei MUITO empolgada quando descobri sobre o futebol no meio da história. Eu sou apaixonada por esse mundo futebolístico, então logo pensei que seria incrível ler um enemies to lovers em um cenário de futebol. Foi incrível? Não! Parece que o básico do esporte foi jogado no meio da história e pronto, acabou. Não mencionaram nenhuma liga, campeonato, times reais ou fictícios, nada que de fato envolva o futebol. Sério, nem para inventar um nome qualquer para colocar no times?
Hm, beleza, Daniel foi o melhor do mundo. Por que cargas d'água ele superou tantos jogadores excepcionais e se tornou o melhor do mundo? Copiando um pedaço da resenha da Duda que li aqui no skoob: afinal, em que posição ele jogava? Ele era melhor do mundo em que? Só tinha isso na história, mas nunca de fato foi explicado os títulos de melhor de mundo. A abordagem sobre o futebol foi muito rasa e também, muito decepcionante. Sabemos que o Daniel jogou fora, que o Daniel jogou em times grandes, mas no final, não sabemos de nada. Sério, até se tivesse colocado que ele venceu a liga dos campeões em algum ano teria sido mais convincente.

Outro assunto também foi jogado no meio da história e não foi tratado como deveria, o alcoolismo. Além da Mariana ser problemática e tratar isso de uma forma muito ridícula fazendo comentários mais ridículos ainda, o problema foi resolvido com energético e chicletes. O consumo excessivo de álcool causou diversos problemas para o Daniel, mas isso não foi tratado da forma correta. Simplesmente, por causa de um fake dating, ele se livrou de uma coisa que, aparentemente, era um vício. A mulher pediu e ele esqueceu que descontava os problemas na bebida. Sobre esse fake dating eu não tenho nem o que comentar, para mim foi uma coisa completamente sem fundamento. Sério, até agora não entendi a motivação, não entendi de onde tiraram isso, não entendi como isso ajudou a Mariana de alguma forma. Ela passava o tempo todo reclamando que as pessoas estavam em cima dela. A imprensa, o público passou a história inteira infernizando a vida da Mariana, então como isso a ajudou?

Ainda sobre a Mariana, quando eu comecei a história eu pensei "meu Deus, que garota chata, que garota insuportável", bom, isso não mudou com o passar dos capítulos. Mariana com 25 anos na cara parece mais uma adolescente, daria uns 15 anos para ela. Chata, insuportável, dramática, reclamona, mimada para um caramba... só consigo atribuir adjetivos ruins a ela. Acho que o único personagem que criei carinho foi o Daniel, pois mesmo com essa chata infernizando a vida dele, ele tentava mudar e deixar as coisas melhores. Ele se preocupava demais com ela e eu não sei se ela merecia tanta preocupação assim.

Ah, outra coisa que me incomodou foi a "santificação" da Mariana. Era mãe do Daniel, Fernando Paulo, todo mundo melhor amigo dela. A corretíssima, santa, nunca errou. Fala sério, todo mundo mimava a marmanjona de 25 anos.

Mudando de saco para mala, eu também preciso reclamar das coisas importantes que a autora deixou passar. A questão da representatividade, de colocar um personagem principal pansexual para mim foi muito interessante. Mas fala sério, nós estamos falando de um país muito machista, estamos falando de um esporte totalmente machista e homofóbico. Tudo que tivemos relacionado a isso, foram apenas "comentários superficiais" sobre a orientação sexual do Daniel. Quantos jogadores de futebol assumidos nós temos hoje em dia? Quantos esportistas foram aceitos após se assumirem? Recentemente, Thomas Meunier, jogador belga, disse que não aconselha jogadores a saírem do armário porque as pessoas ainda são muito estúpidas. Sei lá, pareceu tão fácil ser pansexual em um esporte tão machista e homofóbico, sendo que esse é um assunto que poderia ter sido tratado de uma forma muito diferente, passando uma mensagem real.

Quem acompanha o futebol feminino sabe o quão difícil é para jogadoras serem jogadoras de futebol. Quem acompanha sabe a dificuldade de ganhar espaço em um esporte tão misógino. Por mais que houvessem dificuldades, isso pareceu tão fácil durante a história. Sobre a Mariana ser uma mulher preta e isso não ser abordado, bem, nem vou comentar muito. Inclusive, eu até esquecia disso, só lembrava quando olhava para a capa. A bissexualidade da Mariana também foi 0 desenvolvida, né. Quando isso surgiu durante a história eu fiquei cheia de interrogações. O alzheimer foi com Deus, também não foi desenvolvido. O surto da boneca mimada por conta da história do filho foi tão absurdo e tão sem cabimento que nem vale a pena comentar. Tanta imaturidade envolvida que eu nem acreditei.

Vou pontuar também o vício de linguagem,já que era "o loiro", "o ruivo", "a morena" toda hora. Além disso, algumas passagens durante a história me confundiram muito. Voltava para o passado e ia para o presente de um parágrafo para o outro, as vezes nem dava para entender o que estava acontecendo.

Definitivamente, Metanoia não funcionou para mim (e ainda me deixou de ressaca).
chagass 02/07/2021minha estante
nossa amg concordo com absolutamente tudo que você falou, eu terminei por ?alto? pulando um monte de capítulos, a mariana é insuportável e ver o daniel se culpando só por causa dela foi horrível p mim!! enfim mais uma vez, concordo com TUDO

lyvi 02/07/2021minha estante
tbm terminei por alto pq não queria deixar o livro pela metade, mas foi muito difícil. sério, ela é tão insuportável que me faltam palavras, nada pra ela tava bom e todo mundo sempre tinha que fazer algo por ela aaaaa

chagass 02/07/2021minha estante
tirando o fato que ela fez piadas sobre o psicológico do daniel e a autora resumiu o alcoolismo dele a nada, como se alcoolismo não fosse algo sério e sim que basta uma mimada falar ?você vai parar de beber na minha presença? que você vai parar de ser alcoólatra!!

lyvi 02/07/2021minha estante
pra mim essa foi a pior parte, a mariana foi muito escrota com o daniel. todo mundo tinha que aceitar os problemas dela, a doença do pai, mas pra ela entender o outro, era uma dificuldade absurda. a retratação do alcoolismo nessa história me deixou muito de cara

Duda Drumond 07/07/2021minha estante
Eu tô quase acabando o livro e travei pouco depois que anunciou a gravidez, e li os capítulos por alto. Mas pode me explicar se fala em algum momento se o resultado do teste da positivo ou negativo?? Pq lendo por alto eu não consegui achar em nenhum momento se falava ou não. Obrigada.

lyvi 08/07/2021minha estante
vou ser bem honesta, eu fiz uma leitura dinâmica também. se não me engano, da negativo. eu tava tão de saco cheio que li só pra finalizar

Jude 24/07/2021

Sinceramente é um dos melhores livros que eu já li, a história e muito fluida e leve.
Tem enemies tô lovers, e muita muita tensão, é extremamente bem desenvolvido, e os sentimentos dos personagens são muito bem construídos.
Tem MUITA REPRESENTATIVIDADE lgbtqia+. Mostra muitos problemas de uma forma leve porém que faz você refletir muito sobre a nossa sociedade.
Você vai se apaixonar por cada personagem da história, porque todos eles são perfeitos juro.
Por ser nacional uma coisa que eu amei demais são as referências à cultura brasileira, é muito incrível você se sentir ?em casa? com um livro.
Enfim LEIAM
neto 24/07/2021minha estante
Nossa linda , só esperando amazon unlimited pra ler , se for tudo isso mesmo ....

juro q é

eu te passo hojeeee

bruna 24/07/2021minha estante
MDS PERA EU PENSAVA Q O NOME DESSE LIVRO ERA METANJIA E DAÍ QUANDO VC FALOU METANOIA EU FIQUEI TIPO "QUE" MDS CHOCADA anywys quero ler agr

KKKKKKKKKKK LE BRUNAAA

Annik | @leiturasannik 21/01/2023minha estante
A resenha completíssima!!!

Brave1 22/01/2023minha estante
Você hablou tudo nessa resenha, einh? AMEI

Camila S 28/01/2023minha estante
Caramba

zize 11/08/2023minha estante
aí aqui você falou tudo, resumiu tudo que eu senti

Mariiah.Salvatore 11/08/2023minha estante
que bom saber disso!!!

duda 25/06/2021

textão
ia deixar minha resenha lá no twitter, mas resolvi trazer pra cá:

vamos lá

o marketing em cima de metanoia foi pesadíssimo, threads foram feitas, aesthetics liberados e quando saiu os plots e a sinopse, eu me vi, pela primeira vez, ansiosa pra ler um nacional, pois foram grandes as promessas criadas em cima desse livro

eis que li metanoia e me decepcionei totalmente, pq nada do que foi prometido foi, de fato, entregue

pra não dizer que não gostei de tudo, gostei do daniel e o achei um santo e guerreiro por atuar mariana que por sua vez foi uma das personagens femininas mais insuportáveis que tive o desprazer de conhecer e senti pena do cara durante todo o livro pq ele era alguém bom, era problemático? sim, mas tinha um coração gigante e entregou este a uma mulher sem escrúpulos algum.

e existe a questão da representatividade, a qual a autora trouxe e expôs e esse foi um dos pontos mais altos do livro, juntamente do casal bruno e ivan.

voltando ao universo de metanoia, este foi tão mal apresentado que minha cabeça doeu durante toda leitura e quero abordar o principal: o futebol

este é um livro sobre dois jogadores, a posição da mariana é de goleira e de daniel é sabe se lá o que, pois a autora só quis ressaltar que ele era o melhor do mundo, mas melhor do mundo em que? lateral? meio campo? zagueiro? atacante?

NÃO há absolutamente NADA de futebol neste livro, NADA. não há times, nem reais e fictícios, não há menção de referências do esporte, não tem uma abordagem técnica, não tem nada que te faça se conectar com esse universo e consequentemente com os personagens, a autora sequer pensou em criar algo que poderia aproximar mais os leitores do daniel JOGADOR, da mariana GOLEIRA, há somente a menção e mais nada e isso mostra que faltou o TOTAL estudo da autora neste campo, o universo de metanoia é o universo futebolístico mais vazio que conheci.

o que me leva ao segundo ponto, nós sabemos que na realidade o futebol é um meio racista, machista e homofóbico e pensar na minha decepção quando não vi uma discussão a respeito disso dentro do universo do livro, claro há menções, mas são só isso, menções, nada trabalhado, nada explorado, nada que pare e pense e te faça refletir, há somente diálogos tão vazios que você fica se perguntando o pq daquilo e isso foi um problema gigantesco pra mim, principalmente em relação ao racismo, pois mariana é uma personagem PRETA, mas sua cor nunca foi abordada, nunca tratada, nunca discutida num meio onde jogadores de futebol pretos são discriminados TODOS os dias por sua cor e a autora simplesmente colocou uma personagem preta de capa e cagou para as tratativas dessa personagem, principalmente pq se vc não olha a capa, mariana foi escrita praticamente com uma mulher branca, pelo menos foi esse o sentimento que tive e foi desconfortante ler e não perceber seus atributos que, na minha opinião, poderiam ressaltar a importância de uma mulher preta no esporte considerando que ao meio do livro, mariana se emociona ao ver que é uma influência para jovens meninas, sabe?

além da falta de tratativas no meio do esporte, tem a questão do alcoolismo do daniel e a forma como foi abordada e esquecida me irritou profundamente. a personagem da mariana tem falas escrotas pra cacete a respeito do problema que o cara tem com o álcool e a resolução do problema foi: fake dating.

p*ta resolução de merda se me permite dizer.

mariana odeia daniel e daniel decide fazer da vida dela um inferno, eles começam a namorar com uma justificação tão ruim, tipo questões de imagem? seria bom pra carreira da mariana? seria bom pra imagem dela?

que imagem mariana possuía antes que nunca foi abordada? e como uma pessoa com um marketing tão negativo ao seu redor pode beneficiar a imagem de uma mulher dentro de um meio tão machista e opressor?

já não faz sentido aí e pra piorar, daniel para de beber, esquece que a bebida é um fator crucial pra ele fugir de suas dores e ele o faz com a justificativa mais bosta do mundo considerando que o relacionamento dele com a mariana era na base de patadas e de um ressentimento da parte dela, ele para de beber pq quer ser um homem melhor para a imagem da mariana e eu fiquei????????

o que me leva ao enemies to lovers que nasceu no primeiro capítulo e morreu nele. esse livro é um compilado de diálogos infantis, lacradas de uma personagem feminina que parece que saiu do quebrando o tabu e é amada por todos numa rapidez que eu me perguntei onde estava a profundidade dos demais personagens que eu não notei?

daniel tem um melhor amigo que no primeiro instante esquece é melhor amigo de daniel e se torna o adorador de mariana. fernando então, nem se fala, aparecia pra absolutamente nada e as amizades do time de mariana? esquecidas no momento em que ela começou a se envolver com o cara e nunca mais foram abordadas, assim como o pai de mariana que surgia pra deus sabe se lá o que, pois ele era a razão que mariana odiou daniel por tanto tempo, mas mariana aceitou tão facil namorar o cara que não fez sentido esse ódio sabe?

ao meu ver, daniel e mariana não tem química, a forma como eles iniciaram, a forma como ela o tratava e como todos caiam aos seus pés de forma magica e ficavam SEMPRE do lado dela me fez criar uma simpatia enorme pelo daniel, pobre coitado.

e a forma como eles terminam no final? provou que mariana sempre foi imatura, uma mulher de 25 anos que age como uma criança petulante, odeia ser contrariada e termina com o cara pq ele fez um filho antes dele sequer cogitar ama-la, tipo que mal uma criança pode te fazer ao ponto de vc ser tão escrota com o cara e achar que vc ajudar ele com as bebidas e os comprimidos dele era algo como um favor forçado?

sério, eu odiei essa personagem o que me fez empurrar o livro na força do ódio, pois a personagem era TÃO oscilante, TÃO infantil, TÃO estúpida que me bloqueou real de encarar o livro de forma positiva

esse livro foi uma das minhas maiores decepções literárias de 2021, pois os plots, o tema futebol e a ideia de ler algo nacional, tudo compilado num só me deixou super animada e quando eu li, eu senti que esperei demais e fui ingênua demais em cima do marketing que fizeram, pois não senti que nada que fora prometido, foi, de fato, entregue.
marina 26/06/2021minha estante
Mds. Que resenha, queria que meu senso critico fosse assim KKK

Suzz 27/06/2021minha estante
amg me desculpa, mas se você tem gatilhos e vai começar um livro novo, tenta dar uma pesquisada, oq obviamente não vai estar escrito na capa que contém gatilhos, caso alguém te indique essa pessoa tem que no mínimo te avisar(se souber, e claro)

Suzz 27/06/2021minha estante
meu comentário não é pra dona da resenha, mt menos hate pelo amor

hiniamaria 27/06/2021minha estante
tô mais tranquila agora por ter abandonado KKKKK resenha perfeita

Victória 06/07/2021minha estante
Ainda bem que abandonei, esse final ia me deixar mais puta ainda.

bianca679 23/08/2021

Metanoia
Eu não tenho palavras para descrever esse livro.
Qando chegou ao fim eu fiquei tipo o quê mas já acabou, ele foi uma leitura extremamente fluída e esse leve enimes to lovers me pegou legal, além do fato dele ele ter muita representatividade, e eu sou muito cadelinha da Mariana e do William sério.
(Eu descreveria relação deles como a judy hopps e o nick wilde de zootopia)
quero tanto ler!

bianca679 23/08/2021minha estante
lê serio tu não vai se arrepender

só tem no kindle ner?

bianca679 23/08/2021minha estante
pior que eu nem sei mas eu li pelo kindle mesmo, ele estava com uma promoção de 1,99 por três meses

sami 23/08/2021minha estante
vou ver se consigo comprar, obg!

mandisx 25/10/2022

Decepcionada
Esse livro foi uma decepção. Ele é muito bem falado nas redes sociais (Twitter e tiktok), e quando li a sinopse já salivei com a promessa de um enemies to lovers futebolístico, mas já nos primeiros capítulos as coisas foram desandando.
A Cora é boa, acho que tem muito potencial talvez não tanto explorado nesse livro, pode ser que os outros sejam melhores e esse por ser seu primeiro esteja deixando a desejar, mas esperava mais. Mas a escrita não foi um problema tão grande na leitura, apesar de muitas vezes me irritar com os constantes usos de termos em inglês traduzidos livremente, quando nem fazia sentido (ex: ?você é fodidamente dramática? como em ?fucking dramatic?).
Os personagens tinham tudo para serem bons e queridos, mas suas histórias passadas foram mal desenvolvidas deixando difícil qualquer ligação do leitor com eles. A história não tinha UM grande plot, fora do fake dating, eram apenas pequenos empecilhos que muitas vezes não faziam sentido de verdade. Havia muitas questões que poderiam ser considerada ?furos? e que não foram revisadas com atenção (ex: ela constantemente fala do ?time? de vôlei do Paulo, mas pelo que deu a entender ele joga vôlei de praia, e uma pesquisa rápida no Google mostra que essa modalidade é jogada em duplas), e que foram acumulando e me irritando durante a leitura.
Sobre as problemáticas do livro e os obstáculos que os personagens precisam passar, acho que tudo faria mais sentido e ficaria melhor se as idades fossem mais próximas da realidade da autora. Cora tem 19 anos e escreve sobre pessoas de 25/30, pelas minhas contas. É muito difícil escrever percepções sobre coisas tipo gravidez e carreira quando você ainda não passou por essas etapas/experiências, quando percebi isso muita coisa fez sentido, porque os personagens tinham atitudes incoerentes com suas idades, mas quando pensadas com a cabeça mais nova, faziam mais sentido.
Acho que o livro e a própria Cora tinham muito potencial, que não foi bem aproveitado e sequer bem revisado. Queria ter gostado, de verdade, mas por todas essas razões, ficou difícil me apaixonar por um livro de 600 páginas sem plot. Talvez tome coragem para ler Sinestesia e, espero, descobrir uma evolução na escrita e desenvolvimento da Cora.
Por enquanto, peço encarecidamente que vocês sejam um pouco mais críticos quando lerem um livro.
Ranyta 25/10/2022minha estante
Amei sua resenha, tem sido difícil encontrar resenhas críticas e sinceras sobre nacionais hoje em dia

mandisx 25/10/2022minha estante
As pessoas hoje em dia tem medo de falar mal de nacional, e tá tudo bem sabe kkk é só um livro como qqlr outro e está aberto a ser criticado tb

tabeeatriz 02/11/2022minha estante
SIM e o que mais me surpreende são as avaliações positivas, as vozes penso "eu li errado?????"

tabeeatriz 02/11/2022minha estante
as vezes***

victoria 07/11/2022minha estante
Nossa, eu concordo total! Li no começo do ano e só via review boa sobre o livro, na época até comentei que os personagens não agiam de acordo com a idade, é para ambos terem 20 e poucos mas agem como se fossem crianças, a parte final do livro ficou arrastada pra mim porque não aguentava mais eles brigando e sem se falar por bobeira

riderbella 01/07/2021

ruim
uma estrela só pelo daniel, pois ele é a unica coisa boa neste livro!!!! escrita massante demais não rolou.
Pedro3192 01/07/2021minha estante
Primeira pessoa q eu vejo falando mal dele

luisa 01/07/2021minha estante
to chocada q vc não gostou kkkkkkkkk primeira pessoa

Nanna 01/07/2021minha estante
Eu tava com odio desse livro no começo, quase desisti. Kkk mas depois não achei ruim. Claro, tem várias coisas que não gostei, por isso até entendo quem não gosta ?

R123 01/07/2021minha estante
Eu acho que passei uns 15/20 minutos no 1° capítulo, quem dirá no livro inteiro

chagass 02/07/2021minha estante
amg eu nem consegui acabar

Karli Souza 19/02/2022

Enrolado e decepcionante
O livro inicialmente possui um feitiço. Te vicia e te prende horrores. A sua construção faz com que você não pare de ler até saber o que vai acontecer e como as coisas vão se desenrolar. Até que a enrolação é tão grande que quando finalmente fica solta, está tudo cheio de ondas mal construídas. É o que define essa história.
Assim, até o segundo terço do enredo, eu ainda estava gostando e relevando as falhas, mas depois, o desenvolvimento final foi apenas uma queda fatal. Extremamente chato e cansativo de ler. Tanto que não pude evitar de pular as cenas. Faltou tudo. E aquilo que tinha potencial se desfez. Foi um drama desnecessário, exatamente como uma fanfic enrolada e sem criatividade, e, sim, somente um amontoado de empecilhos clichês irritantes de separação para nada. De fato, Metanoia possui o pior lado dos livros independentes: uma narrativa sem recorte e sem filtros, imersa em uma grande quantidade de páginas as quais pouco agregam. Além disso, a história é inusitada, tem tanta representatividade em um meio tão complicado que não convence. O livro possui uma mágica que te instiga a conhecer a construção do romance, bem como personagens coadjuvantes com carismas que prometem, mas que infelizmente não tiveram espaço? Logo, o resultado final é decepcionante e com uma protagonista que sinceramente, não cativa e é irritante. Lamentável.
Lena 20/02/2022minha estante
SIMMM
Eu amei o livro no início, mas depois tudo foi por água abaixo. Fiquei muito triste porque o livro realmente tinha potencial

Karli Souza 20/02/2022minha estante
Tinha mesmo viu. Triste.

Alane.Sthefany 27/02/2022minha estante
Eu vendo todo mundo falar bem, finalmente, alguém com um opinião parecida com a minha ?

Karli Souza 28/02/2022minha estante
Amém neh Lannêh. Vai entender.

paula 28/12/2022

reli porque comprei o físico, e simplesmente amei mais do que da primeira vez. esse livro tem meu coração ??
Maria 28/12/2022minha estante
Coloquei ele hoje na minha lista de leitura pra 2023

paula 28/12/2022minha estante
vale super a pena!!!! todos os da cora na vdd

Julia 28/12/2022minha estante
to doida pra ler ! tu conseguiu comprar fisico como?

paula 28/12/2022minha estante
é a autora mesmo q faz a venda, ela abriu uma esse ano e eu comprei!

Aurora 11/08/2021

Há uma linha tênue?
Bom, foi meu primeiro livro da Cora e eu ameiiii.
A escrita é leve, a história simplesmente te prende, eu me apaguei tanto aos personagens principais quanto aos secundários. Mari e Dan me cativaram mesmoooo.
Adorei que o livro começou com uma frase e terminou quase com a mesma hihihi
O que deixou a desejar foi como a escritora em uns dois momentos passou do passado para o futuro sem mencionar isso, me senti um pouco perdida. E também quando mudava de local, as vezes eu não sabia que estava falando e tinha que voltar e ler novamente. Tirando isso, foi tudo perfeito e leve.
Ri, chorei e amei
lua 11/08/2021minha estante
é ebook ou tem o livro?

Aurora 11/08/2021minha estante
Eu li em ebook, mas acho que tem livro

lua 11/08/2021minha estante
não acho em nenhum lugar o livro, qual lugar vc leu?

Aurora 11/08/2021minha estante
Kindle Unlimited