Quando eu me encontrar

Quando eu me encontrar Júlia Mascarenhas

Resenhas -

unkown 31/07/2022

Um livro que eu conheci graças a bienal, tive a sorte de encontrar a Ju no metrô enquanto estava indo embora. Ela deu um marcador de páginas para mim e meus amigos e pediu pra gente ler o livro dela. Eu li e simplesmente me apaixonei!

Quando eu me encontrar fala de assuntos tão sensíveis e sérios de maneira delicada, nada forçado. A escrita faz a gente se sentir parte da história, como se você estivesse no grupo de amigos da protagonista, se encontrando com eles.

A Líli sofreu demais por conta de um relacionamento abusivo, mas ler ela buscando ajuda e lutando por si mesma foi lindo demais, e também foi lindo todo o apoio que ela recebeu dos amigos.

Acabar o livro foi triste pq eu queria continuar acompanhando a história de cada um deles, os relacionamentos, as carreiras, acompanhar o tratatamento do padrasto de Felipe, mas enfim. Eu adorei a história!!

Vi | @viajantesdopapel 07/06/2022

Relações a nossa volta.
Gostei tanto de ler Quando eu me encontrar, quando eu peguei mesmo pra ler não lembrava da sinopse e só fui acompanhando. Fico grata por ter me prendido tanto, a escrita é muito boa e a história é tão atual e de um conhecimento que a gente precisa que não consegui largar o livro.

A Júlia conseguiu transpassar todas as emoções muito bem no livro, os personagens são incríveis, me apaixonei por todos eles, por cada crescimento!

Tava com tanta saudade de ler um livro brasileiro, com nomes em português kkkkk foi muito bom!

Apesar do tema que requer mais sutileza das pessoas, mais cuidado foi tão bem tratado. Me sinto muito mais informado.

O acolhimento desse livro é gigante, não só para pessoas que já sofreram mas as relações dos personagens.

André Correia 06/03/2022

Já quero a adaptação pra uma série
Tão bom ver uma história nacional diferente, com dramas diferentes e personagens com a nossa cara. Adorei ler a trama ambientada em Belo Horizonte e me reconheci nos lugares e nos jeitos das pessoas. Acho que a premissa da história vale muito uma versão para TV, imagina só os atores nacionais fazendo Lili e Felipe na Netflix ou Globoplay ??

Mariana Araujo 31/01/2022

Ótimo Livro
Esse livro me prendeu muito, estava num período onde minha leitura não estava fluindo em nada, e ler esse livro definitivamente me tirou dessa ressaca.
Sobre o livro: achei a história envolvente e interessante, gostei da construção e do desenvolvimento dos personagens, e a ambientação me pegou demais por se passar na minha amada BH.
A personagem passa por locais e ruas que eu passava todo dia na época da escola/pré enem, ruas que eu conheço como a palma da minha mão, chega até a ter uma menção sutil à minha Universidade, como sendo o local onde a mãe da principal lesiona como professora.
Isso tudo tornou a situação ainda mais incrível e me fez ficar 100% entretida com a história, que toca em assuntos delicados e para mim, a autora soube lidar da forma certa sem desrespeitar ou romantizar nada!

Giovanni Abrami 18/11/2021

Historia sensacional! Leitura super tranquila e instigante, nao consegui parar ate ter terminado. Me senti em Minas o tempo todo, detalhe que me deixou com ainda mais vontade de ler! E o ta abordado tambem foi muito bem tratado.
Recomendo demais

ac schwab 23/09/2021

Todo mundo deveria ler esse livro.
O que falar? Eu não tenho palavras pra essa história.
A Júlia tem uma escrita tão envolvente, divertida e profunda. O jeito que ela retratou uma pessoa que acabou de sair de um relacionamento abusivo, sua recuperação e (o que mais me pegou) as pessoas em sua volta, é extraordinário.
Eu saio de QEME com uma dor no coração por abandonar o grupinho de amigos dessa história :'), principalmente por não poder acompanhar o futuro deles (sobretudo o de dois deles rsrs).
Me identifiquei muito -e em tantos aspectos- com vários personagens, com os problemas deles, suas falhas, formas de pensar e agir. Gostaria de pontuar, também, a forma maravilhosa que a Júlia escreveu uma relação mãe-filho infeliz.
É um livro pra amar, aprender, chorar e refletir. "Quando eu me encontrar" é um livro muito conforto, que trata de assuntos, de grande importância, com maestria.

Brenda Felipe 18/08/2021

Viva a literatura nacional
Parabéns Ju pela escrita, pelo carinho e pelo cuidado. O livro é muito bem desenvolvido, os personagens e as histórias entrelaçadas. Eu sou muito difícil pra pontuar livros, e o seu foi uma delícia de ler. Devorei em 3 dias e me engata para ler mais nesse fim de ano.
Obrigada pelo presente. Quero saber mais sobre todos os amigos e estou ansiosa para seu próximo livro ??

Catarina.Ferolla 21/07/2021

Engoli esse livro em pouquíssimos dias, Julia Mascarenhas como podesssss!
Melhor parte foi acompanhar toda a trama nessa cidade maravilhosa que é BH! Amei muito! Tenho certeza que infelizmente alguns leitores irão se identificar com os sintomas de um relacionamento abusivo, mas torço pra que se identifiquem também com a libertação, as amizades e relacionamentos saudáveis! ?

Giu Ventura 13/07/2021

Nacional favoritado com sucesso
Fiquei sabendo sobre o livro através do Twitter, além da capa linda, a semelhança da narrativa com Teto para dois (livro que li no mês passado e gostei muito) me chamou atenção. O que me fez decidir por ler o livro no mesmo dia que o descobri foi o fato de ser de uma autora mineira e se passar em Belo Horizonte, cidade onde nasci e vivo até hoje.

Que surpresa boa e gostosa foi conhecer a estória da Líli (apesar de todos os problemas que ela enfrenta). Eu amei todos os personagens (menos Thomás, óbvio), me identifiquei demais com a protagonista e com os amigos dela, que realmente se parecem com os meus, não só as personalidades, que pra mim foram bem desenvolvidas, mas também todos os encontros que tinham, em lugares tão familiares pra mim. Acho que esse foi o ponto principal, o que fez eu me apaixonar pelo livro.

A autora teve todo um cuidado com a narrativa, de expressar os pensamentos e sentimentos dos personagens e achei maravilhoso esse contraponto entre a narrativa de Líli e do Felipe (personagem que não tem como não se apaixonar).

O livro aborda muito mais que um relacionamento abusivo e as consequências para vítima, ele também fala sobre família, amizade, sobre a importância de um grupo de apoio, de sororidade, masculinidade tóxica e saudável, lealdade e companheirismo e acima de tudo também faz um alerta sobre os tipos de abuso que rolam em um relacionamento tóxico.

Eu recomendo demais a leitura, já virou um dos meus nacionais favoritos ??
Natália Carolina 13/07/2021minha estante
Está aqui na fila e agora ta quase furando....

Giu Ventura 13/07/2021minha estante
Hahahaha recomendo fortemente que dure a fila, mas quero lembrar que não é um livro muito levinho e contém alguns gatilhos.

Natália Carolina 14/07/2021minha estante
Eita, pensei que seria mais leve... Vou deixar para depois da Suellen então. Obrigada pela dica

Julia 10/07/2021

Por que devemos valorizar mais livros nacionais que se passam no Brasil.
Quando tinha 15 anos, fiquei encantada ao ler Fazendo Meu Filme da Paula Pimenta. Primeiramente porque aqueles personagens tinham a minha idade, lidavam com desafios, desconfortos e sentimento que eu também sentia. E porque eles andavam por uma cidade que conheço tão bem quanto a palma da minha mão: Belo Horizonte.
Os anos passaram, eu cresci, mudei para BH e vivi a capital mineira durante 6 anos. Conheci cada cantinho da Praça da Liberdade, me escondi na Livraria do Pátio Savassi e, principalmente, eu amadureci. Assim quando comecei a ler QEME, todos estes sentimentos voltaram com uma intensidade ainda maior. "Quando eu me encontrar" é um livro que te faz sentir acolhido, familiar e compreendido. Se você se encantou com Paula Pimenta na adolescência, vai se apaixonar por QEME nesses mesmos detalhes.
Mas não vai achando que este livro é sobre um romance fofinho. QEME é um drama, intenso, divertido e fundamental. Lili se formou em jornalismo e, como muitos nos nós nos 20 e alguma coisa, não faz a ideia de como lidar com o mercado de trabalho. Mas, assim como muitas mulheres, Lili descobriu que seu relacionamento de tantos anos foi um relacionamento abusivo. Tomás não era o príncipe que havia lhe prometido. E ela não era uma princesa que precisa ser resgatada.
Após o rapaz terminar com ela por uma mensagem de texto, Lilian começa a enxergar, com a ajuda da sua família e amigos (o chamado grupo de apoio) o quanto ela estava longe de si mesma e envolvida em um relacionamento abusivo. A busca que a personagem faz sobre quem ela é e quem ela quer ser é impossível não se identificar. Assim como se apaixonar pelos seus amigos e desejar também ter um grupo tão unido ao seu redor.
E, é claro que temos um romance. Mas, apesar do garoto misterioso nos conquistar, Felipe não está ali para ser o cavalheiro no cavalo branco. Pelo contrário, ele é humano, erra e também precisa lidar com seus próprios dilemas.
QEME é um livro sobre pessoas reais, em situações reais que te faz identificar com cada um dos personagens. É uma história que poderia acontecer comigo ou com qualquer outro leitor.
E essa é a genialidade desse livro.
Se com quinze anos eu me encantei por Fazendo Meu Filme por seu conto de fadas tão próximo da realidade, com quase vinte e cinco eu me encantei por QEME por ser a minha vida. Por me ver pelas mesmas ruas, pelos mesmos dilemas, mesmos medos. Por entender que tantas mulheres passam pelo que a Lili enfrenta e que eu poderia ser uma delas. Por entender como meus amigos são tão importantes, mesmo que às vezes a distância.
No meio da pandemia, encontrei em QEME conforto. E, por isso, preciso agradecer a Ju por compartilhar essa história com a gente.

site: https://www.instagram.com/jbrennelly/