7 melhores contos de Fernando Pessoa

7 melhores contos de Fernando Pessoa August Nemo

Resenhas -

Dani.Garcia.Arts 20/01/2022

Fernando Pessoa em toda sua complexidade. Excelentes contos.
"O banqueiro anarquista" e "Na farmácia do Evaristo" são grandes contos, complexos que te fazem refletir sobre aspectos políticos e sociais de uma maneira que eu vi poucos autores fazerem.
Os demais contos são breves, mas ainda assim interessantes.
Agora, o conto "O vencedor do tempo" é, sem dúvida, um dos textos mais complexos que eu já li em toda minha vida. A linha de raciocínio dá voltas e voltas e as vezes é difícil acompanhar a explicação do personagem. Mesmo lendo e relendo, tem alguns conceitos que não ficaram claros para mim e receio que por fim, não os entendi..

huntero 23/03/2022

Confuso

Danyelle22 03/04/2022

Complexo...
Os contos são excelentes, mas são muito complexos.
Mesmo os contos mais curtos, como o "Fábula", demandaram uma releitura de alguma trechos.
Recomendo a leitura, mas com concentração e tempo, para a releitura dos trechos mais complicados.

Saeto 15/04/2022

Na coleção Sete Melhores Contos o crítico August Nemo apresenta autores que fazem parte da história da literatura em língua portuguesa.

Neste volume temos Fernando Pessoa, o mais famoso poeta português e figura central do Modernismo. Consagrado escritor, Fernando Pessoa também foi astrólogo, crítico literário, tradutor, correspondente comercial e inventor. Seu legado permanece vivo até hoje.

Não deixe de conferir os demais volumes desta série!

Os contos presentes nessa obra são:

- O banqueiro anarquista.
- Eu, o doutor.
- Na farmácia do Evaristo.
- Fábula.
-A pintura do automóvel.
- O vencedor do tempo.
-Um grande português.

Marcelo 02/08/2022

Fiquei muito curioso sobre este livro, porque, confesso, só conheço as obras de Fernando Pessoa como poeta. Foi um pouco frustrante, tendo em vista que, ao menos a meu ver, não há o mesmo brilhantismo nestes textos, o que torna a leitura, em sua maior parte, bastante cansativa. A exceção é "O Vencedor Do Tempo". Um texto que, inicialmente é difícil de acompanhar, mas que apresenta ponderações filosóficas excelentes.

Jacqueline 08/10/2022

Ótimos contos
Um livro pequeno , de leitura rápida, com ótimos contos . Vale a pena pra passar o tempo ou para refletir com alguns temas que te fazer pensar .

Vivian.Bieberbach 12/10/2022

Não entendi nada!!!! Kkkk que leitura difícil. Acredito que por ser de outra época e ser português.

Izabela 16/11/2022

Bem humorado e filosófico
Este livro traz 7 contos bastante diferentes, que navegam entre a comédia, a filosofia e a política para mostrar como sociedade se comporta.
Seja defendendo alguma ideologia ou simplesmente contando uma situação cotidiana, Fernando Pessoa consegue expor o interior do pensamento e comportamento do ser humano.

Alguns contos funcionam como um bom entretenimento, como "Um grande português", "Fábula" e "A pintura do automóvel ". O conto "Eu, o doutor" é bem curto e fala daquilo de você ser o que dizem que você é.

Já "O vencedor do tempo" é bastante confuso. É preciso ler bem devagar e formar aos poucos a ideia que o autor quer passar. Apesar de algumas frases impactantes, não é fácil de absorver todo o seu conteúdo.

Os outros dois contos falam sobre política.
Em "Na Farmácia do Evaristo" ocorre o diálogo acalorado entre homens distintos sobre a revolução republicana e o fim da monarquia em Portugal (exige um conhecimento da História pra melhor aproveitar esta leitura).
Já no conto que abre o livro, "O banqueiro anarquista" conta para um amigo como e porquê ele se tornou um banqueiro e, principalmente, porquê ele é o maior anarquista que já se viu.

De longe, meu conto favorito foi "O banqueiro anarquista".

Niiihhh 21/01/2023

Segunda vez que Fernando me decepciona
Eram para serem contos?? Porque pareciam mais anotações ou textos comuns sobre qualquer assunto do que contos (a exceção de um). Me perdoem, mas eu não consigo absorver a escrita desse homem, e não é porque é de uma época diferente, mas porque tem erros que só podem ser do autor. As palavras são repetitivas, há erros gramaticais, as ideias são má expostas, não há descrição, e não consigo ver resquícios da famosa poesia de Fernando Pessoa.
A exceção de um, todos os "contos" são mais diálogos criados para tentar explicar alguma linha de pensamento, que no final não convencem o leitor de nada e ficam com um ar muxoxo e capenga, nenhuma parte do livro é capaz de envolver e não recomendo a ninguém. Experiência de leitura péssima.

Marina 05/03/2023

Decepção
O livro foi bem decepcionante, certamente minha pior experiência com Pessoa até então, e eu gosto muito da obra dele.

Minha expectativa por contos interessantes e bem escritos foi quebrada por textos difíceis, por vezes chatos, e alguns com argumentação sem sentido, o que me irritou crescentemente até que eu pegasse birra com o livro. Uma pena.

Um texto que se destaca, além do Banqueiro Anarquista (interessante, mas nada a ver), é O vencedor do tempo, que não parece um conto, mas que pode agradar interessados em filosofia.

Fabiana 01/04/2023

Complexo
O autor relata sua insatisfação com a política que ele vivencia,fazendo comparações e relatos de problemas que ele acredita ser devido à política.

StoGlauber 30/05/2023

Contos
São contos bem interessantes. Representam uma opinião impopular ou um caso contidiano intrigante. É até bom

Marihanna 23/06/2023

7 melhores contos de Fernando Pessoa
Achei a maioria dos contos um pouco confusos, foi uma leitura lenta, o conto que eu mais gostei foi "Um grande português".

M. Júlia 05/07/2023

Segundo livro MLI2023 - Quadrinho, conto ou livro curto
O banqueiro anarquista. ????????,5
Eu, o doutor. ????????,5
Na farmácia do Evaristo. ????,5
Fábula. ????,5
A pintura do automóvel. ??????
O vencedor do tempo. ????
Um grande português. ????????

Eu gostei, mas teria q ter um entendimento de mundo muito maior para compreender totalmente esse livro.