7 melhores contos de Fernando Pessoa

7 melhores contos de Fernando Pessoa August Nemo

Resenhas -

Izabela 16/11/2022

Bem humorado e filosófico
Este livro traz 7 contos bastante diferentes, que navegam entre a comédia, a filosofia e a política para mostrar como sociedade se comporta.
Seja defendendo alguma ideologia ou simplesmente contando uma situação cotidiana, Fernando Pessoa consegue expor o interior do pensamento e comportamento do ser humano.

Alguns contos funcionam como um bom entretenimento, como "Um grande português", "Fábula" e "A pintura do automóvel ". O conto "Eu, o doutor" é bem curto e fala daquilo de você ser o que dizem que você é.

Já "O vencedor do tempo" é bastante confuso. É preciso ler bem devagar e formar aos poucos a ideia que o autor quer passar. Apesar de algumas frases impactantes, não é fácil de absorver todo o seu conteúdo.

Os outros dois contos falam sobre política.
Em "Na Farmácia do Evaristo" ocorre o diálogo acalorado entre homens distintos sobre a revolução republicana e o fim da monarquia em Portugal (exige um conhecimento da História pra melhor aproveitar esta leitura).
Já no conto que abre o livro, "O banqueiro anarquista" conta para um amigo como e porquê ele se tornou um banqueiro e, principalmente, porquê ele é o maior anarquista que já se viu.

De longe, meu conto favorito foi "O banqueiro anarquista".

Vivian.Bieberbach 12/10/2022

Não entendi nada!!!! Kkkk que leitura difícil. Acredito que por ser de outra época e ser português.

Jacqueline 08/10/2022

Ótimos contos
Um livro pequeno , de leitura rápida, com ótimos contos . Vale a pena pra passar o tempo ou para refletir com alguns temas que te fazer pensar .

Marcelo 02/08/2022

Fiquei muito curioso sobre este livro, porque, confesso, só conheço as obras de Fernando Pessoa como poeta. Foi um pouco frustrante, tendo em vista que, ao menos a meu ver, não há o mesmo brilhantismo nestes textos, o que torna a leitura, em sua maior parte, bastante cansativa. A exceção é "O Vencedor Do Tempo". Um texto que, inicialmente é difícil de acompanhar, mas que apresenta ponderações filosóficas excelentes.

Saeto 15/04/2022

Na coleção Sete Melhores Contos o crítico August Nemo apresenta autores que fazem parte da história da literatura em língua portuguesa.

Neste volume temos Fernando Pessoa, o mais famoso poeta português e figura central do Modernismo. Consagrado escritor, Fernando Pessoa também foi astrólogo, crítico literário, tradutor, correspondente comercial e inventor. Seu legado permanece vivo até hoje.

Não deixe de conferir os demais volumes desta série!

Os contos presentes nessa obra são:

- O banqueiro anarquista.
- Eu, o doutor.
- Na farmácia do Evaristo.
- Fábula.
-A pintura do automóvel.
- O vencedor do tempo.
-Um grande português.

Danyelle22 03/04/2022

Complexo...
Os contos são excelentes, mas são muito complexos.
Mesmo os contos mais curtos, como o "Fábula", demandaram uma releitura de alguma trechos.
Recomendo a leitura, mas com concentração e tempo, para a releitura dos trechos mais complicados.

huntero 23/03/2022

Confuso

Dani.Garcia.Arts 20/01/2022

Fernando Pessoa em toda sua complexidade. Excelentes contos.
"O banqueiro anarquista" e "Na farmácia do Evaristo" são grandes contos, complexos que te fazem refletir sobre aspectos políticos e sociais de uma maneira que eu vi poucos autores fazerem.
Os demais contos são breves, mas ainda assim interessantes.
Agora, o conto "O vencedor do tempo" é, sem dúvida, um dos textos mais complexos que eu já li em toda minha vida. A linha de raciocínio dá voltas e voltas e as vezes é difícil acompanhar a explicação do personagem. Mesmo lendo e relendo, tem alguns conceitos que não ficaram claros para mim e receio que por fim, não os entendi..