Metanoia

Metanoia Cora Menestrelli
Cora Menestrelli

Resenhas - Metanoia

Ana 28/05/2023

"Quando um acontecimento aparece na sua vida e o faz despertar, provocando uma mudança interior. Sempre para o melhor.

Metanoia."

Eu achei chato e longo demais esse livro, infelizmente. Acho que seria mais divertido se fosse mais curto, eh desnecessariamente longo o que torna a leitura cansativa. A Mariana me irritou em algumas partes, muuuuuito imatura que fica até forçado.

Achei interessante que muitas pessoas leram e gostaram de "Metanoia" mas não funcionou comigo ??
Beatriz.Godoy 05/07/2023minha estante
A Mariana é insuportável kkksksks

Ana 05/07/2023minha estante
demais! ficou difícil de ler por conta dela

lis 21/08/2021

quando um personagem estraga toda a experiência de leitura
eu juro que tentei gostar desse livro. ele tem os elementos clichês que eu mais amo: fake dating, enemies to lovers e esporte, mas foi tudo tão mal desenvolvido que dá raiva.

antes de tudo quero falar que o daniel é o melhor personagem ? o cara evoluiu pra caramba, é divertido, faz de tudo pra agradar a mocinha e tem uma história de superação incrível. a cora arrasou ao construir esse homem!

mas o que o daniel tem de maravilhoso a mariana tem de insuportável. não faz sentido uma mulher de 25 anos ser imatura daquele jeito, me irritei pra caramba com o fato de TODAS as pessoas colocarem ela em um pedestal.

o livro é muito panfletado por se passar no mundo do futebol, mas esse fundo é sem desenvolvimento nenhum. as partidas são escritas de maneira rasa, não temos um aprofundamento do passado do daniel jogador e o time das meninas nem nome tem??

não achei o motivo do fake dating coerente e eu revirava os olhos toda vez que a mariana falava que odiava o dani (era umas 5 vezes a cada capítulo, juro). a mulher é extremamente egoísta e não teve evolução nenhuma durante a leitura.

eles como casal não funcionou, tem uns momentos fofinhos mas tive a impressão que só teve um slow burn bem feito por parte do daniel. a mariana de um capítulo pro outro começou a enxergar ele romanticamente ?

o alcoolismo do william foi abordado de maneira totalmente irresponsável. da onde que um alcoólatra iria parar de beber do dia pra noite só porque alguém pediu?

e sobre os personagens secundários: eu AMEI o bruno e o ivan ? o romance do paulo e do fernando é muito forçado e a amizade do primeiro com a moça também (o cara valoriza mais uma desconhecida do que um amigo de anos).

outros pontos que não gostei: o problema do pai da mari ter sido esquecido no churrasco e a repetição excessiva de termos como "morena", "loiro" e "platinado".

enfim... passei meu tempo na base do ódio, mas é um livro ok pra ler em uma tarde e muita gente ama.

SPOILERS:

o plot da gravidez foi o pior, a reação da mariana é ridícula e sem sentido. o daniel fez terapia, mas quem precisava era aquela menina louca KKKKKKKK ok ficar bolada com o fato do seu novo namorado ser pai (sendo que aconteceu antes dos dois), mas nada justifica a atitude dela. era tão simples os dois conversarem! não me desceu também o fato de todos acharem que seria um impedimento pro namoro dos dois se o william fosse o pai da criança.
o ponto final pra mim foi quando o daniel passa mal e fica dias internado e a mulher não vai visitar ele em nenhum momento (dando uma desculpa esfarrapada depois). a mariana tratou os problemas do william de maneira irresponsável e egoísta. uma das piores personagens que eu já conheci ?
Julia1370 22/08/2021minha estante
meu Deus SIM kkkkk, me irritou muito as descrições "o mais alto falou" "o mais velho" mds do céu

lendocomisabela 05/09/2021minha estante
falou TUDO que eu pensei lendo esse livro, passei muita raiva e que ranço da Mariana!!!! é sério que tem gente que ama ela? que personagem insuportável, imatura, egoista e mimada, Daniel sim é um personagem incrível que evoluiu muito e eu amei

lilii 07/10/2022

mais pra menos
No começo era tudo bacana, um emenies to lovers do jeito que eu gosto mas chegou em uma certa parte do livro que eu ficava "acaba pelo amor de Deus, acaba", li ele todo mas li na obrigação mesmo
Gabrielle.Siqueira 07/10/2022minha estante
Acho muito engraçado a relatividade, como cada pessoa sente uma coisa diferente lendo o mesmo livro ! Eu por exemplo li e simplesmente amei

Bruna 25/10/2022minha estante
Eu to nessa fase do ?acaba pelo amor de Deus? ?

mmclara 24/06/2021

?Você é minha correnteza, Mariana Dias.?
O que falar sobre a história de Mariana Dias e Daniel William Xavier? Que enredo gostoso! Não tem outra palavra para descrever. É exatamente isso, gostoso.

Essa leitura foi um extremo sucesso, era o que eu estava procurando para sair da ressaca que já me instalava. Pontos que eu destaquei durante a leitura;

A escrita: Perfeita. Apesar de serem 516 páginas, em momento algum eu senti a coisa ficando mais devagar ou cansativa, a todo momento eu só queria ler e ler.

O romance: Gosto muito da trope enemies to lovers, mas tem uns que ficam super sem graça e que até dão uma canseira, com esse foi diferente - para a alegria do povo. Eu amei ver como o casal teve um desenvolvimento e foi se envolvendo com o tempo.
É slowburn, ou seja, o casal tem o desenvolvimento mais lento, o que eu adoro. Muito bom.

Personagens secundários: NÃO TEM DEFEITO???? Meu pai amado eles são incríveis. Todos muito bem construídos, desenvolvidos e NUNCA são deixados de lado. São tão importantes e bons quanto os personagens principais.

A comédia: Eu simplesmente amo livros que me fazem rir, é esse me fez dar altas risadas. Os personagens são muito sarcásticos e fazem piadas o tempo todo.

A ambientação: acho que esse foi o ponto mais fraco da história, algumas coisas eu não conseguia desenvolver na minha cabeça, mas não foi algo que me incomodou tanto a ponto de tirar uma estrela da minha nota.

A representatividade: aiai glória a deus. Só tinha gay nessa história, ou seja, cinco estrelas favoritado! Brincadeiras a parte, eu gostei muito de ver a representatividade nesses personagens, porém, em questão da personagem principal - a Mariana -, achei que faltou um pouco de atenção à sua bissexualidade.

De resto? Tudo incrível! Eu amei demais essa leitura e recomendo.
Leiam Metanoia!!!!
Gabi 25/06/2021minha estante
em todas as suas resenhas, fico com vontade de ler o livro.

mmclara 25/06/2021minha estante
@gabi aiii jura?? fico muito feliz :)))

Beatriz 29/08/2021

Decepcionada
"Metanoia" é muito panfletado no booktok, e por ver tantas pessoas falando sobre acabei criando muitas expectativas, e elas foram totalmente quebradas. O enredo é bom, o livro poderia ser maravilhoso, a autora tem muito potencial e é uma fofa! mas esse livro não deu certo para mim, foi horrível! E isso por diversos motivos, tais como:
-Imaturidade dos protagonistas, eles possuem 25 anos mas aparentam ter 15, comportamento MUITO infantil principalmente por parte da Mariana, e isso é notório principalmente nos dialogos e ações
-Uso excessivo de palavrões, praticamente todas as linhas possuem algum xingamento e isso se torna chato principalmente por ser um livro narrado em 3º pessoa, ou seja, não apenas os dialogos possuem esse exagero
- Retomada dos personagens com descrições físicas como "morena", "loiro", "ruivo", "o mais alto", torna a leitura muito mais maçante e chata do que repetir o nome dos personagens, fora que a descrição dos personagens não se passa disso
- O que me chamou muito a atenção também foi que todos idolatram o livro por se passar no mundo dos esportes,mas em nenhum momento isso é desenvolvido ? temos menções de partidas, que não são narradas e sobre o time das meninas, não nos é dado se quer um NOME
- Falta de desenvolvimento, a autora joga vários problemas no livro e não desenvolve a MAIORIA deles
-Irresponsabilidade por parte da autora por não saber tratar de forma correta o acoolismo, simplemeste retrata o personagem principal deixando de lado seu vicío da noite pro dia porque simplesmente uma pessoa pediu? isso não acontece na vida real!!
-Plots desnecessários ( o livro chega a ficar vago e irritante por conta disso, poderia ser menor)
-Deveria ter uma revisão melhor

O livro apesar disso tem seus pontos fortes,como os personagens secundários, não gostei muito da leitura mas acho que a autora possui um grande potencial e ideias que merecem atenção!
Duda Drumond 29/08/2021minha estante
Você descreveu exatamente o porque eu me decepcionei com o livro. Muita gente não gosta do tipo de plot, eu até gosto porém nesse livro me irritou bastante por tbm achei bem desnecessário. A infantilidade deles me irritou MUITO, ficava muito sem paciência, tinha hora que me dava vontade de chegar no livro e bater neles

triz 30/08/2021minha estante
Estava com muita vontade de ler o livro mas depois dessa resenha, deixa quieto. Qualquer livro/filme em que o personagem tem vícios, sejam eles quais forem, e ?abandona? assim da noite pro dia me irrita de uma forma indescritível.

Anne 26/08/2021

Quando algo chega para você, não deve ir contra o que é seu.
Cara, oq falar desse livro??? Foi perfeito, entregou tudo.
A Mari e o Dan são incríveis, tem química pra [*****], foi um slowburn com enemies to lovers, absolutamente tudo pra mim. Super coeso e plausível.

Os secundários... impecáveis e super cativantes! Amei todos??
Toda a questão do futebol foi explorado o suficiente, sensacional acompanhar eles nesse mundo. Assim como as relações internacionais dentro do mundo futebolístico.
Amei o "tom brasileiro" do livro, as frases, comentários e outros que só quem é br vai pegar e entender. Amei dmssss
Inclusive, eu quero um livro do Fer com o Paulo plmdsssss??
E eu super leria tbm um conto do Ivan com o Bruno???
Enfim, só leiam!! O livro tem muitas mensagens importantes e bonitas onde todos podem tirar aprendizado????
nadiny5 26/08/2021minha estante
amg pelo que eu vi ja tem um conto do Bruno e do Ivan e se chama ?O que voce nao ve?

Anne 26/08/2021minha estante
MDSS!! Obg por falar amg??

louvre 29/06/2021

bom
confesso que esperava um pouco mais do livro desde que percebi o hype que ele tava recebendo no twitter, mas isso é mais culpa das minhas expectativas que estavam altíssimas do que do livro mesmo ser ruim.
o livro é bom, a história é legal e os personagens são bem interessantes. meu único problema com o plot no geral foi o fato de ter algumas coisas bem repetitivas, mas dá pra ignorar.
também não acho que a escrita da cora seja ruim, é boa, mas alguns maneirismos de escrita dela me incomodam um pouco.
afmeay 30/06/2021minha estante
uma coisa que me incomodou nesse livro foi que os personagens tem tipo 25 e 28 anos mas agem igual adolescentes. tive que ignorar esse fato durante a leitura pq não fazia sentido nenhum

louvre 30/06/2021minha estante
nossa, realmente! confesso que as vezes esquecia a idade deles e quando era citado de novo levava um susto

Beatriz 05/09/2021minha estante
Concordo com tudo e mais um pouco, escrevi praticamente isso na minha resenha também, o livro realmente decepcionou e os detalhes que fazem ficar pior. Essa questão do Bruno e do Ivan eu nem tinha notado, realmente um casamento deles na RÚSSIA não tem sentido nenhum!!

Karen 07/09/2021minha estante
NOSSA SIMMMM

Maria.Clara 03/04/2022

Livro Engov pra tirar da ressaca
Típico romancezinho leve pra tirar a ressaca literária.
Leitura leve e fluída.
Dei muita risada, amei os personagens.

Gostaria de ver mais livros desse mesmo universo de Metanoia.

Recomendo pra quem procura coisas leves
Alane.Sthefany 03/04/2022minha estante
Axioma é do mesmo mundo.

Maria.Clara 03/04/2022minha estante
Bom saberr, já vai pra minha wishlist

diennifercb 04/08/2021

?? metanoia ??
?é quando um acontecimento aparece na sua vida e o faz despertar, provocando uma mudança interior. sempre para o melhor. metanoia.?

finalmente um livro que fui ler pelo hype e não me arrependi!!! valeu toda a panfletagem que eu li nas redes, muito obrigada a todos os envolvidos.

? primeiramente: nacional!!! gente, a literatura nacional ainda é muito negligenciada, eu sei disso, e tenho procurado cada vez mais consumir (não pirateiem nacionais, por favor), e não tenho me arrependido disso, porque as leituras estão realmente incríveis, e esse livro é mais uma prova desse argumento, porque QUE leitura tão boa.

? eu não dei cinco estrelas por pequenos pontos na história que me incomodaram, como algumas atitudes da mariana e outras do daniel, achei ambos bastante infantis e imaturos em alguns momentos da história para pessoas que, na teoria, já eram mais velhos, nunca consegui imaginar eles com mais do que 20/21 anos, justamente por conta dessas atitudes. além disso, algumas coisas que o daniel fez na história eu achei bem sem nexo, sumia e botava a mariana de escanteio sem motivo, sei lá, não gostei.

? achei tanto a mariana quanto o daniel extremamente cativantes, eu adorei fazer parte da história deles, me peguei torcendo MUITO pelo casal em diversos momentos, mas fiquei meio decepcionada com o pouco acesso que tivemos aos dois como casal na história, mas o trope enemies to lovers e fake dating (nada acima) foi tudo e bem desenvolvido. os personagens secundários eu não tenho o que falar, mundinho paulo e fernando, que pessoas incríveis!!!

? gostei MUITO da representatividade LGBTQIA+ na história, foi bem retratado e de forma bem natural, porque tem alguns livros que parece que forçam no enredo isso, só para dizer que a representatividade tá ali, e não foi o caso de metanoia, porque a cora tratou muito bem isso, fora a representatividade negra também com a personagem principal, que pouco vemos por aí, achei tudo ótimo.
amyexemplar 04/08/2021minha estante
Oi qual a representatividade lgbt do livro?

diennifercb 04/08/2021minha estante
representatividade bi e pan amg

lizoca 11/12/2021

meu deus que livro
esse livro me trouxe um conforto que eu nem sabia que eu precisava, acho q foi o ?livro certo na hora certa?; eu amei muito tudo livro, amei a escrita, amei o relacionamento do daniel e da mariana, amei tds os personagens, amei tudo tudo tudo!! foi uma experiência maravilhosa
meumundinhodoslivr 11/12/2021minha estante
aiii quero tanto lerrr

lizoca 11/12/2021minha estante
é muuuito bom amg, leia!!

Katherine 25/07/2021minha estante
NOOOOSSA O PLOT DA GRAVIDEZ, eu fui até reclamar com uma amiga sobre porque eu fiquei fula de raiva, os personagens tudo adultos tratando a gravidez como se fosse o fim dos tempos

nmherondale 15/08/2021minha estante
nossa vc literalmente usou as mesmas palavras que eu. Eu tava receosa de ter visto coisas onde não tinham mas a sua resenha ta mt similar a minha.

Mick_05 26/10/2021

Romance cão e gato do jeito que a gente ama
Gente, que livro perfeito. Esse é aquele tipo de romance que vc lê sem tirar o sorriso bobo do rosto. Além de ser cheio de representatividade, a escrita é muito boa, os personagens são incríveis e a história te prende desde o começo, afinal o que é melhor que um enemies to lovers ?
É impossível não se conectar com os personagens, mesmo que em alguns momentos eles te façam sentir muita raiva kkkkkk, mas eles também vão te fazer rir e te emocionar.
É incrível ver a construção do relacionamento entre a Mariana e o Daniel, o jeito como eles vão se apaixonando aos poucos e como eles amadurecem até estarem realmente prontos pra ficarem juntos. E Bruno, Ivan, Fernando e Paulo são perfeitos, eles fazem a maior diferença na história e roubaram meu coração.
O livro tem pequenos defeitos, mas que não estragam em nada a qualidade da história.
Enfim, eu amei e recomendo muito!
Emilyn moretwopages 26/10/2021minha estante
Eu falei que era TUDO

Mick_05 27/10/2021minha estante
Vc só recomenda livro foda

glowinter 05/07/2021

confesso que pensei que eu fosse gostar do livro logo de cara, mas não aconteceu.

fiquei irritada por causa das atitudes muito imaturas dos personagens, principalmente no início. eles têm 25 anos e poderiam facilmente ser confundidos com adolescentes. também não tive apego por nenhum personagem.

enfim, tem outras coisas que me incomodaram, mas, resumindo: não rolou comigo.
anatms 05/07/2021minha estante
vc sabe qual a classificação indicativa amg?

glowinter 06/07/2021minha estante
vixi amg pior q não sei, desculpa:/

erika 10/10/2021minha estante
KKKKKKK amg do céu, a tortura medieval

pedromaximo0 26/10/2021minha estante
kkkkkkk concordo