Metanoia

Cora Menestrelli

Resenhas - Metanoia

becka 27/06/2021

resenha ? metanoia:

ok, vamos começar. Faz muito tempo que não escrevo uma resenha então fazer isso é de certa forma importante pra mim, mas enfim? esse livro foi complicado de se dar uma nota, cogitei dar 3 estrelas pro livro até certo ponto porque achei que algumas críticas não faziam sentido ? pelo menos não pra mim ? e achei que o livro podia estar sendo bem escrito apesar de suas falhas, até que começou a desandar.

em primeiro lugar, a forma como mari e daniel se encontram pra mim é meio? avulsa demais? Independente do que tenha acontecido entre eles, a Mariana não agiu como adulta em momento nenhum do livro, parece que a personagem não saiu dos seus quinze anos mesmo tendo vinte e cinco, e o comportamento dela já seria feio pra uma menina de quinze. O livro também não sabe desenvolver as coisas ao seu tempo, mesmo tendo quinhentas e poucas páginas em 12-13% dele a Mariana já passou de ódio ao simpatizo com você e iniciou um namoro falso, a forma como iniciariam o namoro falso é bem? errr mas isso não me incomoda muito porque em geral quase todo fake dating é iniciado de forma tosca mesmo, então não é nenhum horror apesar de ser meio mal feito.

o que me incomodou mais foi esse ?ódio? da personagem, que realmente tem a cabeça de uma menina de quinze. Ela o odeia simplesmente porque o Daniel foi ter uma carreira e pra isso ?fodeu? o pai dela, literalmente porque ele escolheu dar um passo maior na sua carreira. Quando ela tinha quinze anos, isso poderia ser engolido ok, mas tendo vinte e poucos anos fica meio ridículo.

o desenvolver deles eu descreveria como.. estranho, não gostei da abordagem de fake dating do livro, o livro não fez o fake dating parecer emocionante nem nada do tipo; na verdade isso só aparecia quando era mais conveniente pra história e olhe lá.

Mas o que mais me incomodou nesse desenvolvimento deles foi em parte a escritora da autora, os diálogos são sempre engessados; você nunca pensa ?eu poderia ter essa conversa? ou ?pessoas conversam assim? porque ninguém conversa dessa forma, não tem naturalidade nenhuma e é como se o livro tivesse sido escrito em inglês e traduzido no google tradutor, a quantidade de gírias em inglês e formas de se falar que pareciam ter sido traduzidas pro literal foram incontáveis kk, falando em escrita ainda, outro ponto incômodo foi a excessiva repetição de termos e como a autora não parecia saber outros adjetivos sem ser ?morena? ?loiro? ?platinado?, a personagem sempre é ou chamada pelo nome ou por ?morena?; o que não é problemático, mas é um vício de linguagem e uma demonstração de escrita? pobre. A tensão sexual do casal também era muito pouca, o livro parecia querer dar a impressão de que está desenvolvendo algo entre eles sem se preocupar em desenvolver uma química entre os personagens ao mesmo tempo; as cenas mais sexuais sempre são muito diretas, pouco descritivas e nunca constroem uma tensão no leitor até chegar lá.

esse é um ponto bem pessoal que acho que pode ter controvérsias e minha opinião não é sempre a correta, mas primeira coisa: descrever uma personagem como ?negra não retinta? é ok, mas não especifica muito as coisas, é uma descrição muito geral e não necessariamente diz algo sobre seu tom de pele sem ser negro, mas ok isso não chega a ser problemático mesmo ? mesmo que eu ache? hm? o fato dela só ter sido descrita literalmente uma vez ? alguns personagens nem mesmo foram descritos, você só tinha de assumir que eram brancos muitas das vezes(pelo contexto que a autora deixou deles). Achei meio? estranho? que a personagem principal apesar de ser preta não tenha a vida impactada em nada por isso, se não soubesse que ela é preta não faria a mínima diferença na história, e não estou dizendo que o enredo precise ser focado em ela ser preta, mas ser uma pessoa não branca nesse mundo impacta em algo na vida de pessoas não brancas, não faz sentido >pra mim< escrever uma personagem preta que se não fosse preta isso não mudaria em nada em sua vida.

a autora parece querer afirmar que o Daniel é pan mostrando que ele já pegou muita gente e que pessoas tem preconceito com ele logo = pan, sim a história diz: ele é pan. Mas acho duvidosa a forma como essa afirmação parece que tenta ser reafirmada por mostrar que ele pega muita gente de gêneros diferentes como se isso fizesse de alguém mais ou menos pan. Tem também uma fala que eu diria ser no mínimo duvidosa da Marina falando que nunca pensou que logo o Fernando poderia dar conselhos pra ela sobre sexo (por ele ser ace, o que é uma fala acefobica)e o Fernando dizendo que é ?extremamente assexual? como se desse pra medir a assexualidade e como se alguém fosse mais assexual por sentir atração sexual nula ou estrita.

indo pro ponto de que todos os personagens secundários da história não parecem ter uma vida própria ou uma personalidade, e sim estão lá pra servir de forma conveniente pros personagens principais. Os diálogos com os personagens secundários eram aliás também engessados, a história dizia que x e y eram melhores amigos mas era só isso: dizer, você não conseguia sentir que eram além das palavras diretas te dizendo que eram.

o enredo também parece achar que manter personagens separados com plots aleatórios e falta de maturidade é o mesmo que desenvolver, o que não é. O plot de gravidez foi o mais irritante, você pensa que eles vão agir como pessoas maduras e etc mas aí vem esse plot de forma avulsa que sai de forma mais avulsa só pra gerar um drama na história de forma mal executada.

vi críticas falando sobre o livro não falar direito sobre futebol, o que eu não ligo de verdade porque não ligo pra futebol. Mas o que me irrita mesmo é essa perseguição midiática depois de anos do acidente e do Daniel não fazendo nada para mantê-la, ele nem ativo é direito nas redes sociais, e era novo demais pra ter uma carreira tão consolidada como a história forçou ele ter. Outro ponto de incômodo pra mim foi a forma como trataram o alcoolismo do Daniel, não pelo comentário da Mariana, ele até fez sentido pra mim na real já que: eles não se viam a anos, ela tinha raiva dele, ele tinha fama de fanfarrão e chegou bebado no primeiro treino, ela não sabia que ele tinha problemas reais com aquilo; vendo isso do ponto de vista realista, foi uma reação comum até. O que me incomoda é que a história parece esquecer do alcoolismo do Daniel diversas vezes, só lembrando quando conveniente e acha que consegue consertar tudo pondo ele na terapia já perto do final sem ter dado um decorrer decente pra isso.

e uma frustração minha foram as relações familiares no livro, pouquíssimo abordadas e parecia que as vezes se esquecia da família de ambos em várias partes, só era lembrado em discussão ou pra consertar uma discussão, com todo mundo na história agindo como se a Mariana fosse uma santa e tudo sempre fosse culpa do Daniel. O que foi irritante aliás, várias vezes ela xingava ele de tudo que fosse e falava merda pesada pra ele, mas isso era tido como ajuda, nas poucas vezes que ele reagiu o mesmo sempre era tido como o monstro.

enfim, não achei o livro terrível mas não realmente gostei mas acho que todo mundo deveria ler pra tirar as próprias conclusões já que terminei discordando de algumas das opiniões que vi antes de ler o livro.
Elli 21/07/2021minha estante
mds acabei de escrever uma resenha do livro e concordo com tudo aí

Bea 12/09/2021

Não vou me prolongar muito pq já tem uma resenha que fala o que eu penso sobre o livro, mas eu só preciso destacar esse ponto da Mariana ser bem mimada, sério todas as vezes era o Daniel que tinha que correr atrás dela, e as merdas que ela fala? Era sempre ele que saia como o errado da história.
Outro ponto é o amigo dela também que possui um ódio enorme pelo Daniel igual ela no começo mas totalmente sem sentido. O que eles são? crianças pra ficar guardado rancor por atos totalmente justificáveis.
Foi por esses motivos que demorei muito pra conseguir termina o livro.
Apesar de tudo, acho que autora tem muito futuro escrevendo livros.
Driely Meira 12/09/2021minha estante
Eu também me irritei muito com esses comportamentos da Mariana, principalmente por ela sempre achar que o Daniel é quem tinha que se desculpar por brigas que os dois causaram :(

mimin 24/12/2021minha estante
exatamente

Izabela 02/12/2021

aaaaaaaa
um dos melhores livros que li esse ano, sem sombra de dúvidas! fiquei pra matar mari e dani milhares de vezes, as vezes parecia que EU iria surtar com os surtos deles! kkkkkkk mas eu amei a história, me prendeu muito! gostei da construção e da representatividade, principalmente do futebol feminino.
Leti 02/12/2021minha estante
eu tinha crtz que tu ia gostarrr

beattrrzz 17/12/2021

ótima experiência
Eu amei ler esse livro, e me apaixonei por tds os personagens (mesmo com a chata da mariana mimada pra krl). Todos os dias ficava ansiosa para pegar o kindle e voltar para a história, a qual é simples e divertida, um bom clichê para passar o tempo.

A única coisa que me incomodou foi o jeito que a autora se referia aos personagens, como: loiro, morena, ruivo, etc. EU NÃO AGUENTAVA MAISKKKKKKKK depois de 500 pags sendo chamados assim enche o saco, mas td bem, deu para aproveitar o livro do mesmo jeito.

recomendo demais a leitura!!!!!
Mirtillo 18/12/2021minha estante
Isso de se referir a personagem pela cor do cabelo é tão coisa de fanfic meu deus

bianca.ssales 04/02/2022

Que preciosidade!!!!!
Sinceramente, isento de defeitos!!!!

Foi uma história tão incrível, foi leve e natural me apaixonar junto com o Daniel e a Mari, foi um enemies to lovers que convenceu. Não é aquela coisa que tá ali só pra entrar no clichê.
Teve motivo, teve desenvolvimento e teve coerência.

Eu amei a vibe de romance sessão da tarde durante TODA a leitura, fluiu lindamente e eu não conseguia parar de pensar no casal enquanto fazia outras coisas.

Cora arrasou no amadurecimento dos dois, principalmente no do Daniel, ele evoluiu tantoooo. Esse homem é um sonho.

A representatividade na história foi sensacional, nunca tinha lido um romance com personagem pansexual, e eu fiquei encantada, e fiquei mais encantada ainda pela cora não "fetichizar" os personagens Bi.

A ambientação foi incrível, eu que não curto futebol me senti animada com as cenas dos treinos e jogos...

A única ressalva que eu tenho é que os personagens não parecem ter 25 e 27 anos, e não que isso seja um defeito mas toda hora que a idade deles era mencionada eu me assustava rsrsrsrs

Vou levar pra sempre essa história no coração e tô mais que ansiosa para ler as outras histórias do "coraverso" ??????
Duda Matos 04/02/2022minha estante
amg você vai AMAR ?Axioma?, sério!! É perfeito!!

anaalimap 28/06/2021

Leitura leve e fluida, comprei meu Kindle e essa foi a primeira história que adicionei, não podia deixar de lado, pq vi a parte sobre romance cão e gato e junto com esporte e me apaixonei!
Gostei bastante dos personagens, não só os principais como os secundários que são igualmente encantadores.
A história é repleta por representatividade, o que eu achei maravilhoso.
Além disso, adoro histórias que os personagens reconhecem seus erros e buscam terapia kkkk a psicóloga dentro de mim fica bem feliz.
Enfim, muito leve e gostosa de se ler
Karen Costa 29/06/2021minha estante
eu to doidaaa pra ler esse livro

nammuradx 11/02/2022

Muito bom!
Que livro gostoso de se ler viu, estou encantada por ele ( Detalhe é NACIONAL). Tava em meio a uma ressaca literária sem conseguir sair de um capítulo a séculos quando me apareceu essa obra divina, consegui terminar ele em dois dias de tanto que a história é leve e ajuda a você ler cada vez mais. É bem aqueles clichês que se odeiam e depois tão de boiolagem um pelo outro. E fica melhor por ter representatividade LGBTSQIA+ . Não prometeu nada mais entregou tudo
nammuradx 11/02/2022minha estante
CORRIGINDO: LGBTQIA+

Luh. 30/01/2022

MEU DEUS
Eu não tenho nem oq falar sobre esse livro.
NOSSA que livro bom.
Sabe quando vc acaba um livro e simplesmente sente tanta coisa que ao mesmo tempo não sente nada ?? Eu tô assim.
QUE LIVRO BOM
QUE PERSONAGENS
QUE HISTORIA
QUE ROMANCE
Eu simplesmente amei ?
Melhor livro de 2022 até agora ?

"? Você é a minha correnteza, Mariana Dias."
Gabi_Quinn 30/01/2022minha estante
Fiquei até com vontade de ler haha!

Suzz 28/06/2021

Vamos lá
Enquanto lia metanoia, vim aqui ver algumas resenhas e admito ter ficado chateada com umas coisas que li, mas enfim, gosto é gosto.
Porém queria fazer uma pergunta, vocês, que tacaram o pau na Mariana por ser do jeito que ela é, iriam tratar o cara que quase destruiu da vida do seu pai bem? iriam ser legais e gentis?
NÃO acho justo atacarem ela sendo que o William foi muito arrombado ao decorrer do livro, mas também não passo pano para as coisas que a mari falou pra ele, até pq era algo sensível, apesar de tudo entendo que são personagens HUMANIZADOS, que estão propensos a falarem a fazerem merda, assim como qualquer ser humano normal.
Gostei bastante, tipo de livro que é leve e fácil de ler, me prendeu bastante e os personagens me cativaram.
É issokkkkk bjs
Suzz 28/06/2021minha estante
minha vista ta fodida ent com certeza vai ter algo errado, mas relevem

liceeexw 26/03/2022

adorei
metanoia é muito bommm orgulho de ser nacional!!! me prendeu demais e gostei dos personagens secundários, de toda a trama por trás. único ponto ruim foi que a mari é MUITO chata no começo, muito desnecessária e forçada, mas depois melhora bastante! nunca tinha lido nada com esporte no meio e realmente gostei da temática :)) leiam, recomendo
Esther 29/03/2022minha estante
também achei forçada! ?

Como faz 14/03/2022

Mais um e eu amo
Achei que poderia ter menos páginas esse livro ein k k k consideravelmente menos
Mas a história é fofíssima, tem bastaaaaante representatividade, é legal, é ok, é mais um clichezinho bom, coração quentinho, gostosinho assim, e eu amo ?
Davi594 15/03/2022minha estante
acabei faz algumas horas e também acho que esse livro deveria ter menos páginas kkkkkkjjj

bizela 01/04/2022

não gostei
Primeiro foi nesse livro que eu percebi que essa coisa de enimes to lovers não funciona pra mim, mas mesmo assim me permiti a ler o livro de mente aberta, mas meu Deus quantos personagens insuportáveis em uma história só, eu passei quase o livro todo me revirando com as atitudes dos personagens, simplesmente não entra na minha cabeça pessoas com vinte e tanto anos tendo atitudes de crianças de doze.
Achei os personagens principais um verdadeiro porre, todos eles, não aguentava mais o discurso tanto da Mariana no início do livro referente ao Daniel, quanto o discurso do Daniel no fim do livro, não me cativou de jeito nenhum, mas talvez tenha sido também a expectativa que eu crei por ver tanto falarem desse livro, enfim, não funcionou pra mim.
tabeeatriz 03/04/2022minha estante
simmmm!

Lelê 04/04/2022

Absolutamente tudo pra mim, esse é um daqueles livros que vou comentar e enaltecer pelo resto da minha vida. Quem me conhece sabe que sou rendida por romances interraciais, esse não poderia ser diferente, mal me vi lendo um livro com 600 páginas! A escrita da autora faz com que você se sinta parte dos personagens, a evolução dos protagonistas faz jus ao título da obra, as cores, o esporte, tudo faz com que você se sinta adorável. Com certeza é um dos meus favoritos do ano!!!
atlas 04/04/2022minha estante
Metanoia é simplesmente perfeito nunca irei parar de dizer

Raquel Silva 26/03/2022

Romance cão e gato!
Romance "cão e gato", ambos os personagens são bem caricatos, mas como já era algo de se esperar, não me incomodou tanto.

Mesmo o livro não sendo pequeno, a leitura fluiu.

É importante alertar, que o livro trás muitos palavrões por conta da protagonista, é algo bem frequente.
Esther 29/03/2022minha estante
também achei muitos palavrões, nem faz tanta diferença assim na história