7 melhores contos de Fernando Pessoa

7 melhores contos de Fernando Pessoa August Nemo

Resenhas -

Isa.Silveira 05/04/2024

Os contos são bem construídos, com um teor filosófico e histórico. O livro é muito bom, bem escrito, tem uma escrita leve e bem feita. A literatura brasileira tem que ser mais valorizada, pois, livros como esse mostram como os escritores brasileiros são incríveis.

Carina.Teixeira 25/03/2024

Excelentes contos para saber como o nosso Fernando Pessoa pensava.
Um pouco cansativo, um português bem rebuscado

Lorrayne20 11/02/2024

Fernando Pessoa
Estranhamente confuso, mas depois que você se encontra em algumas pessoas você toca para frente.
Como eu disse já, meus preferidos é, "Na farmácia do Evaristo", "Um grande português", e "Eu, o doutor". Super recomendável para quem quer conhecer o autor, que é um grande da literatura. (E com razão), só que tem que ter cabeça para ler.
E na minha opinião, nenhum bate de frente com: "Cartas de Amor".

Lucas Mart1m 30/12/2023

Como escritor de contos... Ele é um excelente poeta
Os contos são bem argumentativos, políticos e filosóficos, numa linguagem rebuscada.

Entretanto, a falta de objetivo na narrativa, além de ser prolixo ou curto demais, deixa a leitura enfadonha e confusa, enfim seria mais proveitoso se conseguisse prender o interesse.

Além disso, talvez duas idéias poderiam ser reaproveitadas de melhor forma, os contos do banqueiro e do vagario.

Solinercia 22/10/2023

Uma ótima introdução
Excelentes contos para conhecer o pensamento de Fernando Pessoa, em seu aspecto mais argumentativo.
Seus contos possuem uma forte natureza política e filosófica, bastante sofista, evocando um posicionamento bastante crítico e questionador no próprio autor, que a imbui a seus personagens para inserir um processo de pensamento.
Com uma linguagem que torna-se um pouco complicada em determinados momentos, mas extremamente divertida e com um excelente toque de ironia, são textos que, apesar de curtos, precisam ser lidos com muita atenção para garantir seu melhor aproveitamento.
Recomendo àqueles que procuram um ebook para acompanhar os momentos livres, guiando o pensamento a um patamar que transcende o cotidiano precisamente nos momentos mais mundanos.

Raazi 31/08/2023

De época
Tem uma linguagem interessante bem da época e do lugar de onde o autor veio, e partes que fazem refletir sobre quais eram os pensamentos dele.

Aline 23/08/2023

A linguagem é um pouco mais rebuscada. Tem contos grandes e outros bem rapidinhos. Acho que não peguei uma boa edição, as falas dos personagens foram difíceis de identificar.

Moara Costa 13/07/2023

Legalzin
Eu gostei bastante do primeiro conto "O Banqueiro Anarquista", me comprou tanto que não consegui parar de ler desde que comecei. Os outros foram meio chatinhos. Tem um de uma discussão em uma farmácia que foi especialmente custoso. Mas vejo que isso porque falava muito sobre a política portuguesa do momento (e não fui atrás de estudar). Depois achei interessante o conto da aula porém extremamente filosófico e, poxa, eu só queria uma coisa leve.

Bia Franzoi 12/07/2023

Cura insônia
Sempre tive curiosidade de ler alguma obra desse autor e, depois desse livro, só fica a decepção.

Achei a leitura extremamente chata, maçante e interminável, principalmente no conto da farmácia. Não tenho a pretensão de querer parecer intelectual e letrada, para dizer que são contos interessantíssimos, que precisa conhecer história para aproveitar, que precisa se interessar por política e filosofia, enfim...

Acredito que boas obras são capazes de gerar interesse na pessoa leitora e, ao menos, torná-la um pouco mais consciente e atenta a coisas que não havia pensado antes da leitura. Esse livro não é um exemplar disso.

Talvez tenha sido o momento, mas não gostei da forma que os contos são escritos, não gostei das personagens, não gostei de praticamente nada. Quero ler outros trabalhos desse autor e espero que sejam melhores para mim.

M. Júlia 05/07/2023

Segundo livro MLI2023 - Quadrinho, conto ou livro curto
O banqueiro anarquista. ????????,5
Eu, o doutor. ????????,5
Na farmácia do Evaristo. ????,5
Fábula. ????,5
A pintura do automóvel. ??????
O vencedor do tempo. ????
Um grande português. ????????

Eu gostei, mas teria q ter um entendimento de mundo muito maior para compreender totalmente esse livro.

Marihanna 23/06/2023

7 melhores contos de Fernando Pessoa
Achei a maioria dos contos um pouco confusos, foi uma leitura lenta, o conto que eu mais gostei foi "Um grande português".

StoGlauber 30/05/2023

Contos
São contos bem interessantes. Representam uma opinião impopular ou um caso contidiano intrigante. É até bom

Fabiana 01/04/2023

Complexo
O autor relata sua insatisfação com a política que ele vivencia,fazendo comparações e relatos de problemas que ele acredita ser devido à política.

Marina 05/03/2023

Decepção
O livro foi bem decepcionante, certamente minha pior experiência com Pessoa até então, e eu gosto muito da obra dele.

Minha expectativa por contos interessantes e bem escritos foi quebrada por textos difíceis, por vezes chatos, e alguns com argumentação sem sentido, o que me irritou crescentemente até que eu pegasse birra com o livro. Uma pena.

Um texto que se destaca, além do Banqueiro Anarquista (interessante, mas nada a ver), é O vencedor do tempo, que não parece um conto, mas que pode agradar interessados em filosofia.

Niiihhh 21/01/2023

Segunda vez que Fernando me decepciona
Eram para serem contos?? Porque pareciam mais anotações ou textos comuns sobre qualquer assunto do que contos (a exceção de um). Me perdoem, mas eu não consigo absorver a escrita desse homem, e não é porque é de uma época diferente, mas porque tem erros que só podem ser do autor. As palavras são repetitivas, há erros gramaticais, as ideias são má expostas, não há descrição, e não consigo ver resquícios da famosa poesia de Fernando Pessoa.
A exceção de um, todos os "contos" são mais diálogos criados para tentar explicar alguma linha de pensamento, que no final não convencem o leitor de nada e ficam com um ar muxoxo e capenga, nenhuma parte do livro é capaz de envolver e não recomendo a ninguém. Experiência de leitura péssima.