Metanoia

Metanoia Cora Menestrelli
Cora Menestrelli

Resenhas - Metanoia

Helena.Requena 09/09/2021

Todo dia pensando em um livro, todo dia desejando mais do coraverso!
QUE LIVRO SENHORAS E SENHORES, QUE LIVRO.
Eu não sei de nada, só sei que acabei esse livro querendo mais mais mais mais mais mais mais e mais e mais. EU QUERO MAAAAAAIS.
Todos os dias eu entro no insta da cora pra ver quando é que ela vai lançar o próximo livro do coraverso e, adivinha, é dia 19!!!! (*esperando ansiosamente)
Eu demorei muito pra ler metanoia e me arrependo horrores por isso, devia ter lido esse livro muito antes. A história me prendeu muuuuito, um enemies to lovers SABOR, fake dating de arrasar, NÃO TEM COMO SER MAIS PERFEITO.
TODOS TEM QUE LER ESSE LIVRO, e eu, como fã, tenho que panfletar! LEIAM!!!
Luli 09/09/2021minha estante
O MAIOR

vhskyc 02/09/2021

o livro tinha um grande potencial, mas eu acho que a autora não soube aproveitar a ideia tão bem assim.

A primeiro ponto, a questão do alcoolismo do Daniel foi tratado de uma maneira extremamente ruim, vaga e sem sentido. NINGUÉM que é alcoólatra vai largar a bebida 100% do dia pra noite por que alguém lhe pediu. Isso poderia ter sido muito melhor trabalhado e basta só somar 1+1 pra ver o motivo disso ter me incomodado.

Os protagonistas da história e todos os secundários são extremamente chatos. A Mariana é insuportável, o Fernando parece ter o papel de ser amigo da protagonista aparecendo só quando convém a ela.

O futebol foi algo jogado, simplismente JOGADO no LIXO, foi so uma desculpa pra juntar os dois por que você em nenhum momento vê uma narração de um jogo, NUNCA são apresentadas as meninas do time. A autora so jogou e não desenvolveu.

A autora apresenta varios conflitos mais nenhum deles foi trabalhado o suficiente pra ser um confito BOM.

A escrita por outro lado é muito gostosa e fluida pra mim, eu só me incomodo um pouco com o "loiro", "morena", "mais alto", "mais baixa".
Maria 02/09/2021minha estante
AAAAAA sim!!!!!! essa descrição pela cor do cabelo e estatura????? eu achei muito tosco, me irritava demais!!! "o maior se aproximou" "o platinado sorriu" tipo, que isso??

ifpmaria 25/08/2021

siga sua corrente!!
antes de eu ler metanoia esperava muito desse livro, muito mesmo, sonhava no dia que leria metanoia e quando li, terminei em um dia, e me assustei quando vi o numero de paginas, achei que nao passavam das 200
depois de ler o livro eu ainda estava sobre o efeito do hype, achei tudo mil maravilhas, mas temos que dizer algumas coisas, como o fato do Daniel ser o melhor do mundo e a gente nao saber nada disso, tipo cade a fama dele que todos sempre frisam?? ou como a autora simplesmente ignorou o fato da Mari ser preta, gente estamos falando de preconceito e MUITO preconceito em todos sentidos, mesmo que ela achasse esse assunto pesado ela tinha que desenvolver mais isso. outro ponto que nao tem um hetero no livro mas advinhem so!! o romance é hetero
enfim metanoia e um bom livro, mas merecia outra escrita, leiam a primeira resenha sobre ele na amazon e entendam um pouco
eve 11/09/2021minha estante
vou ler e observar

LevianTris 06/07/2021

Se você quer um livro pra se irritar e se apaixonar ao mesmo tempo, eu definitivamente recomendo esse, eu estava há um tempo com dificuldade de ter uma leitura agradável, mas esse livro fez isso sem esforço. Eu dormia pensando em ler e e acordava da mesma forma.
Maria.Clara 06/07/2021minha estante
nossa, eu tô lendo esse livro agora e to amando!! não consigo parar de ler de jeito nenhum, a escrita da autora me prendeu demais, e eu me apeguei MUUUITO aos personagens, incrível sério!

Bea 12/09/2021

Não vou me prolongar muito pq já tem uma resenha que fala o que eu penso sobre o livro, mas eu só preciso destacar esse ponto da Mariana ser bem mimada, sério todas as vezes era o Daniel que tinha que correr atrás dela, e as merdas que ela fala? Era sempre ele que saia como o errado da história.
Outro ponto é o amigo dela também que possui um ódio enorme pelo Daniel igual ela no começo mas totalmente sem sentido. O que eles são? crianças pra ficar guardado rancor por atos totalmente justificáveis.
Foi por esses motivos que demorei muito pra conseguir termina o livro.
Apesar de tudo, acho que autora tem muito futuro escrevendo livros.
Driely Meira 12/09/2021minha estante
Eu também me irritei muito com esses comportamentos da Mariana, principalmente por ela sempre achar que o Daniel é quem tinha que se desculpar por brigas que os dois causaram :(

Ana Lu 02/10/2021

Metanoia ???
Sabe aquele livro que te obrigada a lê-lo? Para saber o final o mais rápido possível? mesmo que isso já esteja ?na cara? desde o início. Esse livro com certeza é Metanoia??

Não tenho nem palavras para descrever, só sei que amei cada palavrinha dessa história!
Ana Lu 12/10/2021minha estante
Aí escrevi tudo errado, tava emocionada

Izabela 02/12/2021

aaaaaaaa
um dos melhores livros que li esse ano, sem sombra de dúvidas! fiquei pra matar mari e dani milhares de vezes, as vezes parecia que EU iria surtar com os surtos deles! kkkkkkk mas eu amei a história, me prendeu muito! gostei da construção e da representatividade, principalmente do futebol feminino.
Leti 02/12/2021minha estante
eu tinha crtz que tu ia gostarrr

mimin 24/12/2021minha estante
exatamente

madrugueilendo 01/07/2021

?você é a minha correnteza, Mariana Dias ?
Me Metanoia foi (ironicamente) exatamente isso: um grande evento, que te muda e te trás apenas coisas boas.
Li Metanoia quase entrando em uma ressaca literária, e conseguir ler todas as 500 páginas dessa história em um dia, e digo que com toda certeza do mundo que leria mais se tivesse

Esse é aquele livro que vai ter todos os clichês que a gente gosta. Casal fingindo namorar, o "afinal, por que você se importa tanto?", o "nossa mas eu não suporto ele!" e tudo mais. É o tipo de livro que a gente lê sabendo que vai ter um final feliz, mas que ainda assim fica mal quando as coisas não estão indo pro caminho certo.

Torci e celebrei junto com a Mariana e o Daniel, e inclusive, QUE PROTAGONISTA. Mariana, conte comigo para absolutamente TUDO!

Metanoia foi tudo o que eu precisava ler e mais um pouco. Fazia tempo que não ria tanto e vibrava assim com uma leitura. Todas as referências que a autora colocou na história me faziam me sentir amiga dos personagens, e isso faz a experiência ser mil vezes melhor.
Virou um queridinho
Bry Veloso 01/07/2021minha estante
Perfeitooooo

larueswift 01/07/2021

indico horrores, mas tem defeitos
decidi fazer essa resenha logo porque se não vai ficar muito negativa e em nenhum momento do livro eu me senti desgostando ativamente de alguma coisa.

mesmo quem não gostou, acho que pode concordar comigo: a escrita da Cora é viciante. flui tão rápido que você do nada tá na página 150 e nem percebeu. eu costumo demorar muito pra ler livros acima de 400 páginas, mas isso não aconteceu aqui.

eu adorei o romance, como foi construído de uma forma lenta, principalmente pela parte da Mariana, e muito bem feita. quando começou o livro eu tava achando o Daniel tão insuportável quanto a Mariana achava, mas é impossível achar isso ao longo do livro.

Daniel foi, provavelmente, meu personagem favorito do livro todo. ele é extremamente bem construído, a gente consegue ver ao longo da trama as razões das coisas que ele fez antes e simpatiza (muito) com ele. a Mariana eu também amei, o jeitinho dela me fazia rir muito.

agora o que eu não gostei (que vai parecer que são grande coisas, mas é só pq eu sou reclamona mesmo, perdão):

1. o futebol. tinha várias cenas que eu ficava "ué, mas não pode fazer isso não? e cadê x pessoa?"

2 (ou 1.5). eu vi isso em outras resenhas e precisei trazer pra minha também. mesmo a Mariana sendo descrita como negra não-retinta, parece uma coisa que é só pra enfiar a cota de representatividade porque as situações que ela passa, parece que é uma mulher branca passando por aquilo tudo. por o futebol ser um meio extremamente machista e racista, eu queria ter visto aprofundamento, mesmo que de leve, nessas questões.

3. o plot twist pareceu que era só pra criar um drama, encher linguiça. não teve um aprofundamento, logo tava tudo "bem" de novo e logo eu já pensei que poderia ter sido outro ou que poderia ter mais desenvolvimento.

acho que é só, mas qualquer coisa eu atualizo aqui. gostei MUITO da história, já sinto saudades dos personagens e quero reler já. indico horrores, mas não vão com o pensamento que o livro vai ser perfeito.
Bela 01/07/2021minha estante
siiiim concordo.....
Tipo a Jessica viajar para a Russia com 9 meses.

scythelua 05/02/2022

quem não sabe fazer copia né..
o livro, ignorando os pontos explicado abaixo, é bom.

se você nunca leu kulti da mariana zapata, você não vai entender o meu ponto porém se você leu, vai perceber.
entendo que kulti pode ter sido uma inspiração para metanoia, entretanto, afirmar isso seria um eufemismo, pois pra mim, se passou de duas coisas iguais é impossível ser apenas uma inspiração e, para mim, isso já é plágio.

Em ambos os livros:
?o pp masculino é um dos melhores jogadores de futebol do mundo
? o pp masculino machuca a perna e para de jogar;
? o pp masculino tem problema com álcool;
? os pps não se gostam no atual porém antigamente ela gostava dele;
? a pp ajuda ele a sair do bar;
? o pp começa a treinar o time da pp e implica muito com ela nos treinos;
? os pps tem diferença de idade;
? os pps fingem um relacionamento para a mídia;
? o pp ajuda a pp a conseguir um contrato em outro time;
? o pp ajuda a pp num projeto dela de ensinar futebol para crianças;

e, sem chocar ninguém, o plot principal é o MESMO. um ex-jogador famoso que vai treinar um grupo de jogadoras femininas para melhor sua situação e uma delas não gosta dele.

se, para você, isso não é plágio, tudo bem, má para mim, ler esse livro me trouxe nada além do que o sentimento de raiva, pois a autora está lucrando em cima de algo que não é totalmente dela.
Lia 09/02/2022minha estante
Simmm cara, finalmente alguém concorda comigo!!!

bianca.ssales 04/02/2022

Que preciosidade!!!!!
Sinceramente, isento de defeitos!!!!

Foi uma história tão incrível, foi leve e natural me apaixonar junto com o Daniel e a Mari, foi um enemies to lovers que convenceu. Não é aquela coisa que tá ali só pra entrar no clichê.
Teve motivo, teve desenvolvimento e teve coerência.

Eu amei a vibe de romance sessão da tarde durante TODA a leitura, fluiu lindamente e eu não conseguia parar de pensar no casal enquanto fazia outras coisas.

Cora arrasou no amadurecimento dos dois, principalmente no do Daniel, ele evoluiu tantoooo. Esse homem é um sonho.

A representatividade na história foi sensacional, nunca tinha lido um romance com personagem pansexual, e eu fiquei encantada, e fiquei mais encantada ainda pela cora não "fetichizar" os personagens Bi.

A ambientação foi incrível, eu que não curto futebol me senti animada com as cenas dos treinos e jogos...

A única ressalva que eu tenho é que os personagens não parecem ter 25 e 27 anos, e não que isso seja um defeito mas toda hora que a idade deles era mencionada eu me assustava rsrsrsrs

Vou levar pra sempre essa história no coração e tô mais que ansiosa para ler as outras histórias do "coraverso" ??????
Duda Matos 04/02/2022minha estante
amg você vai AMAR ?Axioma?, sério!! É perfeito!!

beattrrzz 17/12/2021

ótima experiência
Eu amei ler esse livro, e me apaixonei por tds os personagens (mesmo com a chata da mariana mimada pra krl). Todos os dias ficava ansiosa para pegar o kindle e voltar para a história, a qual é simples e divertida, um bom clichê para passar o tempo.

A única coisa que me incomodou foi o jeito que a autora se referia aos personagens, como: loiro, morena, ruivo, etc. EU NÃO AGUENTAVA MAISKKKKKKKK depois de 500 pags sendo chamados assim enche o saco, mas td bem, deu para aproveitar o livro do mesmo jeito.

recomendo demais a leitura!!!!!
Mirtillo 18/12/2021minha estante
Isso de se referir a personagem pela cor do cabelo é tão coisa de fanfic meu deus

Ana 02/07/2021

favoritado com toda a certeza
esse livro foi muuuito além das minhas espectativas, ele é simplesmente perfeito, os personagens são bem desenvolvidos e a gente realmente se apega a eles sabe, a história é bem grande mas em nenhum momento a leitura fica chata ou cansativa. esse livro me fez ficar literalmente o secada tlgd kkkk eu só pensava nele, perfeito, simplesmente perfeito recomendo muito
Gaby Vitoria 02/07/2021minha estante
Eu tô doidaaa pra ler

lorg 10/09/2021

DECEPÇÃO
bom. foi criado um hype ENORME desse livro, principalmente pra quem acompanha o bookstagram, então entrei com altas expectativas, principalmente por também ser um livro nacional. infelizmente quebrei um pouco a cara. não foi um livro terrível. eu me diverti lendo porque me lembrou da época que eu lia muita fanfic e esse livro definitivamente parece com uma. foi uma leitura extremamente rápida então eu recomendo total pra quem está buscando sair de uma ressaca literária.

apesar de eu ter tido muitos sentimentos nostálgicos, preciso admitir que a escrita está longe de ser das melhores: não há um enredo bem estruturado, o que indica falta de planejamento, e muitas repetições de conectivos e adjetivos. esses fatores acabam tornando a leitura EXTREMAMENTE irritante. um grande exemplo disso é o fato de que os personagens só foram referidos pelo nome ou pela cor de cabelo durante o livro INTEIRO, como ?o loiro?, ?a morena?, o ?ruivo?, o ?platinado?. essas repetições apareciam umas 5x por página, sem brincadeira.
acrescentando-se a isso tem o fato de que as coisas não eram bem descritas: faltou muito a questão da ambientação dos lugares e a descrição dos próprios personagens. mariana, a personagem principal, foi descrita como negra uma vez no primeiro capítulo do livro e nunca mais foi citado nenhuma outra característica dela a não ser a própria cor do cabelo. a autora não trouxe uma representação de COMO é ser negra. tenho a sensação de que a representividade foi simplesmente jogada sem que tivessse o mínimo de aprofundamento. não estou dizendo que o livro deveria girar em torno da questão racial, mas acho que deveria ter um pouquinho mais de detalhamento.
além disso, algo que me incomodou muito foram os diálogos e a forma de falar de alguns personagens. muitos termos, gírias e pautas que a autora se utilizou não se encaixam em conversas brasileiras. tenho a sensação de que a autora trouxe consigo um aspecto extremamente americanizado e esqueceu completamente de que os personagens em questão são brasileiros.
ainda sobre os personagens? eles tem quase 30 anos nas costas e agem como se tivessem 15 o tempo inteiro. o livro era pra ser um new adult mas acabou se tornando um young adult extremamente irritante com personagens muito infantilizados e atitutes aleatórias.

bom, parece que eu odiei completamente o livro mas prometo que não. acho a escrita da cora bem promissora. há muito espaço pra evolução e tenho certeza de que um dia ela estará muito melhor. não prometo mas tentarei acompanhar os próximos projetos da autora.
Natália Tomazeli 11/09/2021minha estante
Eu notei essa questão dos adjetivos repetidos (a loira, o moreno, etc) em outras obras br que estão sendo hypadas no bookinsta ultimamente, não sei porque o pessoal escreve assim, acho que é algum estilo que está em alta ultimamente