Metanoia

Cora Menestrelli

Resenhas - Metanoia

bianca.ssales 04/02/2022

Que preciosidade!!!!!
Sinceramente, isento de defeitos!!!!

Foi uma história tão incrível, foi leve e natural me apaixonar junto com o Daniel e a Mari, foi um enemies to lovers que convenceu. Não é aquela coisa que tá ali só pra entrar no clichê.
Teve motivo, teve desenvolvimento e teve coerência.

Eu amei a vibe de romance sessão da tarde durante TODA a leitura, fluiu lindamente e eu não conseguia parar de pensar no casal enquanto fazia outras coisas.

Cora arrasou no amadurecimento dos dois, principalmente no do Daniel, ele evoluiu tantoooo. Esse homem é um sonho.

A representatividade na história foi sensacional, nunca tinha lido um romance com personagem pansexual, e eu fiquei encantada, e fiquei mais encantada ainda pela cora não "fetichizar" os personagens Bi.

A ambientação foi incrível, eu que não curto futebol me senti animada com as cenas dos treinos e jogos...

A única ressalva que eu tenho é que os personagens não parecem ter 25 e 27 anos, e não que isso seja um defeito mas toda hora que a idade deles era mencionada eu me assustava rsrsrsrs

Vou levar pra sempre essa história no coração e tô mais que ansiosa para ler as outras histórias do "coraverso" ??????
Duda Matos 04/02/2022minha estante
amg você vai AMAR ?Axioma?, sério!! É perfeito!!

thali 10/02/2022

METANOIA FÍSICOOOOOOO ??
Comecei a ler ?Metanoia? com muitas expectativas. Sempre vi muita gente falando bem, elogiando o livro em si, a autora, os personagens? então, decidi ver (ler) com meus próprios olhos se era tudo isso mesmo. E, spoiler, é tudo isso mesmo.

A escrita da Cora é apaixonante. Os personagens são apaixonantes. A narrativa é apaixonante. O Coraverso é apaixonante.

Leiam? apenas? ??
Vivi 10/02/2022minha estante
ai mds to morrendo de vontade de ler esse mas queria o físico pq odeio ler online ???

Luh. 30/01/2022

MEU DEUS
Eu não tenho nem oq falar sobre esse livro.
NOSSA que livro bom.
Sabe quando vc acaba um livro e simplesmente sente tanta coisa que ao mesmo tempo não sente nada ?? Eu tô assim.
QUE LIVRO BOM
QUE PERSONAGENS
QUE HISTORIA
QUE ROMANCE
Eu simplesmente amei ?
Melhor livro de 2022 até agora ?

"? Você é a minha correnteza, Mariana Dias."
Gabi_Quinn 30/01/2022minha estante
Fiquei até com vontade de ler haha!

Milleprale 20/09/2021

Metanoia
?Daniel era, definitivamente, o seu inferno particular. O trovão que a fazia estremecer durante a tempestade.?

Daniel William Xavier chegou ao fundo do poço.
Após um acidente que marcou o final de sua carreira no futebol, a vida do ?melhor do mundo? foi de mal a pior, e acordar seminu, em uma casa desconhecida e de ressaca não ajuda em nada com seu baixo-astral. O que ele não imaginava é que esse momento se tornaria um marco em sua vida.

Mariana Dias não esconde de ninguém o que sente quando a questão é Daniel. Seu ódio começou pelo jovem jogador quando ele abandonou seu pai, que era o treinador de um pequeno time que apresentou Daniel aos campos, para jogar em times maiores.

Os dois se conheciam apenas de vista quando mais novos, mas agora Mariana precisa de um novo treinador para seu pequeno time feminino e seu pai tem uma solução pouco aclamada pela filha, afinal nada de bom pode vir quando William Xavier aceita treinar seu time, certo?

Eles não se suportam e quando Mariana decide ir até o apartamento do rapaz para tirar satisfações, a mídia acaba encarando como o namoro do ano e, simples assim, suas vidas se unem em um namoro falso.

Chorei, gargalhei e morri uma centena de vezes no decorrer da estória.

Esse livro tem meu coração todo.
Eu amei a trajetória das personagens e não consigo superar.
Para os apaixonados em slow burn (como eu) esse livro é perfeito! A tensão e a química entre as protagonistas é indiscutível, mas elas não são as únicas que merecem atenção, as personagens secundárias são cativantes e mereceram todo o meu amor.

Eu amei a escrita da autora e leria até sua lista de compras.

Gatilhos: Abuso de álcool e homofobia.

?É quando um acontecimento aparece na sua vida e o faz despertar, provocando uma mudança interior. Sempre para o melhor. Metanoia.?
Milleprale 30/09/2021minha estante
Disponível no Kindle Unlimited.*

Driely Meira 12/09/2021

Gostei, mas...
Eu estava curiosa para ler esse livro porque vi que, assim que ele lançou, explodiu uma chuva de avaliações positivas sobre a obra na Amazon e eu como a fofoqueira e curiosa que sou, quis ler.

Gostei da escrita da autora, é leve e rápida, mas em certos momentos eu só queria terminar logo o livro. Adorei o Daniel, ele fez sim suas merdas, mas correu atrás e amadureceu durante a história, o que não acontece com a Mariana, porque desde o começo ela acha que todo mundo tem que ir atrás dela (inclusive quando ela mesma é a errada da situação) e age com uma imaturidade que me deixou assustada: eu precisava ficar me lembrando que ela tem 25 anos na história, e não 15!

O enredo da história não é dos mais originais, mas por algum motivo, eu gostei. Claro que o jeito grosseiro da Mariana me irritou muito, mas os personagens secundários (Paulo e Fernando, e o próprio Daniel) fizeram a leitura valer a pena, e é por eles que estou dando quatro estrelas. Estou bastante curiosa para ler a história do piloto bonitão que eu já amo, e espero que a autora realmente traga essa história para nós...hehe

Metanoia é um livro divertido com momentos bem fofos, mas a protagonista QUASE conseguiu estragar tudo para mim. Se não fosse pelo Daniel, de jeito nenhum eu teria dado quatro estrelas.
Malughafa 12/09/2021minha estante
Concordo demais

becka 27/06/2021

resenha ? metanoia:

ok, vamos começar. Faz muito tempo que não escrevo uma resenha então fazer isso é de certa forma importante pra mim, mas enfim? esse livro foi complicado de se dar uma nota, cogitei dar 3 estrelas pro livro até certo ponto porque achei que algumas críticas não faziam sentido ? pelo menos não pra mim ? e achei que o livro podia estar sendo bem escrito apesar de suas falhas, até que começou a desandar.

em primeiro lugar, a forma como mari e daniel se encontram pra mim é meio? avulsa demais? Independente do que tenha acontecido entre eles, a Mariana não agiu como adulta em momento nenhum do livro, parece que a personagem não saiu dos seus quinze anos mesmo tendo vinte e cinco, e o comportamento dela já seria feio pra uma menina de quinze. O livro também não sabe desenvolver as coisas ao seu tempo, mesmo tendo quinhentas e poucas páginas em 12-13% dele a Mariana já passou de ódio ao simpatizo com você e iniciou um namoro falso, a forma como iniciariam o namoro falso é bem? errr mas isso não me incomoda muito porque em geral quase todo fake dating é iniciado de forma tosca mesmo, então não é nenhum horror apesar de ser meio mal feito.

o que me incomodou mais foi esse ?ódio? da personagem, que realmente tem a cabeça de uma menina de quinze. Ela o odeia simplesmente porque o Daniel foi ter uma carreira e pra isso ?fodeu? o pai dela, literalmente porque ele escolheu dar um passo maior na sua carreira. Quando ela tinha quinze anos, isso poderia ser engolido ok, mas tendo vinte e poucos anos fica meio ridículo.

o desenvolver deles eu descreveria como.. estranho, não gostei da abordagem de fake dating do livro, o livro não fez o fake dating parecer emocionante nem nada do tipo; na verdade isso só aparecia quando era mais conveniente pra história e olhe lá.

Mas o que mais me incomodou nesse desenvolvimento deles foi em parte a escritora da autora, os diálogos são sempre engessados; você nunca pensa ?eu poderia ter essa conversa? ou ?pessoas conversam assim? porque ninguém conversa dessa forma, não tem naturalidade nenhuma e é como se o livro tivesse sido escrito em inglês e traduzido no google tradutor, a quantidade de gírias em inglês e formas de se falar que pareciam ter sido traduzidas pro literal foram incontáveis kk, falando em escrita ainda, outro ponto incômodo foi a excessiva repetição de termos e como a autora não parecia saber outros adjetivos sem ser ?morena? ?loiro? ?platinado?, a personagem sempre é ou chamada pelo nome ou por ?morena?; o que não é problemático, mas é um vício de linguagem e uma demonstração de escrita? pobre. A tensão sexual do casal também era muito pouca, o livro parecia querer dar a impressão de que está desenvolvendo algo entre eles sem se preocupar em desenvolver uma química entre os personagens ao mesmo tempo; as cenas mais sexuais sempre são muito diretas, pouco descritivas e nunca constroem uma tensão no leitor até chegar lá.

esse é um ponto bem pessoal que acho que pode ter controvérsias e minha opinião não é sempre a correta, mas primeira coisa: descrever uma personagem como ?negra não retinta? é ok, mas não especifica muito as coisas, é uma descrição muito geral e não necessariamente diz algo sobre seu tom de pele sem ser negro, mas ok isso não chega a ser problemático mesmo ? mesmo que eu ache? hm? o fato dela só ter sido descrita literalmente uma vez ? alguns personagens nem mesmo foram descritos, você só tinha de assumir que eram brancos muitas das vezes(pelo contexto que a autora deixou deles). Achei meio? estranho? que a personagem principal apesar de ser preta não tenha a vida impactada em nada por isso, se não soubesse que ela é preta não faria a mínima diferença na história, e não estou dizendo que o enredo precise ser focado em ela ser preta, mas ser uma pessoa não branca nesse mundo impacta em algo na vida de pessoas não brancas, não faz sentido >pra mim< escrever uma personagem preta que se não fosse preta isso não mudaria em nada em sua vida.

a autora parece querer afirmar que o Daniel é pan mostrando que ele já pegou muita gente e que pessoas tem preconceito com ele logo = pan, sim a história diz: ele é pan. Mas acho duvidosa a forma como essa afirmação parece que tenta ser reafirmada por mostrar que ele pega muita gente de gêneros diferentes como se isso fizesse de alguém mais ou menos pan. Tem também uma fala que eu diria ser no mínimo duvidosa da Marina falando que nunca pensou que logo o Fernando poderia dar conselhos pra ela sobre sexo (por ele ser ace, o que é uma fala acefobica)e o Fernando dizendo que é ?extremamente assexual? como se desse pra medir a assexualidade e como se alguém fosse mais assexual por sentir atração sexual nula ou estrita.

indo pro ponto de que todos os personagens secundários da história não parecem ter uma vida própria ou uma personalidade, e sim estão lá pra servir de forma conveniente pros personagens principais. Os diálogos com os personagens secundários eram aliás também engessados, a história dizia que x e y eram melhores amigos mas era só isso: dizer, você não conseguia sentir que eram além das palavras diretas te dizendo que eram.

o enredo também parece achar que manter personagens separados com plots aleatórios e falta de maturidade é o mesmo que desenvolver, o que não é. O plot de gravidez foi o mais irritante, você pensa que eles vão agir como pessoas maduras e etc mas aí vem esse plot de forma avulsa que sai de forma mais avulsa só pra gerar um drama na história de forma mal executada.

vi críticas falando sobre o livro não falar direito sobre futebol, o que eu não ligo de verdade porque não ligo pra futebol. Mas o que me irrita mesmo é essa perseguição midiática depois de anos do acidente e do Daniel não fazendo nada para mantê-la, ele nem ativo é direito nas redes sociais, e era novo demais pra ter uma carreira tão consolidada como a história forçou ele ter. Outro ponto de incômodo pra mim foi a forma como trataram o alcoolismo do Daniel, não pelo comentário da Mariana, ele até fez sentido pra mim na real já que: eles não se viam a anos, ela tinha raiva dele, ele tinha fama de fanfarrão e chegou bebado no primeiro treino, ela não sabia que ele tinha problemas reais com aquilo; vendo isso do ponto de vista realista, foi uma reação comum até. O que me incomoda é que a história parece esquecer do alcoolismo do Daniel diversas vezes, só lembrando quando conveniente e acha que consegue consertar tudo pondo ele na terapia já perto do final sem ter dado um decorrer decente pra isso.

e uma frustração minha foram as relações familiares no livro, pouquíssimo abordadas e parecia que as vezes se esquecia da família de ambos em várias partes, só era lembrado em discussão ou pra consertar uma discussão, com todo mundo na história agindo como se a Mariana fosse uma santa e tudo sempre fosse culpa do Daniel. O que foi irritante aliás, várias vezes ela xingava ele de tudo que fosse e falava merda pesada pra ele, mas isso era tido como ajuda, nas poucas vezes que ele reagiu o mesmo sempre era tido como o monstro.

enfim, não achei o livro terrível mas não realmente gostei mas acho que todo mundo deveria ler pra tirar as próprias conclusões já que terminei discordando de algumas das opiniões que vi antes de ler o livro.
Elli 21/07/2021minha estante
mds acabei de escrever uma resenha do livro e concordo com tudo aí

lorg 10/09/2021

DECEPÇÃO
bom. foi criado um hype ENORME desse livro, principalmente pra quem acompanha o bookstagram, então entrei com altas expectativas, principalmente por também ser um livro nacional. infelizmente quebrei um pouco a cara. não foi um livro terrível. eu me diverti lendo porque me lembrou da época que eu lia muita fanfic e esse livro definitivamente parece com uma. foi uma leitura extremamente rápida então eu recomendo total pra quem está buscando sair de uma ressaca literária.

apesar de eu ter tido muitos sentimentos nostálgicos, preciso admitir que a escrita está longe de ser das melhores: não há um enredo bem estruturado, o que indica falta de planejamento, e muitas repetições de conectivos e adjetivos. esses fatores acabam tornando a leitura EXTREMAMENTE irritante. um grande exemplo disso é o fato de que os personagens só foram referidos pelo nome ou pela cor de cabelo durante o livro INTEIRO, como ?o loiro?, ?a morena?, o ?ruivo?, o ?platinado?. essas repetições apareciam umas 5x por página, sem brincadeira.
acrescentando-se a isso tem o fato de que as coisas não eram bem descritas: faltou muito a questão da ambientação dos lugares e a descrição dos próprios personagens. mariana, a personagem principal, foi descrita como negra uma vez no primeiro capítulo do livro e nunca mais foi citado nenhuma outra característica dela a não ser a própria cor do cabelo. a autora não trouxe uma representação de COMO é ser negra. tenho a sensação de que a representividade foi simplesmente jogada sem que tivessse o mínimo de aprofundamento. não estou dizendo que o livro deveria girar em torno da questão racial, mas acho que deveria ter um pouquinho mais de detalhamento.
além disso, algo que me incomodou muito foram os diálogos e a forma de falar de alguns personagens. muitos termos, gírias e pautas que a autora se utilizou não se encaixam em conversas brasileiras. tenho a sensação de que a autora trouxe consigo um aspecto extremamente americanizado e esqueceu completamente de que os personagens em questão são brasileiros.
ainda sobre os personagens? eles tem quase 30 anos nas costas e agem como se tivessem 15 o tempo inteiro. o livro era pra ser um new adult mas acabou se tornando um young adult extremamente irritante com personagens muito infantilizados e atitutes aleatórias.

bom, parece que eu odiei completamente o livro mas prometo que não. acho a escrita da cora bem promissora. há muito espaço pra evolução e tenho certeza de que um dia ela estará muito melhor. não prometo mas tentarei acompanhar os próximos projetos da autora.
Natália Tomazeli 11/09/2021minha estante
Eu notei essa questão dos adjetivos repetidos (a loira, o moreno, etc) em outras obras br que estão sendo hypadas no bookinsta ultimamente, não sei porque o pessoal escreve assim, acho que é algum estilo que está em alta ultimamente

vhskyc 02/09/2021

o livro tinha um grande potencial, mas eu acho que a autora não soube aproveitar a ideia tão bem assim.

A primeiro ponto, a questão do alcoolismo do Daniel foi tratado de uma maneira extremamente ruim, vaga e sem sentido. NINGUÉM que é alcoólatra vai largar a bebida 100% do dia pra noite por que alguém lhe pediu. Isso poderia ter sido muito melhor trabalhado e basta só somar 1+1 pra ver o motivo disso ter me incomodado.

Os protagonistas da história e todos os secundários são extremamente chatos. A Mariana é insuportável, o Fernando parece ter o papel de ser amigo da protagonista aparecendo só quando convém a ela.

O futebol foi algo jogado, simplismente JOGADO no LIXO, foi so uma desculpa pra juntar os dois por que você em nenhum momento vê uma narração de um jogo, NUNCA são apresentadas as meninas do time. A autora so jogou e não desenvolveu.

A autora apresenta varios conflitos mais nenhum deles foi trabalhado o suficiente pra ser um confito BOM.

A escrita por outro lado é muito gostosa e fluida pra mim, eu só me incomodo um pouco com o "loiro", "morena", "mais alto", "mais baixa".
Maria 02/09/2021minha estante
AAAAAA sim!!!!!! essa descrição pela cor do cabelo e estatura????? eu achei muito tosco, me irritava demais!!! "o maior se aproximou" "o platinado sorriu" tipo, que isso??

sandry 28/09/2021

leiam!!!
Eu amei esse livro, a leitura foi ótima. Esse romance me prendeu demais. Nossa eu amo muito os casais desse livro pfvr cora faz mais ?
Lucimara.Escobar 28/09/2021minha estante
Aaaaaaaaa preciso leeerrr

rodrigues 27/09/2021

todas as expectativas que eu coloquei antes de ler eu consegui
meu novo favorito
rodrigues 27/09/2021minha estante
não sei pq o resto que eu escrevi sumiu mas ok né

anaalimap 28/06/2021

Leitura leve e fluida, comprei meu Kindle e essa foi a primeira história que adicionei, não podia deixar de lado, pq vi a parte sobre romance cão e gato e junto com esporte e me apaixonei!
Gostei bastante dos personagens, não só os principais como os secundários que são igualmente encantadores.
A história é repleta por representatividade, o que eu achei maravilhoso.
Além disso, adoro histórias que os personagens reconhecem seus erros e buscam terapia kkkk a psicóloga dentro de mim fica bem feliz.
Enfim, muito leve e gostosa de se ler
Karen Costa 29/06/2021minha estante
eu to doidaaa pra ler esse livro

beattrrzz 17/12/2021

ótima experiência
Eu amei ler esse livro, e me apaixonei por tds os personagens (mesmo com a chata da mariana mimada pra krl). Todos os dias ficava ansiosa para pegar o kindle e voltar para a história, a qual é simples e divertida, um bom clichê para passar o tempo.

A única coisa que me incomodou foi o jeito que a autora se referia aos personagens, como: loiro, morena, ruivo, etc. EU NÃO AGUENTAVA MAISKKKKKKKK depois de 500 pags sendo chamados assim enche o saco, mas td bem, deu para aproveitar o livro do mesmo jeito.

recomendo demais a leitura!!!!!
Mirtillo 18/12/2021minha estante
Isso de se referir a personagem pela cor do cabelo é tão coisa de fanfic meu deus

Suzz 28/06/2021

Vamos lá
Enquanto lia metanoia, vim aqui ver algumas resenhas e admito ter ficado chateada com umas coisas que li, mas enfim, gosto é gosto.
Porém queria fazer uma pergunta, vocês, que tacaram o pau na Mariana por ser do jeito que ela é, iriam tratar o cara que quase destruiu da vida do seu pai bem? iriam ser legais e gentis?
NÃO acho justo atacarem ela sendo que o William foi muito arrombado ao decorrer do livro, mas também não passo pano para as coisas que a mari falou pra ele, até pq era algo sensível, apesar de tudo entendo que são personagens HUMANIZADOS, que estão propensos a falarem a fazerem merda, assim como qualquer ser humano normal.
Gostei bastante, tipo de livro que é leve e fácil de ler, me prendeu bastante e os personagens me cativaram.
É issokkkkk bjs
Suzz 28/06/2021minha estante
minha vista ta fodida ent com certeza vai ter algo errado, mas relevem

viviistired 22/01/2022

esse livro é tão bom meu deus
primeiro que eu amei o título,metanoia,genial, a escritora foi muito perspicaz, segundo que é um casal composto por dois gostosos, terceiro que é enemies to lovers, tanto o daniel quando a mariana são perfeitos, tem vários momentos fofos e engraçados e o pânicos do daniel apaixonado kkkkkkkkk juro muito muito bom, e os casais secundários que não prometeram mas entregaram tudo, amei amei amei
dona escritora você foi mto perspicaz com o título, amei mto, tmj :)
amo livros que trazem a importância da saúde mental ??
Bruna.Rodrigues 22/01/2022minha estante
Quando a explicação do título apareceu eu quase chorei!! Genial demais

tay 27/08/2021

fav
esse é com certeza um dos meus favoritos e eu tive certeza que ele seria logo no início!!!!?
esse livro me conquistou de uma maneira absurda logo nas primeiras páginas, ele é muito envolvente e incrível, eu mesma li em 3 dias kkkkkkkkkk confesso que tinha uma expectativa tão grande, porque abordava tudo o que eu amo q é um enimies to lovers, namoro fake... e eu posso dizer com todas as letras que esse livro ultrapassou TODAS as minhas expectativas!
fiquei muito feliz e amei muito ver representividades muito bem construídas e dialogada, amo que ele seja nacional e queria que o mundo inteiro lesse ele. me identifiquei muitas vezes com a Mari, mesmo ela me estressando as vezes kkkkkk mas também eu fiquei apaixonada pela amizade dos 4, ri muito, surtei, senti um frio na barriga e amei cada parte da história do daniel com a mari, a evolução dos dois foi muito bem construída e LINDA? amei muito o Fernando e o Paulo e morri de dar risada com os dois KKKKKKK
se a cora decidir lançar o físico eu vou SURTAR
(juro q já quero reler kkkkkkkkkkkkkkk)
tay 27/08/2021minha estante
só queria acrescentar: daniel gostoso
se vc se parecer pelo menos um pouquinho com ele > dm